Ir para o conteúdo

Dica Localiza

“Paraná, querido”, a gente quer te conhecer melhor! Viaje conosco para Antonina (PR)

Por: Equipe Vai por Mim + Jéssica Backes (colaboradora Localiza)

| 03 de Novembro

Botar o pé na estrada é a especialidade da casa, mas sempre contamos com algumas ajudinhas. Hoje, nossa guia é a Jéssica Backes, colaboradora da Localiza. Nascida em Curitiba, a executiva de vendas tem propriedade para falar sobre seu estado.

“Paraná, querido”, viemos te visitar e conhecer seus encantos!

Mas não é pra capital que nós vamos… o nosso destino é a charmosa e histórica Antonina, que fica no litoral do estado. E este roteiro é lindo do início ao fim, como você pode ver no vídeo que preparamos durante nossa viagem.

Continua depois da Publicidade

O que você precisa saber sobre Antonina, no litoral paranaense

Antonina é um pequeno município no estado do Paraná, repleto de belezas, cores e sabores. Sabe aquele aconchego típico de uma cidade histórica com casinhas coloridas e ruas de pedra em meio a uma floresta tropical? Então, é isso que você vai sentir em Antonina, vai por mim!

Vista frontal do portão de entrada de Antonina, Paraná. Árvores nas laterais, céu azul com algumas nuvens ao fundo, carro branco passando pelo portão.
A entrada da cidade Antonina é apenas uma prévia de toda a beleza que nos aguarda.

Localizado na região litorânea paraense, o município fica de frente para a Baía de Antonina e é emoldurado pelas montanhas da Serra do Mar. O Rio do Nunes, uma praia fluvial super agradável, é outro destaque paisagístico e turístico da cidade litorânea.

Ah, inclusive, o conjunto histórico e paisagístico de Antonina foi tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico. A importância histórica da cidade tem a ver com a primeira fase do Ciclo do Ouro, que ocorreu antes do garimpo em Minas Gerais. Na área tombada, construções do início do século XX são símbolo da época mais consagrada de atividade industrial e portuária no Paraná.

+ Conheça mais uma cidade histórica na região Sul: Laguna (SC)

+ Quer mais Paraná? Então, venha para a Ilha do Mel!

Um lugar bucólico e pitoresco no Sul do Brasil, assim podemos definir a pequena Antonina (PR), que mantém um ótimo estado de conservação do meio ambiente. 

Chegou a hora de conhecer as principais atrações turísticas da cidade. Vamos lá?

Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa é uma rota turística que faz a ligação entre Curitiba e os municípios de Antonina e Morretes. Nomeada pela UNESCO como Reserva da Biosfera em 1993, seus 40 km de extensão compreendem o trecho mais preservado da Mata Atlântica no Brasil

Vista aérea da estrada Graciosa, rumo à Serra da Graciosa. Vemos uma paisagem vibrante, esverdeada e diversa, além de duas pistas, uma curva e outra reta.
A estrada Graciosa, rumo à Serra da Graciosa, é um deleite para os olhos.

Parece cena de filme: curvas sinuosas, montanhas, cachoeiras e picos são alguns dos cenários que compõem o charme do percurso que te leva do topo ao litoral. Importantes atrativos de ecoturismo estão localizados na região, como o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

É possível fazer paradas pela estrada, pois há opções de restaurantes e algumas estruturas que permitem o lazer. Outra possibilidade ao longo da descida pela Serra da Graciosa é banhar-se no Rio Nhundiaquara.

Fábrica Bananina

Quem visita o litoral do Paraná não pode deixar de conhecer a fábrica do doce mais famoso da região. A Bananina é uma empresa familiar, há 50 anos fazendo seu nome na memória afetiva dos paranaenses. Um gostinho de infância, não é mesmo, Jéssica?!

Duas mulheres conversam sorrindo em uma loja de produtos comestíveis, a bala Bananinha, com prateleiras e quadros ao fundo. Uma delas segura um recipiente com as balas.
É incrível conhecer a história da fábrica Bananinha, uma clássica empresa familiar.

Tradição mesmo é manter por gerações a produção artesanal que resulta em uma deliciosa bala macia feita de banana caturra. E o processo é totalmente sustentável! 

Primeiro porque a matéria prima vem de plantações de famílias locais, uma ação que promove o desenvolvimento da população. Além disso, as bananas são cozidas a vapor através de uma caldeira reaproveitada de uma locomotiva maria-fumaça. A máquina é abastecida com madeira que seria descartada pelas embarcações que chegam à cidade portuária.

Incrível, né? O mais legal é que todo esse processo de produção consciente pode ser acompanhado na fábrica.

+ Dica Vai por Mim: falando em doce, sugerimos que você dê um pulinho no trapiche de Antonina para degustar um delicioso caldo de cana. Aproveite para curtir um visual lindo por lá!

Mulher loira sorri enquanto recebe, no copo vazio de plástico que segura, caldo de cana de um homem de meia idade ao lado de moedor de cana manual. Uma bancada comercial os separam.
É impossível passar por Antonina sem provar o tradicional caldo de cana.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Você já ouviu falar em Barreado?

Quem não conhece o Paraná talvez não saiba que o barreado é um prato típico da comida litorânea paranaense. Bom, agora você já sabe e, temos certeza, vai querer experimentar!

Apesar de ser encontrado em Antonina e Paranaguá, é mais comum que os visitantes procurem pela iguaria no município de Morretes. A Jéssica escolheu a dedo o restaurante Nhundiaquara para saborear o prato tradicional. 

Na mesa, recipientes servem o tradicional prato barreado, comida típica de Antonina.
O famoso barreado, comida típica de Antonina.

A receita é um cozido que leva carne bovina e barriga suína, temperado com ervas para dar um toque especial de sabor. Ele é servido bem quentinho em uma panela de barro após longas horas de cozimento em fogo baixo. O barreado é feito com técnica e tradição que remete aos povos originários.

+ O Paraná pode ser seu próximo destino de ecoturismo: veja mais opções de passeios ecológicos no estado!

+ Quer pegar uma praia no Sul? Bora pra Floripa!

Continua depois da Publicidade

A natureza que cerca Antonina

Antonina é um paraíso ecológico no Paraná, um destino turístico comprometido com a preservação da natureza. Inserida na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo desse bioma, a cidade possui unidades de conservação aptas a receber o público.

Em 2021, a Reserva Natural Guaricica abriu as portas para que visitantes possam fazer trilhas, inicialmente, com a intenção de expandir o passeio para observação de animais.

O local está sob os cuidados da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), responsável por restaurar a área vegetal degradada e trazer de volta ao habitat espécies ameaçadas de extinção.

Só para se ter uma ideia da biodiversidade dessa floresta tropical, alguns bichos que compõem sua fauna são a onça-pintada, o mico-leão-dourado, a capivara, o bicho-preguiça. A mata também comporta milhares de espécies de aves, centenas de répteis, anfíbios e peixes.

Mais um local que pode ser visitado pelos amantes da natureza é o Bairro Alto. Trata-se de um complexo formado por cachoeiras e rios para dar aquele mergulho, e área verde para uma tranquila caminhada ecológica.

É logo ali! Saiba como chegar em Antonina (PR)

A Jéssica, curitibana de raiz, já deixou o recado: vamos dar um break, sair da capital e descer a Serra da Graciosa. Anima?

A cidade de Antonina, no Paraná, fica bem perto de Curitiba! A distância é de pouco mais de 80 km, o que deve dar aproximadamente uma hora de viagem.

Com um trajeto tão majestoso quanto a Estrada Graciosa, é certo que você vai amar cada segundo desse caminho, ainda mais se for em grande estilo dentro de um Jeep Renegade. Anota essa!

E se pensa que não tem como melhorar, se enganou. Nossos parceiros têm ofertas exclusivas esperando por você, então aproveite a oportunidade!

Viajar é bom, e chegar ao refúgio histórico que é Antonina (PR) é espetacular. E aí, vem com a gente para o próximo destino?

Mulher ao volante de veículo não identificado. Ela sorri e veste uma roupa preta e verde.
Viaje dirigindo e aproveite sua viagem no seu tempo e do seu jeito.

Dica Localiza

Aproveite dicas de destinos e roteiros da marca que é especialista em viagem pelo Brasil. 

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.