Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

Do Lobo-guará ao Tamanduá-bandeira: conheça a fauna do Cerrado brasileiro

Por: Equipe Vai por Mim + Maysa Santoro

| 24 de Novembro

O Cerrado e toda a diversidade do segundo maior bioma do Brasil

Um dos mais encantadores e diversos biomas nacionais. Conhecido como a Savana mais rica do mundo, o Cerrado brasileiro é dono de cerca de 20% do território nacional e corresponde a 5% de toda a fauna e flora do planeta. Você sabia?

Abundante e gloriosa, a fauna do Cerrado é cheia de belezas, assim como sua flora. Da pelagem laranja-avermelhada do Lobo-guará ao gingado do belíssimo e charmoso Tamanduá-bandeira, os animais desse habitat são os verdadeiros donos e a alma do bioma que é um hotspot de biodiversidade.

Continua depois da Publicidade

A ambientalista e bióloga Maysa Santoro embarca em uma viagem pela bela Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e nos convida a experimentar a sensação que só quem visita o Cerrado pode descrever: é a vida pulsando em cada canto que se vê. 

Vai por mim: o Cerrado brasileiro é surpreendente!

A fauna do Cerrado brasileiro: os reis do pedaço

Ao total, mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos somam mais de 2.600 espécies de animais que habitam essa savana. O bioma Cerrado é considerado o terceiro mais diverso do Brasil, ficando atrás somente da Amazônia e da Mata Atlântica

São várias espécies na fauna do Cerrado que fazem desse bioma ainda mais especial. Algumas, infelizmente, estão na lista de animais ameaçados de extinção, o que os torna tão simbólicos e representativos. Entre eles, estão:

  • Lobo-guará: o Chrysocyon brachyurus é reconhecido como o animal símbolo do Cerrado. Não à toa foi escolhido para estampar a cédula de duzentos reais. É o maior canídeo das Américas e costuma ser um animal curioso (e não perigoso), por isso, vez ou outra, em contato com humanos, pode querer se aproximar e fazer a festa!

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, hoje o Lobo-guará é um animal que vive em situação vulnerável para extinção, e isso acontece por um motivo fácil de se explicar. Por sua curiosidade e vivendo cada vez mais próximo de áreas habitadas, reforçando o imaginário popular de que é um bicho mau e que pode atacar animais e pessoas, gera conflitos de convivência com os humanos. 

Mas, vai por mim: como dito antes, essa é uma espécie que não tem comportamento agressivo, portanto, o melhor a se fazer quando um animal como este rodear propriedades ou até mesmo outros animais, como galinhas, é acionar as autoridades ambientais responsáveis para ajudarem. Que tal dar aquela mãozinha à preservação da nossa fauna? O Cerrado agradece. O Lobo-guará também!

  • Tamanduá-bandeira: o Myrmecophaga tridactyla é o maior entre as quatro espécies existentes de tamanduá. Encontrado nas Américas Central e do Sul, o animal tem características marcantes: possui cor cinza acastanhada, uma faixa preta que vai do peito até a metade do dorso, a cauda é longa e bem peluda, tem focinho longo em formato de cilindro e, nos pés anteriores, três grandes garras, nos posteriores, cinco garras pequenas.

+ Saiba mais sobre o Tamanduá-bandeira.

  • Onça-pintada: a Panthera onca é um felino de porte grande, o terceiro maior de todo o mundo, ficando atrás somente do tigre e do leão. O mamífero carnívoro pode chegar até os 135 kg em sua vida adulta. 

Com pêlos amarelo-dourados e pintas pretas espalhadas por todo o corpo, o belo animal possui a mordida mais temida entre todos os felinos do planeta. Suas principais presas são animais silvestres como capivaras, jacarés, tatus e veados.

+ Aprenda tudo sobre a onça-pintada com Ricardo Martins.

Conheça outros animais do Cerrado:

  • Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous);
  • Tatu-canastra (Priodontes maximus);
  • Veado-mateiro (Mazama americana);
  • Raposa-do-campo (Lycalopex vetulus)
  • Gato-do-mato (Leopardus tigrinus);
  • Macaco-prego (Sapajus);
  • Lontra (Lutrinae).

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Entre as aves estão:

  • Ema (Rhea americana);
  • Seriema (Cariama cristata);
  • Inhambu-xintã (Crypturellus tataupa);
  • Pavãozinho-do-pará (Eurypyga helias);
  • Jaó (Crypturellus undulatus);
  • Coruja-orelhuda (Asio clamator);
  • Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris);
  • Codorna-do-nordeste (Nothura boraquira).

+ Apaixonado pelos biomas brasileiros? Que tal mergulhar também na imensidão de biodiversidade do Pantanal e da Amazônia? Ricardo Martins, fotógrafo de natureza, e Mel Fronckowiak, apresentadora e influencer, visitaram destinos incríveis e te contam tudo o que descobriram por lá!

Flora do Cerrado: conheça plantas típicas do bioma

“Nem tudo que é torto é errado. Veja as pernas do Garrincha e as árvores do Cerrado”, disse o poeta e ambientalista Nicholas Behr, ao retratar o bioma através do seu olhar, expressando-o em palavras. 

São cerca de 12 mil plantas catalogadas. Dentre elas, 4 mil são de espécies endêmicas, o que significa que só são encontradas de forma natural em um espaço geográfico reduzido, por isso o Cerrado é considerado prioritário para ações de preservação.

Diante de toda a sua diversidade, algumas características em comum: as árvores e outras plantas do Cerrado em sua maioria são de pequeno porte, têm seus caules retorcidos e possuem folhas grossas.

Paisagem de árvores e plantas com pôr do sol ao fundo
O Cerrado se caracteriza por árvores e outras plantas de pequeno porte.

Juntando-se ao espetáculo orquestrado pela flora, as águas do Cerrado também são um show à parte. O bioma abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: a Bacia da Prata, a Bacia do Rio São Francisco e a Bacia Amazônica/Tocantins.

Entre algumas árvores e frutos do Cerrado, destacam-se:

  • Pequi: fruto muito usado para fazer o famoso prato “arroz com pequi”, comida típica da região de Goiás, amada por uns e nem um pouco apreciada por outros. De que time você é?
  • Jatobá: a madeira extraída da árvore de Jatobá é de alta resistência e muito utilizada na construção civil. Bastante procurada  também para a fabricação de portas e janelas.
  • Mangaba: o fruto da Mangabeira, árvore típica do Cerrado, é utilizado para sorvetes, sucos e doces. Com ótimos minerais, fortalece ossos e músculos.

Outras espécies da flora:

  • Araçazeiro;
  • Aroeira-pimenteira;
  • Pau-santo;
  • Pau-terra;
  • Jacarandá;
  • Baruzeiro;
  • Marolo.

Partiu explorar o Cerrado brasileiro?

De destinos cheios de surpresas a gente entende! Por isso, separamos alguns roteiros para você vivenciar de perto toda a beleza e diversidade dos animais do Cerrado e também sua flora e nascentes.

+ Confira as dicas do fotógrafo Fayson Merege sobre a imponente Chapada dos Veadeiros, destino que visitou junto com Maysa Santoro;

+ Apaixone-se por um pedacinho de Minas Gerais que é sinônimo de natureza exuberante e culinária sem igual, a Serra da Canastra, onde nasce o Velho Chico;

+ Um paraíso de cavernas estonteantes para os amantes de ecoturismo: desbrave a mística Terra Ronca, em Goiás.

Entrada de uma caverna cercada de vegetação cobrindo as rochas
Uma das cavernas de Terra Ronca, em Goiás.

Viaje do seu jeito!

Para cada roteiro, um carro certo para te acompanhar. Em ambientes de Cerrado, carros mais potentes são uma ótima opção para percorrer as estradas de terra ou em que o caminho pede mais tração. Que tal saber mais sobre o Jeep Renegade? Sua robustez e estilo vão te surpreender!

Tudo pronto para colocar o pé na estrada e conhecer de perto a flora e a fauna do Cerrado? 

Boa viagem!

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.