Ir para o conteúdo

Um mar azul que inspira: apaixone-se por Arraial do Cabo, RJ

 

Embarcação navegando em águas cristalinas transparentes em dia claro

Vamos combinar? Nenhuma cidade ganha o apelido de Caribe Brasileiro à toa. Então, vai por mim: não pense duas vezes antes de colocar Arraial do Cabo, RJ, na sua lista de lugares incríveis para conhecer!

Cada uma das 8 praias de Arraial têm um charme. Pode ser uma vista queridinha do Instagram, um mergulho entre as tartarugas ou mesmo uma água mais quentinha onde só é possível chegar por trilha. Ser eleita uma das praias mais bonitas do mundo também é um charme e tanto, não é mesmo? O certo é que em todas elas, um atrativo é comum: águas cristalinas e um azul-turquesa que impressiona até o viajante mais exigente.

Quem nos leva nesse passeio imperdível é Marcos Vaz, do canal Vaz Aonde, em um roteiro que passa pela aconchegante Prainha do Pontal, até os pontos mais isolados e igualmente deslumbrantes, como a Praia do Forno e o Pontal do Atalaia.

Dê play agora e mergulhe nas belezas desse destino imperdível!

Caribe brasileiro: o que fazer em Arraial do Cabo, RJ?

Você alguma vez já se fez essa pergunta? “O que terá para se fazer no paraíso?”

É até possível que você não acredite, mas ao descer do carro e contemplar a vista incrível que Arraial do Cabo te proporciona assistir, você terá certeza de que está pisando em terras paradisíacas.

O ponto forte da cidade litorânea são suas praias que são sempre comparadas com as do Caribe, por motivos que se tornam óbvios quando você se depara com aquele mar tão transparente e a faixa de areia branquinha. É um cenário para lá de apaixonante! 

Quer saber o que fazer em Arraial do Cabo, RJ? Bora nessa!

  • Praia dos Anjos: ponto de partida para passeios de barco e também para mergulhos por Arraial do Cabo. Mais próxima ao centro da cidade, te oferece uma variedade de restaurantes e bares para aproveitar durante seu dia.
  • Praia do Farol: uma das melhores praias de Arraial. Inclusive, já recebeu o título de uma das praias mais bonitas do mundo! 
Praia de águas azuis cristalinas cercada de vegetação nativa.
A Praia do Farol, em Arraial do Cabo, já foi eleita uma das mais bonitas do mundo.

Tão especial que guarda várias particularidades: para chegar até Farol, só se for de barco! Em terra, há uma corda que delimita a porção de areia que você pode usufruir. Isso porque o outro lado da praia preserva no solo relíquias datadas da pré-história. Assim, é feito um trabalho para tentar manter esses tesouros o máximo possível!

Dica vai por mim: Não há na Praia do Farol nenhuma infraestrutura para atender os visitantes! Por isso, não se esqueça de levar seu lanche e utensílios necessários para aproveitar o dia por lá. Lembre-se também de levar seu porta-lixo e trazer tudo de volta com você!

  • Praia Brava: o mirante que fica nessa praia é palco para alguns dos cliques mais desejados e famosos feitos em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. Para chegar até lá, é necessário fazer uma pequena trilha de cerca de vinte minutos. Para chegar na Praia Brava, continue fazendo a trilha ou, como em Farol, você pode chegar até lá partindo da Praia dos Anjos, de barco. Escolha o que mais te agradar!
  • Praia do Forno: quinhentos metros de areia branca e aquele mar que você já conhece, digno de estar nos mais belos cartões-postais. Por lá você pode praticar esportes como caiaque e banana aquática. Há também um delicioso restaurante flutuante onde você pode provar as especiarias tipicamente servidas na Região dos Lagos.

Para quem está em busca de diversão com mais segurança para a criançada, o mar de Forno é considerado mais calmo, ideal para os pequenos!

Praia de águas azuis cristalinas cercada de vegetação nativa.
Com águas calmas ideais para prática de esportes, como caiaque e banana aquática, a Praia do Forno é uma das mais tranquilas da região.

As charmosas e instagramáveis prainhas do Pontal do Atalaia

Sim! É ali mesmo que você vai encontrar a tão famosa escadaria onde todo mundo para pra fazer a foto que é marca registrada da viagem em Arraial. Para acessar as prainhas, passe pela portaria do Condomínio Pontal do Atalaia, e a dica aqui é chegar bem cedo, pois se o lugar tiver excedido a quantidade de turistas previstos, você vai ficar de fora desse atrativo tão buscado!

O trajeto pode ser feito caminhando, de carro ou pelo mar. Para os animados com a caminhada, há uma entrada diferente da entrada para carros, que vai te economizar uns bons 30 minutos de pé na estrada. Há ainda a opção de taxi boat, saindo lá da Praia dos Anjos. Independente da forma que você escolher para chegar lá, saiba que será recompensado com uma das vistas mais bonitas de todo o Brasil. Se joga!

Escadaria em frente à praia de águas azuis cristalinas em dia ensolarado
Nas prainhas do Pontal do Atalaia é onde ficam as famosas escadas com 255 degraus que viralizam nas fotos dos turistas.

Mergulho e Snorkeling nas praias de Arraial do Cabo

Se você já se apaixonou por tudo o que viu na superfície do mar de tom azul tão profundo e cristalino, não faz ideia do que te aguarda debaixo d’água. Os mergulhos em Arraial do Cabo são aquele ponto alto da viagem, que abre um mundo colorido e cheio de vida bem diante dos seus olhos. 

Peixinhos, corais e tartarugas brincam em seu habitat natural enquanto você registra o momento como uma das lembranças mais incríveis de viagens que já fez! 

Pelas praias do Caribe brasileiro é possível mergulhar com cilindros em cerca de vinte pontos diferentes, divididos entre os simples, para quem só quer curtir aquela descida básica e sem muita aventura, até os mais profundos, para os corajosos e amantes da prática do esporte aquático. E aí, de qual dos times você é?

Você também pode escolher alugar um snorkel para brincar nas partes mais tranquilas da superfície e avistar os cardumes e tartaruguinhas que adoram dar o ar da graça por ali!

Pessoa mergulhando de cilindro ao lado de peixes em águas azuis cristalinas
O mergulho de cilindro em Arraial do Cabo é uma das exclusividades desse destino com águas azuis e cristalinas.

Viva também essa experiência e encontre muito mais em Arraial do Cabo:

  • Aquele pôr do sol espetacular;
  • Passeios de barco imperdíveis para aproveitar o melhor do alto-mar;
  • Areia branquinha para a prática de esportes como frescobol, peteca e aquela caminhada gostosa de se fazer na beira do mar;
  • Mergulhos em um navio naufragado pertinho da areia.

Navio naufragado em Arraial do Cabo: conheça a história

É um dos grandes cartões-postais de Arraial do Cabo. Naufragado na Praia Grande, no ano de 1822, o famoso Imbetiba partiu da cidade do Rio de Janeiro com 14 tripulantes e acabou batendo em um banco de areia na Praia de Massambaba. Hoje, dois séculos depois, a embarcação é utilizada como ponto de exploração pelos curiosos e de mergulho pelos aventureiros.

Não se preocupe se o mergulho não for a sua praia. Ainda assim, o navio naufragado em Arraial do Cabo é para você! Acredite se quiser, mas essa embarcação enorme e cheia de história estará bem diante dos seus olhos apenas alguns metros mar adentro. Aquela imensidão de água azul-turquesa te abraça até a altura do peito e convida para um passeio pelo interior do imponente Imbetiba!

Praia de água azul turquesa com embarcação naufragada na profundidade
Imbetiba, o famoso navio naufragado em Arraial do Cabo no ano de 1822 é um dos cartões-postais da cidade.

Muito diferente do que nosso imaginário nos leva a crer, como pensar no famoso Titanic que adormece há vários metros de profundidade, alguns naufrágios permanecem na superfície do mar e se tornam marca registrada dos lugares onde escolheram descansar para sempre!

Se não se sentir preparado para esse tipo de aventura sozinho, a dica valiosa é contratar um guia local para aproveitar o melhor do passeio em total segurança!

Aproveite ainda na Praia Grande: a maior praia da região, aquele mar geladinho típico de Arraial, ótima infraestrutura para aproveitar bastante o beira-mar e aquele pôr do sol indescritível que você tanto sonhou assistir!

Afinal, o que fazer em Arraial do Cabo a noite?

É verdade que no quesito de badalação e muito agito, as vizinhas Cabo Frio e Búzios ganham os méritos, mas nada impede o visitante de curtir muito a noite de Arraial do Cabo!

Além dos bares e restaurantes que estão ali, prontos para te atender depois daquele dia delicioso pelas praias da região, que tal dar um rolê pela Praça Daniel Barreto?

A praça é ponto de encontro de turistas e locais! Dá para bater um bom papo com os amigos, beber sua bebida preferida e escolher qual será o restaurante da vez para matar a fome da turma! 

Se estiver pensando também em garantir os presentes que vai levar para quem não pôde aproveitar a cidade e tudo o que fazer em Arraial do Cabo a noite ou de dia, a praça é cheia de quiosques com artesanatos que podem te ajudar para que ninguém especial fique sem uma lembrança da sua viagem dos sonhos!

Dica vai por mim:  Quer uma última dica? Não saia para um passeio de barco sem conferir a bateria do celular. Quem sabe você não se depara com algumas baleias Jubarte no caminho e garante aquela foto? 

Duas baleias jubarte boiando em águas azuis cristalinas de mar aberto
Apreciar baleias Jubarte em pleno habitat natural é um dos presentes que o passeio de barco pelas águas de Arraial pode proporcionar.

Entre os meses de Julho e Novembro, a chance de avistar baleias naquela por ali é grande, assim como também é na região de Laguna, Santa Catarina, uma das três cidades da famosa Rota das Baleias Jubarte. Então, fique de olho bem aberto! Vai que você será um grande sortudo?

Aproveitando o melhor da Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, assim como Marcos Vaz, Gaia e Nanda do @maladeaventuras nos trouxeram algumas dicas imperdíveis do que fazer por lá! Quer ver?

Região dos Lagos, RJ: das Maldivas ao Caribe Brasileiro – e muito mais!

Sabe quem mais curtiu e muito Arraial do Cabo e, mais que isso, aproveitou toda sua inspiração para criar um prato delicioso e cheio de sabor que é a cara desse destino? O chef de cozinha Dário Costa. Vai por mim: é dar água na boca do jeitinho que você está imaginando aí agora!

Caldeirada de Frutos do Mar de Arraial do Cabo

Ah! Para garantir todo o conforto e a mobilidade do seu jeito durante a viagem, separamos duas opções perfeitas de grupos de carros para essa trip:

O grupo C, o econômico com ar, é a cara de um passeio mais em conta por toda Arraial. 

O grupo LE, o SUV especial é perfeito para chegar às praias mais afastadas.

Confira nossas categorias de carros, reserve seu veículo e planeje sua rota com a gente. Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas.

Perfeito para você

Receba dicas de experiências e destinos diretamente no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Por: Equipe Vai por Mim + Vaz Aonde

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.