Ir para o conteúdo

Do Seu Lado

Bonito e Bodoquena, MS: sinta a beleza do Pantanal

Por: Equipe Vai por Mim + Blog Um Viajante

| 11 de Julho

A telenovela Pantanal, regravada pela Rede Globo, está atraindo atenções, tanto por seus personagens icônicos quanto pela beleza deslumbrante, típica da América do Sul. Nós também gostamos de uma boa ficção, mas, vai por mim, sabemos que é muito melhor criar nossas próprias experiências.

Nosso parceiro Robson Franzói do blog Um Viajante, fez uma tour entre Bonito e Bodoquena, Mato Grosso do Sul (MS), e experimentou um pouco do que o Pantanal, o safári fotográfico brasileiro, tem de melhor a oferecer. Acompanhe.

Sol, estradas alaranjadas e clima tropical… O bioma Pantanal é morada de espécies raras, como a onça-pintada, sucuri, ariranha, o tamanduá-bandeira e tantas outras, todas habitando em meio a verdes planícies e rios de águas cristalinas.

Em sua última viagem ao MS, Franzói pôde apreciar essas maravilhas numa atividade típica da região, a flutuação nos rios. Você já ouviu falar?

Atividades de flutuação: conhecendo os cantos estreitos dos rios

A flutuação, ou snorkel, é uma atividade de ecoturismo muito praticada no Pantanal. Ela é realizada nos trechos onde os rios têm pouca profundidade e são mais estreitos.

Com os equipamentos apropriados e ajuda da correnteza, que também não é intensa, os aventureiros descem nascente abaixo, levemente. O snorkel com mergulho é excelente para apreciar em primeira mão o interior dos cursos d’águas, conhecendo a vida nos rios, as plantas aquáticas e toda riqueza natural.

Flutuações em Bonito e Bodoquena

Há muitas opções para a atividade de flutuação em Bonito e Bodoquena. Confira as principais dicas.

1. Rio Sucuri

O Rio Sucuri é conhecido por ter uma das águas mais cristalinas do mundo! A experiência começa pela trilha das nascentes, onde se tem contato com flora e fauna local. Nas águas claras você pode participar da flutuação em grupos de no máximo 10 pessoas – e, ainda, junto de cardumes multicoloridos!

Homem posando em flutuação de rio de água cristalina
Flutuação no Rio Sucuri

2. Nascente Azul

A Nascente Azul, curso de água de beleza indescritível, recebe o Complexo de Ecoturismo de mesmo nome. Ali, os turistas desfrutam de diversas outras atividades, como:

  • Trilhas,
  • Tirolesa,
  • Pêndulo humano,
  • Playground e
  • Restaurante.

O espaço também acomoda o Museu Subaquático de Bonito, uma excelente pedida para passeio em família!

Homem parcialmente submerso em nascente de água verde cristalina cercada de vegetação nativa
Nascente Azul

3. Rio Olho D’água ao Rio da Prata

Começando no afluente do Rio da Prata, o Rio Olho D'água, a flutuação de cerca de 2.000 metros é protegida por Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Ao longo do percurso, os visitantes têm contato com bromélias, orquídeas, árvores centenárias e, abaixo da superfície, com pequeníssimas nascentes de água brotando do solo – verdadeiro espetáculo da natureza!

No mesmo translado, há a Lagoa Misteriosa, que fica aberta apenas nos meses mais frios do ano.

Homem flutuando sobre rio de água azul cristalina em dia claro
Rio da Prata

Sinta a beleza do Pantanal: da Cachoeira Boca da Onça em Bodoquena ao Abismo Anhumas

É muito interessante observar como o turismo ecológico tem possibilitado práticas incríveis, ao mesmo tempo, em que preserva essa joia rara que é o Pantanal. Aliás, o ecoturismo anda de mãos dadas com o turismo de experiência, muito popular no sul do país!

Outra dica de Franzói para arrematar essa viagem é a visita à Cachoeira Boca da Onça em Bodoquena, que possui a queda d'água mais alta do MS, com 156 metros. Vista de cima, ela se confunde com a vegetação e o arco-íris que forma com a atmosfera, criando um véu colorido e delicado.

Homem posando de braços abertos em cachoeira rasa cercada de vegetação nativa em dia claro
Janela para o céu na cachoeira Boca da Onça, em Bodoquena.

Para chegar à Boca da Onça, Franzói compartilha um atalho inusitado: o maior rapel de plataforma do Brasil! Com 90 metros de altura, somente para os corajosos que se atrevem a voar com as águias.

Enquanto há aventuras nas alturas, existem também os esportes subterrâneos, como a descida de 70 metros de rapel elétrico pelo Abismo Anhumas, a 23 km de Bonito, MS.

Vista de cima, a fenda Anhumas não entrega a imensidão abaixo do solo. Após a descida de rapel, os visitantes podem, ainda, fazer um passeio de bote ou flutuação (com snorkel ou mergulho de cilindro) pelo lago subterrâneo nesse paraíso sob a terra.

Mais para quem busca por roteiro em Bonito e Pantanal

Quer ainda mais dicas do que fazer em Bodoquena, Bonito e no Pantanal? Confira:

  • Conhecer as Cachoeiras Serra da Bodoquena a 70 km de Bonito.
  • Almoçar a comida típica na Estância Mimosa, em Bonito.
  • Realizar passeios de barco, caminhadas, pescarias e cavalgadas.

Pantanal também é tranquilidade

Toda essa experiência não seria completa sem um recanto para sentir a beleza do Pantanal com tranquilidade. Por isso, deixamos aqui também a nossa dica de hospedagem.

A Pousada Aguapé fica em Aquidauana, há 50 km de Bonito. Ali, você encontrará um espaço aconchegante com todas as comodidades essenciais, como piscina, quiosques, redários, quadra de vôlei de areia, loja de souvenirs e tantas outras conveniências.

A Pousada Aguapé possui acessibilidade e apartamentos para casais e grandes famílias.

Homem sentado à frente de pousada com ambientação rústica
Pousada Aguapé

Como chegar em Bonito e Bodoquena, MS

O Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) é a porta principal para chegar a Bonito e Bodoquena, além do Aeroporto Regional de Bonito. Vai por mim, seja para se deslocar entre Campo Grande e Bonito (300 km) ou nas estradas entre os destinos que apresentamos, conte com os nossos grupos de carros mais indicados.

Economia e conforto é com o Grupo G, nosso SUV. Para entrar no clima de aventura no Pantanal, se jogue no Grupo NX, a pick up de luxo!

Confira nossas categorias de carros, reserve seu veículo  e planeje sua rota com a gente. 

E não deixe de planejar a sua viagem sem, antes, conferir as promoções que somente os parceiros da Localiza oferecem!

Gostou dessas dicas sobre Bonito e Pantanal? Então, continue nos acompanhando, em breve traremos até você novos destinos!

Dois homem se apoiam em carro cinza do modelo Jeep Renegade em ambiente rústico

Do Seu Lado

Descubra que é possível ter uma experiência transformadora em um destino pertinho de você. 

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.