Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

No coração da Floresta Amazônica: apaixone-se pelas cachoeiras de Presidente Figueiredo, AM

Por: Equipe Vai por Mim

| 21 de Setembro

Você com certeza já ouviu falar em vários dos muitos destinos de ecoturismo incríveis que o Brasil esconde por suas vastas terras. Bonito, no Mato Grosso do Sul, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, são ótimos exemplos de lugares que são a cara dos apaixonados por aventuras em meio a natureza.

Já imaginou curtir trilhas e cachoeiras bem no coração da Amazônia, o maior bioma brasileiro? Saiba que por ali, bem pertinho de Manaus, existe o destino ideal para você que ama colocar o pé na estrada e desbravar destinos de aventura.

Então, vai por mim! Fayson Merege, fotógrafo de natureza, visitou a região e separou dicas de cachoeiras em Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas, além de cavernas, lagos e grutas que você precisa conhecer.

Bora nessa?

Onde fica a cidade de Presidente Figueiredo, AM?

Presidente Figueiredo, apelidada de Terra das Cachoeiras, inspiração vinda das mais de 100 quedas d’água registradas em seu território, é um desses destinos que encantam os turistas pela Região Metropolitana de Manaus. Separadas por 125 km e ligadas pela BR 174, a capital e o município são ótimos lugares para se conhecer na sua visita pelo Amazonas. Para aqueles que amam viagens de ecoturismo e não perdem a chance de conhecer novos destinos, esse é o lugar certo!

De tirar o fôlego: conheça as cachoeiras de Presidente Figueiredo

Não há o que se discutir quando o assunto é uma beleza natural tão estonteante e única que encanta qualquer um. Nesse quesito, a Floresta Amazônica dá seu nome! Esse é, sem dúvidas, um dos tesouros naturais mais importantes do Brasil, e por lá escondem-se destinos e atrativos turísticos tão incríveis quanto os mais conhecidos país afora.

Confira agora algumas dicas que separamos especialmente para você e o seu roteiro por Presidente Figueiredo, AM:

Cachoeira da Iracema

Um dos grandes presentes do complexo turístico Parque Ecológico Iracema Falls, a 8 km de distância do município, a queda d’água de mesmo nome é uma das mais procuradas e visitadas por quem chega à região, por isso, essa é uma das cachoeiras em Presidente Figueiredo que você não pode deixar de fora da sua lista! 

Com oito metros de altura, Iracema proporciona um banho revigorante aos visitantes, principalmente entre os meses de setembro e janeiro, quando os rios estão com volume baixo de vazão, já que a sua queda d’água costuma ser forte. 

O que mais chama a atenção por ali é a grande piscina natural que a queda forma, de fundo vermelho, por causa de suas pedras.

As águas são tão cristalinas e convidativas que você vai desejar ficar um bom tempo por ali. Mas, quando estiver pronto para continuar a aventura, o parque ainda guarda outras preciosidades para serem descobertas!

Conheça:

  • Formações rochosas, como a Gruta Palácio Galo da Serra;
  • Trilhas que te levam entre um atrativo e outro;
  • Cachoeira das Araras.

Cachoeira das Araras

Aproveite que estará dentro do complexo para andar mais 500 metros e se deliciar em outra queda d’água famosa por lá. A Cachoeira das Araras é dividida ao meio pela vegetação típica da Amazônia e por suas rochas. A trilha que leva até ela é de fácil acesso e te permite margear o rio.

Cachoeira Sussuarana

Você está com o espírito aventureiro em dia? Se sim, já coloque outra cachoeira de Presidente Figueiredo na sua lista: Sussuarana!

As três quedas que essa cachoeira tem possuem um, três e doze metros, respectivamente, formando uma das mais bonitas que você vai conhecer por lá. O acesso é feito pela Vila de Balbina, onde a cachoeira está. Por uma trilha com cerca de 45 a 60 minutos de caminhada, os apaixonados por ecoturismo poderão contemplar, sem pressa, todas as belezas da natureza amazonense.

Dica Vai por Mim: o nível intermediário da cachoeira, onde está sua segunda queda, forma uma espécie de piscina natural, mais parecida com uma enorme banheira, ideal para relaxar o corpo e apenas desfrutar do momento em um dos lugares mais bonitos de todo o Brasil!

Cachoeira da Neblina

Não é uma das mais conhecidas e procuradas, mas ostenta um título e tanto: Neblina tem a maior queda d’água dentre as cachoeiras de Presidente Figueiredo. Para visitar essa beleza, tem que estar com a disposição em dia! São cerca de 6 km de trilha em mata fechada até chegar lá (e mais 6 km de volta), totalizando quatro horas de caminhada.

Depois de tanto andar, a natureza te recompensa com um visual de arrepiar, cheio de árvores centenárias ao redor, aves típicas da Amazônia que sempre dão o ar da graça por ali e uma pequena “prainha”, formada bem na margem do rio, que nasce pela corrida das águas da cachoeira. Para os mais animados e dispostos, vale até acampar por ali. Já pensou que demais? Fayson Merege aprovou!

Visão panorâmica de cachoeira cerca por vegetação florestal em dia claro
Cachoeira da Neblina, a maior queda d'água de todas as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Cachoeira da Pedra Furada

A mais distante entre todas as cachoeiras da cidade de Presidente Figueiredo, o que não inibiu em nada o nosso fotógrafo e sua turma de irem em busca dessa beleza escondida entre a mata nativa da região. A Cachoeira da Pedra Furada é uma das mais bonitas da cidade e faz jus ao seu nome por um motivo bem simples: sua queda é formada pela água do rio que desemboca do seu alto, entre três grandes furos de uma pedra.

Para quem está em busca de sossego e águas calmas, está aí uma ótima opção. Apesar de distante, tem uma trilha bem curtinha para chegar até lá, cerca de cinco minutos de carro e mais cinco minutos a pé.

Vários banhistas dentro da Cachoeira da Pedra Furada acenando com mãos ao alto em dia claro
A Cachoeira da Pedra Furada possui pontos mais rasos para quem prefere um banho mais tranquilo.

Aproveite e conheça outras cachoeiras belíssimas de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas:

  • Cachoeira do Santuário;
  • Cachoeira do Mutum;
  • Cachoeira Asframa;
  • Cachoeira do Indiana Jones.

Complexo Aquático Lagoa Azul do Maranhão e o azul-turquesa de suas águas

Um fervedouro de águas transparentes e quentinhas bem no meio da Floresta Amazônica. Foi lá em Presidente Figueiredo que o fenômeno natural surgiu na região e chama muita atenção de turistas e curiosos. Prepare a câmera fotográfica, pois os cliques instagramáveis são mais que garantidos!

O Complexo Aquático Lagoa Azul do Maranhão é uma propriedade privada e fica na comunidade de Boa Esperança. O local reúne o famoso fervedouro, conhecido também pelo nome de olho d’água, a lagoa, uma pequena cachoeira e o Igarapé Vermelho.

Vista panorâmica de lagoa de água azul cercada por árvores em dia ensolarado
Lagoa Azul do Maranhão

Você sabia que são a argila e o calcário presentes na água que nos brindam com o tom azulado da Lagoa Azul do Maranhão e do fervedouro? Sim! E, dependendo da quantidade de luz que recebem, ficam ainda mais bonitos e mais azuis. É a natureza nos presenteando com sua riqueza imensurável de detalhes, que não passam despercebidos pelos olhos e nem pelo coração. Vai por mim: é uma recordação que ficará gravada para sempre na memória!

Tire o dia para aproveitar a água quentinha do Fervedouro do Maranhão, onde é possível flutuar com facilidade, e o banho relaxante da lagoa. Depois, é hora de seguir em frente e conhecer o igarapé que vai te surpreender.

Igarapé Vermelho

Nem só de águas verde-esmeralda vivem as atrações do complexo. Já pensou em mergulhar num “rio de coca-cola”? Uma água transparente, mas que reflete o rubro? Ainda na propriedade Maranhão, você encontrará o Igarapé Vermelho, famoso pelo tom de suas águas. 

Não desperdice a oportunidade de mergulhar no igarapé geladinho, após vinte minutos de caminhada. Para aqueles que estiverem com a disposição em dia, mais trinta minutos te separam da pequena Cachoeira do Maranhão. Vale a pena pelo visual!

As belas Caverna do Maroaga e Gruta da Judéia

Por último, mas não menos importante: você não vai se arrepender de percorrer a trilha que te leva até a Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia, outras duas belezas naturais de Presidente Figueiredo e que estão entre os atrativos mais procurados para quem visita a cidade. Para ter acesso, é necessário antes agendar um horário com o CAT (Centro de Atendimento ao Turista), e contratar um guia local, que te conduzirá pela trilha em meio à Floresta Amazônica.

Os trinta minutos de caminhada até chegar na caverna são recompensados com o visual com o qual se é recepcionado: com mais de 400 metros de galerias e túneis, a Caverna da Maroaga te abraça com uma queda d’água bem em sua entrada, que forma uma deliciosa piscina natural, ideal para refrescar o corpo depois da caminhada. É a natureza mais uma vez pensando em tudo!

Fotógrafo Fayson Merege em pé dentro de caverna contempla cachoeira e mata verde em dia claro
Caverna do Maroaga

Na Gruta da Judéia, caminhando um pouco além, você é recebido de forma muito semelhante. A água cristalina que cai do alto de sua entrada, formando um poço de águas douradas e ditando a dança dos cipós e raízes que pendem e formam uma cortina natural, revigora as energias e te convida para uma total conexão com a natureza em seu estado mais puro. Apenas relaxe e aproveite!

Dica Vai por Mim: não vá a nenhum dos outros atrativos sozinho se não se sentir confortável e preparado para visitá-los sem a ajuda de alguém que conheça a região. Por isso, não hesite em contratar um guia local, assim como em Maroaga e Judéia, que te auxilie e oriente seu passeio cheio de aventuras em Presidente Figueiredo.

Mulher toma banho de cachoeira dentro de gruta em dia claro
Gruta da Judéia

Quem visitou também a Amazônia e nos emprestou seu olhar poético e cheio de admiração pelo maior e mais rico bioma do mundo, é a bióloga Maysa Santoro. Confira essa viagem apaixonante:

Se você já está mais que pronto para sua próxima aventura, seja na Floresta Amazônica, como Fayson Merege, ou em qualquer lugar do Brasil, sabe que o carro certo será seu melhor companheiro de estrada, seja qual for o seu destino. Que tal ficar de olho nessas dicas dos melhores carros aventureiros para nenhum amante de uma boa viagem botar defeito?

Já pensou em conhecer lugares paradisíacos, como o Complexo Aquático Lagoa Azul do Maranhão, por esse Brasil gigante? O Refúgio Canaã, em Bodoquena, Mato Grosso do Sul, era o que você estava procurando. Vai por mim!

Aproveite e garanta as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essa.

Boa viagem e até o próximo destino!

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.