Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

Cânions no Brasil - as belezas naturais do estado do Paraná

Por: Equipe Vai por Mim + Fayson Merege

| 20 de Junho

Exuberância, imponência e um visual que é de tirar o fôlego: os cânions no Brasil são grandes presentes da natureza para os amantes do ecoturismo. E, muito além das belezas naturais que podem ser vistas e tocadas, guardar memórias faz com que esses momentos vivam eternamente em nossas lembranças.

Foi em um deles que Fayson Merege, fotógrafo, se apaixonou por emoldurar através das suas lentes e dos sentimentos que seus olhos capturam, todo o poder e beleza da natureza no Brasil. Em uma viagem pelo Paraná, Merege nos apresenta com fascínio o lugar onde a fotografia de natureza e paisagens ganhou sentido em sua vida.

Confira!

Continua depois da Publicidade

Parque Estadual do Guartelá

Foi na cidade de Tibagi, no Paraná, distante cerca de 220 km da capital Curitiba, que a paixão de Fayson Merege pela fotografia de natureza deixou de ser um hobby para se tornar sua profissão. No Parque Estadual do Guartelá está o Cânion do Guartelá, o maior cânion do Brasil e o sexto maior cânion do mundo em extensão, com cerca de 30 quilômetros. São cerca de 450 metros de profundidade, o que torna sua vista vasta e deslumbrante. 

O parque, criado no ano de 1992, é um grande tesouro preservado. Por ali, o ecossistema é rico, diverso, recheado de belas cachoeiras, várias formações rochosas e, também, inscrições rupestres, que contam a história milenar da região.

Se seguir pela pequena trilha de 5 km, ida e volta, chegará até as piscinas naturais do Arroio Pedregulho, mais conhecidas como “panelões”. São buracos formados no meio das pedras, cheios de água e que mais se parecem com enormes hidromassagens. Tem como dizer que a natureza não é perfeita?!

Depois de descansar e aproveitar as piscinas, tire o celular da mochila quando chegar ao Mirante do Cânion do Guartelá e faça como Fayson: não perca a oportunidade de eternizar em imagens a grandiosidade deste lugar.

Fotógrafo Fayson Merege em pé acima de uma rocha no Cânion do Guartelá, localizado no estado do Paraná.
Cânion do Guartelá, Paraná (PR).

Cânion do Rio Jaguariaíva e cachoeiras da região

É no Parque Estadual do Vale do Codó, em Jaguariaíva, que ele está. Para os amantes de esportes radicais, o cânion, que recebeu o mesmo nome de sua cidade, é um destino e tanto! Sua grandeza, assim como o Guartelá, é conhecida mundialmente. O título de oitavo maior cânion do mundo é todo dele! 

Pelo rio, a prática de rafting e caiaque é sempre recomendada para quem está em busca de muita aventura em meio a natureza. Enquanto se navega pelas suas águas, é possível admirar seus quase 10 quilômetros de extensão e seus paredões que medem cerca de 80 metros, sustentados por sua formação de arenito.

Cachoeira Véu da Noiva

A região é considerada um dos paraísos do ecoturismo dentro do estado do Paraná e, além do rio e cânion Jaguariaíva, é cercado também por belas trilhas e cachoeiras. A Véu da noiva, uma das mais bonitas e procuradas, é parada obrigatória para quem visita o município. Fica dentro do Parque Municipal do Lago Azul e não ganhou seu nome à toa: sua queda d’água é de, aproximadamente, 40 metros de altura, brincando de se parecer com um longo, lindo e branco véu, ideal para a prática de rapel. (Até rimou!)

Suas paredes que se estreitam e são tomadas por uma vegetação verde intensa, te convidam a embarcar na imaginação e se teletransportar para os bosques mais famosos dos filmes de contos de fadas!

Pessoa de braços abertos em direção à Cachoeira Véu da Noiva localizada no Paraná.
Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira do Butiá

Desaguando no Rio Jaguariaíva está a Cachoeira do Butiá, famosa pelas inúmeras quedas que a formam. Do seu alto, é quase certo que algo acontecerá: você vai ficar perdidamente apaixonado pela vista panorâmica do Parque Estadual do Vale do Codó. Só vendo para crer (e comprovar!).

Cachoeira da Escadinha

O nome já diz por si só: sua queda é suportada por um paredão formado semelhante à uma escada, abraçado por uma piscina natural de tom verde-esmeralda que encanta os olhos de quem visita e aproveita toda sua tranquilidade e beleza.

Águas caindo na Cacheira da Escadinha no Paraná.
Cachoeira da Escadinha

Continua depois da Publicidade

Como chegar ao Cânion do Guartelá e Jaguariaíva

Partindo de Curitiba, o Parque Estadual do Guartelá está localizado, como já citado, há 220 km de distância, seguindo pela BR 376 até a cidade de Ponta Grossa, pela BR 151 até Castro e, de lá, pela BR 340 até Tibagi. Já a cidade de Jaguariaíva, está a 237 km da capital, começando a viagem pela BR 376. 

Se o espírito aventureiro quiser te levar de um destino ao outro, Tibagi e Jaguariaíva estão separadas por 123 km, seguindo pelas BR 239 e BR 153.

Confira registros incríveis das paisagens dos Cânions do Paraná, por Fayson Merege:

Outros cânions no Brasil para você conhecer!

Fayson não perde sua sede por procurar e conhecer os destinos de natureza mais incríveis do Brasil! Por isso, ele explora cada canto deste país atrás de lugares tão deslumbrantes como aqueles que fizeram sua paixão por fotografia de paisagens ganhar um novo sentido. Veja só outros cânions que o fotógrafo já visitou:

+ Cânions do Piauí: um espetáculo de paisagem

+ Cânions do Sul: um lugar para compartilhar

Destinos de aventura são a cara do nosso grupo NX, a pick-up de luxo. 

Podem ser também uma ótima oportunidade para aproveitar todo o conforto, robustez e potência do incrível grupo P, a 4x4 que todo amante do ecoturismo precisa!

Confira nossas categorias de carros, reserve seu veículo e planeje sua rota com a gente. 

Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas.

Fotógrafo Fayson Merege em pé ao lado de carro pick-up vermelho
Estrada Ponta Grossa, Jaguariaíva.

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.