Ir para o conteúdo

Voltamos no tempo em Tiradentes, MG

Por: Equipe Vai Por Mim e Num Pulo

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Sabe aquela sensação de abrir um livro de história e imediatamente voltar ao passado? Bom, visitar alguns lugares trás o mesmo sentimento! A cidade de Tiradentes (MG) é um convite a essa cápsula do tempo preservada com carinho e memórias em cada canto.

Ruas de pedras, igrejas com pinturas que são verdadeiras obras de arte, casas centenárias, cores vibrantes e pessoas com o sorriso largo. A cidade mineira mais charmosa da região te ganha na primeira impressão e faz você se apaixonar pelos sabores gastronômicos.

E para conhecer de perto o vilarejo que faz parte do circuito Estrada Real, só podíamos contar com a ajuda de um casal mineiro que coleciona histórias na cidade. A dupla do canal Num Pulo trouxe dicas para você aproveitar o melhor de Tiradentes e descobrir porque o destino deve estar no topo da sua lista de lugares incríveis para visitar no Brasil.

Vai por mim, você não vai se arrepender! Dê o play para assistir ao vídeo que nossos convidados prepararam e, depois, confira nosso guia com os principais atrativos desse destino charmoso!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Tiradentes e como chegar?

A cidade histórica de Tiradentes fica em Minas Gerais, a aproximadamente 190 km de Belo Horizonte, capital do estado. Para ir de BH a Tiradentes de carro, o principal trajeto é pela BR-040. É bem simples, olha só:

  • Siga pela BR-040 sentido Rio de Janeiro por cerca de 85 km;
  • Pouco depois de passar por Congonhas, você vai entrar na BR-383 e seguir por 105 km até Tiradentes.

O destino não conta com aeroporto, então, se você partir de outro estado, é só desembarcar no aeroporto de Belo Horizonte - Confins, alugar um carro e continuar sua viagem.

Cidade histórica com ruas de pedra e casas coloniais. Ao fundo, uma enorme montanha com cobertura vegetal em dia ensolarado
Centro Histórico de Tiradentes (MG). (Foto: Getty Images)

Descubra o que fazer em Tiradentes (MG)

Tiradentes é uma daquelas cidades que coleciona atrações, sabe? Apesar de ser pequena, vale a pena passar uns 3 dias por lá para conhecer diferentes atrativos com calma, e desfrutar de cada espaço de uma maneira especial.

Ah, aliás, a gente recomenda que seu passeio vá desde os principais pontos turísticos até as pequenas curiosidades que você pode encontrar por lá. Olhos atentos aos encantos que Tiradentes, em Minas Gerais, tem a oferecer!

1. Andar pelas vielas dos trabalhadores escravizados

Toda cidade histórica é o berço de muitos momentos que fizeram parte daquela região e até mesmo do país. Em Tiradentes, é possível observar as ruas do século XVIII, construídas pela população de trabalhadores escravizados durante o período colonial, assim como as igrejas que eram frequentadas apenas por eles, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Pequeno beco com chão de pedra entre casas de arquitetura colonial
Ande pelas vielas dos trabalhadores escravizados em Tiradentes (MG). (Foto: Getty Images)

Os becos que cortam o Centro Histórico eram o caminho por onde esses trabalhadores passavam para chegar à igreja sem andar pelas vias principais, além de acessar os fundos das casas em que serviam.

Dica Vai por Mim: faça o passeio com um guia turístico para ter uma experiência mais completa e desvendar histórias que envolvem a população escravizada.

2. Conhecer o Chafariz de São José 

Em uma das principais praças da cidade, está o Chafariz de São José, construído em 1749. Rodeado de bancos, logo percebemos que aquele era um ponto de encontro para colocar o papo em dia, namorar e conhecer as pessoas do vilarejo, além de beber água potável.

Fonte de água do século XVIII, em estilo barroco, em meio a uma praça arborizada em cidade histórica de Minas Gerais.
Conheça o Chafariz de São José, em Tiradentes (MG). (Foto: Getty Images)

3. Subir até a Igreja Matriz de Santo Antônio

Ao mirar os olhos para o ponto mais alto da cidade, lá está o cartão postal de Tiradentes: a Igreja Matriz de Santo Antônio. Construída no período colonial, ela guarda pinturas únicas que levaram anos para serem finalizadas.

O branco e amarelo que marcam a fachada da igreja guardam a riqueza magnífica que tem por dentro do local. Os lindos detalhes em ouro transformam a igreja em um verdadeiro ponto turístico de abundância e história.

4. Passear nas charretes coloridas

As charretes que partem da praça principal também contam histórias de um tempo em que carro não fazia parte nem dos sonhos, quem dirá das ruas. Com cores alegres como rosa, lilás e amarelo, elas vão passando pelas ruas da cidade de Tiradentes e convidando os turistas a embarcarem nessa viagem de centenas de anos.

Dica Vai por Mim: a cidade é linda durante o dia e, durante a noite, é pra lá de charmosa. Dê um passeio ao anoitecer e sinta a magia das luzes se acendendo!

Vista noturna de rua de pedra com casas em arquitetura colonial, com luminárias externas acesas
Aproveite a noite em Tiradentes (MG). (Foto: Getty Images)

5. Visitar a cidade vizinha no trem Maria Fumaça

Outra atração imperdível que nos remete à história é o passeio de trem Maria Fumaça. Partindo da praça principal, o percurso que liga a cidade de Tiradentes a São João Del Rei passa por belíssimas paisagens com montanhas e natureza abundante.

Vista diagonal de uma enorme locomotiva a vapor, com estrutura para passageiros, estacionada sobre os trilhos em dia ensolarado
Vá de Tiradentes a São João Del Rei em um passeio de Maria Fumaça. (Foto: Getty Images)

E tudo isso de forma divertida, muitas vezes regado a músicas que vão desde Paula Fernandes até as cantigas tradicionais da região. Programe-se para incluir o passeio no seu roteiro e desfrute de uma viagem inesquecível.

+ Você também vai se encantar pela pacata cidade de Glaura (MG), um recanto bucólico na Estrada Real.

6. Conhecer museus

Toda cidade histórica conta com museus repletos de memórias sobre o local, muitos deles de cunho religioso. Em Tiradentes, Minas Gerais, se destaca o Museu de Sant’Ana e suas 300 imagens de Santa Maria. Ele funciona no prédio que abrigava a antiga cadeia, na Rua Direita, localizada no centro da cidade.

O Museu da Liturgia, que também fica no Centro Histórico, possui mais de 400 itens ligados às cerimônias religiosas de diferentes épocas e estilos, revelando a importância da liturgia na cultura local.

Também vale incluir no roteiro o Museu Casa do Padre Toledo. Ele fica na residência que pertenceu ao padre, um dos principais personagens da Inconfidência Mineira. O museu retrata a vida cotidiana da época, com móveis históricos, objetos pessoais e documentos relacionados ao período da Inconfidência.

+ "Oh, Minas Gerais, quem te conheçe não esquece jamais" e é por isso que temos um Guia de Destinos todinho desse estado tão querido. Confira!

Continua depois da Publicidade

Natureza para todos os lados

Tiradentes não se resume a história, artesanato, boa comida e arquitetura, viu? A cidade é também rodeada por muita natureza, e nós selecionamos algumas atrações bem bacanas para você que curte uma aventura.

Close em uma pequena queda d’água entre pedras de coloração escura
Cachoeira do Mangue, Tiradentes (MG). (Foto: Getty Images)

Espia só:

  • A Trilha do Mangue, apesar de ser considerada leve e curta, não deixa a desejar em nada quando o assunto é visual. Uma ótima opção para quem quer subir a Serra de São José e ver cachoeiras, quedas d'água e as típicas montanhas de Minas Gerais por toda parte.
  • Outra opção é a Trilha do Carteiro, com esse nome devido à curiosa história de um carteiro que entregava correspondências na época da Inconfidência Mineira e acabou sendo surpreendido pela Coroa Portuguesa. A trilha começa no Centro Histórico, passa pela “Calçada dos Escravos” e conta com uma piscina natural ao longo do trajeto.

Ao lado do Chafariz de São José, é possível fazer uma caminhada até a nascente que o abastece. Em meio à Mata Atlântica, o caminho é conhecido como Bosque Mãe D’água e passa por um canal construído pela população escravizada.

+ Natureza é a sua vibe? Conheça Presidente Figueiredo, no coração da Floresta Amazônica.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Uma pausa para apreciar a culinária mineira

Só de pensar nessas caminhadas e trilhas, já bateu uma fome, né? Chegou a hora de repor as energias com o delicioso tempero mineiro! Nossos convidados encontraram alguns cantinhos em Tiradentes (MG) com queijos para todos os gostos, comida inusitada e um cafezinho maravilhoso.

Primeira parada: Queijaria Conquista. É uma loja? Sim, mas é bem mais do que isso! O local é uma fazenda de queijos que precisa entrar no seu roteiro como parada obrigatória. A degustação e todo o ambiente da fazenda tornam o passeio ainda mais encantador, isso sem falar na interação com os animais.

Além dos pratos típicos e os queijos de sabores únicos, Tiradentes também conta com um restaurante tailândes que mistura aos seus pratos aquele jeitinho mineiro de ser. Estamos falando o Uaithai. As receitas são deliciosas no ponto certo, com destaque para a sobremesa de goiabada com curry, uma especialidade da casa que merece ser degustada com capricho.

Hum… tá sentindo falta de alguma coisa? Ah, é claro, não podemos deixar de lado o bom cafezinho mineiro. Então, o sabor que o povo local ama fica por conta do Marcas Mineiras, um jardim em meio a obras de artesanato e aquele delicioso cheirinho de café passado na hora.

Para quem ainda não conhece Tiradentes e ficou com aquele gostinho de quero mais, saiba que esta cidade de Minas merece ser visitada e revisitada. Assim como as varandas e janelas decoradas com florzinhas, Tiradentes decora as lembranças com cores e com aquela vontade de dizer “até breve!”.

Um vaso de flores brancas em uma janela de casa colonial em Tiradentes
A decoração das casas pelas ruas de Tiradentes são um charme à parte.

3 motivos para alugar um carro e ir a Tiradentes (MG)

É fato que o melhor jeito de se locomover em Tiradentes é caminhando. Afinal, além das ruas da cidade serem estreitas, muitas vezes elas ficam bloqueadas para o trânsito de veículos. E como a cidade é pequena, os pontos turísticos do Centro Histórico podem ser visitados a pé.

Continua depois da Publicidade

Mas então, por que alugar um carro e viajar para Tiradentes seria uma boa opção? A gente te conta!

  • Visitar cidades vizinhas: aproveite o carro para estender a viagem e conhecer outras cidades cheias de atrações, como Bichinho; cidades com cachoeiras, como Santa Cruz de Minas; ou outras cidades históricas, como Ouro Preto e Congonhas.
  • Desbravar a Estrada Real: se você pretende se aventurar pelos caminhos da Estrada Real, vale a pena alugar um carro e ir a Tiradentes, São João Del Rei, Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas e até sair de Minas para visitar Paraty, no Rio de Janeiro.
  • Praticar ecoturismo: quer chegar às trilhas de Tiradentes com facilidade? Vá com um carro alugado!

Quanto a isso, deixa com a gente! É bem fácil: você só precisa reservar seu carro…

… e aproveitar para garantir vantagens que nossos parceiros oferecem.

Prepare-se para uma viagem encantadora a Tiradentes (MG) e continue aqui com a gente para descobrir muitos outros destinos fascinantes!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}