Ir para o conteúdo

Voltamos no tempo em Tiradentes, MG

 

Garota sorrindo com câmera fotográfica em mãos

Sabe aquela sensação de abrir um livro de história e imediatamente voltar ao passado? A cidade histórica de Tiradentes MG é um convite a essa cápsula do tempo preservada com carinho e cores em cada canto.

Ruas de pedras, igrejas com pinturas que são verdadeiras obras de arte, casas centenárias, cores vibrantes e pessoas com o sorriso largo. A cidade mineira mais charmosa da região te ganha na primeira impressão e faz você se apaixonar pelos sabores gastronômicos.

Nós fomos conhecer de perto uma das atrações mais esperadas do vilarejo que faz parte do circuito Estrada Real, o Festival Cultura & Gastronomia Pró Tiradentes. De lá trouxemos dicas para você aproveitar o melhor desta cidade e descobrir porque o destino deve subir para o topo da sua lista de lugares incríveis no Brasil que você não pode deixar de conhecer. Vai por mim: você não vai se arrepender!

O que fazer em Tiradentes - MG

Atividades é o que não faltam nessa cidade que coleciona atrações! Vem com a gente descobrir os encantos desse pedaço de paraíso em Minas Gerais.

1. Vielas dos escravos 

Toda cidade histórica é o berço de muitos momentos que fizeram parte daquela região e até mesmo do país. Em Tiradentes é possível observar as ruas do século XVIII, construídas pela população de escravizados durante o período colonial, assim como as igrejas que eram frequentadas apenas por eles. Um passado não tão distante em datas, mas distante em pensamentos.

2. Chafariz de São José, papo e cortejo 

Em uma das principais praças da cidade, está o chafariz de São José, rodeado de bancos, nos mostra que aquele era um ponto de encontro para colocar o papo em dia, beber água potável e conhecer a rapaziada do vilarejo. 

Garota de costas passeando por ruas estreitas
Vielas dos escravos 

3. A igreja Matriz de Santo Antônio

Ao mirar os olhos para o alto, a igreja Matriz de Santo Antônio com suas cores amarela e branca se torna o cartão postal de Tiradentes. Construída no período colonial, ela guarda pinturas únicas que levaram anos para serem finalizadas. Os lindos detalhes em ouro transformam a igreja em um verdadeiro ponto turístico.

Igreja colonial pintada de amarelo e branco com paisagem de árvores e céu claro ao fundo
Igreja Matriz de Santo Antônio

4. Charretes coloridas

As charretes que partem da praça principal também contam histórias de um tempo onde carro não fazia parte nem dos sonhos, quem dirá das ruas. Com cores alegres como rosa, lilás, amarelo, elas vão passando pelas ruas de Tiradentes convidando os turistas a embarcarem nessa viagem de centenas de anos.

Uma pausa para a comida mineira!

Queijos para todos os gostos! É uma loja? Também! Mas é mais do que isso! É a Queijaria Conquista, uma fazenda de queijos que precisa entrar no seu roteiro como parada obrigatória. A degustação e todo o ambiente da fazenda com interação com os animais, torna o passeio ainda mais encantador.

Além dos pratos típicos e os queijos de sabores únicos, Tiradentes também conta com um restaurante tailândes que mistura aos seus pratos aquele jeitinho mineiro de ser. Delicioso no ponto certo, assim como a sobremesa de goiabada com curry, uma especialidade da casa que merece ser degustada com capricho!

O café fica por conta do Marcas Mineiras, um jardim em meio a obras de artesanato e aquele delicioso cheirinho de café passado na hora.

Pedaços de diferentes tipos de queijo em cima de mesa de degustação
Degustação de queijos na Queijaria Canastra

Natureza para todos os lados

Tiradentes não é só história, artesanato, boa comida e arquitetura… Tiradentes é também rodeada por muita natureza!

A trilha do Mangue, apesar de ser uma trilha considerada leve e curta, não deixa a desejar em nada quando o assunto é visual. Com cachoeiras, quedas d' água e as típicas montanhas de Minas Gerais por toda parte. 

“Há uma estrada de pedra que passa na fazenda…” Outra atração imperdível que nos remete à história é o passeio de trem Maria Fumaça. Partindo da praça principal, o passeio de trem que liga a cidade de Tiradentes e São João Del Rei, passa por belíssimas paisagens com montanhas e natureza abundante, tudo de forma divertida e muitas vezes regado a músicas que vão desde Paula Fernandes até as cantigas tradicionais de Tiradentes.

Para quem ainda não conhece Tiradentes e ficou com aquele gostinho de quero mais, saiba que esta cidade de Minas é uma região que vale ser visitada e revisitada. Assim como as varandas e janelas decoradas com florzinhas, Tiradentes decora as lembranças com cores e com aquela vontade de dizer “até breve!”

Se você é apaixonado por arquitetura colonial pode gostar também de visitar a cidade de Glaura, em Ouro Preto. Vai por mim, que essa dica vale ouro!

Perfeito para você

Receba dicas de experiências e destinos diretamente no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Por: Equipe Vai por Mim + canal Num Pulo

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.