Ir para o conteúdo

Cantos do Brasil

“Não me leve a mal, me leve para Arraial!”: renda-se ao lindo vilarejo da Bahia

Por: Equipe Vai por Mim + Gabriel Elias

| 21 de Julho

Já diz quem vive por lá: Arraial é lugar para se vivenciar. Em cada pequeno detalhe que faz deste lugar tão único, é necessário se permitir experimentar tudo o que há para fazer em Arraial d'Ajuda, um dos destinos mais procurados do litoral Sul da Bahia.

Quem continua percorrendo cidades da famosa Rota do Descobrimento é o cantor e compositor Gabriel Elias, trazendo mais um episódio da série Cantos do Brasil. Aperte o play e embarque nesta aventura!

Continua depois da Publicidade

Arraial d’Ajuda é pura alegria!

Não haveria de ser diferente se tratando da Bahia, não é mesmo? Com algumas das melhores praias do Brasil, o estado é especialista em nos presentear com suas belezas naturais e toda a energia que cerca seu território. De povo hospitaleiro e acolhedor, o vilarejo, que é distrito de Porto Seguro, é o lugar que você tanto procurava para viver dias inesquecíveis à beira-mar! 

Vai por mim: Arraial d’Ajuda é forte candidata para entrar no topo da lista de suas viagens preferidas!

O que fazer em Arraial d’Ajuda?

Senta que lá vem história! E o que seria dos lugares se cada um deles não tivessem ótimos “causos” e crenças para compartilhar? O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira da cidade, de onde é possível assistir toda a imensidão de belezas entre o verde da Mata Atlântica e o azul cristalino do mar, nos garante uma dessas incríveis histórias.

Como nos conta Gabriel Elias, diz a lenda que em certa época de estiagem na região, fiéis se reuniram para orar e pedir que a padroeira os abençoasse com chuvas. Assim, as águas jorraram de dentro de sua capela, trazendo aos moradores de Arraial o que tanto eles pediram. Quem vai até a vila não pode ir embora sem passar pela fonte das águas abençoadas pela Senhora d’Ajuda e pedir por proteção e bênçãos!

E, além de todo o lado religioso em torno da simples e belíssima capela da cidade, da qual seu mirante é repleto de fitinhas coloridas amarradas, bem típicas da Bahia — um cenário lindo para as primeiras fotos na vila — o que mais fazer em Arraial d’Ajuda? Vem com a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber!

Homem olhando para o chão em mirante com vista para o mar
O mirante da capela de Nossa Senhora d’Ajuda com suas famosas fitinhas amarradas, um espaço de boas energias e pedidos de fé.

Explore o centro de Arraial d’Ajuda

Boas lojas, restaurantes, bares e construções históricas. Seja em qualquer hora do dia, andar pelo centrinho é aproveitar o melhor que a intitutulada "esquina do mundo", como Arraial é conhecida, oferece, e ainda poder viajar no tempo. Além de conhecer um pouco de sua história, é possível garantir lembranças para levar para casa. O artesanato local é uma das grandes estrelas da economia do pequeno vilarejo de Porto Seguro.

Aproveite para explorar a rua mais charmosa do Brasil, a lindíssima Rua do Mucugê, cheia de atrativos gastronômicos, comerciais e culturais, que vão fazer o passeio pelo centro de Arraial ainda mais especial!

Passe um dia na Praia da Pitinga

Uma das favoritas dos visitantes e existe um ótimo motivo que explica isso: além da excelente infraestrutura para te atender no seu merecido dia de praia, o cenário de Pitinga é de cair o queixo! As falésias vermelhas em torno da faixa de areia branquinha transformam a praia em uma das mais bonitas de Arraial. Do caminho do centro até a praia, encontre as famosas praias do Mucugê e a do Parracho.

Além disso, se você quer aproveitar aquelas piscinas naturais que você tanto namorou pelas redes sociais dos amigos que já visitaram o vilarejo, é ali que você encontra! A dica aqui é ficar de olho na tábua das marés em Arraial d’Ajuda.

Homem sorrindo em região de falésias vermelhas em dia ensolarado
As falésias vermelhas que cercam a Praia de Pitinga são o cenário perfeito para fotos únicas.

É na maré baixa que você vai conseguir desfrutar destes bolsões de águas cristalinas e garantir aquela foto incrível, digna dos feeds mais bonitos e elogiados, além de revigorar o corpo e a alma! Existe combinação mais perfeita?

Faça como Gabriel e explore Pitinga do seu jeito: seja de bike, aproveitando a brisa suave do mar quente da Bahia, seja comendo aquele queijinho coalho delicioso no palito, ou apenas curtindo o sol, o mar e toda a sua energia!

Paisagem de praia cerca por falésias e vegetação nativa em dia ensolarado
Aproveitar a brisa suave do mar quente da Bahia é uma das várias formas de curtir a Praia de Pitinga.

Curta a vida noturna de Arraial 

Democrática, para todos os bolsos e gostos, e uma ótima pedida para encerrar aquele dia cheio de boas experiências. Seja para comer um delicioso prato típico da Bahia, ouvir uma boa música, jogar conversa fora com a família e os amigos, ou comemorar sua estadia no litoral Sul baiano, curtir a noite por lá deve ser item obrigatório daquele seu checklist de coisas para se fazer em Arraial d’Ajuda. Vai por mim e aproveite!

Visite as vizinhas Trancoso e Caraíva

Após ter passado por Porto Seguro e desfrutar ao máximo o seu tempo em Arraial, que tal esticar o passeio e conhecer outros dois destinos imperdíveis e coladinhos do vilarejo? Estamos falando de Trancoso e Caraíva, lugares com o selo Gabriel Elias de qualidade! O cantor já visitou os dois destinos e nos garante que um pedacinho do paraíso realmente fica bem ali!

Mais praias em Arraial d’Ajuda

Não só de Pitinga, Mucugê e Parracho vive Arraial! Veja a lista de outras praias cheias de atrativos para você explorar e aproveitar:

  • Praia dos Pescadores;
  • Lagoa Azul;
  • Praia de Taípe;
  • Praia do Apaga Fogo;
  • Praia do Araçaípe;
  • Praia do Espelho.
Placa com nomes de várias praias baianas posicionada em faixa de areia de praia de água azul
Estando em Arraial D'Ajuda, aproveite para explorar todas as praias da região, garantia de dias de sol e alegria.

Continua depois da Publicidade

A deliciosa culinária da Bahia 

Se você ainda não é apaixonado pelo tempero e sabor da comida baiana, é porque ainda não provou essas especiarias da forma certa! Aproveite que estará em solo baiano e prove tudo o que tiver direito:

  • Acarajé;
  • Vatapá;
  • Bobó de camarão;
  • Moqueca Baiana;
  • Arroz de polvo;
  • Mungunzá (ou Mugunzá, como preferir!);
  • Cocada Baiana;
  • Tapioca.
Prato de moqueca de peixe bem apresentado
A moqueca baiana é um patrimônio culinário que pode ser apreciado em qualquer lugar do estado.

Dica Vai por Mim: Arraial d’Ajuda é bastante conhecida e, por isso, já recebe muitos turistas durante a alta temporada. Se você está em busca de descanso e menos agito para os seus dias de viagem, que tal programar o passeio longe destas épocas? Além de contar com mais opções para estadias e passeios, você ainda economiza com os preços mais baixos! É ou não é uma boa? ;)

Como chegar em Arraial d’Ajuda, Bahia

Saindo de Porto Seguro, a principal porta de entrada para o vilarejo, é necessário fazer a travessia de balsa pelo Rio Buranhém. Se você deseja alugar um carro para ter mais autonomia na escolha dos passeios e liberdade para visitar o sul da Bahia no seu ritmo, não se preocupe: existem balsas também para os automóveis, o que te garante o conforto de ter um carro a sua disposição!

Homem se apoia em dianteira de carro na cor preta estacionando em areia de praia
Alugar um carro permite explorar o vilarejo com maior autonomia para realizar os passeios no seu tempo.

Quem também é uma grande entendedora de lugares na Bahia que devem entrar na sua lista de próximas viagens imperdíveis é Mel Fronckowiak. A influencer viajou pelo estado nordestino e trouxe dicas para lá de especiais. Confira:

Já escolheu o grupo de carros que vai te acompanhar por esta viagem? Nós temos algumas dicas para você! Se está em busca de economia sem abrir mão do conforto e da potência, que tal ir de grupo FX, o nosso intermediário automático? Outra ótima opção pode ser o grupo GC, SUV compacto automático, perfeito e preparado para te levar para sua próxima aventura!

Para realizar este trajeto, conheça nossos grupos de carros e para deixar essa aventura ainda melhor, aproveite as vantagens exclusivas que nossos parceiros oferecem.

Cantos do Brasil

Crie conexão com os principais destinos do país através da música e de histórias incríveis. 

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
José Cipriano

Estive lá há alguns anos e adorei e assim que puder, voltarei. Tudo de bom, comida , natureza e principalmente a alegria generalizada .

Lúcia

Estive neste local , lindo, maravilhoso adorei

Nilo furst

Lugar lindo encantador e maravilhoso já estive lá

Joseflorenciosantosdasilva

Nunca fui mim diz quem já já foi

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.