Ir para o conteúdo

Dica Localiza

Belezas ocultas no Mato Grosso: visite Nobres-MT

Por: Equipe Vai por Mim + Flavianne Roma (colaboradora Localiza)

| 08 de Setembro

Já pensou em espairecer na superfície de rios cristalinos mato-grossenses? Pois bem, essa é uma das opções para quem visita Nobres, no Mato Grosso (MT).

O destino é um prato cheio para os amantes do ecoturismo! Um paraíso pouco explorado, a pequena cidade oferece experiências fascinantes, como as que a Flavianne Roma, colaboradora da Localiza, pôde desfrutar ao longo de sua estadia.

Veja como foi a passagem de Flavianne pelo município de Nobres e inspire-se!

Desvendando os segredos de Nobres-MT

Nobres é um recanto secreto — ou quase isso. As movimentações turísticas no município, que transborda belezas naturais e preserva seu toque interiorano, começaram por volta de 2014. Por essa razão, é o destino ideal para quem não dispensa uma boa novidade.

O local se assemelha bastante à cidade de Bonito, que fica no estado vizinho, Mato Grosso do Sul. Aliás, tem até um ditado: “Bonito é bonito, mas Nobres é lindo”. 

O que faz as duas cidades serem equiparadas é a forte presença de vida aquática, que atrai turistas em busca de experiências inéditas de conexão com a natureza. A grande diferença é que nossa querida Nobres ainda é pouco conhecida, o que a torna uma alternativa mais acessível.

Esse foi o lugar que a Flavianne escolheu para ser o seu refúgio no fim de semana. Uma escolha muito sábia, diga-se de passagem! O roteiro ideal para sair da cidade, respirar o verde e banhar-se nos rios de uma transparência singular.

Mulher sorrindo mergulha em lagoa de água azul cristalina com vários peixes submersos
Os rios cristalinos de Nobres - MT foram a escolha de Flavianne Roma (colaboradora da Localiza) para viver uma experiência de conexão com a natureza.
  • Você aprecia o Cerrado brasileiro? Saiba que esse é o bioma que prevalece em Nobres. Aliás, outro destino que pertence ao território do Cerrado é a Chapada dos Veadeiros-GO. Conheça mais sobre essa localidade!

Conheça os principais atrativos de Nobres-MT

Quer receber dicas do que fazer em um fim de semana na cidadezinha mato-grossense? Antes de tudo, você precisa saber que as principais atrações turísticas estão concentradas na Vila de Bom Jardim, distrito de Nobres.

E atenção: é necessário retirar o voucher nas agências de turismo da cidade-sede para realizar os passeios, viu? Agora, sim, bora pegar estrada rumo a esse paraíso com suas águas cristalinas, fauna, flora e povo acolhedor!

1. Aquário Encantado

A coloração azul intensa da água no Aquário Encantado em Nobres é mesmo surpreendente, uma atmosfera única.

Trata-se de uma piscina natural com 6 metros de profundidade, composta por 3 nascentes. A presença de diversas espécies de peixes faz com que o passeio seja ainda mais… encantador! Só de olhar já dá para sentir a magia, mas o melhor mesmo é observar as belezas escondidas no fundo da água.

A flutuação é a principal atividade turística em Bom Jardim, Nobres (MT), pelo fato de que as águas possuem forte concentração de calcário e por isso são tão transparentes. Além do Aquário Encantado, há outras aventuras aquáticas para desfrutar por lá:

  • Reino Encantado;
  • Balneário Refúgio Água Azul e
  • Vale das Águas.

2. Lagoa das Araras

Hora de apreciar os pássaros e um magnífico pôr do sol na Lagoa das Araras, em Nobres. Por lá, as araras, maritacas, periquitos e outras espécies de aves dão um espetáculo com hora marcada: no final da tarde, elas pousam nos buritis, onde fazem seus ninhos e recebem os olhares fascinados dos visitantes.

A dica é levar o seu binóculo para observá-las com mais detalhes. E, claro, contemplar o momento em que o sol se põe. Vai por mim, essa experiência ficará eternizada na sua memória, assim como ficou na da Flavianne e de sua família.

Mulher em pé sobre deck na Lagoa dos Araras contempla a paisagem de árvores refletidas na água
Assistir o pôr do sol na Lagoa das Araras é ainda mais magnífico com a visita das araras e outras espécies de aves.

3. Cachoeira Serra Azul

A Cachoeira Serra Azul é um ponto turístico situado no município vizinho, Rosário Oeste — a 88 km de Nobres e 23 km da Vila de Bom Jardim. Em suas águas límpidas de coloração azulada, repousam peixes de várias espécies e eles até saltam na sua frente, acredita?

A queda d’água tem 50 metros de altura e acaba em uma linda piscina natural com 6 metros de profundidade. O uso de colete salva-vidas é obrigatório no local, assim como a presença de um guia. Aliás, esse é o protocolo padrão do Parque Sesc Serra Azul, onde fica a cachoeira.

O parque possui mais de 5 mil hectares de área preservada, sobretudo no que se refere à biodiversidade do Cerrado mato-grossense, e conta com a ilustre presença de onça-pintada e gavião-real.

Para chegar à cachoeira, é necessário encarar uma subida de 470 degraus seguida de uma trilha com aproximadamente 900 metros. A descida pode ser feita pela tirolesa, se assim preferir. Além disso, é possível praticar arvorismo, cicloturismo e passeio de 4x4 no parque.

  • Sugestão para quem ama cachoeira: na Chapada dos Guimarães-MT, a aproximadamente 180 km de Nobres, há trilhas e quedas d’água de tirar o fôlego, além dos incríveis paredões e mirantes. Você já ouviu falar? Vale a pena conhecer!

4. Refúgio Água Azul

Já mencionamos brevemente que no Refúgio Água Azul dá para fazer flutuação em superfície, certo? Ah, e tem tirolesa com mais de 60 metros, caindo direto no rio. E já que estamos falando de um balneário, por lá não podia faltar o banho de argila. Nossa amiga Flavianne resolveu curtir essa opção!

Que tal passar o dia em um belo reduto de mata fechada, banhar-se no rio translúcido e ainda rejuvenescer a pele com todas as vantagens que só um bom banho de argila natural proporciona?!

Tudo isso pode ser feito em um passeio no Refúgio Água Azul, que também oferece um menu exclusivo de comidas típicas para os visitantes.

Mulher passa argila sobre a pele tomando banho em lagoa Refúgio Água Azul em Nobres
Além de atividades de flutuação e tirolesa, no Refúgio Água Azul é possível aproveitar um banho de argila natural para rejuvenescer a pele.

Outros atrativos em Nobres-MT

As possibilidades não param por aqui! Lá no pequeno município do estado do Mato Grosso há diversas aventuras de turismo ecológico a serem feitas, como tirolesa, canoagem e arborismo, entre tantas outras.

Anota aí as nossas sugestões para explorar a cidade e seus arredores:

  • Mirante do Cerrado, a 12 km da Vila de Bom Jardim;
  • Duto do Quebó, com atividade de boia-cross pela correnteza que passa por dentro de uma caverna;
  • Rio Cuiabazinho, onde é possível fazer um passeio de caiaque.

Lembrando que as atividades devem ser realizadas com acompanhamento de guias locais. E tem outra informação muito importante: o fuso horário do Mato Grosso possui 1 hora a menos que o horário de Brasília. Programe-se para não perder nada!

  • Está curtindo este conteúdo? Viaje com a gente também para Glaura-MG com a Renata Saccheto, mais uma colaboradora da Localiza que topou pegar estrada.

Na estrada para Nobres e Vila de Bom Jardim

Agora que você já sabe o que fazer em Nobres-MT, resta descobrir como chegar ao seu destino. Bom, o município fica localizado a uma distância de 125 km de Cuiabá, onde se encontra o aeroporto mais próximo. A partir de lá, é só seguir o trajeto de carro, pegando a MT-010 e depois a BR-364.

Do centro de Nobres ao distrito de Bom Jardim, são 64 km de distância. Há duas rotas para quem desembarca na capital e deseja chegar a Bom Jardim: é possível passar por Nobres, ou ir direto ao distrito.

Não se esqueça de baixar o mapa para consultá-lo offline, já que no caminho há trechos sem sinal. E aí, preparado para essa viagem? Então confira os melhores carros para cair nessa estrada!

Ah! E com as ofertas exclusivas dos nossos parceiros, você tem ainda mais comodidade na sua viagem.

Até a próxima parada!

Dica Localiza

Aproveite dicas de destinos e roteiros da marca que é especialista em viagem pelo Brasil. 

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.