Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

O “deserto das águas” existe e fica em Tocantins. Conheça o Jalapão!

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 15 de Setembro

Calor o ano inteiro e paisagens impactantes. Assim é Jalapão, no Tocantins. Distante do agito da cidade grande, a região concentra belezas naturais intocadas em meio ao vasto verde do Cerrado.

É de se esperar que um ambiente remoto reserve tantas maravilhas escondidas, mas devemos confessar que Jalapão nos surpreendeu. Em mais uma viagem com a Mel Fronckowiak, apresentadora da nossa websérie Mel na Estrada, vamos descobrir experiências únicas e prazerosas no norte do Brasil.

Prepare o seu 4x4, pois estamos chegando a mais um destino da temporada de Rotas Sustentáveis. Vamos lá? Confira os destaques dessa aventura no vídeo que preparamos!

Você precisa conhecer o Jalapão - TO

O Jalapão fica em território brasileiro, uma região no estado do Tocantins composta por áreas de preservação, sendo uma delas o Parque Estadual do Jalapão. Possui 34 mil km² e abrange os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix. Embora seja um destino turístico fabuloso, ainda é pouco conhecido pelos turistas, até porque o acesso não é nada fácil.

As estradas de areia fofa que levam ao Jalapão exigem um veículo com tração nas 4 rodas, além de muita experiência e segurança por parte de quem dirige. Como a densidade populacional é bem baixa (menos de 1 habitante por km²), a possibilidade de conseguir ajuda por lá, em caso de atolamento e afins, é super escassa.

Bem, o trajeto pode até ser complicado, mas, vai por mim, cada vivência na região valerá a pena.

É justamente por ser um paraíso pouco explorado que o local é referência em conservação ambiental no país. A vegetação nativa predominante é característica do Cerrado, onde os campos limpos intensificam a exuberância desse bioma.

Mel Fronckowiak se apoia na traseira de carro pickup de cor prata.
Veículos 4x4 são os indicados para pegar a estrada de terra e areia do Jalapão-TO.

O visual

O verde das espécies de plantas rasteiras e o avermelhado do solo do Cerrado contrastam com a areia dourada das dunas,  as águas cristalinas das cachoeiras e fervedouros, a mata seca e o campo sujo. Aliás, um lugar com esse cenário não poderia receber outro apelido senão “deserto das águas”.

O clima no Jalapão - TO

Quanto ao clima, saiba que as temperaturas elevadas prevalecem ao longo de todo o ano. Uma peculiaridade, típica da savana brasileira, é que existem duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa.

Onde ficar?

A maioria das opções de hospedagem no Jalapão são pousadas simples distribuídas pelas cidades da região, muitas já incluídas nos pacotes das agências de viagem. A Mel preferiu ir por conta própria e escolheu um local diferenciado e sustentável, mas isso nós vamos te contar mais pra frente.

Quando viajar?

O Jalapão pode ser visitado em qualquer época do ano, com algumas ressalvas.

A temporada de seca na região acontece entre maio e setembro, sendo que a melhor época para visitas é de maio a julho. Nesse período, as águas ficam mais translúcidas e a chance de haver chuva durante os passeios é mínima.

Já na época chuvosa, entre outubro e abril, o roteiro pode ficar comprometido e as águas ficam mais turvas. A vantagem dessa fase é a presença de menos turistas, caso você queira mais tranquilidade.

E por falar em passeios, que tal conhecer os principais atrativos do Jalapão, no Tocantins?!

Mel Fronckowiak posa para foto, com a mata e o céu azul ao fundo, no Jalapão - TO
Na temporada de Rotas Sustentáveis, Mel Fronckowiak visita o Jalapão-TO.

Saiba quais são os principais pontos turísticos do Jalapão - TO

Agora que você conhece um pouquinho sobre a região, vamos ao que interessa! A palavra de ordem para montar seu roteiro de passeios no Jalapão é: ecoturismo. Sim, esse é mais um destino que une experiências turísticas integradas ao meio ambiente, sempre com muito respeito à natureza e que, aliás, ajuda no desenvolvimento econômico das comunidades locais.

Vale destacar que as principais atrações estão localizadas em Mateiros, São Félix e Ponte Alta. Por isso, elabore um roteiro circular, que cubra todos os municípios, ou estabeleça uma das cidades como sua base.

Confira as dicas da Mel a seguir!

Fervedouros

Uma aventura surreal que só se vê no Jalapão, Tocantins! Os fervedouros são poços profundos com nascentes subterrâneas, de onde a água emerge com tanta pressão que impede os banhistas de afundarem. Olhando de fora até parecem rasos, já que a areia fica suspensa na água, mas a profundidade pode chegar a 70 metros.

Pouco a pouco, mais fervedouros vão sendo descobertos na região, mas até o momento já são contabilizados entre 15 a 20. A visitação é limitada: normalmente, devem ser formados grupos de no máximo 10 pessoas, com tempo de 20 minutos para apreciação.

Mel Fronckowiak dentro de um fervedouro com a mata ao fundo no Jalapão - TO
Os fervedouros são poços profundos com nascentes subterrâneas, de onde a água emerge com tanta pressão que impede os banhistas de afundarem.

Veja quais são os principais:

  • Fervedouro Bela Vista - São Félix (TO)
  • Fervedouro Jatobá - São Félix (TO)
  • Fervedouro Rio Sono - Mateiros (TO)
  • Fervedouro dos Buritis - Mateiros (TO)
  • Fervedouro das Macaúbas - Mateiros (TO)
  • Fervedouro do Buritizinho - Mateiros (TO)

Cachoeira da Formiga

Quem passa pelo Jalapão não pode deixar de visitar a Cachoeira da Formiga, a 36 km de Mateiros. Um tom de azul-esverdeado cristalino é o que você vai encontrar nessa esplêndida piscina natural, e vai se encantar, temos certeza.

A queda d’água é pequena, tem menos de 2 metros de altura, mas a beleza dessa cachoeira é grandiosa. E o poço tem uma profundidade considerável, porém, possui um ponto mais raso, ideal para os banhistas mais cautelosos.

Cachoeira de águas azuis-esverdeadas cristalinas rodeada de vegetação nativa no Jalapão-TO.
O tom azul-esverdeado cristalino da Cachoeira da Formiga é uma exclusividade do Jalapão que encanta os banhistas.

Outras cachoeiras no Jalapão - TO:

  • Cachoeira da Velha: a maior cachoeira da região possui um abundante volume de água e por isso é imprópria para o nado;
  • Cachoeira do Soninho: a queda de 30 metros de altura e grande volume de água também impede que os turistas se banhem;
  • Cachoeira das Araras: ideal para se banhar, possui duas quedas de aproximadamente 10 metros de altura.

Rio Novo

Que a Fronck é aventureira, isso todo mundo sabe. Dessa vez, ela aproveitou um passeio de caiaque pelo Rio Novo, e sabe o que aconteceu durante o percurso? Ela avistou o lindo e memorável vôo das araras!

Para quem prefere sombra e água fresca, a Prainha do Rio Novo é a opção perfeita! A praia fica localizada próximo à comunidade quilombola de Rio Novo, onde é possível encontrar comida caseira e redes para descanso.

  • Você sabia? O Rio Novo, no Jalapão - TO, é um dos poucos rios de água potável do mundo.
Seis caiaques estacionados na margem do Rio Novo, em Tocantins.
Passear de caiaque pelo Rio Novo é uma das atrações recomendadas aos visitantes do Jalapão.

Dunas do Jalapão

Saindo das águas límpidas e refrescantes, é chegado o momento de conhecer as areias douradas das Dunas do Jalapão, que ficam dentro do Parque Estadual. As dunas são formadas pela erosão dos paredões de arenito da Serra do Espírito Santo, que têm hoje aproximadamente 75 metros de altura.

Paisagem das dunas de areias douradas do Parque Estadual do Jalapão, cercadas por vegetação nativa em dia claro.
As dunas com areias douradas do Parque Estadual do Jalapão, que podem chegar a 75 metros de altura.

A vista lá de cima é única, capaz de revelar a imensidão dessa região. Visitar as dunas no fim da tarde para ver o pôr do sol é uma visão pra lá de especial.

  • Em Jericoacoara - CE, também há dunas surpreendentes para aventuras emocionantes.

Hospedagem sustentável: Korubo - Safari Camp Jalapão

Não tem como traçar um roteiro de ecoturismo sem pensar em sustentabilidade, concorda? Olha só, a nossa viajante escolheu um lugar para se acomodar e estar o tempo todo cercada de natureza. Uma experiência de hospedagem sustentável bem no meio do Cerrado!

A Korubo possui acomodações em tendas inspiradas no Safari Africano, o que explica sua característica de Safari Camp no Jalapão. É pioneira em turismo no Jalapão e referência de Glamping no Brasil. Suas construções não envolvem alvenaria, mas conforto e bem-estar são pontos indispensáveis nesse acampamento. 

Além do mais, o uso de fontes de energia alternativa promovem o turismo sustentável. O estabelecimento ainda gera empregos para os nativos e incentiva a produção e comercialização do artesanato local.

Mel Fronckowiak sorrindo sentada em cadeira dentro de tenda localizada no cerrado em dia claro.
As acomodações da Korubo são tendas inspiradas no Safari Africano, uma experiência de hospedagem sustentável em pleno Cerrado.
  • Turismo sustentável: na comunidade quilombola Mumbuca, você encontra a maior loja de peças feitas em capim dourado do Jalapão.

Sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e crescimento econômico em um só lugar! A Korubo oferece hospedagem, refeitório, guias turísticos, transfer e programação completa de passeios.

  • Conheça no Pantanal outro hotel integrado à natureza.

Como chegar ao Jalapão - TO

Jalapão é uma região afastada, e o aeroporto mais próximo ficaem Palmas - TO. Saindo da capital, é possível pegar uma estrada asfaltada até Ponte Alta, são aproximadamente 195 km de viagem. Daí em diante, é hora de encarar as estradas de terra e areia.

Você já sabe: precisa ir com seu carro 4x4 próprio ou alugado. Conheça os melhores carros para a sua aventura!

É mais conforto que você quer? Dê uma olhadinha nas exclusividades dos nossos parceiros e aproveite!

Agora a gente volta pra estrada… nos vemos no próximo destino!

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.