Ir para o conteúdo

Dica mão na roda

Dica mão na roda: 5 dicas de cuidados com o carro!

Por: Equipe Vai por Mim + Karina Simões

| 18 de Novembro

Confira estas 5 dicas de cuidados com o carro para prolongar a sua vida útil e economizar dinheiro.

Seu carro é parte essencial da sua vida e, por isso, deve ser bem preservado. Porém, é fácil ignorar a manutenção de que ele precisa para permanecer em bom estado de funcionamento. A boa notícia é que você pode seguir algumas dicas simples de cuidados com o carro para economizar um bom dinheiro e preservar o seu veículo ao longo do tempo!

Às vezes, fazer os cuidados cotidianos do carro, como trocar o óleo e aspirar o veículo, pode levar um tempo considerável. Mas estas precauções te ajudam a economizar muito dinheiro no futuro e, se você tem um modelo mais antigo, cada dia que você prolongar a vida útil dele é uma vitória.

Então, que tal ouvir a nossa especialista que trouxe várias dicas legais sobre o assunto? Quem comenta é a Karina Simões, jornalista, que nos brinda com 5 dicas para manter o seu carro sempre em perfeitas condições.

Continua depois da Publicidade

Cuidados com o carro em 5 dicas simples

Bom, a verdade é que todo carro precisa de cuidados e manutenção. E quanto mais proativo você for em manter tudo em boa forma, menos dinheiro gastará em revisões na mecânica.

Bora pras instruções da especialista Karina Simões!

1. Ligue o carro regularmente

A maioria das pessoas gosta de passear com seus veículos, mas às vezes, certas situações fazem com que elas não os conduzam diariamente.

Importância

Acontece que esses períodos de “hibernação” extensa podem afetar negativamente os sistemas mecânico e elétrico. Como diz a Karina, é ruim deixar o carro parado por muito tempo.

Nestas situações, o bom é dar partida regularmente. O seu veículo funciona melhor quando o mantém funcionando. Isso porque você “acorda” a bateria, o sistema de arrefecimento e os demais componentes essenciais.

Como fazer

Deixe o veículo ligado por alguns minutos, pelo menos a cada dois dias, quando você não o usa com frequência.

Além disso, verifique o seu líquido de arrefecimento pelo menos duas vezes ao ano — por exemplo, uma vez no clima frio e outra no clima quente. Outra dica é testar a bateria umas duas vezes ao ano e inspecionar quanto à sua vida útil.

2. Calibre os pneus

A segunda dica é sobre a importância da calibragem. Temos também um artigo que fala especificamente sobre isso aqui no Vai por Mim.

Importância

Você sabia que pode facilmente prolongar a vida útil de seus pneus apenas os girando de vez em quando? É verdade! Ah, e os quatro pneus do seu carro não se desgastam da mesma maneira.

E todo mundo já sabe que rodar com os pneus em más condições, além de ser um risco, pode gerar uma multa desnecessária, o que, cá entre nós, ninguém quer.

Como fazer

Verifique os amortecedores, molas e o sistema de pressão. A maioria de nós nem pensa nisso, só quando “sente” os pneus mais vazios, não é verdade!?

Não se esqueça de que, para calibrar, você precisa prestar atenção às orientações dadas pelo fabricante — que se encontram logo ali, coladas na porta do motorista.

Mas a maior dica de cuidados com o carro, nesse quesito é: teste sempre a pressão do ar dos pneus uma vez por mês. Você pode usar tanto um calibrador digital manual quanto aquele lá do posto.

Veja mais sobre calibragem nesse vídeo:

3. Evite deixar o combustível chegar na reserva

A mão de uma pessoa segurando o bico de abastecimento em um carro branco.
Mantenha seu carro sempre abastecido. (Foto/Getty)

Ok, você é daqueles que gosta de apostar e confiar no medidor de combustível do seu carro? Se sim, você pode ter certeza de que não está sozinho nessa. Muitos motoristas decidem abastecer o tanque somente depois que a luz amarela do painel começa a piscar.

Importância

A moral da história é que dirigir assim, na reserva, é definitivamente uma má ideia. Vale salientar que os medidores não são 100% confiáveis ou precisos. Como não existe um parâmetro fixo, você precisa tomar cuidado.

Um tanque vazio pode causar sérios danos, como entupimento do filtro de combustível. Além de prejudicar os injetores, já que eles são forçados a extrair ar ao invés da mistura dos combustíveis — o que pode fazer com que seu carro não ligue.

Resumindo: o motor tende a “engolir” o ar na falta de combustível, o que não é legal.

Como fazer

Além de cuidar para manter o combustível acima da reserva, siga essas instruções se você estiver dirigindo na reserva:

  • Conduza de forma econômica em pouca velocidade;
  • Evite travagens e acelerações bruscas;
  • Desligue o motor durante as paradas.

Continua depois da Publicidade

4. Verifique o nível de óleo do motor

O óleo é um componente importante do seu motor porque atua como um lubrificante entre as peças. Essa lubrificação ajuda a reduzir o atrito e também o calor.

Importância

Se o óleo não estiver fazendo seu trabalho direitinho, o motor superaquece. Por isso, verificar e trocar o óleo de forma rotineira é essencial para manter o motor em boas condições de funcionamento.

Como fazer

Verifique o nível do óleo a cada mês e troque-o conforme indicado no manual do carro. Você pode tanto trocá-lo sozinho ou levá-lo a um posto, ou oficina mecânica.

Se você quiser fazer sozinho, conheça bem as etapas necessárias para drenar o fluido, definir corretamente o nível de óleo e descartar o óleo usado.

Uma mão puxando a vareta de verificação de óleo do motor do carro.
Verifique o óleo do motor.

5. Mantenha o carro higienizado

Seu veículo está sujeito a todos os tipos de elementos externos prejudiciais, como:

  • Maresia;
  • Poeira;
  • Extremo calor ou frio;
  • Chuva e granizo;
  • Fungos, bactérias e até insetos.

Ou seja, independente de onde você more, sempre haverá formas de prejudicar a lataria, motor e tudo o que compõe seu veículo.

Importância

Manter seu carro limpo ajuda a evitar danos a longo prazo e até doenças em você e sua família. Por isso, encontre um método de rotina de limpeza que funciona melhor para você.

Como fazer

Programe lavagens de rotina e tratamentos de cera, para preservar a pintura, bem como a higienização da parte interna, estofados, painéis, ar-condicionado etc.

Gostou dessas dicas? Não pare de ler agora: preparamos sugestões extras para você!

Continua depois da Publicidade

Dicas extras de cuidados com o carro

Verifique as pastilhas de freio e cheque as luzes

Você ouve um som estridente quando pisa no freio? Pode ser porque as pastilhas de freio estão nas últimas. Por isso, verifique o fluido do freio toda vez que for trocar o óleo para se certificar da necessidade de fazer a substituição ou não.

Um detalhe importante: um vazamento qualquer de fluido pode afetar o desempenho do carro. Por isso, não ignore vazamentos, sons ou cheiros estranhos.

Ei, não se esqueça das luzes! Um farol quebrado ou lâmpada e fusível queimado é um risco à segurança e pode gerar multa. Por isso, inspecione minuciosamente cada um desses componentes.

Agende as visitas de inspeção e revisão do seguro

Leve seu carro para inspeção uma vez por ano. Assim, você economiza ao longo prazo, na troca de óleo ou jogo de pneus.

Assim como as verificações de rotina, é uma boa ideia revisar o seguro de tempos em tempos. A renovação evita qualquer tipo de implicação legal, economiza estresse mental e ajuda a garantir as coberturas que devem estar sempre atualizadas.

Cuide e economize!

Quanto mais proativo você for em manter tudo em boa forma com essas dicas simples de manutenção do carro, menos dinheiro você gastará em reparos maiores.

Como vimos, algumas tarefas de rotina nos cuidados com o carro podem ser feitas em casa mesmo, mas outras exigem ajuda de especialistas.

Dependendo da marca e do modelo, o custo de manutenção pode até prejudicar a sua carteira. Evite chegar a esse ponto, economizando e prolongando a vida do seu melhor amigo!

Quer mais ideias de como cuidar do seu carro de forma fácil e segura? Conheça o plano de revisão Localiza.

 

Dica mão na roda

Descubra o universo de autos com as melhores dicas e as curiosidades mais interessantes.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.