Ir para o conteúdo

Dica mão na roda

Viagem de carro: tudo o que você precisa saber antes de botar o pé na estrada

Por: Equipe Vai por Mim

| 20 de Maio

Cada viagem de carro tem uma história, mas entre os encontros e surpresas boas que a estrada oferece, imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante investir na revisão do carro e aprender alguns truques antes de seguir para o trajeto dos seus sonhos. 

Poder ir para onde quiser e quando quiser, emendar cidades no roteiro, reprogramar a rota de última hora e seguir seus instintos para explorar cantinhos deliciosos ainda não descobertos. Essas são apenas algumas das razões que podem fazer da sua primeira viagem de carro uma experiência daquelas que te acompanham pelo resto da vida. 

Planejar a viagem de carro vai garantir que você aproveite a liberdade de estar ao volante curtindo momentos únicos como ver, no mesmo dia, o sol nascendo no horizonte, rios, montanhas e o céu coberto de estrelas

Viagem de carro: tudo o que você precisa saber antes de botar o pé na estrada

Continua depois da Publicidade

Mas, caso algo dê errado, saber o que fazer será uma mão na roda para te ajudar a seguir em frente. Siga as dicas abaixo e prepare o seu roteiro com cuidado, sem deixar nenhum detalhe para trás.

1. Vamos de revisão do carro

O ideal é ir ao mecânico a cada seis meses ou a cada 10.000 km rodados e fazer uma revisão do carro completa. Mas vale dar uma conferida extra antes de cair na estrada. Veja no que prestar atenção: 

  • Invista em um diagnóstico do motor, da parte elétrica, dos pneus, da suspensão, do escapamento, dos freios e da transmissão; 
  • Confira a água, os filtros de óleo, faróis, lanternas e até mesmo o funcionamento dos limpadores de para-brisa. 

Você sabia que existem diferentes tipos de revisão veicular? Para conhecer todos os detalhes sobre essa importante etapa de manutenção do seu automóvel, confira este artigo: Revisão de Carros: o que é, quando fazer, o que é verificado?

2. Planeje-se para ter uma viagem de carro tranquila

Para facilitar o seu trajeto, é fundamental planejar sua viagem com antecedência. Uma dica é seguir a checklist abaixo:  

  • Certifique-se de que sua documentação e a do veículo estão em dia; 
  • Confirme se está levando itens de segurança como macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e, claro, um estepe calibrado e pronto para o uso;
  • Estude o percurso listando pedágios, postos de gasolina, paradas e hotéis viáveis na sua rota;
  • Baixe a rota do GPS e sua playlist de músicas antes de sair de casa, afinal, não dá para prever os momentos do trajeto sem rede móvel disponível;
  • Prefira vias duplicadas e locais seguros para dirigir durante a noite; 
  • Leve dinheiro em espécie. Em alguns lugares, como pequenas borracharias, podem aceitar apenas esse método de pagamento. 

3. Aprenda a se virar

Toda viagem tem perrengue, mas, ao viajar de carro, pode ser que você seja a única pessoa capaz de se socorrer em algumas situações. É bom se prevenir, mas nunca é demais estar preparado. 

Por isso, fizemos três tutoriais para te ajudar a superar os desafios mais comuns de uma viagem de carro.

Saiba como trocar pneu de carro

Imagine só: seu pneu furou em uma estrada deserta numa noite de chuva. Não tem sinal de rede e você só pode contar consigo mesmo. Saber como trocar pneu de carro vai te salvar dessa situação em minutos. Então, vem aprender!

1 - Estacione em um local plano e seguro;
2 - Puxe o freio de mão e sinalize que está parado; 
3 - Separe o estepe, o macaco e a chave de roda; 
4 - Use a chave de roda para afrouxar os parafusos; 
5 - Erga o carro com o macaco — atente-se para posicionar a ferramenta na calha do assoalho. Agora, retire os parafusos e remova o pneu danificado; 
6 - Encaixe o estepe e lembre-se de apertar bem os parafusos. 

Viagem de carro: tudo o que você precisa saber antes de botar o pé na estrada

Feito isso, você está pronto para seguir viagem. Se quiser ver como trocar pneu na prática, é só assistir ao tutorial completo em nosso canal do YouTube. 

Continua depois da Publicidade

Viagem de carro: tudo o que você precisa saber antes de botar o pé na estrada

O que fazer em caso de superaquecimento do motor

É importante ficar atento ao ponteiro de temperatura do painel para não ser surpreendido pela fumaça subindo do capô. Se o carro ferveu, a primeira coisa é parar em um local seguro e desligar o veículo. Abrir o capô vai ajudar o motor a esfriar mais rápido, mas deixe que o processo ocorra sozinho, nada de jogar água fria.

Se organize para evitar pane seca

Busque conhecer o seu veículo e saber quantos quilômetros ele faz por litro. Isso faz parte do planejamento da sua viagem de carro, sendo um importante passo para reduzir e as chances de parar na estrada por não conseguir abastecer. 

Mesmo com os cuidados, se o carro ficar sem combustível, você precisará empurrá-lo e estacionar em um local seguro, sinalizando com o triângulo de segurança em 30 metros de distância. Enquanto estiver parado, deixe o pisca-alerta ligado. Entre em contato com o seu seguro ou peça um reboque até o posto mais próximo. 

Ah, nada de carregar combustível em garrafas pet durante o percurso. Além de ser proibido, você está se colocando em risco por ser uma substância inflamável. 

Viagem de carro: tudo o que você precisa saber antes de botar o pé na estrada

Agora que você já conferiu nossas dicas e sabe que revisar o carro é o segredo para uma viagem tranquila, escolha o seu plano de revisão com quem cuida da maior frota de carros do Brasil. Bora viver sua paixão por viajar e curtir a estrada!  

Dica mão na roda

Descubra o universo de autos com as melhores dicas e as curiosidades mais interessantes.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.