Ir para o conteúdo

Dica mão na roda

Os pets também merecem pegar estrada! Veja como viajar com o seu cachorro

Por: Equipe Vai por Mim

| 08 de Novembro

Vai viajar com o pet? Você precisa saber como transportar cachorro em carro. Confira nossas dicas e garanta a segurança do seu melhor amigo!

Os pets amam a companhia dos seus tutores, tanto que alguns são quase como uma sombra, seguindo cada passo dos humanos em casa. E basta ouvir o barulho das chaves, que o cão já quer logo saber: “para onde vamos?”.

Você não abre mão da presença do seu bichinho durante a viagem? Então, certifique-se de que sabe como transportar cachorro em carro! 

Sim, existem cuidados específicos que você deve tomar ao levar o doguinho para uma viagem, ou qualquer passeio de carro. São atitudes que garantem tanto a segurança do animal como a do motorista e passageiros.

Pensando nisso, selecionamos as melhores dicas para você levar seu cachorro no carro sem preocupação. Acompanhe!

Como transportar cachorro em carro em 3 dicas práticas

A gente sabe que, só de pensar em sair, seu cão já fica todo animado, balançando o rabinho e te olhando com a maior expressão de felicidade. Eles realmente amam sentir o ar fresco, novos aromas e observar tudo ao redor. É como descobrir um novo mundo!

Naturalmente, os tutores também se empolgam ao ver a alegria do bicho, mas é nessa hora que as devidas precauções não podem ser esquecidas! 

O transporte de cachorro em carros deve ser feito com muita responsabilidade, de modo que o animal esteja confortável, seguro e possa se comportar durante o percurso.

Você sabe quais são as melhores formas de levar o pet no carro? Deixa que a gente te conta!

1. É melhor que o cão fique preso

Os animais amam a liberdade, e nós também. Porém, quando for transportá-lo, seja qual for a distância, é recomendável que ele fique preso com algum acessório próprio para isso.

Os cães de pequeno porte podem ir numa cadeirinha de cachorro para carros ou numa caixa de transporte. Já para os maiores, a melhor opção é utilizar o cinto de segurança para cachorro.

Cachorro aparece sentado no banco traseiro de um carro usando um cinto de segurança para cachorros.
O cinto de segurança é um grande aliado na proteção do seu pet.

Continua depois da Publicidade

Dessa forma, seu amigo de quatro patas fica contido durante a viagem, evitando que se movimente intensamente dentro do carro, já que isso pode causar desatenção no motorista e provocar acidentes.

Lembre-se que ter uma pessoa segurando o animal não substitui o uso desses itens, combinado?

Ah, e você já sabe, mas não custa lembrar: não leve o cachorro no porta-malas! Use esse espaço somente para as bagagens.

2. A temperatura dentro do carro é importante

Preste muita atenção ao bem-estar do seu cão ao longo de uma viagem, passeio ou ida ao veterinário. Se o interior do carro estiver quente demais, pode ser que o cachorro se sinta mal, pois, em geral, os peludos sentem mais calor do que nós, humanos.

Por isso, controle a temperatura mantendo as janelas abertas ou ligando o ar-condicionado, mas certifique-se de que o filtro de ar está devidamente limpo, sem poeira.

Caso ele apresente sinais de que está passando mal, preste socorro imediatamente. Tente resfriar o animal com água fria e coloque-o em um local com boa circulação de ar. Caso não melhore, procure o veterinário mais próximo.

Por fim, nunca deixe o cão sozinho dentro do carro estacionado.

3. A gente estica as pernas, eles esticam as patas

Uma viagem longa é tão cansativa para nós quanto para eles, então aí vai nossa dica de como transportar cachorro no carro quando o trajeto é extenso. O ideal mesmo é fazer boas paradas durante a viagem, de preferência a cada duas horas.

Nesse momento, deixe seu pet respirar e se movimentar um pouco. Ofereça a ele água fresca e algum alimento, caso esteja com fome.

Mulher negra usando calça jeans e uma blusa de frio amarela abraça cachorro. Ambos estão sentados na grama com um carro e árvores ao fundo.
Aproveite para espairecer um pouco ao ar livre.

E não custa lembrar: coloque a coleira no animal antes de abrir a porta do carro, pois ele pode querer sair correndo e até mesmo atravessar a rodovia!

Dica extra: prepare-se com antecedência

No fim das contas, pegar estrada é melhor quando você planeja, principalmente quando a gente leva nosso melhor amigo de quatro patas, concorda? Por isso, prepare-se com antecedência para uma viagem de carro.

Atenção à lei antes de pegar a estrada

A segurança vem em primeiro lugar quando o assunto é o transporte de cachorro em carros. Além disso, os tutores devem ter conhecimento sobre as leis de trânsito para garantir uma viagem tranquila e evitar multas.

A legislação brasileira permite que animais de estimação sejam levados em carros de passeio, desde que sejam cumpridas as obrigações legais. 

Para saber como transportar cachorro em carro de forma adequada, você deve levar em consideração os três artigos da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Vamos resumi-las a seguir:

  • Art. 252: o pet deve estar na cadeirinha de cachorro para carro, caixa transportadora ou com cinto de segurança, de preferência no banco de trás. Nunca no colo do motorista, em seus braços ou entre suas pernas.
  • Art. 169: a falta de atenção ao dirigir é considerada uma infração leve. Portanto, proporcione as condições ideais para que a presença do cachorro no carro não seja motivo de distração no volante.
  • Art. 235: é proibido transportar o cachorro nas partes externas do carro, como na caçamba de uma pick up ou caminhonete. Também não é permitido transportar o animal com parte do corpo para fora da janela.

Este último, em especial, é também um ato de cuidado com a saúde do animal

Com o veículo em movimento, ciscos e pequenas pedras podem atingir os olhos do seu cão, e o vento nas orelhas pode causar otite. Sem contar a possibilidade de o cão pular para fora do carro por algum estímulo externo.

Dica extra: atente-se à manutenção do seu carro

Para a segurança de todos, coloque no seu planejamento a revisão do seu carro, principalmente a calibragem de pneus. Com os cuidados tomados, todos farão uma viagem confortável e segura!

Nossos outros amigos também precisam de cuidados

Cachorros são os passageiros mais comuns, mas outros pets também podem embarcar em uma viagem de carro e precisam receber os devidos cuidados. Saiba como carregar gatos, peixes, aves, roedores e pequenos répteis no veículo!

Gatos

Escolha uma caixa de transporte com espaço suficiente para ele se movimentar. Prenda a caixa com cinto de segurança e não se esqueça de levar ração, água, e de fazer paradas durante o percurso. Também é interessante levar os brinquedos preferidos do bichano.

Dentro de um carro, um gato coloca a cabeça para fora de uma caixa de transporte aberta.
Leve o seu gato bem protegido com você!

Continua depois da Publicidade

Peixes

O transporte de peixes não é tão simples. Você vai precisar tirá-lo do aquário e colocá-lo em outro recipiente com tampa. 

Antes de sair, espere até o último momento para fazer a transferência; quando chegar, a prioridade é devolver o pet ao aquário. Ah, e cuidado para a água não esquentar muito durante a viagem!

Aves, roedores e répteis

Estes animais devem ser levados em caixas de transporte específicas para cada um. Atenção: as gaiolas comuns, usadas em casa, não são adequadas para viagem.

Seu carro precisa ter pedigree, mas seu pet não!

Quanto mais aconchegante for o seu carro, melhor será para o seu cão, independentemente da raça do doguinho. Afinal, seu carro precisa ter pedigree, mas seu pet não!

E se você ainda não tem um pet ou quer aumentar a família, considere a adoção com o Ministério Arca de Noé, uma ONG que trabalha com a adoção responsável de animais que precisam de um lar. Veja algumas das fofuras que estão procurando por um lar:

Ter um animal de estimação envolve tomar todas as medidas para garantir sua segurança e conforto, seja em casa ou na estrada. E agora que você já sabe como transportar cachorro em carro, escolha o veículo mais aconchegante para toda a sua família.

Dica mão na roda

Descubra o universo de autos com as melhores dicas e as curiosidades mais interessantes.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.