Ir para o conteúdo

Dica mão na roda

Como tirar areia do carro? 8 dicas para voltar da praia com tranquilidade

Por: Equipe Vai por Mim

| 14 de Setembro

Quer viagens à praia sem preocupação e um carro impecável por bastante tempo? Então, é essencial entender como tirar areia do carro!

É uma delícia ir para a praia, não é mesmo? Entrar no mar, surfar bastante, curtir o sol, sentir a areia nos pés… Na hora de voltar para casa, porém, esses pequenos grãos podem virar um problemão!

Com a água salgada e a maresia, a areia possibilita a proliferação de bactérias e fungos e pode levar a manchas no estofado, arranhões na pintura do carro e muito mais.

Descubra como tirar areia do carro, evite que tudo isso aconteça e faça viagens tranquilas à praia, em que a sua única preocupação vai ser o protetor-solar.

Gravamos um vídeo para que você possa acompanhar o processo em detalhes, confira!

Continua depois da Publicidade

1. Prepare o carro antes de sair de casa


Quando acaba um dia de praia, todos estão cansados e podem acabar esquecendo dos cuidados com a água do mar e a areia. Por isso, é bom se precaver: antes de sair de casa, cubra todos os bancos com toalhas de praia secas. Ah! Plástico não é uma boa ideia, viu? Ele pode acabar estragando o estofado, pois abafa a umidade.

2. Estacione o carro em um lugar estratégico

Você já parou para pensar que onde você estaciona pode fazer toda a diferença na hora de tirar a areia do carro? Pois é, quando você para muito perto do mar, o vento pode levar a areia até ele, depositando partículas na lataria. Por isso, quando for estacionar, procure uma vaga perto da praia pela praticidade, mas não perto demais!

Pessoa colocando uma toalha seca no banco de um carro.

3. Tire o excesso de areia do corpo e dos pertences

Depois de um dia inteiro curtindo a praia, todo mundo está cansado e doido para chegar em casa. Mas ainda tem uma etapa: tirar a areia do corpo. Para isso, use um pano seco ou uma toalha e passe nas áreas com mais areia, geralmente os pés e pernas. Para finalizar, use uma garrafinha de água doce.

Além disso, repita o processo com tudo que tenha tido contato com a areia, como guarda-sol, sacolas e chinelos. Assim, o porta-malas também ficará protegido.

4. Lave a lataria com água

Chegou em casa? É hora de tirar a areia da lataria. Para isso, use só água com pressão e não esfregue. O perigo de usar qualquer pano ou esponja, nesse momento, é danificar permanentemente a pintura.

5. Limpe os tapetes

Para tapetes de plástico ou borracha, é só remover, bater para tirar o excesso de areia e, por fim, lavar com uma mangueira ou com um pano úmido. Não é preciso usar nenhum produto além de água e sabão ou detergente neutro.

No caso de tapetes de tecido, é melhor não molhar demais! Use somente um aspirador pó seguido de uma esponja umedecida com água e sabão ou detergente neutro.

6. Desgrude a areia e use o aspirador

Para desgrudar toda a areia do interior do carro, é só usar uma escova de cerdas macias. Em seguida, use o aspirador de pó em cada cantinho. Há alguns indicados especialmente para carros que podem facilitar bastante a limpeza, sabia? Depois disso, use um pano de microfibra para retirar a areia que ficou para trás.

Pessoa passando um aspirador no banco de um carro.

Continua depois da Publicidade

7. Lave o assoalho e o estofado 

No caso de areia, essa etapa não costuma ser necessária. Mas se você quer se livrar da água do mar e da maresia, é indicado dar um trato especial no assoalho e no estofado. Para isso, use pouca água e sabão ou detergente neutro, como indicamos para os tapetes de tecido. 

Pessoa espremendo uma bucha vegetal sobre um balde amarelo para tirar o excesso de água.

8. Seque todo o carro

Com um pano limpo e sem fiapos, retire o excesso de água de todo o carro. Em seguida, deixe-o todo aberto em um local seguro e ventilado. Isso é necessário porque a umidade pode causar a proliferação de fungos e bactérias, gerando odores indesejados, manchas e danos permanentes.

Aproveite esta etapa para higienizar também os vidros do seu veículo com as recomendações deste artigo: Como limpar vidro de carro? 6 dicas para limpeza correta

É hora de partir para a próxima viagem!

Agora que você já sabe como tirar areia do carro para que ele fique sempre conservado e pronto para mais uma aventura, que tal planejar o seu próximo destino com as dicas da influenciadora Mel Fronckowiak?

Dica mão na roda

Descubra o universo de autos com as melhores dicas e as curiosidades mais interessantes.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.