Ir para o conteúdo

Saiba como perder o medo de dirigir sozinha e conquiste a sua liberdade em 10 dicas

 

Saiba como perder o medo de dirigir sozinha e conquiste a sua liberdade em 10 dicas

Saber como perder o medo de dirigir sozinha não é apenas uma questão de mobilidade, mas de liberdade para fazer escolhas e viver os próprios sonhos.

Desistir de um destino porque o trajeto exige horas de condução, pelo cansaço de rodoviárias e aeroportos lotados ou até pela tensão de chamar um táxi em cidades desconhecidas. Quando entendemos que liberdade é ser livre para ir e vir, depender dos outros na direção se torna uma renúncia constante às viagens e novas descobertas.

Mesmo tendo conquistado independência em tantas áreas da vida, as mulheres são as mais afetadas pela fobia do trânsito, que é real e tem nome: amaxofobia. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com o medo de dirigir. Desse número, 80% são mulheres.

Saiba como perder o medo de dirigir sozinha e conquiste a sua liberdade em 10 dicas
A influenciadora Amanda Mendes, habilitada há oito anos, topou participar do Desafio 21 dias e superar a insegurança de estar ao volante.

Se você tem habilitação, mas ainda não sabe como dirigir sozinha, um desafio criado pela psicóloga Vanessa Carmo pode te auxiliar. A ideia é apoiar mulheres a se tornarem donas do próprio destino em 21 dias de prática — tempo que o cérebro precisa para se adaptar à uma mudança.

Aqui estão 10 dicas para te ajudar a entender como perder o medo de dirigir sozinha com o Desafio 21 Dias. Vamos à prática:

Saiba como perder o medo de dirigir sozinha e conquiste a sua liberdade em 10 dicas
A @todecrepa bateu um papo com a psicóloga Vanessa Carmo e a influenciadora @jeskagrecco sobre como superar o medo do volante.

 1. Identifique a fonte do seu medo 

Parte do processo de se livrar da fobia do trânsito é entender de onde veio o seu medo. Observe se foi uma experiência traumática ou se ele existe porque você está pensando demais em problemas que podem acontecer enquanto está dirigindo. Para isso, você pode contar com apoio profissional. Esse é o primeiro passo para obter sucesso no desafio

2. Procure relaxar

Parece óbvio, mas investir em atividades como caminhadas ao ar livre, alongamentos e meditação vai te ajudar a tirar o peso da ansiedade antes de entrar no carro. Adicione momentos para ouvir seus sentimentos nos 21 dias de desafio.

3. Entenda seus limites e não se cobre tanto

Lembre-se: você é capaz e já está dando o primeiro passo para se livrar do seu medo de dirigir sozinha. Comece aos poucos, respeitando o seu tempo. Pode ser que superar completamente esse trauma demore mais que os 21 dias de desafio, e tá tudo bem.  

4. Conhecimento é a chave

Resgatar aqueles aprendizados de direção preventiva e defensiva das aulas de legislação vai te ajudar a saber melhor o que fazer no dia a dia, principalmente em situações de imprevisto. Aproveite o segundo dia de desafio para investir nisso.

5. Planeje seu trajeto

Defina marcos como dirigir até o trabalho, ir ao supermercado, percorrer um trajeto até um bairro distante. Estipule metas para os 21 dias. É importante organizar sua agenda com uma rotina de prática diária para a criação de um novo hábito. 

6.  Acostume-se a estar sozinha dentro do carro

No terceiro dia, descubra a melhor posição do banco, ajuste os retrovisores, teste a marcha. A adaptação inclui se familiarizar com o veículo que você vai passar boas horas dirigindo, incluindo a sensação de estar sozinha com ele. 

7.  Tire o carro da garagem

Comece o quarto dia pelo simples e básico: treine entrar e sair com o carro da garagem, dando pequenas voltas na sua rua ou no quarteirão. Faça isso até que você se sinta mais segura para dirigir sozinha em distâncias maiores.  

8.  Encontre seu copiloto de confiança

Convide alguém para te apoiar no Desafio 21 Dias e ser seu copiloto nesse período. A segurança de ter um motorista experiente por perto será uma mão na roda para esclarecer suas dúvidas, diminuir sua ansiedade e medo de dirigir sozinha.

9.  Não saia totalmente da sua zona de conforto no início 

Escolha rotas conhecidas e ruas tranquilas para treinar no quinto dia. Dirigir em locais onde você se sente segura é um bom ponto de partida para ganhar confiança. Esse trajeto vai ficar cada vez mais fácil com a prática. Aí, será hora de partir para a próxima etapa do desafio.   

10.  Escolha lugares estratégicos para estacionar

Alcançou o sexto dia de prática? Então, agora é enfrentar os estacionamentos. Priorize vagas com o menor número de obstáculos possível. Se a sua confiança cresceu, pode ser o momento de aumentar a dificuldade e buscar estacionar em locais mais desafiadores.

Saiba como perder o medo de dirigir sozinha e conquiste a sua liberdade em 10 dicas

Repita as tarefas dos dias anteriores e continue treinando. A prática é o segredo do sucesso. Vai, Garota!

Bateu inspiração por aí? Confira o resultado da Amanda assumindo a direção e perdendo o medo de dirigir sozinha no Vlog do Desafio 21 Dias no YouTube.

Perfeito para você

Receba dicas de experiências e destinos diretamente no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Por: Localiza Seminovos

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.