Você sabe o que é e como limpar black piano? Conheça mais detalhes sobre esse acabamento e descubra quais são os cuidados necessários.
Assim como o envelopamento fosco, o acabamento brilhoso caiu no gosto dos brasileiros — e, vai por mim, não sai de moda tão cedo!
A pintura black piano dá um ar de sofisticação ao carro, e é por isso que muitos a amam. Porém, também há um lado, digamos, um pouco desagradável desse tipo de pintura, já que ela é muito sensível e pode ser danificada com facilidade. Aí você se pergunta: como limpar black piano?
O acúmulo de poeira e os arranhões que surgem num piscar de olhos podem até tentar te desanimar de investir em um carro com acabamento black piano, mas calma lá! O Igor, do canal Ao Raboni, ensinou o que é preciso para deixar a pintura limpíssima e como devolver aquele belo efeito espelhado, que deixa sua experiência ao dirigir ainda mais prazerosa.
Dê o play nessa Dica Mão na Roda:
Bora aprender mais sobre o assunto? Vem com a gente!
O que é black piano?
A pintura black piano é um tipo de acabamento brilhoso que pode ser aplicado em detalhes externos do carro, em algumas partes internas, como no painel, ou até mesmo em um envelopamento completo da lataria.
Esse nome não foi dado por acaso, afinal, a estética fica bem parecida com a tecla preta de um piano: lisa e brilhante. Então já dá pra imaginar como o material reluz e deixa o carro com um toque especial de elegância, certo?
A superfície espelhada é obtida através da aplicação de tinta esmaltada e finalização com verniz e polimento. É comum que os proprietários personalizem seus carros com a pintura, mas, para isso, é preciso contratar o serviço de um profissional especializado nesse tipo de aplicação.
Alguns modelos já vêm com esse acabamento de fábrica, como no caso do Renault Captur, do Peugeot e-3008, do Corolla Prestige Plus e do Honda Accord 2023, além de carros de luxo, a exemplo do Audi 7 e do BMW Série 7.

Continua depois da Publicidade
Afinal, como limpar black piano?
Bom, você já sabe o que é a pintura black piano e como ela deixa seu carro muito estiloso. Agora a grande dúvida é como limpar black piano, já que o material é sensível e acaba perdendo seu charme quando está sujo.
Como o Igor bem ensinou, a limpeza é simples, mas exige certa delicadeza para não deixar a superfície riscada. Então, vamos nos aprofundar nas melhores maneiras de garantir o cuidado com o carro.
Cuidados preventivos com a pintura black piano
Aqui você vai aprender a manter seu black piano sempre nos trinques, livre da poeira que inevitavelmente vai grudar no material, e a limpar da maneira correta, sem danificá-lo.
A princípio você só precisará de um pincel, mas para uma limpeza mais completa também vale usar um pano de microfibra e alguns produtos específicos. Acompanhe o passo a passo:
1º passo
Utilize um pincel de cerdas macias para remover o excesso de poeira e outras partículas da superfície, como a areia, inevitável quando se vai à praia.
O Igor recomenda o uso de um pincel de maquiagem, se tiver boa qualidade, para não arranhar o black piano durante a limpeza.

Continua depois da Publicidade
2º passo
Após varrer a sujeira, é hora de tirar as manchas, utilizando um pano de microfibra umedecido com uma solução limpa-vidro ou revelador de holograma. Borrife o produto no tecido e passe-o gentilmente sobre a superfície.
Atenção:
- Não se esqueça de que a microfibra em contato direto com a sujeira risca o acabamento. Por isso, limpe com o pincel antes;
- Não é recomendado umedecer o pano com água porque pode manchar o acabamento.
3º passo
Use o lado seco da microfibra para dar acabamento na limpeza, sem colocar pressão para não danificar o material.
Dica extra: aplicação de PPF
Além do passo a passo de como limpar black piano, existe outra maneira de prevenir danos ao material.
Estamos falando da aplicação de uma película conhecida como PPF (Paint Protection Film), que forma uma camada de proteção que evita arranhões e ainda aumenta o brilho em cerca de 20%. Mais do que isso, a PPF é regenerativa, ou seja, uma vez aplicada, qualquer novo arranhão desaparecerá com a ação do calor do sol. Incrível, concorda?
A aplicação é feita com a superfície limpa, uma solução que reduz a adesão do adesivo com a peça — permitindo que seja posicionada adequadamente — e uma solução secante para garantir fixação. Embora pareça simples, o serviço deve ser realizado por um especialista para uma aplicação adequada.
Cuidados corretivos com a pintura black piano

Agora ficou mais fácil cuidar da pintura black piano no seu carro, certo? Porém, o que fazer caso o material já esteja danificado?
Em caso de arranhões simples, é possível utilizar uma cera, um selante ou um vitrificador após a limpeza. Esses produtos aumentam o brilho e a resistência do material, além de disfarçar pequenos riscos causados por atrito.
Já no caso de marcas mais profundas, o polimento é a solução adequada. O processo começa pela limpeza da peça e, em seguida, é aplicada uma solução polidora para esse tipo de acabamento. O composto é aplicado e espalhado na superfície com uma esponja macia acoplada a um polidor rotativo.
É fundamental que o profissional tenha controle sobre a temperatura que o material atingirá com o polimento, pois o black piano não retém calor e pode queimar facilmente. Geralmente, é necessário repetir o processo algumas vezes para chegar a um resultado satisfatório.
E aí, partiu cuidar do seu carro?
Ufa! Pode ser desafiador cuidar da pintura black piano. Por outro lado, com certeza vale a pena pelo toque de elegância que o material entrega! Se você curtiu essas dicas de como zelar mais pelo seu veículo, continue com a gente e saiba tudo sobre revisão de carros.
Aliás, você sabia que a Localiza tem pacotes de revisão pensados para você e sua família? Escolha o mais adequado às suas necessidades no site de Localiza+ e rode por aí com tranquilidade!
Dica mão na roda
Descubra o universo de autos com as melhores dicas e as curiosidades mais interessantes.
Comentários