Ir para o conteúdo

Localiza na Gringa

Bem-vindo a Holbox, uma ilha caribenha que aguarda de braços abertos!

Por: Equipe Localiza e Mala de Aventuras

|

0 | Média:  0 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

A península de Yucatán, no México, é, verdadeiramente, um tesouro repleto de maravilhas naturais e paisagens que parecem ter saído de um cartão postal. Entre esses lugares de deslumbrante beleza está a ilha Holbox.

Nos últimos anos, Holbox tem ganhado popularidade entre os habitantes próximos e turistas de todo o mundo, e não é difícil entender por quê. O lugar é único, com suas cores vibrantes, fauna singular, praias serenas, muito menos lotadas do que as famosas praias de Cancún, e ambiente descontraído.

Neste guia, vamos explorar as melhores atrações dessa ilha deslumbrante, e trazer informações importantes para te ajudar a aproveitar ao máximo sua experiência nesse precioso destino.

Vem com a gente!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Holbox?

Holbox está localizada na parte norte da Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, México, a cerca de 150 quilômetros a noroeste de Cancún, onde as águas do Golfo do México e do Mar do Caribe se encontram.

Um lindo bando Rynchops niger flutuando sobre a areia branca, com o mar ao fundo, na ilha Holbox, no México. Mar de um tom verde translúcido contrasta com o céu sem nuvens e as areias branquíssimas.
Holbox é um santuário natural. (Foto: Getty Images)

A ilha faz parte da Área de Proteção da Flora e Fauna de Yum Balam, um santuário natural onde reina a tranquilidade e onde a harmonia entre o turismo e a natureza é um fator fundamental.

Ela é composta por 154.000 hectares e abriga milhares de aves e mamíferos, incluindo vários felinos em risco de extinção. Lá, você encontrará as praias mais belas da região, razão pela qual algumas pessoas a chamam de 'As Maldivas Mexicanas'.

Como chegar em Holbox?

Ah, a jornada até Holbox é relativamente simples! A maioria dos viajantes opta por voar para o Aeroporto Internacional de Cancún. Há diversos voos diretos disponíveis de São Paulo e Rio de Janeiro, mas, a maioria das capitais brasileiras oferece voos com conexão para o México.

Após desembarcar em Cancún, uma ótima pedida é alugar um carro e seguir até Chiquilá, uma cidade próxima ao ponto de partida dos ferries para Holbox. Lá, você pode parar em um dos muitos estacionamentos disponíveis, com um custo médio de R$ 30,00 por dia (dados de abril de 2024). 

Essa escolha proporciona a oportunidade de desfrutar das paisagens e da liberdade de conhecer a região no seu próprio ritmo.

Outra alternativa é contratar um serviço de transporte terrestre diretamente do aeroporto para Chiquilá. 

O ferry para Holbox tem um custo aproximado de R$ 40,00 por pessoa e opera com saídas a cada hora, dependendo da companhia, das 5h às 21h. É recomendável levar dinheiro em espécie para a compra do bilhete. O trajeto de ferry dura cerca de 20 a 30 minutos e oferece vistas deslumbrantes do Mar do Caribe  (dados de abril de 2024).

Qual o melhor método de transporte dentro de Holbox?

Na ilha, as ruas são de areia e, praticamente, não há carros, apenas bicicletas e carrinhos de golfe, que funcionam como táxis e transporte particular. 

Assim, a melhor opção para muitos viajantes é pedalar pela ilha e curtir um pouco de atividade física enquanto curte o caribe mexicano.

O que fazer em Holbox? Principais atrativos

Holbox está repleto de coloridos chalés de pescadores que se mesclam com pequenos hotéis boutique, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato. O sol marca o tempo e as ondas ditam o ritmo; os sorrisos são simplesmente a principal consequência.

Placa de madeira com diversas atividades escritas, com o mar e a praia ao fundo em Holbox, Quintana Roo.
Holbox oferece uma variedade de passeios e atividades incríveis para aproveitar. (Foto: Mala de Aventuras)

Nossas amigas Gaia e Nanda, do Mala de Aventuras, visitaram este tesouro mexicano e compartilharam conosco suas dicas sobre o que fazer em Holbox.

1. Aproveitar a praia enquanto avista flamingos em Punta Mosquito

Punta Mosquito se localiza na ponta norte da ilha de Holbox, imediatamente após Playa Holbox. Situada em uma reserva ecológica protegida, é uma das áreas mais deslumbrantes da região.

Bando de flamingos na praia com o oceano de fundo em Punta Mosquito, Holbox, México. Todo fundo da imagem compõe um plano azul estendido, do céu ao mar.
Holbox é lar de milhares de espécies de pássaros. (Foto: Getty Images)

Ao adentrar a reserva, você terá acesso a uma praia praticamente exclusiva, onde as águas calmas criam uma espécie de lagoa serena. Nela, uma vasta extensão de areia branca te convida a tomar um gostoso banho de sol.

Um dos destaques da praia é o avistamento dos elegantes flamingos roxos. Entre agosto e dezembro, eles escolhem a ilha para descansar, proporcionando momentos inesquecíveis para os turistas que a visitam.

2. Conhecer o plâncton bioluminescente: as praias que brilham

Em Holbox, as praias ganham vida à noite de uma maneira única, e não é por conta de festas ou beach clubs. Um fenômeno digno de contos de fadas ocorre nestas águas: o plâncton bioluminescente.

Estes microrganismos são fundamentais para o ecossistema marinho e alguns possuem uma característica peculiar: absorvem a energia da luz solar durante o dia e, quando agitados pela brisa noturna, emitem um brilho azulado no escuro.

Você pode fazer esse passeio sozinho ou com um guia, o que certamente vai tornar a experiência bem mais agradável. E não se esqueça: é essencial não economizar no repelente de mosquitos, já que costuma ter muitos pernilongos durante a noite. 

3. Participar da Cerimônia maia da Lua Cheia

A cerimônia maia da lua cheia é um ritual tradicional realizado pelos descendentes dos antigos maias em algumas comunidades da península de Yucatan. Essa cerimônia é conduzida durante o período lunar e, geralmente, envolve práticas espirituais, como danças, cânticos, oferendas e rituais de purificação.

Ao longo do evento, um xamã experiente guia por um antigo ritual, que entrelaça cantos e oferendas que ecoam com a energia do universo. A ideia é se conectar de forma profunda com a natureza e o cosmos.

+ Já que estamos falando de cerimônias mexicanas, que tal descobrir os encantos do Dia dos Mortos, no México?

Continua depois da Publicidade

4. Mergulhar no Cenote Yalahau em Holbox

O nome “Holbox”, em maia – idioma originário da região –, significa “buraco negro”, uma alusão à impressionante maravilha natural que é o Cenote Yalahau, localizado nesta ilha paradisíaca.

Mulher de biquíni saindo de uma fonte de água com tons esmeralda, cercada por vegetação exuberante, com um deck de madeira ao redor, em Holbox, México.
Diz-se que as águas de Yalahau em Holbox possuem propriedades curativas. (Foto: Mala de Aventuras)

O Cenote Yalahau é uma piscina de água doce e cristalina, uma das atrações mais populares da ilha, envolta em lendas e contos de piratas. É conhecido, também, como a “fonte da juventude”, pois várias pessoas afirmam se sentir mais jovens e revitalizadas após um mergulho em suas águas.

Uma fascinante lenda envolve o cenote: a história de um tesouro escondido nas proximidades pelo pirata Miguel Molas, pouco antes de sua morte por uma picada de cobra venenosa.

Para chegar até o cenote, é necessário alugar uma jangada, mas, acredite, vale muito a pena.

5. Nadar com o tubarão-baleia

Durante os meses de verão, de junho a outubro, Holbox recebe a visita de um dos animais mais majestosos dos oceanos: o tubarão-baleia.

Vista da parte de trás de um tubarão-baleia nadando no mar próximo à ilha de Holbox, no México.
Holbox possui uma grande variedade de espécies marinhas que podem ser observadas de perto. (Foto: Getty Images)

Para aqueles que têm receio de tubarões, é importante saber que o tubarão-baleia é um gigante gentil, que se alimenta apenas de plâncton. Na ilha, os visitantes têm a oportunidade única de mergulhar e observar de perto esses mamíferos marinhos, que são verdadeiras majestades da natureza.

+ Ei! Se você aprecia destinos como Holbox, por que não explorar Caraíva no Brasil? Um vilarejo descolado repleto de ruas de areia!

6. Relaxar nas redes da Playa Punta Cocos

A Playa Punta Cocos conta com águas tranquilas e um píer com vários beach clubs.

Estacas com diversas redes de dormir de diferentes cores estendidas no litoral de Punta Cocos, Isla Holbox, México. A areia branca submersa pela água cristalina se encontra com as redes e contrasta com o azul do céu que desemboca no mar. Ao fundo, um pier, com cobertura na ponta.
A Playa Punta Cocos é o destino ideal para relaxar. (Foto: Getty Images)

Considerada uma das praias mais famosas da região, lá, é possível caminhar dentro do mar por quilômetros, sem necessidade de nadar, devido às suas águas rasas e calmas. Suas areias finas proporcionam uma excelente experiência de esfoliação natural.

+ Falando em praias paradisíacas, que tal considerar uma visita à Indonésia? O país é um dos mais místicos e sensacionais da Ásia.

7. Assistir a um pôr do sol na Praia Holbox

Uma das experiências mais marcantes para quem conhece Holbox é testemunhar o espetáculo do pôr do sol na ilha. Muitos o consideram como um dos mais deslumbrantes do mundo.

Estrada de areia avançando em paralelo a palmeiras e barracas em um dia ensolarado com céu azul, em Holbox, México.
Na Playa Holbox, você encontrará diversas comodidades e poderá desfrutar de um dia de sol e mar. (Foto: Mala de Aventuras)

Na praia de Holbox, há uma variedade de lugares onde os visitantes podem se sentar, saborear uma margarita e contemplar esse fenômeno natural único que o Caribe Mexicano oferece. 

Enquanto o sol lentamente se põe no horizonte, a água ao redor adquire uma transparência hipnotizante, enquanto a noite se aproxima.

Vista de pôr-do-sol em Holbox, México. Tons de rosa se destacam na imagem. A foto foi tirada numa praia deserta, em evidência, algumas estacas no litoral com uma rede de dormir pendurada. Muitas nuvens no céu.
Pôr-do-sol em Holbox (Imagem: Getty Images)

8. Visitar a Isla Pajaros e Isla Pasión

Durante sua estadia em Holbox, muitas pessoas aproveitam para fazer passeios em barquinhos e visitar diferentes ilhas, entre elas a Isla Pájaros, um santuário de pássaros com muita diversidade, com mirantes para observação da diversidade aviária.

No mesmo roteiro, costumam conhecer a Isla Pasión, reconhecida como um refúgio intocado pela intervenção humana, um paraíso isolado com águas quentes e praias desertas de areias brancas. É o cenário perfeito para um mergulho revigorante ou simplesmente para relaxar ao sol.

9. Conhecer o centro da cidade

No coração da ilha está o encantador centro da cidade de Holbox. Apesar de pequeno, é repleto de charme. Lá, você encontrará lojas encantadoras onde pode adquirir lembranças únicas para levar de volta ao Brasil.

Pequena casa de um andar em uma estrada de areia, com a parede externa adornada com o retrato de uma mulher com uma flor na orelha. Uma mulher sai de uma das entradas em um dia ensolarado.
Holbox é frequentemente visitada por diversos artistas, que deixam suas marcas únicas pela ilha. (Foto: Mala de Aventuras)

Além disso, não deixe de degustar um delicioso sorvete enquanto admira os diversos murais pintados por artistas que deixaram sua marca na ilha.

10. Experimentar a culinária do sul do México

Uma pergunta comum entre os brasileiros que visitam o México é: toda comida é apimentada? A resposta é não! Embora haja opções picantes para os que gostam, a culinária do país oferece uma variedade tão grande quanto as cores das águas que você encontrará.

Foto de barraca vendendo sucos e outros drinques em Holbox, México.
O sul do México oferece uma variedade de sabores únicos que encantam o paladar. (Foto: Mala de Aventuras)

Não é surpresa que a gastronomia caribenha seja considerada uma das melhores do mundo, segundo vários rankings.

A ilha está repleta de opções para todos os gostos, mas se você deseja experimentar a culinária local, conheça alguns restaurantes:

  • Las Pranchas: Um restaurante especializado em frutos-do-mar e outras delícias marítimas;
  • Los De Asada: Quando se pensa em comida mexicana, tacos e guacamole vêm à mente, certo? Vai por mim, os autênticos tacos no México são diferentes do que você imagina;
  • Las Hamacas Club de Playa: Este point oferece uma variedade de pratos tradicionais da comida do sul do México, acompanhados por um cardápio de drinks sensacionais.

Continua depois da Publicidade

Qual a documentação necessária para visitar a ilha de Holbox, México?

Para visitar viajar ao México, você precisará dos seguintes documentos:

  • Passaporte válido, juntamente com um visto eletrônico para turismo, se aplicável;
  • A CNH brasileira é essencial se você planeja dirigir. A Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é necessária para estadias de até 180 dias;
  • Visto do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou de qualquer país do Espaço Schengen, ou
  • Visto Mexicano: Para obter o visto para o México, será necessário realizar o serviço no consulado mais próximo, localizado nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, seguindo estes passos:
  • Agendar sua cita neste link;
  • Reunir os documentos necessários;
  • Comparecer à embaixada e aguardar o visto.

É esperado que o governo mexicano em breve volte a permitir a emissão do visto eletrônico para turismo, porém, até o momento (abril de 2024), não há notícias concretas sobre essa possibilidade.

Outros itens essenciais para garantir uma boa viagem a Holbox

  • Dinheiro em espécie: Na ilha, muitos estabelecimentos só aceitam pagamento em dinheiro. No entanto, em grande parte de Quintana Roo, incluindo a ilha, é possível pagar tanto em Dólar Americano quanto em Peso Mexicano. Ao chegar ao México, você encontrará diversas casas de câmbio disponíveis;
  • Seguro de viagem: Para os viajantes que exploram destinos fora do Brasil, o seguro de viagem não é um luxo, mas sim uma precaução indispensável para garantir tranquilidade durante a jornada.

Vale a pena viajar de carro pelo Caribe mexicano?

Sim, com certeza! Alugar um carro te dá toda liberdade de ir e vir e fazer o seu roteiro, do seu jeito. 

Por isso, faça a sua reserva e retire seu carro no Aeroporto de Cancún com um de nossos parceiros Localiza, não apenas para visitar Holbox, mas também para explorar outros destinos incríveis, como Bacalar, Chichén Itzá e Cancún.

Vai por mim, vale muito a pena. Aliás, temos alguns roteiros para a sua viagem sobre quatro rodas pelo México prontinhos para você, confira!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 0 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
{##}