Ir para o conteúdo

Lavras Novas é o seu próximo destino

Por: Equipe Localiza

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Esqueça o ritmo frenético da vida urbana, você chegou a Lavras Novas! Aqui você vai se reconectar com as maravilhas do mundo natural entre as montanhas ondulantes que emolduram a pequena cidade.

Com trilhas suaves e cachoeiras refrescantes, este paraíso montanhoso é o lugar que você precisa para repousar com serenidade. O destino é cheio de charme e fica melhor ainda quando você aproveita para dar um pulo nas cidades vizinhas, fica a dica.

Então, bora descobrir o que fazer em Lavras Novas e arredores!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Lavras Novas e como chegar?

Lavras Novas é um dos distritos de Ouro Preto, que é conhecido por sua rica história colonial e suas belas paisagens naturais, em Minas Gerais. O destino fica a 110 km de Belo Horizonte, a capital mineira, e pode ser acessado pela BR 356.

Por esse caminho, você vai chegar à entrada de Ouro Preto e virar à direita na MG 129. Serão cerca de 15 km até o distrito, e a maior parte do trajeto é asfaltada, apenas um pequeno trecho é de terra.

Se você sair de outro estado, a melhor opção é pegar um voo para BH e alugar um carro para seguir viagem. Anota essa dica!

Ah, e vai por mim, o percurso é uma atração por si só. Aproveite para contemplar aquele mar de montanhas!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O que fazer em Lavras Novas? Os principais atrativos do destino

Se você gosta de observar lindas paisagens enquanto respira ar puro, terá muito o que fazer em Lavras Novas. Aliás, descansar em uma pousada reconfortante e provar comida boa também são opções imperdíveis.

Confira!

Fazer trilhas e conhecer cachoeiras

Ah, Minas Gerais e sua natureza exuberante… como não se apaixonar? Se você ama passeios ecológicos, Lavras Novas é um ótimo lugar para visitar e curtir momentos no meio da vegetação.

Estrada de terra em meio à vegetação em área montanhosa de Lavras Novas. Há formações rochosas na colina à direita e céu azul com nuvens ao fundo
Faça trilhas em Lavras Novas, Minas Gerais! (Foto: Getty Images)

A região tem opções de trilhas, e algumas delas terminam em belas cachoeiras. Entre elas, temos a trilha da Cachoeira do Pocinho, que requer uma caminhada de uns 15 minutos em meio a um cenário natural incrível. Apesar da pequena queda d’água, ela possui vários poços de água cristalina para nadar.

Já a Cachoeira dos Prazeres tem acesso mais difícil, por isso, a presença de um guia turístico é fundamental para conhecer o local. Outra trilha bacana é a da Serra do Trovão, que dura cerca de 40 minutos de caminhada e leva a uma altitude de 1.600 metros. Esse passeio é especialmente recomendado para assistir ao pôr do sol.

Além das caminhadas, algumas cachoeiras podem ser acessadas de carro, de bicicleta ou a cavalo. A Cachoeira dos Namorados possui piscina natural não muito profunda e é perfeita para relaxar nas pedras que ficam embaixo da queda d’água.

Muito famosa na região, a Cachoeira Três Pingos tem um poço raso, onde até crianças podem nadar, além de um banco de areia ideal para repousar. A Cachoeira do Falcão também possui banco de areia e um poço um pouco mais fundo perto da queda principal.

+ Você já conhece a Serra do Cipó? Aventure-se no Jardim do Brasil!

Apreciar a arquitetura graciosa do distrito

Lavras Novas é cheia de paisagens encantadoras, e a arquitetura da região também faz parte disso. O destino é decorado com casinhas coloridas com detalhes encantadores. E pode ser que você se depare com objetos divertidos por lá, como lixeiras coloridas com formato de vaca.

Definitivamente, caminhar pelas ruas do distrito é um programa obrigatório para os turistas, viu?! Ah, e seu passeio deve incluir uma visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, situada no centro histórico. Prepare o melhor ângulo da sua câmera para guardar boas recordações da sua viagem!

Conhecer a Pedra do Equilíbrio

A Pedra do Equilíbrio é um ponto turístico indispensável em qualquer lista do que fazer em Lavras Novas. Aliás, não tem como passar despercebido, pois a pedra fica na entrada da cidade.

Ela atrai os visitantes por ser uma formação rochosa peculiar, que dá a impressão de estar equilibrada em uma base estreita e parece desafiar a gravidade. Além de sua forma intrigante, vale a pena fazer uma parada ali para apreciar o visual ao redor.

Visitar os mirantes

Quando a região é favorecida por belezas naturais, visitar os pontos mais altos é a melhor coisa a se fazer. Por isso, sugerimos que conheça os mirantes desse destino mineiro!

Paisagem montanhosa vista a partir de uma pequena estrada de paralelepípedo em Lavras Novas, com pôr do sol ao fundo.
Mirante da Pedra, Lavras Novas, Minas Gerais. (Foto: Getty Images)

O Mirante da Pedra é um refúgio especial, com uma paisagem sensacional e uma trilha sonora oferecida pela natureza. Ele fica no fim da rua Nossa Senhora dos Prazeres e é acessível por um caminho de terra com aproximadamente 500 metros.

O local pode ser visitado tanto durante o dia como à noite, especialmente na lua cheia. Ali também é interessante ver o sol se pôr, assim como no Mirante da Rua da Fonte. Contemple a beleza e o silêncio desse lugar encantador, que fica perto da Pousada da Pedra.

+ Oh, Minas Gerais… Seus destinos são encantadores!

Ir à Represa do Custódio

Com a construção de uma usina hidrelétrica na cidade, surgiu a Represa do Custódio, que se tornou um local de lazer para moradores e turistas. É um lugar de relaxamento e contemplação, seja observando a natureza ao redor ou fazendo um piquenique com a família.

É possível pescar e tomar banho de rio na Represa, mas algumas atividades não são permitidas, como esportes com veículos aquáticos motorizados. Então, aproveite com responsabilidade!

Para chegar ao local, você pode andar por cerca de 6 km, o que rende 1 hora de caminhada. Também é possível ir de carro, mas nesse caso é necessário um modelo 4x4.

Dica Vai por Mim: Planeje seu roteiro antes de alugar um carro! Assim, você fará a melhor escolha caso precise de um veículo específico para atravessar estradas difíceis.

Visitar o Vilarejo da Chapada Santa Rita

Dar um giro pelos arredores de Lavras Novas também é válido. Por isso, recomendamos uma visita à Chapada Santa Rita, um ambiente rural, hospitaleiro e aconchegante. Tranquilidade é o que você quer? Então aqui é o seu lugar!

A 8 km de distância de Lavras Novas, o vilarejo é bem pequeno e tem cerca de 50 habitantes apenas. Essa é a sua chance de se desprender daquela vida corrida e aproveitar um lugar que inspira calmaria.

Você pode fazer um bate e volta ou passar a noite em uma pousada local. E para curtir os atrativos do vilarejo, conheça a Cachoeira do Castelinho e a Cachoeira do Moinho

Aproveite também para experimentar a autêntica culinária do interior mineiro no restaurante da Pousada Serra do Trovão, que funciona nos fins de semana até as 17h, ou no Torresmo do DiLoreto, que precisa de reserva antecipada.

Ir ao Parque Estadual do Itacolomi

Estender a viagem é sempre uma boa pedida, ainda mais se for para conhecer lugares maravilhosos como o Itacolomi. O Parque é uma unidade de conservação da Mata Atlântica, que abriga diversas espécies típicas do bioma.

Paisagem de uma cidade histórica com montanha e um pico de pedra ao fundo durante o entardecer
Pico do Itacolomi, Lavras Novas, Minas Gerais (Foto: Getty Images)

A área é bem estruturada, com banheiros, espaço para camping, exposições e muito mais. Um dos passeios mais interessantes a se fazer é a Trilha do Pico do Itacolomi. São 6 km de caminhada que levam ao cume de 1.772 metros de altitude, que dá uma visão panorâmica dos arredores, incluindo a histórica Ouro Preto.

+ E aí, quer explorar um pouco mais das montanhas de Minas Gerais? Conheça também o Parque Estadual de Ibitipoca!

Continua depois da Publicidade

Onde comer em Lavras Novas?

A gastronomia mineira foi eleita a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo em 2023, segundo o "Taste Atlas". Bom, não precisamos dizer muita coisa, certo? Você precisa experimentar as delícias de Minas Gerais e tirar a prova!

No distrito, há vários restaurantes para você saborear as receitas típicas da região, principalmente na Rua Nossa Senhora dos Prazeres. O mais conhecido é o Pimenta Rosa, que oferece pratos feitos em fogão à lenha.

Casa Ad’Vinho, localizada na mesma rua, é um espaço completo: restaurante, bar e pousada. O cardápio é composto por pratos brasileiros, mas, se você quiser outro tipo de comida, vá ao La Cucinetta e prove receitas italianas.

Informações importantes para sua viagem

Atenção, viajante! Além de saber o que fazer em Lavras Novas, é importante estar de olho em alguns fatos sobre o destino, afinal, sua estrutura não é tão completa. Então, saiba que não há postos de gasolina, farmácias, bancos e caixas eletrônicos por lá. Portanto, programe-se para ir com o carro abastecido e dinheiro em espécie na carteira.

Ah, e não podemos deixar de comentar sobre algo que vai promover mais comodidade: um carro alugado.

Continua depois da Publicidade

Alugue um carro com desconto!

Quase tudo pronto para pegar estrada, agora só falta o carro. Quanto a isso, pode deixar que temos tudo em mãos para te ajudar. Aqui na Localiza você aluga um carro de forma simples e ágil — e pode até retirar o veículo na agência sem precisar entrar em nenhuma fila, usando a FAST Retirada Digital, disponível no nosso app.

Mas o melhor mesmo é ganhar 8% de desconto nas diárias. Sim, esse é nosso presente para você que chegou até aqui. Gostou? Lembre-se que, dependendo dos passeios que for fazer em Lavras Novas, a melhor opção é um veículo 4X4!

Reserve agora e retire em uma de nossas agências em Belo Horizonte!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}