Ir para o conteúdo

Auto Dados

Top 3 carros mais vendidos no Brasil na história

Por: Equipe Vai por Mim

| 30 de Novembro

Se existe uma paixão coletiva no Brasil podemos afirmar: é o carro. Mas será que você sabe quem são os queridinhos dos brasileiros? Confira agora os carros mais vendidos no Brasil!

Bateu a curiosidade, não é mesmo? Vamos compartilhar com você dados sobre os campeões em vendas consecutivas no Brasil e, além disso, vamos explicar por que eles alcançaram o título dos mais amados e preferidos por maior período de tempo!

Vale lembrar que a indústria automotiva surgiu no Brasil em 1919, quando aconteceu a instalação da primeira fábrica de automóveis no país, no Centro de São Paulo.

A perspectiva histórica é importante, afinal, as transformações da sociedade e as necessidades de cada época se refletem no consumo. Já tinha parado para pensar nisso?

Chegou a hora de conhecer os líderes:

E aí, era esse o pódio que você esperava?

Os top três carros mais vendidos no Brasil na história são o Gol, o Fusca e o Onix:

Pódio com os três carros mais vendidos no Brasil na história (Gol, Fusca e Onix) e os respectivos anos em que cada um liderou as vendas.
Localiza Auto Dados: os três carros mais vendidos no Brasil na história.

Ficou com vontade de descobrir mais sobre esses carros e as razões de estarem no topo? Vamos lá!

Chevrolet Onix: econômico e eficaz

Em terceiro lugar, vem o Onix, da Chevrolet. O veículo foi lançado em 2012 e liderou as vendas por seis anos consecutivos, de 2015 a 2020.

Onix Effect branco em uma rua com um muro com grafites ao fundo.
Onix Effect 2018 (Chevrolet/Divulgação).

A opinião de quem já dirigiu esse carro mostra que realmente vale a pena. De acordo com as pesquisas de satisfação que realizamos com os nossos clientes de aluguel, o Onix está entre os três mais bem avaliado da sua categoria.

E tem mais: o admirado hatch também é campeão em desempenho. Para se ter uma ideia, segundo dados do programa brasileiro de etiquetagem veicular (PBEV) do Inmetro, o Onix 1.0 turbo tem médias de:

  • 9,4 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol;
  • 13,5 km/l na cidade e 16,0 km/l na estrada com gasolina.

Outro dado importante é que o Onix apresenta a menor taxa de depreciação da categoria, que é uma das menores do mercado.

Deu para entender um sucesso de vendas tão duradouro, hein?

Fusca: simples e sofisticado

Em segundo, um carro que já saiu de linha, mas mexe com o coração do brasileiro: o Fusca!

Fusca vermelho estacionado com uma praia ao fundo.
Fusca modelo 1967 restaurado pela Volkswagen (Volkswagen/Divulgação).

Continua depois da Publicidade

O querido fusquinha, como era carinhosamente chamado pelos fãs, foi líder de vendas por impressionantes 24 anos consecutivos, de 1959 a 1982.

A Localiza também se inclui na legião de apaixonados do pequeno e robusto Volkswagen. Prova disso é que a primeira frota da Localiza era formada por seis Fuscas, lá na década de 1970.

Foto da década de 1970 com seis fuscas estacionados, quatro homens em pé e três homens sentados no capô dos carros em um estacionamento.
Primeira frota de Fuscas da Localiza (Localiza/Divulgação).

O Fusca, criado pelo alemão Ferdinand Porsche — ele mesmo, o da marca Porsche —, representou um marco importante em inovação. Foi, por exemplo, o pioneiro no sistema de arrefecimento a ar.

É que a mecânica desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial era feita para situações desafiadoras e de grande adversidade, e a solução a ar permitia que o exército circulasse por áreas inóspitas, como desertos, sem ser abatido por problemas de superaquecimento por falta de água. Surpreendente, não é mesmo?

Simples por fora e com tecnologia sofisticada por dentro. Irresistível!

Até hoje, os apaixonados por Fuscas ainda cultivam o amor pelo modelo. Aliás, você sabia que ele é o mais colecionado no Estado de São Paulo? Apesar de não ser mais fabricado no Brasil desde 1996, a paixão pelo Fusquinha parece ser eterna.

Volkswagen Gol: inovador e confiável

Em primeiro lugar no pódio dos carros mais vendidos no Brasil, está ele: o Gol. Lançado em 1980, ele brilhou no topo das vendas por nada menos do que 27 anos ininterruptos!

Volkswagen Gol 1.6 2022 vermelho em movimento em uma rua com árvores e prédios ao fundo.
Volkswagen Gol 1.6 2022 (Volkswagen/Divulgação).

Foram inúmeras as inovações do Gol. Por exemplo, ele foi o primeiro carro nacional vendido com o sistema flex de combustível para o motor 1.6 e foi também pioneiro em alarmes de controle remoto. Sucesso inevitável!

Ah, e você sabia que o Gol foi o primeiro carro nacional produzido no exterior? Os kits completos de peças desmontadas eram enviados do Brasil para a Argentina, China e Irã. Um baita motivo de orgulho para a tecnologia nacional!

Observando os dados internos de manutenção da frota da Localiza de aluguel — que é a maior do Brasil! —, podemos tirar algumas conclusões interessantes sobre a tradicional eficiência da fabricante alemã.

Basta olhar a categoria como um todo para saber que o Gol apresenta um número médio de manutenções bem equilibrado com os demais. Isso considerando vários serviços, como bateria, pneus e trocas de óleo.

Gráfico de linha com a média de manutenção por quilometragem da categoria do Gol. A linha do Gol está destacada para melhor compreensão.
Localiza Auto Dados: média de manutenção por quilometragem da categoria do Gol.

Continua depois da Publicidade

Pois é, o sucesso não é por acaso! Além de robusto e duradouro, o Gol é um carro que promete não trazer dor de cabeça e nem surpresas desagradáveis.

Carros mais vendidos no Brasil na história: razão e emoção de mãos dadas

Podemos concluir, então, que a confiabilidade e a inovação são essenciais para o sucesso em vendas, bem como a paixão por um modelo e a sua história.

Agora deu para entender os principais motivos desses terem sido os carros mais vendidos no Brasil na história, não é mesmo? Comente aqui embaixo se você já dirigiu ou pegou carona em algum desses modelos!

Vale lembrar que o Fusca já saiu de linha, mas o Gol — por enquanto! — e o Onix estão disponíveis na nossa frota. É só escolher se você quer comprar, assinar ou alugar e partir para a próxima aventura!

Auto Dados

Auto Dados é a editoria do Vai por Mim com os mais interessantes recortes e cruzamentos de informações, realizados a partir do nosso banco de dados proprietário, de pesquisas de mercado contratadas e de informações públicas de institutos confiáveis.

O nosso objetivo é ajudar você a escolher a melhor opção de mobilidade, pois acreditamos que nenhuma experiência se iguala ao prazer e à liberdade de dirigir o carro que melhor te representa.

Para saber mais, confira o artigo sobre a editoria.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.