Ir para o conteúdo

Tá na frota

Chevrolet Onix, um parceiro econômico e tecnológico

Por: Equipe Vai por Mim

| 25 de Outubro

Se você busca o carro ideal para economizar combustível sem abrir mão de segurança e conectividade, chegou a hora de saber mais sobre esse carro.

Seja na versão hatch ou sedan, o Chevrolet Onix caiu no gosto dos brasileiros e se tornou o modelo ideal para economizar combustível e rodar com tranquilidade.

Dá só uma olhada:

Venha com a gente entender mais sobre a sua história, versões e equipamentos! 

Primeira geração do Chevrolet Onix: precursora da central multimídia entre os compactos

Sucesso de vendas no Brasil desde o lançamento de sua primeira geração, em 2012, o Chevrolet Onix conquistou muitos consumidores e fãs por ser um carro prático de usar na cidade e na estrada, com conforto e bom desempenho.

Entre seus atributos, destacam-se várias novidades para o seu segmento, como mostramos a seguir.

Central multimídia

O Onix é o precursor da conectividade entre os modelos compactos no Brasil, uma vez que foi o primeiro da categoria a ser equipado com central multimídia.

Esse item reúne diversos recursos de entretenimento e telefonia que facilitam as tarefas do motorista e dos passageiros e logo se tornou essencial para uma viagem mais agradável. Afinal, quem não gosta de viajar ouvindo a sua música preferida, não é mesmo?

Câmbio automático de seis marchas

Outro pioneirismo do modelo foi trazer câmbio automático de seis marchas em um segmento ainda dominado pelos desajeitados automatizados de embreagem simples, cheios de trancos e imprecisões. Assim, dirigir um Onix logo passou a ser sinônimo de conforto.

Interior do Chevrolet Onix LTZ 2017.
Interior do Chevrolet Onix LTZ 2017 (Chevrolet/Divulgação).

Continua depois da Publicidade

Espaço interno

Para quem precisa de mais espaço para bagagens, uma excelente opção é o Prisma, que nada mais é que a versão sedan do Onix de primeira geração. O seu enorme porta-malas de 500 litros acomoda as malas da família toda e é bastante elogiado por quem pega estrada com esse modelo!

Equipamentos

Escolha você um hatch ou sedan, saiba que o Onix de primeira geração vem sempre equipado com motores 1.0 ou 1.4 8V da família SPE/4, muito confiáveis e de manutenção barata.

Uma dica a esse respeito é que, no facelift entre as linhas 2017 e 2019, ambos foram recalibrados e ficaram até 17% mais eficientes, incluindo um câmbio manual com sexta marcha. Ou seja, é mais negócio para quem gosta de economizar combustível.

Aliás, se economia é importante para você, não perca a comparação entre o Onix Plus e o Virtus que fizemos com o Xenão, do Carros com Xenão.

Versões

A primeira geração do Chevrolet Onix e do Prisma foi comercializada em diversas versões. A LT 1.0 é mais procurada por quem busca um modelo de entrada mais em conta, enquanto a LTZ é a escolha mais vantajosa por ter o motor 1.4, câmbio automático e ser mais equipada.

Já a opção Joy foi lançada em 2017, ano em que a dupla Onix e Prisma passaram por uma reestilização. Essa versão manteve o visual antigo e trazia menos equipamentos de série para ser vendida como opção mais barata.

Por fim, houve versões como a aventureira Activ e a esportiva Effect.

Onix Effect branco em uma rua com um muro com grafites ao fundo.
Onix Effect 2018 (Chevrolet/Divulgação).

Segunda geração: mais segurança e motor turbo

A segunda geração do Chevrolet Onix estreou em 2019. Nessa fase, a variante sedan deixou de se chamar Prisma e passou a ser conhecida como Onix Plus. Assim como o antecessor, manteve o bom espaço interno, apesar de o porta-malas ter ficado um pouco menor (469 litros).

Olha só como ficou:

Nessa geração, tanto o Onix sedan quanto o hatch permaneceram sendo sucessos de vendas. Mas quais serão os motivos?

Segurança

Essa geração do Onix proporciona bom espaço interno para os passageiros e ainda é equipada com seis airbags e controles de estabilidade em todas as versões — o que é fundamental para elevar o nível de segurança do veículo.

Motorização moderna

Tanto o Onix quanto o Onix Plus são equipados com modernos e eficientes motores 1.0 flex de três cilindros.

Nas versões aspiradas, o propulsor gera 82 cv de potência, com transmissão manual de seis velocidades, enquanto as turbo entregam 116 cv e podem ser combinadas a um câmbio automático de seis marchas — excelente conjunto para quem prioriza o conforto no trânsito urbano.

Onix Plus 2023 azul parado em um estacionamento. À direita da imagem, tem uma mulher e um menino correndo. Ao fundo, uma floresta.
Onix Plus 2023 (Chevrolet/Divulgação).

Independentemente da motorização escolhida, os Chevrolet Onix e Onix Plus são carros ágeis e econômicos, capazes de fazer até 16 km/l, segundo o Inmetro. Assim, hatch e sedan não abrem mão do bom desempenho para consumir pouco combustível, e isso é tudo que um consumidor deseja, não é mesmo?

Internet a bordo

Assim como a primeira geração, Onix e Onix Plus mantiveram a central multimídia MyLink, agora em uma nova geração. O equipamento foi modernizado para permitir a projeção de smartphones na tela, por meio de Android Auto ou Apple CarPlay. 

Algumas versões possuem até internet sem fio a bordo! Sim, no Onix de nova geração há um chip de dados da operadora Claro, que te permite viajar conectado à internet, e o serviço pode ser usado por até sete aparelhos simultaneamente. Vale ressaltar que é um serviço com custo mensal à parte.

Além disso, a multimídia é integrada ao sistema OnStar, uma tecnologia que auxilia o motorista de maneira remota. O condutor pode desde pedir informações sobre o trânsito ou até solicitar o rastreamento do carro em caso de furto ou roubo.

Versões

A segunda e atual geração de Onix e Onix Plus também é dividida em versões como Turbo, LT e LTZ, para quem prioriza o custo-benefício. Para os motoristas mais exigentes, a dupla pode ser encontrada na configuração Premier, a mais completa de todas.

Na versão Premier, Onix e Onix Plus ganham equipamentos como acendimento automático dos faróis, chave presencial, partida do motor por botão ou pela chave, carregador de celular sem fio, bancos revestidos de couro e painel com acabamento bicolor.

Mão direita de uma pessoa apertando o botão de partida do motor do Onix Premier 2022.
Botão de partida do motor do Onix Premier 2022 (Chevrolet/Divulgação).

Continua depois da Publicidade

Séries especiais

Se na primeira geração o Chevrolet Onix teve séries especiais inspiradas na Copa do Mundo e no festival de música Lollapalooza, na atual o hatch ganhou a versão RS, com visual esportivo e motor 1.0 turbo.

O Onix Plus, por sua vez, teve a série limitada Midnight turbo, com pintura da carroceria e das rodas predominantemente preta para conferir uma aparência mais intimidadora.

Chevrolet Onix Plus Midnight turbo.
Chevrolet Onix Plus Midnight turbo (Chevrolet/Divulgação).

Independentemente da geração dos Chevrolet Onix e Prisma/Onix Plus, esses carros vão agradar em cheio quem precisa se deslocar com praticidade e muita tecnologia sem abrir mão do desempenho e da economia de combustível.

Se você quer ter a experiência de dirigi-los, seja para viagem ou para curtir o dia a dia com segurança, temos a solução para você! É só escolher entre aluguel, assinatura ou compra.

Tá na frota

Confira detalhes, atributos, itens de série e muito mais dos carros da frota Localiza.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.