Ir para o conteúdo

Tá na frota

Volkswagen Gol, o mais amado do Brasil

Por: Localiza Seminovos

| 12 de Setembro

Veja por que o Volkswagen Gol permanece no ranking dos carros mais vendidos no Brasil e faz parte da história da indústria nacional.

O Volkswagen Gol é o carro popular mais amado, afinal ele reúne boas qualidades e é economicamente acessível. Inclusive, costuma ser o principal automóvel de muitas famílias brasileiras.

A questão com a maioria dos padrões pequenos é que eles vêm com vários benefícios, como a economia de combustível e a facilidade no deslocamento na cidade, mas podem deixar a desejar no quesito barulho em altas velocidades. O Gol, por sua vez, consegue agradar a gregos e troianos!

E não é à toa que ele continua sendo um dos mais queridos e amados carros pequenos, dos chamados “populares”. Afinal, quando o assunto é economia e praticidade, ninguém abre mão, certo!?

Continue lendo e conheça mais sobre um dos clássicos das garagens e estradas nacionais!

Volkswagen Gol: marcando pontos no jogo

Como não gostar do carro que leva o nome do grito do esporte que é paixão nacional?

O Gol foi um dos carros mais vendidos da história no Brasil!

Interior de uma fábrica de carros, com vários carros Volkswagen Gol brancos, vermelhos e pretos enfileirados.
Fábrica da Volkswagen em Taubaté. (Volkswagen/divulgação)

Sua força e seu motor longitudinal fizeram sua reputação como um automóvel fácil e barato de consertar. Seus últimos modelos também se enquadram nos “muito resistentes”, sendo, portanto, um produto de boa aparência, simples e funcional.

Vamos relembrar a gloriosa história desse clássico? Confira!

A jornada do Volkswagen Gol no Brasil

O Volkswagen Gol é considerado um carro subcompacto que vem sendo fabricado pela Volkswagen do Brasil desde 1980; e foi o veículo de entrada da empresa alemã no mercado latinoamericano. Ele veio para substituir o Fusca e a Brasília, Tipo 1.

De fato, o Gol foi o mais vendido no Brasil por muitos anos consecutivos. E não só aqui, ele é também campeão de vendas no país dos nossos hermanos argentinos (desde 1988). Lá em 2013, era anunciado que toda a marca produtiva acumulada (incluindo o Voyage, Saveiro e Parati) chegava aproximadamente à marca dos 10 milhões de vendas.

A seguir, falamos sobre as gerações do Volkswagen Gol e por que o auto se mantém líder no gosto nacional.

Entendendo a nomenclatura

É fácil se confundir ao falar das gerações e reestilizações do Gol. Para evitar dúvidas na nomenclatura, aqui estão as já lançadas:

  • Primeira geração: G1 (1980 a 1994).
  • Segunda geração: G2 (1994 a 1999), G3 (1999 a 2005) e G4 (2005 a 2008).
  • Terceira geração: G5 (2008 a 2012), G6 (2012 a 2016), G7 (2016 a 2018) e G8 (a partir de 2018).

Vamos conhecer mais sobre elas?

A primeira geração do Volkswagen Gol

Criado na plataforma BX, exclusiva da empresa alemã, a geração 1, ou G1, trazia um design novo para a América Latina. Além disso, o modelo tinha um motor 1.3 — mais tarde, foi alterado para 1.6.

Em 1981, uma variante do estilo sedan chegou com o nome de Voyage, com o mesmo motor, mas com a opção de etanol e, depois, diesel para exportação.

Algumas das versões do Gol que mais fizeram sucesso nessa época foram:

  • GT 1.8 (de 1984 a 1986) em resposta ao Ford Escort XR3 (esportivo de sucesso no mercado brasileiro),
  • Gol GTS 1.8 (de 1987 a 1994),
  • Gol GTI 2000 (de 1989 a 1994).
Fotografia em preto e branco de um Gol GT 1.8
Primeiro Gol GT 1.8

Foi com essa terceira versão, lançada em 1989, que o Gol GTI ficou realmente famoso. Isso, pois foi o primeiro carro brasileiro a usar injeção de combustível num motor 2.0 de quatro cilindros — o mesmo usado pelo Santana.

Fotografia em preto e branco de um Gol GTI.
Gol GTI, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. (Volkswagen/divulgação)

Como concorrente direto, o Fiat Mille, no início dos anos 1990, lançou exemplares mais populares 1.0. A fabricante respondeu rápido com um estilo “espartano”, o famoso Gol 1000.

A segunda geração

A segunda geração ainda era baseada na plataforma BX original. Na época, foi dado um apelido carinhoso que ficou famoso, e é costume ouvi-lo até hoje, “Gol Bolinha” —  mais curvilíneo que o anterior “Gol chaleira”.

Naquele momento, existiam as versões: 1000i, 1000i Plus, CL, GL e o GTI, além de duas edições especiais: o “Gol Rolling Stones” (1995) por comemoração da turnê “Voodoo Lounge Tour” da banda inglesa no Brasil e o “Gol Atlanta”, por causa dos Jogos Olímpicos nos EUA.

Em 2003, foi lançado o Gol Total Flex, que trouxe uma grande inovação: ele foi o primeiro carro com motor flex do Brasil. Antes disso, as pessoas precisavam escolher motores a etanol ou gasolina no momento de comprar o carro, perdendo o poder de escolha por preço ou disponibilidade.

Gol Total Flex prateado plotado com adesivos com o escrito “Total Flex”.
Gol Total Flex, primeiro carro brasileiro com tecnologia que permite o uso misto de combustível.

A terceira geração

Em 2008, a Volkswagen se renovou lançando a terceira geração, conhecida comercialmente como o “Novo Gol”. Nesta altura, já não tinha mais como base a plataforma original BX, mas sim a plataforma PQ24, dividindo espaços com o Fox e o Polo.

Aqui no Brasil, ele foi lançado na versão hatchback, nas opções de motores flex 1.0 e 1.6. Além disso, a empresa trazia uma novidade: a tecnologia VHT (Volkswagen High Torque).

Com o Gol G7 (2016), a segunda reestilização na terceira geração, o modelo passou a ter muitos elementos renovados, o que fez com que, em pouco tempo, voltasse a ganhar prêmios.

Os acabamentos atingiram patamares totalmente novos nos modelos recentes do Gol. Isto, para as condições difíceis da maioria das estradas brasileiras, representa menos ruído e um comportamento dinâmico muito melhor.

Vale dar uma espiada em um dos últimos modelos:

Quer saber mais sobre ele? Confira a ficha técnica e os equipamentos neste artigo.

Volkswagen Gol mantém a liderança

Definitivamente, o Volkswagen Gol, além de sua importante história no imaginário popular, foi um dos astros decisivos nas diversas fases da economia nacional, além de sinônimo de inovação tecnológica da nossa própria indústria.

Como primeiro carro produzido no Brasil com o sistema de injeção eletrônica e o primeiro nacional com motor Flex, o Gol ainda é um dos campeões nacionais em vendas.

Por todos esses motivos, o Gol é um dos carros com o nome mais forte do mercado e ter um na garagem é sinônimo de mecânica confiável e boa aceitação na hora da revenda. Confira os modelos que temos disponíveis para compra e para assinatura!

Você também pode contar com o Gol para viver experiências inesquecíveis ao redor do Brasil! Escolha entre as categorias C e F de aluguel.

Tá na frota

Confira detalhes, atributos, itens de série e muito mais dos carros da frota Localiza.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.