Ir para o conteúdo

Review Explorer

Jetta Comfortline x Onix Plus LTZ: qual é o melhor carro com motor turbo?

Por: Equipe Vai por Mim + Xenão

| 05 de Janeiro

O cinturão de melhor motor turbo está para disputa no ringue. Quem leva para casa: Jetta Comfortline 2020 ou Onix Plus LTZ 2021?

“Ding-ding-ding!” Ouviu a campainha anunciando o começo da luta? O embate de hoje é para descobrir qual é o melhor carro com motor turbo.

Qualquer um que tenha alguma vez jogado um videogame de corrida sabe que o “turbo” pode significar as melhores chances de vitória no fim da partida. Na vida real, ainda que o motor turbo não resulte naquelas divertidas chamas azuis cuspindo do escapamento, ele ajuda a aumentar os números de desempenho, enquanto melhora a economia de combustível.

Para conduzir essa batalha de motores de carros, não poderia faltar o nosso convidado Xenão, do Carros do Xenão, para avaliar dois grandes turbinados de respeito: o Volkswagen Jetta Comfortline 2020 e o Chevrolet Onix Plus LTZ 2021.

Olha só o resultado:

Agora, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses carros! Bora lá?

O jato de potência: Volkswagen Jetta Comfortline 2020

Volkswagen Jetta prateado em movimento sobre uma estrada de areia com montanhas ao fundo.
Volkswagen Jetta (Volkswagen/Divulgação).

Você sabia que a palavra “turboalimentado” é comumente usada ao lado do termo “Volkswagen” atualmente? Mas quais carros da Volkswagen têm motor turbo?

Desde 2014, todos os motores do Volkswagen Jetta são turboalimentados. Na verdade, quase todos os veículos modernos da Volkswagen possuem um motor turbo padrão, isso porque os que têm quatro cilindros são turboalimentados.

Com os motores turboalimentados mais confiáveis ​​do que nunca, a fabricante decidiu otimizar o desempenho de sua linha equipando quase todos os seus carros com essa tecnologia. E, claro, o Jetta Comfortline 2020 não ficou de fora!

O Volkswagen Jetta é um compacto carro familiar fabricado pela Volkswagen desde 1979. Ele passou por muitas gerações clássicas até chegar nos modelos atuais. Desde a versão original, o modelo foi crescendo em tamanho e potência.

Que tal experimentar dirigir um Volkswagen Jetta Comfortline 2020 turboalimentado? Você ficará impressionado com a admirável potência e eficiência desse motor 1.4. 

Motor turbo e desempenho

O Jetta chega a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos com uma velocidade máxima de 210 km/h. Por isso, muitos o chamam "jato" — o famoso jato TSI. E é justamente nesse motor de carro que a magia acontece.

Detalhe do motor com a logo da Volkswagen e “TSI” ao lado.
Detalhe do motor TSI (Volkswagen/Divulgação).

Continua depois da Publicidade

Mas o que é TSI? TSI se traduz como “Turbo de Injeção Estratificada”, que são motores compactos, mas de altíssima potência. Nesse caso, o motor permite maior torque em rotações mais baixas, o que significa injeção direta e turboalimentação para oferecer uma potência impressionante e, ao mesmo tempo, uma incrível eficiência de combustível.

Além disso, esse motor desloca somente 1.4 LT e consegue gerar 150 cavalos de potência com torque máximo de 25,5 kgf.m. Traduzindo: um ótimo desempenho na largada e muita potência!

O câmbio do Jetta é automático de 6 marchas, o que garante bastante confiabilidade. Afinal, são as marchas que mantêm o equilíbrio entre a força e a velocidade, essencial para manter o desempenho e o bom funcionamento ao longo de vários quilômetros.

Mas será que por tudo isso ele gasta mais?

Consumo e mais vantagens

O consumo não decepciona! Segundo o Inmetro, esse carro consome: 

  • 7,4 km por litro com etanol e até 10,9 km por litro com gasolina na cidade;
  • 9,6 km por litro com etanol e até 14 km por litro com gasolina na estrada. 

Ah, e esse carro não é apenas forte, econômico e potente, ele também é muito bem equipado.

Interior do Volkswagen Jetta.
Interior do Volkswagen Jetta (Volkswagen/Divulgação).

Ele conta com:

  • Chave com sensor de presença: é só abrir e entrar no carro, apertar o botão para ligar e pronto.
  • Painel de instrumentos 100% digital de 10 polegadas, tal como o ar condicionado, digital e de duas zonas.
  • Freio de estacionamento eletrônico e faróis que possuem acendimento automático. 

Agora que você já sabe que o Volkswagen Jetta Comfortline 2020 tem todo esse desempenho e tecnologia, vamos descobrir mais sobre o outro carro analisado no Review Explorer: o Chevrolet Onix Plus LTZ 2021.

O campeão de vendas: Chevrolet Onix Plus LTZ 2021

Chevrolet Onix Plus cinza estacionado em uma rua com prédios atrás.
Chevrolet Onix Plus (Chevrolet/Divulgação).

Se você é um entusiasta da Chevrolet ou está começando a conhecer o mundo dos autos agora, saiba que o Onix Plus LTZ 2021 vale o seu tempo. 

O Onix Plus já vinha mostrando a que veio desde a sua primeira e segunda gerações (exclusivas para o Brasil), tanto que foi o carro turbo mais vendido no país por alguns anos. Isso impulsionou a popularização do motor turbo, mas o sucesso comercial desse Chevrolet não parou por aí.

Se você gosta de economia e ficou em dúvida se com esse carro você estaria obtendo o melhor desempenho pelo seu dinheiro, saiba que ele é, sim, um parceiro bastante econômico e, além disso, tecnológico.

Motor turbo e desempenho

Começamos pelo seu motor 1.0 Turbo, que tem um desempenho similar a um 2.0. Com 116 cavalos de potência em ambos combustíveis, possui um torque máximo de até 16,8 kgf.m, isso com etanol. Já com gasolina, é um pouco menor, apresentando 16,3 kgf.m.

Motor do Chevrolet Onix Plus.
Motor do Chevrolet Onix Plus (Chevrolet/Divulgação).

Continua depois da Publicidade

Esse motor garante muita agilidade, principalmente nas arrancadas. Além disso, tem muita força e potência em caso de fazer uma ultrapassagem

O câmbio automático vem com 6 marchas e garante conforto e agilidade no trânsito.

E o consumo desse carrão?

Consumo e mais vantagens

Esse carro anda mais e bebe menos! Olha só o que ele gasta, segundo o Inmetro: 

  • 8,6 km/L com etanol e 12 km/L com gasolina na cidade;
  • 10,9 km/L com etanol e 15 km/L com gasolina na estrada.

O Onix Plus LTZ não impressiona somente pela potência, mas também pelo custo-benefício. Ou seja, você paga pouco e recebe muito! 

Tal como o Jetta, ele também tem chave presencial, painel de instrumentos digital, piloto automático e um grande espaço interno.

Painel do Chevrolet Onix Plus.
Painel do Chevrolet Onix Plus (Chevrolet/Divulgação).

Outro destaque é que esse é um modelo com preço de carro popular e tamanho de carro grande! Isso se confirma se você olhar o porta-malas. Cuidado, porque você pode até perder alguma coisa ali dentro, hein? São 469 litros de capacidade.

Dois campeões em motor e potência

E, então, quem é que leva para casa o cinturão de melhor carro com motor turbo na sua avaliação? Seja para viajar ou para o trabalho, os dois competidores do asfalto são imbatíveis!

Está preparado para fazer a sua escolha? Você pode levar um modelo como esses para a sua garagem comprando ou assinando com a Localiza, e também pode levá-los para um passeio na modalidade de aluguel.

Review Explorer

Mergulhe nos mais variados modelos e categorias de carros na companhia de especialistas.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.