Ir para o conteúdo

Review Explorer

Fiat Toro e Renault Duster: conheça dois dos melhores carros para estrada de terra

Por: Equipe Vai por Mim + Xenão

| 19 de Janeiro

Uma caminhonete e um SUV que estão entre os melhores carros para estrada de terra dão um show de robustez na lama e no asfalto.

O mercado de carros para estrada de terra está explodindo. Mais do que nunca, as pessoas querem viajar de carro fora do caminho comum, com emoções de alta intensidade, velocidade e aventuras. 

Quer cair na estrada com a família ou com os amigos para curtir praias ou montanhas? Separamos para você dois modelos, uma caminhonete e um SUV, que estão entre os melhores carros para estrada de terra: o Fiat Toro Endurance 2.0 AT9 2021 e o Renault Duster Dynamique 1.6 CVT 2022.

Veja só a avaliação do nosso convidado Xenão, do Carros do Xenão:

Bora saber mais sobre esses carros bons para estrada de terra?

Fiat Toro Endurance 2.0 AT9 2021: personalidade e força

Fiat Toro cinza em movimento em uma estrada com os faróis acesos.
Fiat Toro Endurance 2.0 AT9 2021 (Fiat/Divulgação).

Dado que esse carro é comumente chamado de “bruto”, ele pode ser também um “soft-roader”, ou seja, nem tão “rude” assim. Afinal, ele é autenticamente forte, mas se você olhar de perto, o rústico se torna leve. 

As estradas brasileiras sempre prometem desafios para os 4x4 atuais — mas a caminhonete Fiat Toro passa em qualquer prova!

Desempenho

Essa caminhonete tem motor 2.0 com Turbo Diesel, 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, e a aceleração vai de 0 a 100 km/h em somente 10 segundos. Uau! É muita força e agilidade.

E ela também é muito fácil e agradável de dirigir, mesmo carregando uma ampla caçamba atrás.

Ah, e você sabia que ela tem tração nas 4 rodas de forma inteligente? Mas o que isso significa? É simples: ao passar por um trecho que exige força, a tração entra em funcionamento automático. Incrível, não? 

Além disso, a reduzida está presente para quando você não atolar no barro ou na areia. A boa suspensão é o que filtra muito bem os impactos. Na prática, isso significa uma viagem fluida e sem ruídos.

Vale pontuar também que o câmbio é automático de 9 marchas, o que melhora muito o seu desempenho e consumo.

Conforto e capacidade

Se você quer o melhor dos melhores, confie no conforto da Fiat Toro. Isso só é possível porque, com pneus para todo terreno e grandes eixos dianteiros e traseiros, a Toro aguenta pancadas na irregularidade do chão, fazendo jus ao seu nome.

Essa caminhonete foi projetada para pegar trilhas e é um sucesso de vendas no Brasil. Afinal, ela é compacta e cabe muito bem na garagem, sem causar nenhum atrito com a vizinhança.

Agora falando de capacidade, a Toro leva 5 pessoas de forma bem tranquila. E, em termos de capacidade externa, ela tem uma ótima caçamba.

A Fiat Toro é a única caminhonete com abertura lateral da porta da caçamba, o que a deixa mais prática e leve. Estamos falando de uma caçamba que chega a oferecer mais de 800 litros de capacidade! São precisamente 820 litros. Na versão a diesel, ela carrega até 1 tonelada.

Fiat Toro cinza em movimento em uma estrada com os faróis acesos. Foco na traseira e na caçamba.
Caçamba da Fiat Toro Endurance 2.0 AT9 2021 (Fiat/Divulgação).

Continua depois da Publicidade

Consumo

E o consumo? Segundo o Inmetro, essa caminhonete faz: 

  • 9,9 km/l na cidade;
  • 12,3 km/l na estrada.

Vale lembrar que esses valores são sempre no diesel.

Definitivamente, a Fiat tornou a Toro ainda mais capaz e eficiente para o modelo do ano de 2021. Ela se transformou em um fenômeno de vendas desde o seu lançamento, e com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais econômica e passou a transportar ainda mais carga nos modelos turbodiesel.

Está pronto para ver mais um dos carros bons para estrada de terra que selecionamos?

Renault Duster Dynamique 1.6 CVT 2021: o SUV mais bruto

Frente da Renault Duster, que está parada sobre pedras com grama ao fundo.
Renault Duster 2021 (Renault/Divulgação).

Em se tratando de SUV, o Renault Duster Dynamique 1.6 CVT 2021 mostra a que veio. Veremos o porquê.

Desempenho

Em partes, o ótimo desempenho da Duster acontece por causa do câmbio, que é CVT, o que garante muito conforto e economia de combustível. Além disso, o seu motor é 1.6 e conta com 120 cavalos de potência, ou seja, é muito potente e confiável na arrancada. O tempo é de 13,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

Esse carro foi criado para alimentar a sua necessidade de aventura. O seu motor é responsivo e muito econômico, totalmente afinado para proporcionar uma condução suave, dentro e fora dos limites da cidade. 

Com ele, você dirige sem esforço e com uma transmissão perfeitamente compatível, garantindo a capacidade de voar nas rodovias e em estradas.

E, claro, a tecnologia ajuda. A tração nas quatro rodas (AWD) do Renault Duster foi projetada para se adaptar a qualquer tipo de terreno, sejam estradas urbanas escorregadias ou os terrenos mais difíceis. 

Os recursos de última geração da Duster tornam a conveniência sua nova melhor amiga. 

Conforto e capacidade

Se você olhar bem a altura desse carro, ele é bastante elevado. Sua suspensão é robusta e os pneus são grandes. Isso serve para absorver bem os impactos e oferece internamente bastante conforto aos passageiros, mesmo ao andar em terrenos irregulares.

O interior dele vai deixar você de queixo caído. Esse carro consegue levar cinco pessoas, sendo até três adultos (grandes) no banco de trás sem incômodo algum. No banco da frente, o motorista fica numa posição elevada e confortável, garantindo uma ótima visibilidade na estrada à frente.

Interior da Renault Duster, mostrando volante, painel, central multimídia e parte dos bancos da frente. Através dos vidros, há uma vista para uma estrada de terra com montanhas ao fundo.
Interior da Renault Duster 2021 (Renault/Divulgação).

Continua depois da Publicidade

Se está pensando em passear ou se aventurar, olha só: a Duster tem o maior porta-malas da categoria, com 475 litros de capacidade! É muito espaço para levar seus sacos de dormir, seu equipamento de pescaria ou todas as malas daquela viagem pelo litoral do Brasil com que sempre sonhou.

Consumo

A Duster consome:

  • 7,1 km/l no etanol e 10,3 km/l na gasolina na cidade;
  • 7,9 km/l no etanol e 10,8 km/l na gasolina na estrada.

E então? Pronto para dar uma volta com este carrão? Existem muitos SUVs no mercado, mas poucos oferecem os mesmos níveis de praticidade e conforto.

E agora? Qual escolher entre esses dois carros para estrada de terra?

Como pudemos ver, esse par encara condições adversas muito melhor do que a maioria dos carros comuns. Ambos são fáceis de dirigir e adequados para off-road. 

E aí? Curtiu esses dois carros para estrada de terra cheios de recursos e conforto? Para escolher um deles, vale levar em conta quais são as suas maiores necessidades e vontades. A decisão final depende de cada um!

Está preparado para a sua escolha? Você pode levar um modelo como esses para a sua garagem comprando ou assinando com a Localiza, e também pode levá-los para um passeio na modalidade de aluguel.

Review Explorer

Mergulhe nos mais variados modelos e categorias de carros na companhia de especialistas.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.