Ir para o conteúdo

Explorando Jundiaí: Um roteiro pelo coração paulista

Por: Equipe Localiza

|

0 | Média:  0 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Nas pitorescas terras cafeicultoras do interior de São Paulo, existe uma cidade que já foi considerada uma das melhores do mundo para se morar. Se parece que estamos exagerando, é porque você ainda precisa conhecer Jundiaí

O nome do município é uma homenagem ao rio homônimo que corta a região. A cidade se destaca por sua rica cultura relacionada ao café e ao vinho, além da deslumbrante Serra do Japi, agraciada pela Mata Atlântica.

É em homenagem a esse pedacinho de chão que criamos este conteúdo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre este lugar, desde como chegar lá, até quais são as melhores atrações e atividades para aproveitar ao máximo sua visita. Vamos nessa?

Continua depois da Publicidade

Onde fica Jundiaí? (E um pouco de história)

Sim, ela já foi considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver. Jundiaí está estrategicamente localizada no interior do estado de São Paulo, a apenas 49 quilômetros da capital paulista e a 37 quilômetros de Campinas, em uma região conhecida por sua beleza natural e clima agradável.

Vista panorâmica da Serra do Japi, no município de Jundiaí, interior de SP, com o sol surgindo no horizonte. À direita, vemos parte da cidade se destacando, com algumas construções em meio à natureza. À frente da imagem, curvas sinuosas na Serra se destacam.
A Serra do Japi acolhe Jundiaí, proporcionando um clima tranquilo e ar fresco. (Foto: Getty Images)

Antes habitada por povos originários, o local foi repovoado no final do século XVII, quando os primeiros colonizadores chegaram, fugindo das perseguições políticas na capital, São Paulo. Logo, formou-se um vilarejo que foi apropriadamente batizado de Freguesia de Nossa Senhora do Desterro.

Porém, foi nos séculos XIX e XX que Jundiaí recebeu um grande influxo de imigrantes italianos, que trouxeram consigo sua rica tradição gastronômica e enóloga, pela qual é conhecida até hoje.

Como chegar a Jundiaí?

Sua localização privilegiada a torna facilmente acessível a partir de várias cidades da região, tornando-a um destino popular para escapar da agitação da vida urbana.

Para quem vem de São Paulo, a maneira mais comum de chegar é de carro, seguindo pela Rodovia Anhanguera (SP-330) ou pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). A viagem, geralmente, leva cerca de uma hora, dependendo das condições do trânsito.

Uma alternativa fascinante é pegar o trem rumo a Jundiaí a partir da Estação da Luz, na capital do estado. A locomotiva, dos anos 1950, percorre a mesma ferrovia que antes transportava café, proporcionando uma experiência interessante.

+ Que tal visitar outras cidades do estado? Recomendamos a famosa Campos do Jordão.

O que fazer em Jundiaí?

Pronto para conhecer Jundiaí? Não se deixe enganar por seu tamanho. Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, há uma variedade de opções, desde passeios enoturísticos até aventuras esportivas. 

Vem com a gente!

Parque da Cidade

Vamos começar com uma das atrações principais, o Parque da Cidade, perfeito para famílias, ciclistas e corredores. Com um vasto lago, ele é ideal para um passeio de bicicleta ou um tranquilo piquenique à beira d'água.

Vista panorâmica do Parque da Cidade, em Jundiaí, SP, revelando uma lagoa artificial com pilares estrategicamente encaixados e uma península com pedras. No entorno, vegetação típica da Mata Atlântica e trilhas que contornam o parque. Algumas piscinas artificiais num complexo no extremo sudoeste da imagem também se destacam.
Parque da Cidade em Jundiaí, em São Paulo, Brasil. (Foto: Getty Images)

Com seus 500 mil metros quadrados e diversas trilhas ecológicas, o Parque oferece uma variedade de atividades ao ar livre. Aos finais de semana, você pode desfrutar de apresentações artísticas, praticar esportes ou, até mesmo, jogar uma partida de xadrez enquanto aprecia o café local. 

A entrada é gratuita. Então, não deixe de incluir essa visita em sua jornada pela região.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Jardim botânico Eloy Chaves

O Jardim Botânico Eloy Chaves, construído em 2004, é um verdadeiro encanto, com seus diversos espaços para explorar. Ao passear por lá, você irá se deparar com uma trilha que serpenteia por lagos artificiais e jardins temáticos, como o Italiano, o Japonês e o espaço África.

Foto do Jardim Japonês no Jardim Botânico, na cidade de Jundiaí, interior de SP. Ao centro da imagem, uma ponte vermelha, no estilo oriental, atravessa uma floresta e integra uma trilha ruma a densa vegetação de Mata Atlântica.
Jardim Botânico, Jundiaí, SP. (Foto: Getty Images)

Além disso, você pode desfrutar de um passeio de bicicleta ao longo da ciclovia. Uma experiência imperdível para os amantes da natureza e da tranquilidade.

+ Venha descobrir Inhotim, em Brumadinho, o maior museu a céu aberto do mundo!

Rota da uva

Você sabia que Jundiaí é conhecida como a “Terra da Uva”? Então, já sabe, um passeio imperdível por lá é a Rota da Uva. Localizada no bairro do Caxambu, esta rota oferece uma variedade de experiências gastronômicas, lojas encantadoras e adegas.

Foto com destaque a cacho de uvas verdes graúdas, da qualidade “uvas-brancas” em um vinhedo na cidade de Jundiaí, SP.
Vinhedos de uvas regionais, Jundiaí, SP. (Foto: Getty Images)

Recomendamos apreciar suas paisagens deslumbrantes, enquanto degusta algumas das delícias locais. Entre as adegas mais charmosas está a Brunholi, onde você pode encontrar vinhos finos, sucos de uva frescos, vinagres aromáticos e massas artesanais.

Ah, e não deixe de visitar o Museu do Vinho para aprender sobre a história da região e da produção da tradicional bebida, além de conferir alguns itens artesanais.

Nessa rota, você também encontrará a Adega Beraldo di Cale, localizada em uma área rural deslumbrante. Lá, poderá saborear os diversos rótulos produzidos pela adega, além de licores, queijos e produtos típicos de fazenda. Durante a época da colheita, não deixe de provar as frutas frescas.

+ Se você é fã de uma taça de tinto refrescante no verão, então visite Bento Gonçalves!

Café colonial com trilha

Uma bela pedida é o passeio organizado pelos locais, imigrantes italianos: o café colonial com trilha. Nele, você irá experimentar a gastronomia da antiga Europa, além de pratos típicos da região, como pães, bolos, queijos, geleias e, é claro, o café fresco e saboroso.

A aventura começa com uma trilha pela Serra do Japi, que oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar paisagens deslumbrantes, da Mata Atlântica, com uma diversidade incrível de flora e fauna.

Festival da Uva

O Festival da Uva é um dos eventos mais emblemáticos de Jundiaí, que celebra a cultura agrícola e cultural do local. A festa ocorre anualmente em janeiro para homenagear a colheita da fruta, uma das principais atividades econômicas da região.

Durante esta celebração, os turistas podem desfrutar de uma variedade de atividades, incluindo degustação de uvas frescas e produtos derivados, como sucos, vinhos e geleias. Além disso, há apresentações de danças folclóricas, música ao vivo e exposições que destacam a história e a importância da agricultura em Jundiaí.

Continua depois da Publicidade

Casa Hobbit: uma atração imperdível

Uma das atrações mais singulares e encantadoras de Jundiaí é a Casa Hobbit. Também chamada de Holy House, ela é uma réplica inspirada na famosa moradia dos hobbits da Terra-média, criada pelo escritor J.R.R. Tolkien.

Nossos amigos do canal Amantes de Estrada visitaram esta hospedagem para nos mostrar seus encantos. Ah, mesmo que você não seja um grande fã de O Senhor dos Anéis, é impossível não se deixar envolver por esta hospedagem.

A cabana foi construída manualmente e integrada à terra, proporcionando uma temperatura perfeita o ano todo. No inverno, o telhado vivo oferece um calor acolhedor, enquanto no verão, as pedras e a grama mantêm um ambiente fresco, fazendo com que você se sinta em total conexão com a natureza.

Além do confortável quarto e do banheiro, a área externa revela uma atmosfera acolhedora, destacada por uma fogueira que se abre para o magnífico vale. Para elevar ainda mais sua experiência, a hospedagem conta com um ofurô, perfeito para relaxar com uma boa taça de vinho local, enquanto contempla a maravilhosa vista do sudeste do Brasil.

Os arredores da Casa Hobbit oferecem uma série de atividades ao ar livre, como trilhas para caminhadas, piqueniques e observação da natureza. É o local ideal para passar um dia relaxante com aquela pessoa especial.

Destinos próximos de Jundiaí que você deve conhecer

Que tal tornar esta viagem ainda mais especial explorando não só Jundiaí, mas também outras cidades próximas da região? Aliás, vai por mim, para isso, o ideal é alugar um carro e fazer esse roteiro no seu tempo e do seu jeito. 

Um homem e uma mulher caminham num pátio onde há uma estrutura de madeira e árvores. O fundo apresenta uma casa subterrânea semelhante à do filme "O Hobbit" na cidade de Jundiaí, SP.
A hospedagem mais singular de Jundiaí, SP, a Casa do Hobbit, combina todo o charme rústico com o conforto moderno. (Foto: Amantes de Estrada)

Veja nossas sugestões de destinos próximos à Jundiaí para conhecer:

Holambra

Conhecida como a Cidade das Flores, Holambra é o destino perfeito para os amantes da natureza. Você pode visitar os famosos campos de flores através de visitas guiadas e se maravilhar com a exuberância das paisagens.

Um moinho branco no meio de um campo de flores vermelhas num dia de céu nublado na cidade de Holambra, próxima de Jundiaí, SP.
Campo de flores em Holambra, SP. (Foto: Getty Images)

Embu das Artes

Situada próxima a Jundiaí, Embu das Artes proporciona uma experiência verdadeiramente singular. Na icônica Praça das Artes, você será envolvido por uma diversidade de artesanatos, delícias gastronômicas e o encanto da música local.

Boituva

Para os espíritos mais aventureiros, Boituva é o destino perfeito. Reconhecida como a Capital Nacional do Paraquedismo, o município oferece a oportunidade de desafiar-se com um emocionante salto de paraquedas ou de optar por um tranquilo passeio de balão, apreciando uma vista deslumbrante da paisagem.

Continua depois da Publicidade

Falou em visitar Jundiaí? Pé na estrada!

Com tantas atividades e atrações, Jundiaí certamente vai surpreender você. Está considerando adicionar esse destino às suas próximas férias? E por que não fazer essa viagem de carro?

Vai por mim, vale muito a pena alugar um modelo para aproveitar ainda mais essa experiência. É importante mencionar que vários pontos, como a Casa do Hobbit, estão localizados em estradas de terra. Por isso, recomendamos considerar alugar um SUV ou SUV compacto para lidar com esse tipo de terreno.

Aliás, para garantir uma experiência ainda melhor, você pode antecipar sua reserva na capital paulista, utilizando o FAST Retirada Digital. Com ele, você pode pegar seu veículo em nossa agência sem perder tempo em filas. Tudo de maneira simples e digital! 

Não vai retirar seu alugado na cidade de São Paulo? Sem problemas. Você pode alugar da forma convencional, com toda facilidade e conforto que só a Localiza te proporciona. 

Aproveite e faça já a sua reserva!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 0 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}