Ir para o conteúdo

Guia Futurístico

Brumadinho é toda sua! Conheça um dos tesouros de Minas Gerais

Por: Equipe Vai por Mim + Casal Mil

| 20 de Outubro

Sabe aquele destino que surpreende e que, ao mesmo tempo, faz a gente se sentir em casa? Existe uma cidade que reúne tudo isso em um espetáculo de riquezas naturais e muita história, pertinho de BH, Minas Gerais. Quer saber o que fazer em Brumadinho? Vai por mim: coisa boa é o que não vai faltar!


Nessa viagem cheia de encantos e muita mineiridade, quem nos faz o convite para um passeio inesquecível são Luiza e Mateus, do blog Casal Mil, junto do guia local Junior Cesar. Assista ao episódio e conheça os atrativos da região. 

Continua depois da Publicidade

Afinal, onde fica Brumadinho?

Brumadinho é um dos vários municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Distante cerca de 55 km do centro de BH, para chegar lá é preciso seguir pela BR 381, a mesma que liga a capital ao estado de São Paulo, até a MG 155, que passa por Mário Campos, outra cidade da região metropolitana, e que te levará até Brumadinho em um trajeto completo de cerca de 1 hora e 15 minutos.

O que fazer em Brumadinho?

Tem atrativos para todo tipo de turista quando o assunto é a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Para quem ama a natureza, arte, gastronomia de qualidade e um destino ideal para aquele merecido descanso, o lugar é esse! Quer saber o que fazer em Brumadinho? Veja só essas dicas que nós e o Blog Casal Mil separamos para você!

Conheça o maior museu a céu aberto do mundo: Instituto Inhotim

A primeira parada não poderia ser outra: Inhotim. Vai por mim: o lugar merece toda a fama que carrega e muito mais! Seja pelo imenso jardim botânico com mais de 4 mil espécies de todo o planeta, seja pelo cuidado impecável no paisagismo e na curadoria do melhor da arte em seus mais de 140 hectares, localizados entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. 

Paisagem de lagoa cercada de árvores em dia claro no Instituto Inhotim.
Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo.

O museu de arte contemporânea, o maior a céu aberto do mundo, não pode ficar de fora do seu roteiro quando estiver pela região de Piedade do Paraopeba, onde fica a cidade de Brumadinho. 

O acervo conta com cerca de 700 obras de 60 artistas conhecidos mundialmente, de quase 40 países. Inhotim respira cultura mundial e está pronto para te receber para sua imersão em um lugar tão único e especial!

Visite o distrito de Casa Branca

No município de Brumadinho, um bairro com cara de distrito chama a atenção dos visitantes por seu ar bucólico, cheio de belezas naturais e um charme todo especial: Casa Branca. Repleto de restaurantes muito aconchegantes e de pratos deliciosos, bares, pousadas e atividades em meio a natureza, uma visita nessa parte de Brumadinho para curtir um dia ou quem sabe mais, vale muito a pena. 

Para os amantes de boas cachoeiras, algumas trilhas te levam para quedas d’água deliciosas e que revigoram o corpo e as energias, dentre elas a Cachoeira da Jangada e a Cachoeira da Ostra.

Aprecie a vista da Serra da Moeda e aventure-se no Topo do Mundo

A vista do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça nos faz querer voar e contemplar as montanhas lá do alto. Existe um lugar onde isso se torna possível: no Topo do Mundo, a aventura corre solta com o voo livre de parapente nas famosas rampas naturais da região. Se você também ama esportes e quer se aventurar pelos céus das Minas Gerais, o momento é esse!

É o famoso “mar de minas”, vestindo também a majestosa Serra da Moeda, dando seu show em uma das paisagens mais bonitas pertinho de BH. Tocar o céu nunca foi tão possível!

Pessoa saltando de parapente em paisagem montanhesca de Inhotim
Voo de parapente em Brumadinho, MG.

Dica Vai por Mim: Aproveite o fim do dia no Topo do Mundo e se presenteie com um pôr do sol que te deixará sem palavras. É uma verdadeira obra prima da natureza!

Faça a trilha para o Mirante Morro dos Veados

É para quem ama uma trilha e para quem também não é tão fã também! Isso porque ela é uma trilha fácil de se percorrer, sem exigir muito esforço. Perfeita, não é mesmo? Mas, a recompensa está ao chegar no alto do mirante, de onde é possível apreciar uma vista daquelas, dignas de ficarem nas lembranças fotográficas e também na caixinha de memórias do coração!

Brumadinho com hospedagens que são puro encanto!

Um roteiro desses pede um descanso a altura, não é? Então aproveite as pousadas deliciosas no meio da natureza, como a Vila da Lavanda, lugar que Luiza e Mateus escolheram para repousar durante sua estadia em Brumadinho. 

Além de uma cabana rústica e super charmosa, feita para aproveitar o melhor do luxo e da natureza, estilo de hospedagem conhecida como glamping, você pode provar o brunch cheio de sabor e recheado de coisas deliciosas e bem mineirinhas, como pães de queijos, broas, roscas, geleias e queijos, preparados na própria vila e com ingredientes locais.

Cama de casal em quarto de pousada com decoração rústica.
Acomodações da Pousada Vila da Lavanda.

Ainda na propriedade, você pode desfrutar de uma plantação exuberante de lavandas, cheirosas e convidativas. Vale a pena um passeio entre suas flores lilases, que inspiram cliques mais que instagramáveis, e pelo contato com belezas da natureza em seu estado mais puro.

É como ter Minas inteira nos abraçando e pedindo para que a gente fique um pouco mais!

Viva também essa experiência e encontre: 

  • Descanso longe da correria; 
  • Cultura do Brasil e do mundo;
  • Gastronomia típica da região;
  • Pousadas incríveis com jeitinho de casa;
  • Vistas de tirar o fôlego com direito a esportes radicais.

Se você curtiu essas dicas para saber o que fazer em Brumadinho, vai amar a receita de carré suíno de Inhotim, um prato típico da região de Brumadinho que foi preparado pelas chefs Dailde Marinho e Raquel Novais, exclusivamente para nós, do Vai por Mim.

Em busca dos melhores carros para viver dias de aventuras inesquecíveis? Olha só a dica que trouxemos para você: Descubra os 7 melhores carros aventureiros

E se você quer colocar o pé na estrada pelas cidades de MG e desbravar outros destinos encantadores do estado, conheça essas opções de passeios:

+ Glaura, MG: um recanto bucólico na Estrada Real

+ Diversão para todos em Minas Gerais

Aproveite Brumadinho e até o próximo destino!

Continua depois da Publicidade

Guia Futurístico

Viva a experiência completa que um destino brasileiro pode oferecer, mergulhando nas atrações, gastronomia e cultura locais.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.