Ir para o conteúdo

Gramado e Canela: o charme europeu da Serra Gaúcha

 

Mulher posa em frente à letreiro da cidade de Canela em Rio Grande do Sul

Pegue o casaco, as botas e as luvas, pois o destino é Gramado e sua cidade vizinha, Canela. Convidamos o casal super aventureiro, Daniel e Paula do canal de viagens Num Pulo, para explorar esses dois lugares da serra gaúcha - RS que transportam os turistas para a Europa sem tirarem os pés do Brasil. 

Charmosas, essas cidades do Rio Grande do Sul são apostas certas para quem quer conhecer museus, aproveitar a alta gastronomia e se divertir com as diversas atrações locais em temperaturas pra lá de diferenciadas. Vai por mim, as suas férias precisam encontrar esse pedaço europeu!

O que fazer em Gramado e Canela?

Chegar nessas cidades turísticas é perder o olhar em arquiteturas de origem italiana, portuguesa e alemã, mas não somente isso, esses dois destinos captam a sua admiração nos primeiros instantes por vários motivos.  

Vamos descobrir o por quê? Assista ao episódio da websérie Guia Futurístico com a participação especial dos nossos amigos Daniel e Paula, que fizeram toda a rota turística e gastronômica dessa encantadora região do Brasil:

Avenida Borges de Medeiros

Que tal andar por um canteiro de flores que mistura os principais pontos da cidade com uma vista saída dos filmes de romance? A avenida Borges de Medeiros cruza a cidade e pelo caminho te leva à lojas, chocolaterias e muita arquitetura digna das melhores fotos da viagem… Lá ainda podemos encontrar:

  • Praça das Etnias - Se prepare para encontrar três casas de etnias diferentes, uma italiana, outra portuguesa e uma clássica alemã. Uma voltinha pela história dos colonizadores da região.
  • Fonte do amor - Se você já viajou para Itália e passou pela Fontana Trevi irá ver uma réplica muito simpática anexa à igreja Matriz São Pedro. A Fonte do Amor é visitada todos os anos por apaixonados que deixam seu cadeado colorido simbolizando o amor eterno.
  • Igreja Matriz São Pedro - Construída em pedra basáltica, a igreja São Pedro é cartão postal de Gramado e atrai turistas sempre dispostos a capturar a melhor fotografia da viagem.
  • Rua Coberta - Se você quer viver a essência de Gramado, precisa passear pela Rua Coberta. Um lugar charmoso que reúne cafeterias, lojas e eventos culturais como o famoso Festival de Cinema. Vale a visita e um café para acompanhar.
Fachada de igreja de arquitetura europeia em dia ensolarado
Cartão-postal de Gramado, a Igreja Matriz São Pedro é ponto de encontro de turistas.

Rua Torta

A rua Emilio Sorgetz, ou melhor, Rua Torta como é popularmente conhecida, é disputada pelos turistas e promete render fotografias que misturam charmosas arquiteturas com as flores coloridas dos canteiros espalhados pelo caminho.

A dica de ouro é aproveitar todas as atrações com calma e não desperdiçar a oportunidade de experimentar a culinária espetacular da região. Mas, se ainda não chegou sua vez de conhecer a gastronomia da Serra Gaúcha, assista ao vídeo em que o chef Ricardo Campos prepara uma receita espetacular de verrine de chocolate e brownie de geleia, totalmente inspirada por este roteiro percorrido por Daniel e Paula ao sul do Brasil. 

Mulher posa em rua turística com arquitetura europeia em dia ensolarado
A famosa Rua Torta é o cenário perfeito para as fotos mais divertidas.

Lago Negro

Um dos passeios mais encantadores desse paraíso gaúcho é conhecer o Lago Negro, que foi feito de forma artificial e conta com uma vasta extensão rodeada por árvores e belezas naturais. Não esqueça de andar de pedalinho e se divertir feito criança.

Os parques naturais 

Canela é ideal para quem ama ambientes repletos de árvores, cachoeiras e trilhas. Uma das paisagens mais bonitas da cidade é a Cascata do Caracol com sua cachoeira de tirar o fôlego!

O Parque da Ferradura também é aquele lugar especial para os amantes da natureza. Por meio de uma plataforma de vidro é possível observar um visual repleto de tons de verde do Vale da Ferradura.

Paisagem de extensa cachoeira coberta de vegetação nativa
A Cascata do Caracol promete uma vista inesquecível para os amantes de cachoeira.

Catedral de Pedra

Finalizada em 1987, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é aquele cenário ideal para fotos ao ar livre. Robusta, ela guarda em seu interior vitrais coloridos e pinturas feitas por um artista local. À noite é possível observar o show de luzes que envolve a catedral, um espetáculo impressionante à parte.

Mulher caminha em direção à fachada de igreja colonial em praça pública
A arquitetura da Catedral de Pedra remete a paisagens cinematográficas.

Gramado e Canela também possuem inúmeros museus como o Mini Mundo, o Hollywood Dream Cars (museu do automóvel), o Reino do Chocolate Caracol, entre outros… São diversas opções para você aproveitar alguns dias inesquecíveis na serra gaúcha.

Se você gostou deste destino poderá se encantar também com a incrível viagem de Mel Fronckowiak para Campos do Jordão. Neste episódio da websérie Mel na Estrada, vamos percorrer os pontos turísticos da região paulistana e entender porque Campos do Jordão também é considerada uma cidade com o pezinho na Europa e o coração brasileiro, assim como Gramado e Canela.

Perfeito para você

Receba dicas de experiências e destinos diretamente no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Por: Equipe Vai por Mim + Num Pulo

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.