Ir para o conteúdo

Guia Futurístico

Gramado e Canela: o charme europeu da Serra Gaúcha

Por: Equipe Vai por Mim + Num Pulo

| 21 de Julho

Pegue o casaco, as botas e as luvas, pois o destino é Gramado e sua cidade vizinha, Canela. Convidamos o casal super aventureiro, Daniel e Paula do canal de viagens Num Pulo, para explorar esses dois lugares da Serra Gaúcha - RS que transportam os turistas para a Europa sem tirarem os pés do Brasil. 

Charmosas, essas cidades do Rio Grande do Sul são apostas certas para quem quer conhecer museus, aproveitar a alta gastronomia e se divertir com as diversas atrações locais em temperaturas pra lá de diferenciadas. Vai por mim, as suas férias precisam encontrar esse pedaço europeu!

O que fazer em Gramado e Canela?

Chegar nessas cidades turísticas é perder o olhar em arquiteturas de origem italiana, portuguesa e alemã, mas não somente isso, esses dois destinos captam a sua admiração nos primeiros instantes por vários motivos.  

Vamos descobrir o por quê? Assista ao episódio da websérie Guia Futurístico com a participação especial dos nossos amigos Daniel e Paula, que fizeram toda a rota turística e gastronômica dessa encantadora região do Brasil:

Continua depois da Publicidade

Avenida Borges de Medeiros

Que tal andar por um canteiro de flores que mistura os principais pontos da cidade com uma vista saída dos filmes de romance? A avenida Borges de Medeiros cruza a cidade e pelo caminho te leva à lojas, chocolaterias e muita arquitetura digna das melhores fotos da viagem… Lá ainda podemos encontrar:

  • Praça das Etnias - Se prepare para encontrar três casas de etnias diferentes, uma italiana, outra portuguesa e uma clássica alemã. Uma voltinha pela história dos colonizadores da região.
  • Fonte do amor - Se você já viajou para Itália e passou pela Fontana Trevi irá ver uma réplica muito simpática anexa à igreja Matriz São Pedro. A Fonte do Amor é visitada todos os anos por apaixonados que deixam seu cadeado colorido simbolizando o amor eterno.
  • Igreja Matriz São Pedro - Construída em pedra basáltica, a igreja São Pedro é cartão postal de Gramado e atrai turistas sempre dispostos a capturar a melhor fotografia da viagem.
  • Rua Coberta - Se você quer viver a essência de Gramado, precisa passear pela Rua Coberta. Um lugar charmoso que reúne cafeterias, lojas e eventos culturais como o famoso Festival de Cinema. Vale a visita e um café para acompanhar.
Fachada de igreja de arquitetura europeia em dia ensolarado
Cartão-postal de Gramado, a Igreja Matriz São Pedro é ponto de encontro de turistas.

Rua Torta

A rua Emilio Sorgetz, ou melhor, Rua Torta como é popularmente conhecida, é disputada pelos turistas e promete render fotografias que misturam charmosas arquiteturas com as flores coloridas dos canteiros espalhados pelo caminho.

A dica Vai Por Mim é aproveitar todas as atrações com calma e não desperdiçar a oportunidade de experimentar a culinária espetacular da região. Mas, se ainda não chegou sua vez de conhecer a gastronomia da Serra Gaúcha, assista ao vídeo em que o chef Ricardo Campos prepara uma receita espetacular de verrine de chocolate e brownie de geleia, totalmente inspirada por este roteiro percorrido por Daniel e Paula ao sul do Brasil. 

Mulher posa em rua turística com arquitetura europeia em dia ensolarado
A famosa Rua Torta é o cenário perfeito para as fotos mais divertidas.

Continua depois da Publicidade

Natal Luz de Gramado

Iniciado no ano de 1986, é o maior evento natalino do Brasil! Entre os meses de outubro e janeiro, Gramado se veste de cores e luzes para um espetáculo grandioso, cheio de atrações musicais, teatrais, paradas, concertos e desfiles, gratuitos e pagos, para toda a família!

O Natal Luz de Gramado enfeita a Serra Gaúcha e atrai milhares de visitantes por todo o período. A Rua Coberta recebe alguns dos espetáculos, assim como a Avenida Borges de Medeiros e vários outros pontos da cidade.  É possível assistir o acendimento das luzes, que ocorre às 20 horas todos os dias, visitar a Vila de Natal, a Casa do Papai Noel, acompanhar a Parada de Natal e várias outras atrações que farão o momento natalino em Gramado mais especial. Programe-se para não perder nenhuma delas. Para isso, confira a programação do Natal Luz 2022.

Confira mais dicas de passeios diferentes para fazer em Gramado e Canela: 

Lago Negro

Um dos passeios mais encantadores desse paraíso gaúcho é conhecer o Lago Negro, que foi feito de forma artificial e conta com uma vasta extensão rodeada por árvores e belezas naturais. Não esqueça de andar de pedalinho e se divertir feito criança.

Os parques naturais 

Canela é ideal para quem ama ambientes repletos de árvores, cachoeiras e trilhas. Uma das paisagens mais bonitas da cidade é a Cascata do Caracol com sua cachoeira de tirar o fôlego!

O Parque da Ferradura também é aquele lugar especial para os amantes da natureza. Por meio de uma plataforma de vidro é possível observar um visual repleto de tons de verde do Vale da Ferradura.

Paisagem de extensa cachoeira coberta de vegetação nativa
A Cascata do Caracol promete uma vista inesquecível para os amantes de cachoeira.

Catedral de Pedra

Finalizada em 1987, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é aquele cenário ideal para fotos ao ar livre. Robusta, ela guarda em seu interior vitrais coloridos e pinturas feitas por um artista local. À noite é possível observar o show de luzes que envolve a catedral, um espetáculo impressionante à parte.

Mulher caminha em direção à fachada de igreja colonial em praça pública
A arquitetura da Catedral de Pedra remete a paisagens cinematográficas.

Gramado e Canela também possuem inúmeros museus como o Mini Mundo, o Hollywood Dream Cars (museu do automóvel), o Reino do Chocolate Caracol, entre outros… São diversas opções para você aproveitar alguns dias inesquecíveis na serra gaúcha.

Se você gostou deste destino poderá se encantar também com a incrível viagem de Mel Fronckowiak para Campos do Jordão. Neste episódio da websérie Mel na Estrada, vamos percorrer os pontos turísticos da região paulistana e entender porque Campos do Jordão também é considerada uma cidade com o pezinho na Europa e o coração brasileiro, assim como Gramado e Canela.

Guia Futurístico

Viva a experiência completa que um destino brasileiro pode oferecer, mergulhando nas atrações, gastronomia e cultura locais.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
Marcos Paulo

A última viagem minha fui de localiza foi 10 dias fantástico fui conhecer Curitiba de Curitiba fui para gramado, canela depois para São Joaquim, desci a rodovia Rio do Rastro, foi para Penha curtir beto carrero e Camboriú depois voltei pra minha cidade sertaozinho sp tudo isso num Fiat cronos ótimo carro

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.