Ir para o conteúdo

Acampamento com luxo e conforto: a Rota dos Glampings em 5 estados brasileiros

 

Mulher segurando copo de suco em hospedagem ao ar livre

“De uma América a outra eu consigo passar num segundo. Giro um simples compasso e, num círculo, eu faço o mundo!” E o que é o nosso país senão um lindo mundão a ser percorrido? É cheios de completude que finalizamos nossa aquarela, essa “imensa curva norte-sul” de glampings no Brasil.

Nos despedimos desta temporada da websérie Mel na Estrada, que foi especialmente dedicada aos melhores glampings do Brasil. Foram cinco estados brasileiros percorridos em busca de hospedagens que oferecem todo o conforto de um hotel de luxo, mesmo estando localizados em áreas de natureza preservada.

Vai por mim, foi uma verdadeira aventura! Veja um pouco do making of de Mel, que viveu o melhor do turismo de experiência.

Glamping: um acampamento completo para quem não abre mão de luxo e conforto

Já imaginou um acampamento de luxo? Pode até soar como um paradoxo, mas, acredite, é possível ter uma boa dose de glamour em meio à natureza. Glamping é um conceito de hospedagem que une o melhor dos dois mundos: a conexão com o meio ambiente que encontramos nos campings e a comodidade dos hotéis mais requintados.

É a pedida perfeita para quem gosta de estar ao ar livre, sem precisar montar barraca e se preocupar com os perrengues da vida selvagem. Esse tipo de estadia oferece aos hóspedes toda a infraestrutura necessária, como banheiros privativos, ar-condicionado, isolamento térmico, cozinha e serviços exclusivos.

Mas basta abrir as cortinas e voilà: os campos verdes, as montanhas, os bosques ou a areia branquinha da praia estão a seu dispor.

E tem modelos de glamping para todos os gostos, viu?! Cabanas, barracas estruturadas, chalés, vilas, domos geodésicos e até casas na árvore são algumas das opções de glamping no Brasil.

Viajando pela rota dos glampings: os 5 melhores destinos

Mala pronta, tanque cheio e bora pegar estrada! Do litoral ao Cerrado, os destinos de nossa amiga aventureira estão imperdíveis. A gente vai te contar um pouco sobre cada uma das aventuras de Fronck em busca dos melhores glampings do país.

Bora lá?

1. Corumbau – BA

Corumbau é um pequeno povoado que fica no litoral sul da Bahia e faz parte da Rota do Descobrimento. Fica cerca de 200 km de distância de Porto Seguro, onde se encontra o aeroporto mais próximo. O local possui uma forte cultura de pesca e, por isso, é reconhecido como uma vila de pescadores.

Lá na Ponta de Corumbau, Mel fez o famoso mergulho de snorkel pelo recife de corais de Itacolomi. Ela também aproveitou para apreciar o ritual indígena de purificação oferecido pelos povos nativos.

A estadia de Fronckowiak foi na Vila Naiá, um glamping em Corumbau – BA super aconchegante, com casinhas inspiradas nas aldeias de pescadores.

Casa de madeira com redes de descanso na varanda e plantas no jardim
As acomodações do Vila Naiá foram inspiradas em aldeias de pescadores e construídas com madeiras reutilizadas.

2. Cambará do Sul – RS

O município de Cambará do Sul está localizado a cerca de 190 km de Porto Alegre, o que dá aproximadamente 3 horas de viagem. Também fica perto de Gramado, uma das cidades mais charmosas da Serra Gaúcha.

Como uma boa aventureira, nossa amiga experimentou um inesquecível voo de balão com direito a vista do nascer do sol. Vale muito a pena viver o turismo de experiência em um dos principais atrativos da região!

O glamping em Cambará do Sul, escolhido pela Mel, foi o Parador Cambará do Sul, situado na região dos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra – uma área de Mata Atlântica e floresta de Araucárias. A hospedagem faz parte da Fazenda Camarinhas, que pode ser conhecida por passeios com os guias locais. Para passar a noite, Fronck optou pela estadia nos casulos, repletos de originalidade.

Algumas comodidades que ela encontrou por lá foram ar-condicionado, frigobar, banheiro privativo, deck com lareira e até jacuzzi.

Acomodações em formato de casulos iluminados por lâmpadas em noite escura
Os casulos do glamping Parador Cambará do Sul são bem equipados e contam até com jacuzzi ao ar livre.

3. Chapada dos Veadeiros – GO

Passando pela região Centro-Oeste do país, Mel aproveitou as maravilhas da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. O roteiro de passeios incluiu a visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, de onde ela avistou a grandiosa Cachoeira do Carrossel. Ela também esteve no Vale da Lua, conhecendo as belas formações rochosas moldadas pela água.

Entre tantas possibilidades que a região oferece, Fronck se surpreendeu ao conhecer os mistérios da Cachoeira do Segredo. E no Bar do Mirante ela apreciou refeições, drinks, apresentações de artistas locais e um pôr do sol encantador.

A hospedagem da vez foi numa pegada mais roots, no Campo Base Ecolodge. Os idealizadores do glamping na Chapada dos Veadeiros pensaram em acomodações que pudessem preservar as características do Cerrado, e cumpriram perfeitamente a proposta.

Hospedagem rústica em meio a região florestal com duas cadeiras de sol no quintal
As hospedagens do Campo Base Ecolodge foram pensadas para preservar as características do cerrado e proporcionar aos hóspedes uma pegada mais roots.

4. Itacaré – BA

Quem conhece a Bahia sempre quer voltar para lá!

Itacaré, a capital do surf, foi a segunda cidade baiana que a Mel visitou pela Rota dos Glampings. A apresentadora desembarcou no aeroporto de Ilhéus e seguiu viagem. Em apenas 1 hora ela já estava em seu destino.

Se você ainda não sabe o que fazer em Itacaré, precisa conferir estas dicas: tem diversas praias urbanas e rurais para conhecer, trilhas, cachoeiras e um pôr do sol especial na Ponta do Xaréu. O agito da noite acontece na Rua Pituba, com muita música e comida boa.

O Ka Bru Forest Villa proporcionou à nossa parceira uma hospedagem com gostinho de infância. A casa na árvore traduz exatamente o que é um perfeito glamping em Itacaré, trazendo um conceito aberto que permite uma conexão real com a natureza. Além dessa experiência de imersão, o local oferece serviços exclusivos de gastronomia, yoga e massagem.

Mulher se banha em piscina instalada em região florestal em dia claro
O Ka Bru Forest Villa possui instalações que transportam os hóspedes para uma experiência de total bem-estar junto à natureza.

5. Anavilhanas – AM

O Parque Nacional de Anavilhanas é uma unidade de conservação ambiental onde é possível vivenciar experiências inigualáveis com o ecoturismo.

Imagine passear de barco pelo Rio Negro e observar os animais de hábitos noturnos, tudo isso sob a luz das estrelas. Ou, então, fazer uma trilha por dentro da Floresta Amazônica e conhecer as magias desse ecossistema. Quem sabe, dar um mergulho com os botos no Rio Negro durante o dia?

A influencer ficou hospedada em um glamping em Anavilhanas, cuja arquitetura foi pensada justamente para favorecer a proximidade com a floresta. O mais legal é que o próprio Anavilhanas Jungle Lodge oferece também passeios pelas comunidades ribeirinhas, o que ajuda a gerar renda para as famílias locais.

Pessoas contemplam rio amazônico repousando em instalações de barco em dia claro
No Anavilhanas Jungle Lodge é possível realizar ecoturismo às margens do Rio Negro, como passeios de barco e até mergulhos.

6. São Bento do Sapucaí – SP

Enfim, o sossego do interior paulista. São Bento é a cidade perfeita para curtir aquele friozinho, mas nem tanto, sabe?

Algumas das principais atrações locais são as formações rochosas do Complexo do Baú, aliás, elas formam o cartão-postal mais conhecido da Serra da Mantiqueira. Ah, com apenas 30 minutos a mais de viagem dá para aproveitar também Campos do Jordão – SP.

As experiências de Fronck no município envolveram arte e gastronomia. Ela esteve no Atelier de Tecidos Nawake, um espaço de artesanato integrado à Mata Atlântica. Também conheceu a fazenda Oliq, onde são produzidos os azeites mais premiados do país.

O descanso de Mel ficou por conta do Nomad Place, bem no topo da montanha. O domo geodésico foi sua opção de glamping em São Bento do Sapucaí e possui estrutura completa. Com essa acomodação tão aconchegante, cozinha equipada e até área externa com banheira, nossa amiga nem queria sair de lá.

Mulher de vestido cor de rosa sentada em cama de quarto de hotel
O Nomad Place oferece todo o conforto e a estrutura que os hóspedes precisam dentro dos seus domos geodésicos.

O Brasil te espera de braços abertos!

“Nessa estrada, não nos cabe conhecer ou ver o que virá. O fim dela, ninguém sabe bem ao certo onde vai dar”, mas sabemos que o destino, qualquer que seja o que você escolher, será repleto de experiências incríveis. Por isso, vá! Apenas decida e vá imergir no Brasil, que te espera de braços abertos!

A Mel já foi para a estrada, e você?

Na montanha, no mar ou na floresta, o importante mesmo é ter o conforto que somente os melhores glampings do Brasil oferecem. Então, aproveite nossas dicas, ajeite suas malas e aventure-se! Ah, e para sua viagem ficar ainda melhor, conte com as vantagens exclusivas dos nossos parceiros, que trazem sempre as melhores comodidades para você e sua família.

Perfeito para você

Receba dicas de experiências e destinos diretamente no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.