Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Corumbau, Bahia: um tesouro cheio de surpresas

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 29 de Novembro

Em busca de destinos paradisíacos pelo estado da Bahia? Acompanhe Mel Fronckowiak em sua viagem por Corumbau e descubra os segredos deste tesouro bem guardado do estado nordestino.

O Sul da Bahia guarda riquezas naturais deslumbrantes. Não pode ser coincidência que lá atrás, em 1500, Cabral e seus companheiros portugueses tenham descoberto o solo brasileiro chegando bem ali, naquela região. O Monte Pascoal e a faixa de areia branquinha, junto com o mar azul cristalino, foram o convite irrecusável para gritarem aos quatro ventos que ali nascia o Brasil!

Continua depois da Publicidade

Há quem defenda que eles desceram ali mesmo! Há também quem diga que foi em Porto Seguro, vizinha de Prado, município onde está a pequena vila de Corumbau, Bahia. Muita gente ainda diz que, na verdade, foi bem naquela viradinha, em Santa Cruz de Cabrália. A verdade é que em qualquer uma delas, não haveria como não se apaixonar por nossas terras. 

Na Rota do Descobrimento o que não faltam são lugares para relaxar à beira-mar, curtir a natureza e descobrir novas formas de se hospedar. Foi por isso que a influenciadora Mel Fronckowiak escolheu Corumbau para começar mais uma aventura da websérie Mel na Estrada. Na temporada de Glampings, Fronck nos apresenta um novo conceito em estadia que tem se tornado febre ao redor do mundo.

Dê o play e conheça esta modalidade de hospedagem com nossa apresentadora: 

Corumbau, Bahia: um tesouro cheio de surpresas
Mel Fronckowiak, na nova temporada "Glampings".

Como chegar ao paraíso: o caminho até Ponta do Corumbau

Corumbau está distante cerca de 224 km de Porto Seguro e 140 km de Teixeira de Freitas, os dois aeroportos mais próximos de Prado. 

Por Porto Seguro, o destino mais comum como ponto de partida para os visitantes, já que seu aeroporto recebe um número maior de voos e de vários destinos pelo Brasil, o caminho é pelas rodovias BR-367 e BR-101. Por Teixeira de Freitas, siga de carro pela via BR-101.

Dica Vai por Mim: estamos falando de um lugar remoto, por isso é importante pensar em algumas coisas antes de colocar o pé na estrada e partir para Corumbau. Não se esqueça de levar dinheiro em espécie, pois no vilarejo não há bancos nem caixas eletrônicos. Lembre-se também de levar coisas indispensáveis para o seu uso pessoal, como medicamentos ou outras necessidades de uso contínuo.

Corumbau, Bahia: um tesouro cheio de surpresas

Glamping: luxo e camping em um só lugar

Já pensou em acampar e viver uma experiência cheia de glamour e sofisticação? A Vila Naiá, local que Mel escolheu para ficar em seu passeio por Corumbau, é desse jeitinho: carinha de acampamento com o luxo de grandes e famosos hotéis e pousadas.

Assim, a influenciadora nos convida para conhecer a modalidade de hospedagens não convencionais, que te permite contato direto com a natureza sem precisar abrir mão de comodidades que todo mundo adora em uma viagem. Vai por mim: é uma experiência incrível de se viver!

Naiá tem seus quartos inspirados em uma vila de pescadores, com madeiras reutilizadas de galpões demolidos. Além de todo o conforto e sofisticação que geralmente só é encontrado em grandes redes hoteleiras, a experiência que esses lugares reservam aos seus hóspedes é o ponto alto da viagem.

Já pensou em um jantarzinho exclusivo na praia, com um menu para lá de delicioso, curtindo a brisa do mar baiano e contemplando as estrelas? Na Vila Naiá o seu sonho torna-se realidade! E essa é só uma das várias coisas incríveis que você pode viver nesse tesouro escondido ao Sul da Bahia!

Fachada de uma casa com paredes de madeira com uma mulher olhando para fora em uma janela
As instalações do Vila Naiá contam com madeiras reutilizadas.

O que fazer em Corumbau, Bahia?

Não pense em Corumbau como um lugar badalado e cheio de movimento. É bem diferente disso! E o motivo é bem simples: o destino não é lá assim tão fácil para se chegar, portanto, para desfrutar do paraíso, é preciso persistência!

A dica da Mel Fronck é que você viaje até lá com carros SUVs, veículos mais potentes e que aguentam o “rojão” das estradas até Ponta do Corumbau, Bahia. Se você não sabe muito sobre este estilo de automóvel ou gostaria de entender um pouco mais, trouxemos dicas valiosas que vão te ajudar a escolher o melhor deles para te acompanhar durante sua viagem pelo Sul da Bahia, e de forma econômica!

+ Top 3 SUVs com a manutenção mais barata

Após acomodar-se em seu quarto e desfrutar um pouco da sua primeira experiência em glampings, Mel correu para descobrir o que mais esse paraíso guarda para os seus visitantes. E, olha, a influencer ficou simplesmente apaixonada por tudo o que encontrou por lá!

Se você também quer aproveitar cada cantinho de Corumbau como Fronckowiak fez, é hora de pegar papel, caneta e não deixar nenhuma dica de fora da sua lista!

Vamos nessa?

Continua depois da Publicidade

Apaixone-se pela Praia da Ponta do Corumbau e dê aquele mergulho

O cartão-postal de Corumbau ganhou esse nome por ser justamente uma ponta: quando a maré está baixa, uma faixa de areia estende-se mar adentro. Assim, é possível andar por ela e ver as águas de tons azul e verde cristalinos te abraçarem. A Ponta do Corumbau é sinônimo de paisagem digna dos mais belos cliques para recordar e compartilhar nas redes sociais, fazendo aquele sucesso com os amigos!

É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, e ali você vai contar com boa infraestrutura para curtir seu dia na beira-mar, aproveitando o visual. Além disso, é possível também praticar esportes aquáticos, entre os mais comuns o mergulho de snorkel entre os recifes de corais de Itacolomi.

Vista aérea de uma praia de águas de tons verde e azul cristalinos com um barco navegando por ela em dia ensolarado
A beleza da Praia da Ponta do Corumbau e seus tons de azul e verde cristalinos.

Ande de caiaque pelo Rio Corumbau

Nem só do mar de beleza estonteante vive o vilarejo pacato. Para aqueles que gostam também da prática de esportes, além de mergulho, no Rio Corumbau é possível alugar caiaques e fazer a descida por suas águas. O tempo é você quem escolhe: por uma horinha apenas, ou o mais longo, que dura cerca de quatro horas, percorrendo todo o rio até seu encontro com o mar!

Dica Vai por Mim: o pôr do sol visto do Rio Corumbau é um dos grandes espetáculos que a natureza separou para presentear os visitantes do vilarejo, em sua passagem pela Rota do Descobrimento. 

O momento também tornou-se um passeio, que tem duração de três horas. No caminho, passa-se pela vegetação de mangue, muito típica da região de Corumbau, até chegar no ponto exato em que a vista é mais do que privilegiada. Vai por mim: é para lá de inspirador!

Faça o ritual sagrado de proteção e purificação indígena

A cultura Pataxó é muito presente na região de Corumbau. As gerações atuais dos povos originários ainda preservam seus costumes e realizam vários rituais, dentre eles o ritual sagrado de proteção e purificação, que acontece na Aldeia Pará.

Quatro pessoas de origem indígena ao redor de uma mulher sentada na areia de uma praia
Mel Fronck participou de um momento único de imersão na cultura Pataxó.

Com muita alegria, danças e cânticos, os indígenas buscam a purificação e proteção dos corpos físicos, do mental, do emocional e espiritual de todos os presentes. Fronck participou deste momento e nos garante que foi um dos mais emocionantes estando ali, em Corumbau, Bahia!

Visite as proximidades: Caraíva e Praia do Espelho

São cerca de 12 km que separam Ponta do Corumbau de Caraíva, por estrada de terra e areia. Vale lembrar que esse é o melhor trajeto que liga os dois destinos, já que por estradas convencionais o caminho passa para 140 km de distância, em rodovias em condições medianas.

Que tal colocar o espírito aventureiro em ação? Você vai descobrir que o passeio de buggys que leva turistas de uma cidade para outra vale muito a pena, já que Caraíva e a Praia do Espelho, que fica em Trancoso, são atrativos que precisam entrar em sua lista de lugares para visitar quando estiver em Ponta do Corumbau.

Caraíva e Praia do Espelho são destinos tão incríveis, que convidamos o músico e compositor Gabriel Elias para ir até lá e trazer todas as dicas que vão inspirar ainda mais o seu roteiro pela região! Confira o episódio da série Cantos do Brasil - De praia em praia em Caraíva

Homem apoia-se em pedra na frente de uma praia deserta com águas azuis em dia ensolarado
O músico Gabriel Elias nos mostrou a beleza da Praia do Espelho e de vários outros destinos baianos na websérie Cantos do Brasil.

Dica Vai por Mim: o passeio até Caraíva pode ser um bate-volta ou durar o tempo que você precisar! Basta combinar com o motorista do buggy a busca em outro dia, se desejar permanecer no destino por mais tempo!

Dica Vai por Mim 2: para os que amam caminhar e têm sede de aventura, também é possível fazer o trajeto a pé. Após atravessar as águas do Rio Corumbau, um trajeto de 9 km com guias locais te levam até o vilarejo vizinho. O percurso dura cerca de duas horas.

Continua depois da Publicidade

A Bahia e todos os seus encantos!

Na volta para casa, seja pelo aeroporto de Teixeira de Freitas ou de Porto Seguro, separe alguns dias para aproveitar o melhor das duas cidades. O Sul da Bahia sempre será uma ótima pedida para o seu descanso dos sonhos!

+ Se ainda não estiver preparado para se despedir do estado nordestino, que tal descobrir dicas imperdíveis de outro paraíso baiano? A Península de Maraú é o que você busca!

Quer saber o que mais a Mel te indica para levar memórias inesquecíveis da Bahia no coração? Veja só:

+ Salvador, Bahia, como você nunca viu! Conheça a “Lisboa” do Brasil

Dica de outro estado do Nordeste? A Mel também tem para você!

+ A imensa beleza de Maragogi, as Maldivas do Brasil

Sim, nós sabemos. Você está apaixonado por Corumbau, Bahia! Por isso, vamos sempre em busca de outros destinos tão incríveis quanto este para te inspirar a colocar o pé na estrada.

Nos vemos na próxima parada?

Boa viagem!

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.