Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Rota das Emoções: Navegue pelo Delta do Parnaíba e conheça o camarão de Tutóia

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 25 de Agosto

O Delta do Parnaíba é um arquipélago formado pelas nascentes do Rio Parnaíba, que ao desembocarem no oceano dão origem a mais de 2.700 km² de área de preservação ambiental. A região está localizada entre os estados do Maranhão e do Piauí e faz parte da Rota das Emoções, o famoso circuito turístico que foi tema da websérie Mel na Estrada, na temporada que percorreu as rotas deste roteiro para trazer as melhores dicas para você preparar sua viagem.

Com a participação da influencer Mel Fronckowiak, vamos conhecer agora este cenário repleto de recursos naturais abundantes, também chamado de Delta das Américas, e descobrir as exclusividades gastronômicas de Tutóia, no Maranhão. Vai por mim e assista a mais um episódio da temporada Rota das Emoções.

Quando conhecer o Delta do Parnaíba?

Se você é do time que prefere viajar com mais tranquilidade e sem muita muvuca, o ideal é conhecer esse paraíso entre os meses de maio agosto. Com o calor dando uma trégua e a diminuição das chuvas, o Delta do Parnaíba se torna um destino ainda mais agradável para se explorar.

Agora, se você é do time que ama aproveitar os meses mais quentes do ano e não se incomoda com o burburinho de turistas, pode se aventurar em conhecer o rio Parnaíba nos meses de dezembro e janeiro. As chuvas ainda não são tão constantes e o verão torna tudo ainda mais mágico!

O que fazer no Delta do Parnaíba?

O arquipélago que se forma pelas 5 saídas do rio ao encontro do mar é um atrativo por contar com diversas ilhas incríveis e prontas para receberem os turistas da melhor forma possível! Vamos conferir?

Vista panorâmica de embarcação flutuando em imenso rio no Delta do Parnaíba - PI
O arquipélago Delta do Parnaíba possui mais de 2.700 km² de área de preservação ambiental, uma verdadeira riqueza hidrográfica entre os estados de Piauí e Maranhão.

Ilha das Canárias e Casa do Caboclo

Imagine parar em uma ilha e experimentar uma das iguarias da região: moqueca de frutos do mangue da Casa do Caboclo. É isso mesmo! Como o ecossistema da região é muito rico, sua diversidade também impacta na gastronomia, transformando o lugar em uma ótima oportunidade para saborear pratos regionais, frescos e feitos por quem entende da natureza, da arte de cozinhar e de servir com amor, deixando aquele gostinho característico de quando a viagem vale cada segundo: o de quero mais!

Prato de moqueca de frutos do mar com arroz branco
Moqueca de frutos do mangue da Casa do Caboclo é uma iguaria da Ilha das Canárias, uma das várias localizadas no arquipélago de Delta do Parnaíba - PI.

Revoada dos Guarás

Espetacular! Essa é a palavra que pode tentar descrever a sensação de ver de pertinho a Revoada dos Guarás. Conhecidos pelas plumagens avermelhadas, o que muitos não sabem é que os guarás ganham essa coloração por se alimentarem de caranguejos existentes no mangue, o que faz o Delta do Parnaíba ser o lar perfeito para essas aves exuberantes. 

É hora de olhar pro céu e aproveitar aquela cena digna de filme!

Paisagem de embarcação flutuando em Rio Parnaíba com tripulantes avistando Revoada das aves Guarás
Assistir a Revoada dos Guarás é uma oportunidade de contemplação da vida selvagem na fauna brasileira.

O encanto gastronômico de Tutóia, MA

Depois de se impressionar com a revoada dos Guarás, é hora de dar um pulinho em Tutóia e descobrir um dos pratos mais famosos da região, o fantástico camarão de Tutóia.

Conhecida por ser a terra do Camarão e por sediar o encontro entre o Delta do Parnaíba com os Lençóis Maranhenses, a Baía de Tutóia é também famosa por ter sido um dos lugares onde embarcações já encalharam, transformando suas praias em um grande cemitério de navios. Até hoje é possível avistar as carcaças de algumas embarcações naufragadas.

Imagem panorâmica de embarcação encalhada em águas da praia da Baía de Tutóia - MA
Na Baía de Tutóia nos surpreendemos com turismo histórico ao descobrir que já foi um cemitério de embarcações encalhadas.

Mas vamos para o assunto da vez! Você sabia que o camarão de Tutóia é extremamente saboroso por se alimentar de algas encontradas apenas na região? Esse ingrediente secreto torna a gastronomia muito procurada pelos turistas que buscam comida de qualidade e com sabores exóticos, afinal, viajar é descobrir sensações, lugares e se apaixonar por cada descoberta!

Prato de camarões e siris empanados com alface e molho ao lado
Prato exclusivo da culinária regional, o camarão de Tutóia tem um sabor diferenciado por se alimentar de algas existentes apenas na região.

Se você gostou da aventura de Mel Fronckowiak nesta etapa da Rota das Emoções, continue descobrindo os segredos deste circuito turístico, agora com as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses. Prepare o coração, protetor solar e muita disposição para curtir o último episódio da série!

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.