Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Amazônia Mato-Grossense: uma experiência inesquecível na floresta tropical

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 30 de Setembro

Venha descobrir como é possível fazer turismo sustentável na Amazônia Mato-Grossense e conheça sua estadia ideal na região, o Cristalino Lodge.

Se um dia te disserem que a Floresta Amazônica é sem igual, acredite. Não é por acaso que a maior floresta tropical do mundo foi o destino de Mel Fronckowiak neste episódio da websérie Mel na Estrada – Rotas Sustentáveis. Aliás, ela visitou um pedacinho muito especial no sul da selva, mais especificamente na região mato-grossense.

No Mato Grosso, há presença de 3 principais biomas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, sendo que esta se concentra ao norte do estado. Quando falamos em turismo e apreciação, o bioma amazônico é muito versátil, vive de mudanças.

Na época de chuva, a vegetação fica mais verde e permite a visitação à floresta alagada. Fora desse período, é ideal para avistamento de aves das mais variadas espécies que habitam o local.

É hora de acompanhar a Mel na Estrada. Partiu? Assista ao vídeo com os melhores momentos desta viagem à selva e conheça sua estadia, o Cristalino Lodge, AM.

Continua depois da Publicidade

Parque Estadual do Cristalino: uma preciosidade da Floresta Amazônica

O Parque Estadual do Cristalino é uma importante área de conservação da Floresta Amazônica, com uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora. Está localizado nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, no norte do Mato Grosso.

Já que se situa no alto da região amazônica, por lá predomina a vegetação de Floresta de Terra Firme, com suas árvores de grande porte – e bota grande nisso. As principais espécies de árvores são: castanheira, ipê, jatobá, jequitibá, seringueira, peroba e outras.

Árvores frutíferas também marcam presença, como guaraná, cupuaçu e palmitos em geral, além de plantas medicinais, como copaíba e espinheira-santa. E as plantas ornamentais não poderiam ficar de fora desse espetáculo da natureza, sobretudo as orquídeas, as bromélias e as helicônias.

O parque ainda conta com fauna abundante, entre centenas de espécies de aves e dezenas de mamíferos, peixes, répteis e anfíbios. Fato curioso é que mais de 50 espécies dessas aves são endêmicas, isto é, só ocorrem naquela região. Mais uma vez, precisamos reforçar que a Floresta Amazônia é de uma beleza singular!

O parque cumpre um papel de extrema importância, uma vez que se trata de uma “barreira ecológica contra os impactos do desmatamento”, de acordo com a cartilha da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA-MT).

É também o berço do ecoturismo na região, pois permite passeio de barco pelo Rio Cristalino e possui locais específicos para observação de animais sem gerar interferência em seu habitat.

Ah, só por curiosidade: o Rio Cristalino nasce na Serra do Cachimbo, passa pelo Parque Estadual e depois entra nas reservas, que inclui o ecolodge onde a Mel se instalou. Vamos conhecer mais sobre esse santuário? Continue acompanhando!

Imagem aérea da Floresta Amazônica, com o Rio Cristalino ao centro e as dependências do Lodge no canto inferior direito.
O Parque Estadual do Cristalino é uma importante área de conservação da Floresta Amazônica

Cristalino Lodge: um modelo de negócio sustentável em meio ao MT

O Cristalino Lodge está localizado no sul da Amazônia, no estado do Mato Grosso, e inserido em uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN). Isso significa que o refúgio faz parte de uma unidade de conservação ambiental privada e de caráter sustentável, prevista pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. 

O ecolodge faz parte do Hotel Floresta Amazônica, que fica no município de Alta Floresta e oferece uma experiência singular de hospedagem com um entorno deslumbrante e intocado.

E olha só que bacana: existem 8 tipos de vegetação na área, sendo 6 delas presentes na reserva do Cristalino. Toda essa diversidade se deve à proximidade com os biomas do Pantanal e Cerrado.

A sustentabilidade ambiental no Cristalino acontece por meio de: 

  • Conservação dos recursos naturais e da biodiversidade;
  • Educação ambiental;
  • Apoio a projetos de pesquisa da Fundação Cristalino;
  • Turismo responsável.

Devido à sua atividade limpa e sustentável, que preserva uma área com mais de 11 mil hectares, o Cristalino já foi premiado como um dos melhores ecolodges do mundo.

Alternativas sustentáveis no Cristalino Lodge

O Cristalino te espera para vivenciar o verdadeiro ecoturismo com trilhas, observatórios, passeios de barco e canoagem. Além do mais, entre as diversas iniciativas que o espaço oferece, podemos citar:

  • Energia solar para os quartos;
  • Aquecimento da água com energia solar;
  • Tratamento biológico do esgoto;
  • Compostagem do lixo orgânico;
  • Reciclagem de papel, papelão e plástico limpo;
  • Redução do consumo de plástico com distribuição de garrafas de alumínio para os hóspedes;
  • Arquitetura inteligente com sistema natural de ventilação;
  • Uso de produtos de limpeza biodegradáveis;
  • Horta particular orgânica;
  • Sustentabilidade social com a compra de produtos da comunidade local.

É um convite muito imersivo, foi o que a Mel disse e nós assinamos embaixo. E com as atrações que unem turismo e sustentabilidade, a conexão com o meio ambiente fica ainda mais forte.

Atividades de turismo sustentável no Cristalino

Atrações turísticas e ecológicas não faltam no Cristalino. São diversas trilhas disponíveis, canoagem e observação nas torres. Confira as aventuras que Fronck viveu na selva tropical.

1. Torre de observação em Cristalino Lodge

São duas torres no hotel, para cultuar a floresta com o menor impacto possível. Os observatórios possuem 50 metros de altura, acima das copas das árvores. Pensa numa visão que permite contemplar a selva em 360°. 

Então, é isso que você terá! Ideal para ver a magia da floresta despertando ao raiar o dia, ou mesmo para apreciar o pôr do sol. A Mel não perde nenhum pôr do sol em suas aventuras, então você já sabe qual horário ela escolheu, né?

Mel Fronckowiak apoiada no topo da torre de observação, olhando as árvores abaixo com um céu azul e algumas nuvens ao fundo.
Na temporada de Rotas Sustentáveis, Mel Fronckowiak se aventurou pelo MT.

2. Trilha da Castanheira

Esta foi a primeira trilha a ser aberta na região do hotel. As castanheiras são o símbolo da Floresta Amazônica, e uma característica peculiar é que elas se agrupam e formam o castanhal. A árvore mais antiga dessa floresta possui entre 800 e 1.000 anos, com 46 metros de altura.

Mel Fronckowiak posando ao lado do tronco de uma enorme castanheira.
A Trilha da Castanheira possui uma árvore gigante e centenária, quase milenar.

3. Passeio de caiaque pela Floresta Alagada

A atividade só é possível na época da cheia ou no período transicional, de dezembro a junho. Florestas alagadas também recebem o nome de Igapós. Trata-se de uma jornada silenciosa, em que a melhor opção é apenas observar as maravilhas naturais e ouvir os sons da natureza.

Mel Fronckowiak e a guia turística, Jéssica, sorridentes em uma canoa em meio à Floresta Alagada.
Todos os passeios do Cristalino Lodge são acompanhados por guias experientes.

Saiba como chegar ao Cristalino Lodge

Este é um daqueles destinos que você vai para ficar, nem precisa pensar em passeios externos, sabe? O objetivo é se incorporar no ambiente, realmente conectar-se à exuberância singular da Floresta Amazônica e sentir todo o bem-estar que só a natureza proporciona.

Então, seu roteiro será direto para o Hotel Floresta Amazônica, onde você vai deixar o carro e seguir de transfer de barco até o Cristalino.

É válido lembrar que o município de Alta Floresta conta com um aeroporto, o que já facilita muito a viagem. Só para se ter uma ideia, a distância entre a cidade e Cuiabá, capital do Mato Grosso, é superior a 800 km.

Mas isso não é um problema se você já desembarcar na sua cidade de destino e de lá dar a partida em um carro alugado. Ah, lembre-se de escolher um ótimo carro para pegar estrada com conforto, beleza?!

Falando em conforto, nossos parceiros oferecem ofertas especiais para melhorar ainda mais sua experiência.

O Mato Grosso te aguarda, e nós também! Até a próxima!

Continua depois da Publicidade

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.