Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Chapada das Mesas: do Nordeste brasileiro ao Arizona, nos EUA

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 20 de Abril

Um parque nacional recheado de belezas naturais bem no meio do Maranhão. Um recanto de raridades imerso no Cerrado brasileiro: lá está a Chapada das Mesas, um verdadeiro paraíso nacional com lindas cavernas, cachoeiras, florestas de buritis e sertões.

Por toda a sua imponência e atrativos encantadores, a Chapada das Mesas é um lugar que já vale a pena visitar. Agora, imagine se teletransportar para a América do Norte sem precisar tirar os pés do solo brasileiro?

A região do parque é comparada à imensa beleza do estado do Arizona, nos Estados Unidos. A gente nem precisa usar o passaporte para ter o gostinho do que seria explorar paisagens surpreendentes no exterior. Vai por mim: é uma experiência para lá de inesquecível!

Confira nossos registros deste episódio de Mel na Estrada, na temporada O Mundo no Brasil!

Chapada das Mesas: o que é e onde fica?

Em mais uma aventura buscando lugares extraordinários nesse lindo país continental, Mel Fronckowiak explora a Chapada das Mesas, Maranhão. O destino fica na região Centro-Sul do estado e abrange as cidades de Carolina, Riachão e Estreito.

A Chapada das Mesas é um complexo de montanhas com topo reto — parecendo gigantes mesas mesmo, daí vem o nome —, cachoeiras, cavernas, cânions e florestas do Cerrado brasileiro. As imponentes formações rochosas são compostas por arenito e, juntas, resultam em um conjunto estonteante de platôs.

Esse santuário possui uma unidade de conservação instituída em 2005, que é o Parque Nacional Chapada das Mesas, com extensão de mais de 160 mil hectares. É nessa área que estão a Cachoeira de São Romão e a Cachoeira do Prata, além do Morro do Chapéu, aliás, ideal para quem adora trekking!

Continue viajando pelo nordeste do país: venha com a gente para Salvador - BA!

Descubra a cultura e as belezas nordestinas!

Vista frontal da natureza destacando duas montanhas em formato inusitado na famosa Chapada das Mesas.
Uma visão surpreendente do resultado da ação da natureza ao logo de milhões de anos.

Continua depois da Publicidade

Arizona no Brasil? É isso mesmo?

A gente sempre diz: existe um mundo no Brasil! Muitas vezes, nem nos damos conta de que as belezas que procuramos lá fora podem ser encontradas aqui também, geralmente em lugares escondidos, como o nosso destino da vez.

Ok, mas o que faz a Chapada das Mesas, no Maranhão, ser comparada ao Arizona, nos Estados Unidos? A semelhança entre dois locais tão distantes é nada menos que a obra da natureza e seus cenários. Simplesmente, o formato das montanhas na chapada faz remeter ao berço do Grand Canyon, na América do Norte.

Dica da Mel: conheça também os Lençóis Maranhenses!

Agora que já te contamos essa curiosidade, que tal conhecer as principais atrações turísticas da região? Vem com a gente!

Procurando aventuras? Saiba o que fazer na Chapada das Mesas, Maranhão

Vai por mim, antes de tudo você precisa conhecer algumas informações importantes:

  • A cidade de Carolina concentra os maiores atrativos para quem quer conhecer a Chapada das Mesas. O município está localizado quase na divisa com o estado de Tocantins;
  • A época mais propícia para a visitação é na estação seca, entre maio e setembro. A ausência de chuvas contribui para que as águas fiquem mais cristalinas;
  • É interessante que você planeje bem o seu roteiro, já que a região é remota e tem vários pontos para conhecer. Você vai precisar passar pelo menos 4 dias por lá, se quiser conhecer bastante as belezas naturais a atividades de ecoturismo.

Dicas anotadas? Bom, então chegou a hora de saber quais lugares visitar na Chapada das Mesas!

Close em mulher sorridente que pratica atividade aquática em uma abertura que origina uma piscina natural em meio à natureza.
Conheça as entranhas da terra na região da Chapada das Mesas e todos os seus encantos.

Continua depois da Publicidade

Complexo da Pedra Caída - Carolina (MA)

Primeira parada: Pedra Caída Santuário Ecológico. Trata-se de uma área particular com 12 mil hectares, onde turistas podem curtir cachoeiras, grutas, piscinas naturais e artificiais, tirolesa, teleférico e uma pirâmide esotérica para meditação e observação da paisagem.

Os visitantes devem comprar um ingresso que dá acesso às piscinas, além do bar e do restaurante. Para conhecer as outras atrações do complexo, são pagos bilhetes à parte. Foi lá que a Mel conheceu a cachoeira mais famosa da Chapada!

Cachoeira do Santuário

Visitando a estrela da região, Mel se impressiona com a grandiosidade e os mistérios da natureza que fazem de alguns lugares experiências inexplicáveis. É ver para crer!

A Cachoeira do Santuário fica dentro de um cânion, onde a água que emerge do Rio Farinha escorre por entre as rochas no caminho até o poço. A queda d’água tem quase 50 metros de altura e acaba em um poço com cerca de 1,5 metros de profundidade.

O percurso para chegar lá é por um trilha com algumas pontes de madeiras e alguns pontos em que é preciso caminhar pela água. O santuário chega a ser difícil de fotografar por causa das gotas de água caindo na câmera, mas, vai por mim, cada segundo dessa experiência merece ser vivido de corpo e alma.

Outras cachoeiras que ficam dentro do Complexo da Pedra Caída:

  • Cachoeira da Caverna
  • Cachoeira do Capelão
  • Cachoeira do Garrote
  • Cachoeira da Porteira

Poço Azul - Riachão (MA)

As águas azuis e cristalinas dão o tom da piscina natural do inesquecível Poço Azul. É muito semelhante ao Encanto Azul, outra atração paradisíaca da região, afinal, ambos são abastecidos com águas de nascentes minerais. Ah, e os lugares ficam pertinho um do outro!

Sabia que existe um recanto pouco explorado e cheio de piscinas naturais no Centro-Oeste do país? Conheça Nobres (MT)!

O poço é a escolha perfeita para quem quer ter um dia relaxante e se banhar com um visual surpreendente. A melhor notícia é que, apesar de ter profundidade, a piscina natural também tem partes mais rasas.

O Poço Azul é parte da Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal, que também abriga:

  • Cachoeira Santa Bárbara
  • Cachoeira dos Namorados
  • Cachoeira de Santa Paula

Portal da Chapada - Carolina (MA)

Uma janela em meio à montanha, o Portal da Chapada é parada obrigatória para quem está na estrada de Carolina. É preciso pegar uma trilha de aproximadamente 500 metros para chegar ao mirante, que tem uma abertura natural no meio da pedra que lembra o mapa do Tocantins.

Isso nos lembra que em Jericoacoara, no Ceará, um dos grandes atrativos naturais é a Pedra Furada. Vale a pena conferir!

Você pode conhecer o mirante durante o dia ou chegar antes do sol nascer e apreciar lá do alto esse espetáculo diário. Leve uma boa câmera e aproveite esse ponto turístico que rende fotos deslumbrantes.

Outras opções de passeios na Chapada das Mesas

Na Chapada das Mesas, seja no Parque Nacional ou fora dele, os atrativos são inúmeros. E você, claro, não pode ir embora para casa antes de conhecer cada um deles. Não é à toa que demos a dica sobre elaborar um bom roteiro e ficar na região por alguns dias.

Tem mais lugares para você visitar!

  • Pedra Encantada
  • Pôr do sol no Rio Tocantins
  • Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru
  • Cachoeira do Dodô
  • Trilha do Mirante da Chapada
  • Trilha dos Pilares
Mulher sentada de pernas cruzadas com uma xícara e óculos às mãos em formação rochosa vermelho-terrosa aprecia a vista da natureza abaixo.
O estado do Maranhão tem uma natureza estonteante!

Continua depois da Publicidade

Na estrada: como chegar à Chapada das Mesas?

A cidade de Carolina, no Maranhão, fica a 850 km da capital, São Luís. Essa distância pode dar até 15 horas de viagem, o que talvez não seja um problema para quem tem costume de passar tanto tempo na estrada.

Mas se você prefere uma opção mais ágil e confortável, o trajeto mais fácil e com mais opções de voo é saindo do aeroporto de Imperatriz, no Tocantins. Chegando lá, você aluga um carro e percorre pouco mais de 200 km, cerca de 3 horas de viagem.

Bora fazer uma visita ao Jalapão (TO)?

E aí, se inspirou na aventura de Mel pelo Maranhão e pensou em alugar um carro para não perder nenhum cantinho da Chapada das Mesas, o Arizona brasileiro? Veja só estas dicas que ela trouxe especialmente para você:

O Renault Duster é o companheiro perfeito para a sua viagem

Se prefere estilo e potência, escolha um 4x4 para se aventurar

E não custa nada lembrar: nossos parceiros oferecem vantagens  para você viver mais experiências imperdíveis como esta!

Agora, aproveite e assista ao próximo episódio desta temporada de Mel na Estrada: visitamos Holambra, cidade das flores!

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.