Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Paradisíaco e indescritível: conheça os Lençóis Maranhenses

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 05 de Julho

Há alguns destinos que, definitivamente, transcendem todas as nossas expectativas. São aqueles que prometem muito e realmente entregam tudo o que se espera. O que fazer nos Lençóis Maranhenses é o que não falta: além de desfrutar de um pequeno pedaço do paraíso no Brasil, colecionar belas memórias é obrigação por ali!

Pensando em compartilhar as melhores dicas deste destino, Mel Fronckowiak encerra o percurso que passou por lugares como Jeri, em uma roadtrip até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, chegando pela cidade de Barreirinhas, em mais um episódio da série Mel na Estrada - Rota das Emoções.

Aperte o play e confira!

Continua depois da Publicidade

Conhecer os Lençóis Maranhenses: qual a melhor época?

Sempre é tempo de visitar o paraíso! Mas há sim aquele momento do ano que é especial para quem deseja dias de muito sol e um cenário de filme para curtir a região como sempre sonhou, com águas tão azuis que te fazem duvidar até se, em algum momento da vida, você já viu coisa tão linda. Vai por mim: é tão surpreendente quanto se possa imaginar!

A temporada de chuvas na região acontece entre os meses de janeiro a junho, e atinge o auge entre fevereiro e maio. É durante esse período que as lagoas se enchem e, em seguida, proporcionam aos visitantes dias tão bonitos quanto esperados! Por isso, considere ir aos Lençóis Maranhenses entre junho e agosto e evite a temporada entre novembro e abril.

Mulher caminha por dunas de areia branca e enorme lagoa de águas esverdeadas
Mel Fronckowiak nas lagoas interdunares dos Lençóis Maranhenses

O que fazer na região dos pequenos Lençóis Maranhenses?

Sim! Nós sabemos que em algum momento da sua vida você já sonhou em pisar neste paraíso. Sem dúvidas, este é um dos destinos mais desejados do Brasil e é muito fácil entender o motivo: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses guarda cerca de 115 mil hectares de uma beleza majestosa e é considerado o maior parque de dunas do Brasil

Na região, onde as dunas chegam até 40 metros de altura, os biomas de Cerrado, Caatinga e Amazônia se fazem presentes. É um grande presente da natureza para os amantes das belezas naturais do nosso país. Por isso, destacamos algumas das atrações que você não vai se arrepender em aproveitar. Vai por mim e não perca estas dicas!

  • Aproveite todas as lagoas que puder: curta os Lençóis Maranhenses de todas as formas que você puder, afinal, sabemos que este é um passeio que não é feito com regularidade pelos turistas, por causa da logística mais complexa de se chegar até lá. Então, se joga!
    Invista em todos os passeios, desfrute com calma de cada um deles e não se esqueça de registrar tudo o que puder para levar lembranças fotográficas de volta para casa! Uma superdica é: que tal uma boia para poder flutuar pelas águas cristalinas? O momento relax é garantido!
  • Não perca um pôr do sol entre as lagoas e dunas do parque: você já imaginou este momento, onde sonho e realidade se confundem? O pôr do sol nos lençóis é considerado um dos mais bonitos do Brasil e é aquele tipo de lembrança que se destaca entre as mais incríveis para se guardar na memória e no coração! Escolha sua lagoa preferida, permita-se relaxar e apenas apreciar o grande espetáculo que a natureza oferece para você. Simplesmente se apaixone!
  • Se tiver disposição, faça a travessia a pé pelo parque : até onde vai a sua fome por aventura? São de três a cinco dias de caminhada até os municípios de Barra Grande e Queimada dos Britos, onde estão as lagoas da “zona primitiva”. Há quem conte que todo seu esforço valerá e muito: são as lagoas mais bonitas da região! E aí, preparado?

As mais belas lagoas do estado do Maranhão

As famosas lagoas de águas cristalinas e doces são, junto com as imensas dunas, o grande atrativo do parque. Inúmeras delas podem ser visitadas e apreciadas durante todo o percurso que passa pelas três cidades que margeiam os lençóis: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

  • Lagoa da Betânia;
  • Lagoa do Murici;
  • Lagoa da Gaivota;
  • Lagoa das Emendadas;
  • Lagoa da Esperança;
  • Lagoa dos Peixes;
  • Lagoa Verde.

Quem também visitou as famosas lagoas de água doce dos Lençóis Maranhenses foi o Marco Vaz, do @vazaonde. Aperte o play e sinta a refrescância desse mergulho:

Faça os circuitos Lagoa Azul e Lagoa Bonita

Fazer estes passeios deve ser item obrigatório na sua lista. A Lagoa Azul é uma das mais famosas do Parque. Saindo de Barreirinhas pelo Rio Preguiça, são 40 minutos de trajeto em balsas. Ao chegar no parque, o guia te conduzirá pelo caminho para aproveitar tudo o que se tem direito. 

O circuito é composto pela Lagoa da Preguiça, Lagoa do Peixe e a tão incrível Lagoa Azul, onde um belo banho é indispensável e as fotos instagramáveis são uma certeza!

Para fazer o circuito da Lagoa Bonita, lagoa que Fronckowiak visitou durante seu passeio pelo parque, o primeiro passo do trajeto é o mesmo da Lagoa Azul. Ao chegar no parque, uma subida íngreme te espera. Essa é a hora em que os aventureiros sentem toda aquela adrenalina que tanto gostam. 

Para os mais corajosos, as pernas fazem o esforço e recebem a recompensa quando se chega lá no alto da duna. Para os que precisam de uma força, cordas podem ser usadas para dar aquela  mãozinha na subida. As lagoas mais visitadas deste circuito são: a Lagoa do Clone (se lembra da famosa novela de Glória Perez?), a Lagoa Maçarico e, claro, a que dá nome ao circuito: a Lagoa Bonita.

Mulher caminha em direção a lagoa rasa de águas esverdeadas margeada por dunas de areia branca
Lagoa Bonita, uma das mais famosas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Dicas de Mel Fronckowiak ao visitar os Lençóis Maranhenses

Durante a sua visita ao estado do Maranhão, Mel colecionou vários momentos e memórias e compartilhou todos eles com a gente. Então, não se esqueça:

  • Ao chegar em Barreirinhas, atravesse o Rio Preguiça até a Ilha das Vassouras, também conhecida como Ilha dos Macacos e passe um tempo por ali;
  • Conheça a comunidade de pescadores nômades. Eles mudam de lugar conforme a mudança das dunas;
  • Pare em Mandacaru, onde está o Farol Preguiça. É lá que você vai poder experimentar a única cachaça 100% brasileira, a Tiquira, feita de mandioca, aipim ou macaxeira, como você preferir chamar;
  • Visite também Caburé, uma península que fica entre rio e mar, com casas e pousadas abandonadas, por conta do avanço do mar;
  • Separe alguns dias para se hospedar em Atins, almoce a beira-mar e curta o pôr do sol em um belo passeio a cavalo;
  • Experimente o irresistível prato típico da região, o famoso Arroz de Cuxá.
Barco azul navegando por extenso rio margeado de vegetação nativa
Rio Preguiça, Barreirinhas, MA.

Continua depois da Publicidade

Como chegar até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Por Barreirinhas: a principal das cidades e de acesso mais fácil, Barreirinhas pode ser acessada pela pelas BR-135 e logo após pela BR-402. São cerca de 4 horas de viagem entre a capital São Luís e o município maranhense.

Por Santo Amaro: a distância entre São Luís do Maranhão e Santo Amaro é de, aproximadamente, 240 km. Para chegar até lá será necessário utilizar um veículo 4x4. 

Por Atins: para chegar até Atins é necessário partir de uma das duas vizinhas, Barreirinhas ou Santo Amaro, podendo ser de lancha, veículos 4x4 ou aproveitando algum passeio que saia de um dos municípios e te leve até lá. É só escolher!

Mel é incansável na busca por destinos incríveis e inspiradores pelo Brasil. Em suas várias rotas, o que não faltam são aqueles lugares que vão fazer sua vontade de viajar e explorar o Brasil ainda maior. Espia só!

Campos do Jordão: descubra as belezas da Alemanha no Brasil

Hospedagem roots com conforto e glamour na Chapada dos Veadeiros

Sabe qual é o grupo de carros que é a cara de uma roadtrip como essa? O nosso grupo NX, a pick up de luxo que é tudo o que você precisa em um veículo só: potência, estilo e segurança para a viagem dos seus sonhos! Ou, sua escolha pode ser o grupo P, o 4x4 que é confortável, robusto e espaçoso do jeitinho que você precisa para seguir viagem sem preocupações!

Confira nossas categorias de carros, reserve seu veículo e planeje sua rota com a gente. Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.