Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Conheça a região do Mar de Minas! Apaixone-se por Capitólio!

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 29 de Novembro

A temporada de Rotas Sustentáveis da websérie Mel na Estrada não chegou ao fim! Abra essa carta na manga que separamos das viagens de Fronk, dessa vez ao coração do Brasil, onde a natureza é exuberante e há o melhor da culinária mineira – que só o interior proporciona. A anfitriã do passeio desta vez foi a linda cidade de Capitólio, MG, onde fica o famoso Mar de Minas!

Assista ao episódio e desvende com a gente os principais atrativos da região. Vai por mim, seus olhos nunca viram águas tão verdes!

Bora pegar a estrada? Se você está planejando suas próximas férias, acompanhe a experiência de Mel em detalhes e mais dicas!

Vista aérea de carro que percorre pista asfaltada em meio a campos e florestas durante o dia. Ao fundo, vários morros completam a paisagem.
#partiu Capitólio!

Continua depois da Publicidade

Capitólio, MG: um dos principais destinos mineiros para os turistas

Ei, você sabia que Capitólio é um dos destinos mineiros mais procurados pelos turistas?

A região do município tem um cenário de tirar o fôlego, com suas águas cor de esmeralda e belos cânions, além de cachoeiras e grutas. Tudo isso proporciona um ambiente para fazer atividades na natureza e, claro, relaxar.

A cidade está localizada na região entre a Serra da Canastra (famosa pelo delicioso queijo Canastra) e o Lago de Furnas.

+ Aliás, aproveite e conheça o Parque Nacional da Serra da Canastra.

+ E se você está planejando fazer uma viagem de carro, conheça os 7 melhores carros aventureiros!

Agora, bora pras dicas de o que fazer em Capitólio, MG!

O que fazer em Capitólio

Capitólio é uma cidade pitoresca com dezenas de atividades ao ar livre. Sua atração principal é a natureza circundante, com muito a explorar. Veja as principais atrações:

Passeio de lancha em Furnas

A estrela incontestável deste espetáculo é o Lago de Furnas, o local mais procurado da região.

Vista aérea de grande lago artificial de cor esverdeada, que faz curvas entre os pedaços de terra e matas ciliares. Bem ao fundo, montanhas encontram um céu carregado de nuvens.
Paisagem aberta da Represa de Furnas, Capitólio, MG.

A Represa de Furnas é um grande cenário composto por cânions, cachoeiras e piscinas naturais. Inclusive, há quem compare a paisagem ao Gold Coast em Queensland, Austrália, e quem conhece as duas regiões sabe que essa simetria é muito válida.

Afinal, como navegar por essas águas? Você pode contratar os serviços de três tipos de passeios de barcos por este lago gigantesco:

1. Chalanas: interessante para quem quer fazer um passeio turístico rápido, para ter uma ideia geral do local e depois se aventurar por conta própria.

2. Lanchas: mais exclusivas, porém a duração dos passeios é mais curta. Vale apostar nas lanchas tanto pessoas sozinhas quanto grupos médios de amigos.

3. Barcos particulares: também é possível alugar um barco para dirigir por conta própria.

Tirolesa e outras atrações radicais

Por abrigar um dos maiores lagos artificiais do mundo, com mais de 555 m² e banhando até 30 municípios mineiros, o Lago da Represa de Furnas ganhou o título de praia extraoficial de Minas

Mas, não é somente a represa que atrai atenção. Vamos falar mais de piscinas naturais?

Há muitas piscinas naturais de águas cristalinas na região, para os mergulhos mais profundos e programações para quem apenas deseja relaxar!

Mulher branca com os braços abertos para o alto, veste roupas para atividades de aventura e equipamentos de segurança individual de Tirolesa e sorri em meio a natureza. Na mão direita, um equipamento para fotografia e vídeo.
Em Capitólio, você tem acesso a diversas atividades de aventura.

Continua depois da Publicidade

Ah, e quem vai para Minas sabe que é praticamente impossível aproveitar tudo o que esse grande estado tem de melhor sem cair na aventura. Então, se você vai a Capitólio, MG, por que seria diferente?

Não esquenta, tem para todos os gostos!

Fazer rapel nos Cânions e caminhadas no Paraíso Perdido

O Paraíso Perdido é uma sequência de cachoeiras cercadas pelos cânions e mais de 18 piscinas naturais. Quem já passou por lá sabe o porquê do título! Aproveite também para praticar o famoso canionismo nos cânions – que tem dezenas de metros de altura – contratando os serviços de uma empresa de ecoturismo local.

Nadar e relaxar na Lagoa da Cachoeira Azul e na Cachoeira da Capivara

Close de cachoeira natural de tamanho médio que sai de rochas e lago que se forma abaixo, com água esverdeada.
A Cachoeira de Lobo, perto do lago Furnas, é uma das principais atrações da região.

A Cachoeira Azul é composta por dois principais pontos, você pode até ter a sorte de encontrar pequenas lagoas quentes e curtir um momento relaxante. A Cachoeira da Capivara, por sua vez, tem mais de 40 piscinas naturais! 

Imagina só, opção é o que não falta.

Caminhar da Cachoeira no Limite ao Mirante dos Cânions

Vista de abertura e caminho de cânions que se estende a frente. Abaixo, águas cristalinas verdes.
Os cânions de Capitólio são incrivelmente lindos!

A Cachoeira no Limite passa por um corredor de pedras, onde podemos ver águas limpas e transparentes, tornando a trilha especial. Seguindo por ela, você tem acesso ao famoso Mirante do Cânion!

Quer mais? Aproveite e:

+ Faça caminhadas na Trilha do Sol e no Poço Dourado.

+ Curta a trilha da Cachoeira Cascatinha com a família!

Pôr do sol em Furnas

Paisagem em três planos: abaixo, carro percorre uma estrada; ao meio, o pôr-do-sol é refletido nas águas de um lago circundado por verdes matas ciliares, formando um caminho curvo; e, ao fundo, o sol se põe entre nuvens escuras, colorindo as montanhas do horizonte.
O pôr-do-sol de Capitólio é de tirar o fôlego.

Apreciar o pôr-do-sol que reflete a água do Lago de Furnas é um programa à parte. Após um passeio de lancha, essa é uma excelente forma de encerrar o dia em Capitólio, MG

Uma prosa da natureza sem palavras. Toda a composição é preenchida pela exuberante natureza ao redor. Aprecie sem moderação!

Gastronomia local, aproveite a culinária mineira

Close em prato de comida colorida, com arroz, proteínas, quiabo, couve e outras especiarias.
A culinária mineira é famosa por seus ricos sabores!

Continua depois da Publicidade

Com toda essa água ao redor de Capitólio, não é à toa que o peixe é o prato principal da maioria dos restaurantes da cidade. Mas, não se preocupe, você também vai encontrar muitas outras opções nas dezenas de restaurantes.

+ Falando nisso, pega essa dica de onde ficar em Capitólio: o famoso bairro Balneário Escarpas do Lago, que fica no centro da cidade.

Drinks no Aquabar de Capitólio, MG

Depois de aproveitar aquele dia cheio de aventuras, nada melhor do que usufruir merecidamente o descanso e uma boa bebida. Estamos falando do Aquabar, um lindo bar flutuante especializado em drinks e culinária tradicional mineira. 

É um dos tesouros escondidos em Capitólio com seus drinks típicos com frutas locais e diferentes cachaças artesanais. A cidade é uma mistura perfeita para agradar tanto os que procuram um pouquinho de descanso, quanto quem quer um pouco de agito.

Cuidado: certifique-se de levar cartão e dinheiro! Não há agências bancárias na cidade, sendo possível sacar apenas em uma casa lotérica. 

No centro da imagem, uma mulher com um conjunto de roupa esverdeada sentada num banco e encostada numa mesa de madeira. Ao fundo, o Lago de Furnas.
Visite Capitólio e aproveite um dos melhores destinos de Minas Gerais.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Vista aérea de lago e mata ciliar no entorno. Ao fundo, montanhas e uma fresta de céu azul.
O Lago da Represa de Furnas é um dos principais atrativos de Capitólio.

Como chegar em Capitólio, MG

Partindo de uma viagem da capital mineira de Belo Horizonte, você gasta poucas horas para chegar ao seu destino. Aliás, ter um carro para circular na cidade é a melhor ideia, já que a maioria das atrações turísticas estão a 10 a 30 km de distância do centro da cidade.

Você pode agendar e alugar seu veículo na Localiza, o que é sempre uma boa escolha. Se você planeja dirigir por Capitólio, MG, uma dica é optar por um veículo robusto como um 4×4!

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.