Ir para o conteúdo

Pé na areia e cabeça tranquila: tenha dias de descanso em São Miguel do Gostoso!

Por: Equipe Vai por Mim

|

0 | Média:  0 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

São Miguel do Gostoso, um cantinho bucólico no litoral potiguar. Um lugar diferenciado, que abriga a “Esquina do Brasil” e tem ventos fortes. Seu nome peculiar, em homenagem a um personagem histórico que morou por essas terras, revela uma característica inegável do município. É realmente gostoso estar aqui!

Acredite, seus dias de férias na vila serão de muita contemplação e serenidade — ou de adrenalina, se você gosta de esportes aquáticos. É isso que você procura? Então continue com a gente, pois preparamos um guia completo para que você aproveite ao máximo sua viagem à região.

Aqui, seu descanso à beira-mar é garantido. Prepare a sua bagagem e vamos nessa!

Continua depois da Publicidade

Onde fica São Miguel do Gostoso e como chegar?

São Miguel do Gostoso é uma vila localizada no litoral do Rio Grande do Norte, na região Nordeste do país. O destino é próximo à capital potiguar, a cidade de Natal, cuja distância é de aproximadamente 100 km.

Aliás, para chegar lá, você precisa passar pela capital, pois é nela que fica o aeroporto mais próximo. E então, com mais ou menos 1h30 de viagem, você estará no seu destino. Esta é a maneira mais prática de ir a São Miguel:

  • Desembarque no aeroporto de Natal;
  • Alugue um carro;
  • Siga pela BR-101;
  • Acesse a RN-221 e siga até o destino.

Dica Vai por Mim: alugar um carro é a melhor opção para fazer esse percurso, viu? Além de poder se deslocar do aeroporto até o município, você terá mais liberdade para fazer seus passeios pelos locais ao redor da cidade.

Homem em pé em uma prancha acoplada a uma pipa esportiva praticando kitesurf
São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. (Foto: Getty Images)

O que você precisa saber antes de sair de casa

Decidiu viajar e não sabe o que levar na mala? Não se preocupe, este guia também serve para te auxiliar em questões práticas. Bom, como você escolheu ir para o litoral, vai precisar de itens básicos como roupas de banho, óculos de sol, protetor solar e labial.

Escolha roupas leves e confortáveis, pois o calor nordestino é intenso. Não se esqueça de separar um calçado confortável e acessórios como bonés, chapéus e cangas. Ah, e não precisa levar uma bagagem enorme, porque 5 dias são suficientes para curtir as atrações locais.

Qual é a melhor época para visitar São Miguel do Gostoso?

Por falar em clima, algo que você deve saber é que dá para visitar a vila praticamente durante o ano todo, afinal, a chuva não é tão recorrente por lá. A título de informação, o período mais chuvoso é de março a junho.

Definitivamente, a melhor época para ir a São Miguel do Gostoso é entre setembro e fevereiro. No fim do ano, inclusive, a cidade fica cheia de turistas devido à sua famosa festa de ano novo.

A alta temporada acontece justamente na primavera e no verão e, quanto a isso, temos um conselho: programe-se muito bem, pois os preços ficam mais altos nessa época. Anotou as dicas? Agora vamos explorar o que há de melhor para fazer por lá!

+ Viaje com a gente para Porto de Galinhas, em Pernambuco!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O que fazer em São Miguel do Gostoso?

Quando pensamos em cidades turísticas nordestinas, o primeiro cenário que vem à mente são praias paradisíacas com águas cristalinas em um tom azul-turquesa, verdade? É uma imaginação que representa boa parte das cidades da região, mas não reflete exatamente a diversidade de paisagens que existem no estado.

Em São Miguel do Gostoso, por exemplo, o visual é mais rústico, o que não impede de ser um destino especial e aconchegante. Os visitantes podem desfrutar de praias tranquilas e de passeios espetaculares.

Confira!

Praias de São Miguel do Gostoso

O município possui poucas praias, afinal, estamos falando de uma vila não muito extensa. As principais praias ficam bem perto umas das outras, na área do centrinho da cidade. São elas: Maceió, Xepa, Santo Cristo e Cardeiro. Há também uma praia mais afastada, a de Tourinhos, que é encantadora e merece uma visita.

Vamos aos detalhes!

A Praia da Xepa é a mais central, onde se concentram bares, restaurantes e comércios em alguns trechos da orla. Por isso, é uma ótima parada para as suas refeições e compras de lembrancinhas da viagem — após botar o pé na areia e tomar um banho de mar, é claro.

Horizonte em uma praia. No plano frontal, areia branca com um pouco de vegetação rasteira e, ao fundo, o mar e o céu azul sem nuvens
São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. (Foto: Getty Images)

Outra praia urbana de São Miguel do Gostoso é a Praia de Maceió, um verdadeiro refúgio para quem está em busca de calmaria. Partindo da Xepa, você chega nela com mais ou menos 10 minutos de caminhada. E olha só que interessante: ela abriga a Mostra de Cinema de Gostoso, que ocorre no mês de novembro. Já imaginou que maravilha assistir a filmes nacionais a céu aberto, pertinho do mar?

Já a Praia de Santo Cristo,ou Ponta de Santo Cristo, fica um pouco mais longe, mas também possui estabelecimentos que oferecem estrutura para os turistas. No caso, ela tem uma particularidade: é o reduto dos praticantes de kitesurf e windsurf. Os ventos fortes e contínuos favorecem a prática desses esportes e até mesmo aulas para aventureiros iniciantes.

Vista de praia deserta ao cair do dia. Mares tranquilas formam um espelho do céu com poucas nuvens douradas.
São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. (Foto: Getty Images)

A Praia de Cardeiro, por sua vez, fica entre Xepa e Maceió. Um ponto curioso é que todas essas praias são bem semelhantes, com muito vento e faixa de areia bastante extensa, fazendo com que o mar fique distante da orla. Em Cardeiro, o que se destaca é uma bela lagoa que fica perto do mar. Quando chove, a lagoa se enche e as águas chegam a se juntar.

Deixamos a Praia de Tourinhos por último só porque ela é a mais distante, porém, é considerada a mais bonita de Gostoso. A 8 km de distância do centro, ela oferece um visual único na cidade, além de ter uma faixa de areia mais curta que as outras. A propósito, tenha em mente que o acesso é feito por estrada de terra.

Fim de tarde visto da lateral de uma praia. Extensa faixa de areia e poucas nuvens no céu
São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. (Foto: Getty Images)

topo das dunas, visitantes se reúnem no fim da tarde para apreciar um belíssimo pôr do sol que colore o céu e termina como se entrasse no mar.

+ Das preciosidades do nosso nordeste, a cidade de Fortaleza, no Ceará, é uma das que você precisa conhecer!

Praias nos arredores de São Miguel do Gostoso

As praias que ficam no território de São Miguel são tranquilas e aconchegantes, porém singelas se comparadas com as de outras cidades nordestinas. Ainda assim, vale a viagem, viu?

E a gente sabe que visitar a vila significa dar um pulinho nos municípios que ficam na região. Por isso, vamos te contar sobre mais algumas praias que você pode conhecer com seu carro alugado.

Veja só, a Praia do Marco fica a cerca de 22 km de São Miguel. É uma opção deserta, com um quê de curiosidade histórica. Acredita-se que as primeiras expedições dos portugueses desembarcaram ali em 1501. O local possui águas tranquilas e é um ponto para pesca artesanal.

Um pequeno farol em uma praia no plano frontal e, ao fundo, mar, céu ao entardecer e turbinas eólicas
São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. (Foto: Getty Images)

Também vale a pena conhecer a Praia de Galinhos, a 96 km da vila. O local fica no município de Galinhos e pode ser acessado de balsa, já que se trata de uma península. Este é um passeio que requer programação se quiser aproveitar o dia inteiro, pois o deslocamento é um pouco maior. A praia oferece águas cristalinas e um clima típico de um vilarejo, e você ainda pode conhecer rios, mangues e passear de barco por lá.

Tem também a Praia de Zumbi, no município de Rio do Fogo, a uns 50 km de São Miguel. A praia conta com quiosques e barracas, e seu cenário é formado por coqueirais dispostos sobre a areia clara.

Continua depois da Publicidade

Parrachos de Perobas

São Miguel do Gostoso possui piscinas naturais, chamadas na região de “parrachos”. A Praia de Perobas, no município de Touros, tem águas que convidam para um banho de mar ou mergulho para observar a vida marinha.

Dia ensolarado. Extensa faixa de areia entre o mar à direita e coqueirais à esquerda
São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. (Foto: Getty Images)

O passeio pode ser feito com agências turísticas locais ou, se for por conta própria, programe-se para contratar o barco na praia e atente-se à tábua de marés para conseguir fazer o mergulho.

Parrachos de Maracajaú

Com 1 hora de viagem a partir de Gostoso, você também pode conhecer os parrachos de Maracajaú, no distrito de mesmo nome. O mar azulado e cristalino entrega uma paisagem paradisíaca, aliás, é um local preservado, pois faz parte de uma Área de Proteção Ambiental.

Para chegar às piscinas naturais, é necessário contratar uma lancha ou barco no local.

+ Ao viajar para locais com natureza intocada, a consciência ambiental é uma bagagem indispensável. Saiba mais sobre ecoturismo no Brasil!

Marco Zero da BR-101

O Rio Grande do Norte e suas particularidades… ali, bem na ponta do estado nordestino, encontra-se um ponto de referência geográfica conhecido como Marco Zero. Localizado no município de Touros, o local marca o quilômetro zero da BR-101.

Esta é uma das principais rodovias federais do Brasil, que percorre o país de norte a sul por mais de 4 mil km. Muitos visitantes param no local para tirar fotos e marcar presença neste ponto emblemático, onde há um monumento projetado por Oscar Niemeyer.

Farol do Calcanhar

Outra atração turística imperdível de São Miguel do Gostoso é o centenário Farol do Calcanhar, com seus imponentes 62 metros de altura. Um dos maiores faróis do país, ele fica bem perto do Marco Zero, na região conhecida como “Esquina do Brasil”.

Farol com 62 metros de altura próximo a coqueiros e vegetação rasteira. Céu azul sem nuvens ao fundo
São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. (Foto: Getty Images)

Sim, esses monumentos ficam no ponto mais próximo da Europa e da África. Você já viu algo igual? Então não perca a chance de conhecer o Farol do Calcanhar! Ele fica aberto para visitação aos domingos, de 14h às 17h.

Réveillon em São Miguel do Gostoso

Pense num lugar maravilhoso para celebrar a vida. Se você não tem certeza do que fazer no ano novo, temos uma dica de ouro! O Réveillon de São Miguel é uma experiência verdadeiramente mágica e inesquecível.

A vila costeira se transforma em um destino de celebração muito badalado, onde moradores e visitantes se reúnem para celebrar a virada do ano em grande estilo.

As Festas Arena são open bar e acontecem durante seis noites. Nelas, se apresentam artistas renomados do Brasil, como Banda Eva, Thiaguinho, Pedro Sampaio e muitos outros que fizeram shows por lá em outras edições.

Durante as tardes dos últimos dias do ano, também acontecem as Festas Pénareia, em algum beach club da cidade. Fato é que os eventos atraem uma abundância de turistas, por isso, saiba que a vila não estará tão pacata quanto em outras épocas, e os preços estarão mais elevados.

Os ingressos que dão acesso a todos os dias das festas open bar, por exemplo, podem custar R$ 4.000,00. Enquanto isso, para acessar o beach club, um ingresso avulso custa em média R$ 300,00.

Continua depois da Publicidade

Antes do pé na areia, é pé na estrada!

Você está quase chegando ao fim do nosso guia sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Antes de finalizar, queremos reforçar uma dica muito importante para a sua viagem: alugar um carro será uma verdadeira mão na roda para curtir as atrações da vila e de suas proximidades.

Como algumas estradas não são asfaltadas, como a de acesso à Praia de Tourinhos, a melhor escolha será um carro aventureiro, com tração 4x4, beleza?! E tem mais uma coisa: ao alugar um carro com a gente, você pode garantir descontos especiais com nossos parceiros.

Tudo de bom, né? Faça sua reserva e retire o veículo na agência Localiza do aeroporto de Natal (RN)!

O próximo destino nos aguarda!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 0 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}