Ir para o conteúdo

Natal, RN, é um tesouro tropical que você precisa conhecer!

Por: Equipe Vai por Mim

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Natal, a terra do camarão. A cidade nordestina com muito sol, sal e dunas de areia é recheada de atrações turísticas para todos os gostos. O mar pode estar mais calmo ou mais agitado, os viajantes podem mergulhar nas praias ou nas lagoas, e podem passear pelo norte ou pelo sul da cidade.

São tantos os caminhos, que resolvemos criar um guia especial para te contar o que fazer em Natal. Fique por dentro do que rola por lá e crie um roteiro com as suas melhores escolhas!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Natal e como chegar?

Natal é uma cidade localizada no nordeste do Brasil, na costa do Atlântico. É a capital do estado do Rio Grande do Norte, conhecido por ter uma das águas mais salgadas do mundo.

A cidade desfruta de um clima tropical, com belas praias para se refrescar, por isso, a movimentação turística é forte na região. Se você escolheu este destino para sua próxima viagem de férias, a primeira coisa a fazer é entender como chegar lá.

O aeroporto internacional de Natal recebe voos diretos de várias cidades do país e fica a aproximadamente 22 km do centro da cidade

Vá de carro! Pegue a estrada rumo à capital potiguar. Há duas vias principais que levam ao destino:

  • BR-101, para quem parte da Paraíba, Alagoas ou Sergipe;
  • BR-304, para quem sai de Fortaleza.

É interessante que você se planeje para fazer os deslocamentos do aeroporto ao hotel e aos pontos turísticos. Por isso, também é interessante utilizar um carro alugado e ter liberdade para viajar.

Estrada próxima ao mar tropical.
Vá de carro para Natal! (Foto: Getty Images)

Veja as opções que você terá para curtir na cidade.

O que fazer em Natal (RN)? Monte seu roteiro!

Pé na areia, água de coco, dunas emocionantes e atrações inéditas te aguardam no RN. Que tal se programar com antecedência para ter uma viagem mais proveitosa? Confira nossas dicas valiosas sobre o que fazer em Natal!

As principais praias de Natal

A cidade é famosa por suas praias deslumbrantes, cada uma com um charme único. Esse é um ótimo motivo para você aproveitar toda essa diversidade durante a sua visita, não acha?!

Praia de Ponta Negra

Localizada em um bairro de mesmo nome, Ponta Negra tem excelente infraestrutura para receber os turistas, e por isso é uma das mais badaladas da região. É lá que fica o ilustre cartão-postal da cidade: o Morro do Careca, uma imponente duna que serve como plano de fundo para quem observa a paisagem.

Península litorânea coberta de densa vegetação, com faixas de areia expostas, à beira-mar, edifícios residenciais.
Praia de Ponta Negra, Natal, RN. (Foto: Getty Images)

O canto direito da praia é especialmente apreciado por aqueles que preferem a calmaria. Nesse trecho, o mar é mais sereno e até forma piscinas naturais.

Praia do Forte

Por falar em tranquilidade, a Praia do Forte é uma alternativa para viajantes que querem dar um mergulho bem sossegado em águas mornas, seja qual for o nível da maré. Ah, e a vista de lá é única! A praia fica próxima a um dos atrativos turísticos da cidade, o Forte dos Reis Magos, formando uma paisagem inigualável.

Vista de mar calmo com alguns banhistas durante o dia. Ao fundo, uma praia branca e uma ponte.
Praia do Forte, Natal, RN. (Foto: Getty Images)

Praia dos Artistas

Esta é uma praia central que já fez mais sucesso em outros tempos, junto à Praia do Meio, que fica na mesma região. 

Atualmente, seus principais visitantes são os moradores de Natal (RN). Mesmo assim, sua beleza composta por recifes de corais e piscinas naturais é algo que não dá para negar.

Ao visitar o local, você também pode passar pela feira de artesanato e garantir lembranças da sua viagem. O movimento noturno no entorno da praia é um convite para sentir a brisa fresca sob a luz da lua.

Praia da Areia Preta

A coloração escura da areia dá o nome a esta praia que também fica na área central da capital potiguar. A Areia Preta também não é muito frequentada por turistas para um banho de mar, mas os visitantes vão lá por um motivo.

No local, há um letreiro de Natal, onde as pessoas gostam de tirar fotos para ter mais uma recordação da viagem. Apesar de ser uma praia bonita, as ondas costumam ser fortes, e a movimentação não é tão intensa por lá.

Outras praias em Natal

Uma coisa é fato: um roteiro sobre o que fazer em Natal só é completo se mencionar os atrativos que estão perto da cidade. Algumas das praias da região ficam em municípios vizinhos e você vai conhecê-las agora!

  • Praia de Camurupim: fica na cidade de Nísia Floresta, a cerca de 28 km ao sul de Ponta Negra;
  • Praia do Cotovelo: a mais ou menos 12 km de Ponta Negra, no município de Parnamirim.

+ O que não falta nesse Brasil é mar! Conheça também as melhores praias do Ceará!

Continua depois da Publicidade

Lagoas de Natal

Natal não é somente abençoada com praias deslumbrantes, como também possui lagoas encantadoras, oferecendo aos visitantes uma experiência memorável em meio à natureza exuberante do Rio Grande do Norte.

Vista deslumbrante de lagoa envolta de areia branca e vegetação tropical.
Lagoa de Genipabu, Natal, RN (Foto: Getty Images)

A Lagoa de Arituba é uma das maiores e mais belas lagoas da região. Localizada próximo à Praia de Camurupim, é o lugar ideal para atividades ao ar livre, incluindo pedalinho, caiaque e stand up paddle. Também é possível se banhar em suas águas cristalinas e serenas.

Ainda no Litoral Norte do estado, a mais ou menos 25 km de distância de Natal, você pode conhecer a Lagoa de Pitangui. A paisagem fascinante e o clima tranquilo tornam esse lugar perfeito para relaxar e desfrutar da natureza. É ótimo para passar o dia, pois conta com boa estrutura de barracas, banheiros e restaurantes.

Outra lagoa de beleza estonteante é a Lagoa de Carcará, no município de Nísia Floresta. Pense em águas cristalinas cercadas por vegetação! Pois é, esse é o cenário que vai encontrar por lá. Divirta-se sobre as águas, relaxe e permita-se viver o momento que só o Rio Grande do Norte pode oferecer.

Bate e volta em Pipa

As dicas do que fazer em Natal não param por aqui. Prepare-se para vivenciar um passeio imperdível na região, que é o bate e volta às praias de Pipa. A 85 km de Ponta Negra, a região reserva experiências para lá de agradáveis.

Vista da imensidão de mar calmo, com poucos banhistas.
Praia em Pipa, RN. (Foto: Getty Images)

Além das lindas praias, como a Praia do Amor e a Praia do Madeiro, você poderá admirar falésias e praticar esportes dentro e fora d’água. Não perca a oportunidade de ir à Baía dos Golfinhos e, se tiver sorte, ver os animais em seu habitat natural. Para fechar o dia com chave de ouro, contemplo o pôr do sol na Lagoa Guaraíras.

+ Ficou com vontade de se aventurar em Pipa (RN)? Temos um guia do que fazer no local, aproveite!

Passeio de buggy no Litoral Norte

Você sabia que Natal é considerada a capital mundial do buggy? Como bem se nota, passear de buggy é uma atividade muito comum na cidade. Isso significa que você precisa fazer o famoso passeio que desbrava do Litoral Norte da capital!

Grande duna de areia clara com buggy sendo dirigido bem ao centro da imagem.
Natal é considerada a capital mundial do buggy! (Foto: Getty Images)

Guiados por pilotos locais experientes, os turistas têm a oportunidade de percorrer as praias e dunas deslumbrantes da região. Assim, você jamais vai se esquecer dessa experiência repleta de adrenalina e visuais de tirar o fôlego.

O trajeto segue em direção a Genipabu e tem paradas estratégicas, sendo a principal delas nas Dunas de Genipabu. Ali, você terá a oportunidade de avistar a imensidão de areia e a lagoa a partir do topo do mirante, além de dar uma voltinha em um dromedário.

O passeio também pode incluir uma visita à Lagoa de Pitangui e ao Aquário de Natal, que você vai conhecer a seguir.

+ Pensou em dunas de areia? Os Lençóis Maranhenses têm uma surpresa para você!

Aquário Natal

Este passeio é ideal para observar a diversidade de animais, especialmente se estiver com crianças.

O Aquário Natal abriga tanto animais marinhos quanto outras espécies. Em uma das partes, os visitantes podem ver tartarugas, peixes diversos, de água doce e salgada, e até águas-vivas. Já em outro espaço, estão os macacos, pinguins, hipopótamos, jacarés e muitos outros.

A visita ao atrativo pode ser incluída no tour pelo Litoral Norte.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Forte dos Reis Magos

Já imaginou visitar uma construção do século XVI? O Forte dos Reis Magos começou a ser erguido em janeiro de 1598, bem no dia dos Reis. Isso aconteceu antes mesmo da inauguração da cidade, que foi registrada em dezembro de 1599.

Perspectiva do alto de um forte do século 16 em uma capital litorânea brasileira.
Forte dos Reis Magos, Natal, RN. (Foto: Getty Images)

Esse é um importante marco histórico natalense e, portanto, é uma parada obrigatória para os visitantes. O forte tem uma arquitetura de estilo colonial português, com paredes espessas e uma vista estratégica para o mar e para o rio Potengi.

Está localizado na extremidade da Praia do Forte, oferecendo uma vista privilegiada do oceano e da cidade.

O maior cajueiro do mundo

Entre as atrações turísticas de Natal (RN) e seus arredores, esta talvez seja a mais intrigante de todas. O maior cajueiro do mundo sofreu uma anomalia genética e por isso cresceu tanto, a ponto de virar ponto turístico.

Foto do maior cajueiro do mundo em Natal, RN.
O maior cajueiro do mundo. (Foto: Getty Images)

A árvore frutífera é permeada por passarelas para as pessoas poderem vê-la de perto, e o cenário para mais um bosque do que uma única planta. Outra forma de avistar essa belezura é subindo ao mirante do local. 

Inclusive, o cajueiro dá frutos entre novembro e janeiro, e os visitantes podem fazer a colheita sem pagar nada além do valor da entrada. A atração está localizada na Praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim.

Ponte Newton Navarro

Uma das mais importantes e imponentes estruturas de Natal merece uma visita, concorda? A Ponte Newton Navarro conecta as áreas leste e norte da cidade, atravessando o Rio Potengi, além de proporcionar uma vista espetacular da paisagem costeira.

Grande ponte que atravessa trecho do mar se destaca. À frente da imagem, canoas calorias, viradas.
Ponte Newton Navarro, Natal, RN. (Foto: Getty Images)

Dica Vai por Mim: programe-se para cruzar a ponte e fazer uma parada no Mercado da Redinha — ou simplesmente parar lá e admirar a estrutura. O Mercado é ótimo para experimentar deliciosos pratos típicos com peixe e tapioca.

Continua depois da Publicidade

Alugue um carro e desbrave Natal (RN)!

Após essa extensa lista do que fazer em Natal, aí vem um conselho de amigos: alugar um carro vai transformar a sua experiência na cidade! Você percebeu que a necessidade de deslocamento é grande para conhecer os principais atrativos da capital, certo?

Além de garantir uma locomoção confortável com um dos nossos carros, você pode aproveitar as ofertas especiais que nossos parceiros oferecem! 

Bora pegar a estrada?

A gente se encontra no próximo destino!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}