Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Conheça as maravilhas de Pipa, a Santorini Brasileira

Por: Equipe Vai por Mim + Mel Fronckowiak

| 15 de Dezembro

Falésias milenares de tirar o fôlego, praias de águas cristalinas e ruas rodeadas por casas com portas coloridas… Poderíamos estar falando de Santorini na Grécia, mas o lugar que vamos conhecer é mais pertinho e não perde em nada para os encantos das ilhas gregas. Desta vez, vamos para um destino nordestino, e o que não faltam são opções do que fazer em Pipa (RN)

Embarque com Mel Fronckowiak em mais um episódio de Mel na Estrada - O mundo no Brasil. Veja só como foi esta viagem inesquecível:

Continua depois da Publicidade

Onde fica a famosa Pipa?

Hora de escolher seu próximo destino de férias e ficar de olho no mapa para ter certeza de que está indo ao lugar certo. Está procurando uma região litorânea e bem movimentada no Nordeste do país? Bingo! Agora você já sabe aonde ir.

Pipa é uma vila que pertence ao município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.

Localizada a uma distância de 85 km de Natal, a região é conhecida por suas praias fascinantes e cantinhos que fazem lembrar Santorini, na Grécia. Então já sabe: nem precisa sair do Brasil para encontrar paisagens estonteantes.

+ Ok, mas se sua ideia é desembarcar na gringa, a gente também te ajuda! Veja dicas de roteiros nos EUAe conheça também o Algarve, em Portugal.

Bom, agora você precisa saber quais são as atrações que vai encontrar em Pipa. Bora lá?

O que fazer em Pipa (RN)?

A Praia de Pipa é uma das mais visitadas do Rio Grande do Norte. A popularidade faz jus às belezas naturais da região, onde entre uma trilha e outra é possível avistar o mar com golfinhos e seus filhotes nadando a poucos metros de você.

Uma experiência única de conexão direta com a natureza.

Além das praias exuberantes, capazes de deixar qualquer um boquiaberto, os esportes também prometem render momentos radicais em meio a vistas de um mar azul clarinho.

Saiba o que fazer em Pipa (RN)!

As encantadoras praias de Pipa (RN)

Aos apreciadores do mar, uma visita à região de Pipa é como um presente divino. São várias opções de praias e elas ficam bem perto umas das outras. Talvez seja até difícil escolher em qual delas ficar, mas a boa notícia é que cada uma tem algo especial a oferecer.

Uma das mais populares é a Praia do Madeiro, e não poderia ser diferente, pois sua água verde-esmeralda atrai banhistas e surfistas iniciantes. Mas também é uma boa pedida para quem só quer botar o pé na areia mesmo para caminhar ou jogar bola. Ela é acessada por trilha e possui uma escadaria, o que pode ser um empecilho para algumas pessoas.

Já para os mais radicais, a Praia do Amor é o point do surf em Pipa. Na verdade, essa fama toda é da Praia dos Afogados, que está coladinha na do Amor, e por isso elas se confundem.

Praia do Amor em Pipa (RN). O mar faz um formato que remete a um coração. Na imagem, aparecem algumas algas, banhistas, faixa de areia, falésias e vegetação
Praia do Amor, em Pipa (RN)

O maior movimento de turistas e nativos acontece na Praia do Centro, com suas piscinas naturais e barracas que vendem as melhores iguarias da região. A infraestrutura é completa e, como o próprio nome sugere, está localizada no centro do vilarejo. Perfeita para quem se hospeda nos arredores.

Outras praias em Pipa e arredores:

  • Malembá
  • Praia do Giz
  • Cacimbinhas
  • Praia das Minas
  • Praia de Tibau do Sul
  • Barra do Cunhaú

A magia da Baía dos Golfinhos

Esta merece um destaque especial, afinal de contas, não é todo dia que se pode ver golfinhos tão de perto. De kayak ou stand up paddle, é possível estar próximo dos mamíferos brincalhões e acrobatas que são donos da casa e recebem os visitantes com um show.

Ah, mas tem um detalhe. É importante consultar a tábua das marés, pois somente na maré baixa dá para atravessar a pé, vindo da Praia do Madeiro ou Praia do Centro. Vai por mim, você não vai se arrepender dessa caminhada!

Ah, olha só, os nossos amigos Fabio Pastorello e Cleber Alcantara, do canal @viagenscine, visitaram a Baía dos Golfinhos e nos apresentaram mais quatro opções de atividades em Pipa. Aperte o play e descubra:

As dicas do que fazer em Pipa (RN) ainda não acabaram, viu? Seguimos!

As majestosas falésias de Pipa

É impossível viajar para Pipa e não se surpreender com as incríveis falésias da praia do Amor e de Cacimbinhas. Elas impressionam não apenas pelo tamanho, mas também pela sua constante transformação causada pela erosão do mar. Vale conferir de pertinho essa aula de geografia ao vivo e com muitas cores!

+ Conheça também as falésias ao redor da Praia da Pitinga, em Arraial D’ajuda (BA)!

A potência dos esportes em Pipa

Uma das referências do surf no Nordeste, Pipa vai muito além das aventuras na crista das ondas quando o assunto são os esportes. Caminhadas e passeios de bicicleta também são atrativos da região, assim como a capoeira, que é um símbolo cultural.

Mulher com equipamentos para arvorismo se apoia sobre escada de madeira. Vegetação ao fundo.
Mel Fronck praticou arvorismo e tirolesa com o pessoal da Pipa Aventura

Nas alturas ou com alta velocidade, saltos de parapente e sandboard nas dunas são opções mais radicais. Ah, e não podem ficar de fora os passeios de quadriciclo e a prática de SUP e kite surf.

A Mel se arriscou no arvorismo e na tirolesa de 300 metros, e você, toparia a aventura?

+ Você sabia que Jericoacoara (CE  também é um ótimo destino para quem ama esportes radicais?

O incrível visual do Chapadão

Parada obrigatória! O cenário é nada menos que uma falésia vermelha iluminada pelos primeiros raios de luz do dia, ou seja, ideal para apreciar o nascer do sol. Também é um ótimo ponto de observação, de onde você pode ver a Praia do Amor e a Praia das Minas.

Mulher de blusa rosa e calça branca se apoia em um carro à esquerda da imagem. A vista do local são as falésias avermelhadas, o verde-esmeralda do mar e o azul do céu sem nuvens.
Vale a pena visitar o Chapadão de Pipa tanto ao nascer do sol quanto no pôr do sol.

Impossível perder pôr do sol na Lagoa Guaraíras

Nada melhor que um fim de tarde em que o sol se põe e reflete uma coloração intensa na água, hipnotizante. Na Lagoa Guaraíras, além dessa bela paisagem, também é possível fazer passeios de barco, canoa ou lancha, se divertir com banana boat e pesca esportiva.

Você é um amante de praias e belezas naturais? Olha só esse pôr do sol que a nossa parceira Fernanda Paterlini, do canal @fepaterlini, apreciou nas praias de Pipa!

Continua depois da Publicidade

Um respiro no Santuário Ecológico

Próximo à Baía dos Golfinhos, há uma reserva natural repleta de espécies da fauna e flora brasileira. O Santuário Ecológico conta com 16 trilhas que têm atrações distintas, sendo que uma delas leva à Praia do Madeiro.

O passeio é perfeito para quem está viajando com a família; as crianças vão amar observar as tartarugas e os golfinhos neste refúgio!

Já percebeu que a lista do que fazer em Pipa (RN) é muito extensa, né? Já dá até para sentir o gostinho de uma viagem memorável na nossa “Santorini brasileira”. Pronto para pegar estrada?

Mulher de blusa rosa e calça branca sorri e segura a cordinha do seu chapéu de palha. Ao fundo, céu azul e estabelecimentos com parede branca e decorações em plantas e ornamentos.
Vai dizer que essas casinhas brancas não lembram a Grécia?!

Continua depois da Publicidade

Saiba como chegar a Pipa, no Rio Grande do Norte

A região de Pipa está distante do aeroporto de Natal somente 95 km. Também dá para ir de avião até João Pessoa, na Paraíba, que está a uma distância de 135 km. No máximo 2 horas de viagem serão necessárias para ambos os pontos de partida.

Chegando em qualquer um desses aeroportos, siga viagem com um carro alugado, que também será muito útil para o seu deslocamento na vila. E que tal escolher um carro econômico para esta viagem?

Não se esqueça das vantagens exclusivas que nossos parceiros oferecem para tornar sua experiência ainda melhor!

Até o próximo destino!

Mel na Estrada

Descubra destinos e experiências transformadoras viajando de carro com Mel Fronckowiak.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.