Ir para o conteúdo

O autêntico turismo nos quatro cantos de São Paulo

Por: Equipe Vai por Mim + Andarilhas

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

A cidade mais populosa do Brasil e da América do Sul; morada de centenas de milhares de estrangeiros; onde a agitação compete com a tranquilidade de parques urbanos; onde os moradores amam comer uma boa pizza. A Terra da Garoa tem qualidades que todo mundo conhece, mas também é válido saber o que fazer em São Paulo para programar a sua viagem, não acha?!

Você está pronto para uma aventura urbana que desafia as expectativas? Chegou a sua vez de aterrissar na cidade que nunca dorme e descobrir a variedade de passeios na capital paulista, com rolês para todos os estilos de viajantes. Com as malas prontas e o entusiasmo nas alturas, vamos, agora, curtir as principais atrações de SP!

Continua depois da Publicidade

Como chegar em São Paulo?

São Paulo é uma cidade da região Sudeste do Brasil, localizada no estado de mesmo nome. 

O destino é facilmente acessível a partir das principais capitais que ficam próximas a ele, e viajar de carro pode ser uma excelente opção para quem deseja explorar as paisagens no caminho. Estas são as principais vias que ligam outras cidades a SP:

  • Presidente Dutra (BR-116): Rio de Janeiro;
  • Ayrton Senna (SP-070): Rio de Janeiro;
  • Régis Bittencourt (BR-116): Curitiba e outras cidades do Sul;
  • Fernão Dias (BR-381): Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais.

Caso prefira ir de avião, terá duas opções de desembarque. Uma é no Aeroporto de Congonhas, que fica a cerca de 8 km do centro da cidade. A alternativa é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a mais ou menos 25 km da região central de São Paulo.

Há também a possibilidade de descer no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e fazer um tour pela região até chegar ao destino final. Em todo caso, é interessante contar com a praticidade de um carro para realizar esses deslocamentos.

Dito isso, vamos ao que mais interessa: agora você vai descobrir o que fazer em SP!

O que fazer em São Paulo? 3 dicas da influ

Calma, ainda não falamos exatamente sobre os pontos turísticos mais famosos da capital paulista. Isso porque, antes, queremos passar por alguns lugares bem especiais que a nossa parceira Jessica Lopes, do Andarilhas, indica. Saca só!

1. Mirante Sampa Sky

Quer ver a selva de pedra lá do alto? O Sampa Sky é o lugar ideal para realizar o seu desejo!

Com 150 metros de altura, ele fica no 42º andar do prédio mais alto da cidade, o Mirante do Vale. E lá você não só vai ter uma vista privilegiada, como também vai sentir como se estivesse flutuando sobre a capital.

Afinal, o mirante é composto por decks feitos totalmente em vidro, ou seja, você verá tudo o que está abaixo dos seus pés. Ah, e as plataformas são retráteis, então o visitante fica num ângulo que vai além da fachada do edifício. É de ficar de queixo caído mesmo!

2. Bar do Cofre

Saindo das alturas e indo direto para o subsolo, a segunda dica do que fazer em SP fica bem escondida no Centro Histórico de São Paulo, no edifício Farol Santander. Desça as escadas, atravesse uma misteriosa cortina de veludo, e o segredo será revelado.

No balcão ou na mesa, você pode apreciar coquetéis deliciosos e de alta qualidade, preparados por mixologistas talentosos. O mais bacana é que as opções disponíveis no cardápio viajam por todas as regiões do Brasil e se misturam com influências internacionais.

Mulher deitada sobre um deck de vidro no 42º andar de um prédio em São Paulo
Mirante Sampa Sky, São Paulo-SP. (Foto: Andarilhas)

A título de curiosidade: o Bar do Cofre recebe esse nome, pois fica em um local onde eram guardados pertences valiosos antigamente. No entanto, o empreendimento se chama SubAstor e possui mais duas unidades, uma na Avenida Paulista e outra na Vila Madalena.

3. Roda Rico

E voltamos a nos aproximar do céu, mas dessa vez de um jeito diferente: na maior roda-gigante da América Latina! Com seus 90 metros de altura, ela se destaca entre a natureza do Parque Cândido Portinari, onde está localizada.

E a vista? Lá do alto, você consegue ver o Parque Villa-Lobos, o Pico Jaraguá, a Marginal Pinheiros e tudo o que está ao redor. Também é possível fazer o passeio durante a noite e, assim, avistar um cenário cheio de luzes da megalópole.

Cada volta na Roda Rico tem duração de 25 minutos, e as cabines são bem espaçosas, até dá para ficar em pé dentro delas.

Roda-gigante na cidade de São Paulo vista de baixo para cima com cabines redondas. Ao fundo, céu azul com nuvens
Roda Rico, São Paulo-SP. (Foto: Andarilhas)

O que fazer em São Paulo? Os principais pontos turísticos da cidade

Sempre tem algo legal para fazer em Sampa, vai por mim! Andar sem rumo pelas ruas extensas; parar para degustar comes e bebes; observar obras de arte nos museus e nos muros; estender a canga no gramado de um parque urbano; admirar paisagens arquitetônicas; fazer compras; e por aí vai.

Veja abaixo uma série de lugares para ir em SP e faça a sua escolha!

Avenida Paulista

Sim, a Avenida Paulista é um dos principais pontos turísticos de SP. Ao longo de 2,8 km de extensão, ali você vai encontrar de tudo: lojas variadas, cafés, restaurantes, shoppings, hotéis e tudo o que se pode esperar do coração financeiro e cultural da cidade.

Avenida larga e asfaltada em São Paulo. No centro da imagem, uma ciclovia divide a avenida, que conta com três faixas para carros de cada lado. Há grandes edifícios ao longo da rua.
Avenida Paulista, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

A movimentação constante de pessoas, tanto durante o dia quanto à noite, cria um ambiente vibrante e dinâmico. Inclusive, a avenida conta com uma ciclovia, permitindo que você vá de uma ponta a outra da maneira que escolher.

E aos domingos ela se transforma em um local para a livre circulação de pedestres e ciclistas, já que fica fechada para veículos durante uma parte do dia.

Com isso, as pessoas que passam por lá têm uma variedade de atrações para curtir, incluindo apresentações de artistas independentes e a conhecida Feira de Antiguidades.

Onde fica: na região ao redor do Centro Histórico, conhecida como Centro Expandido, no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste. 

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Passando pela Paulista, certamente você verá o prédio do MASP, que é um dos pontos mais recomendados quando o assunto é o que fazer em São Paulo. E, ao avistá-lo, não hesite em entrar para conhecer esse ícone da cidade!

Para começar, o edifício que abriga o Museu de Arte de São Paulo é uma obra-prima arquitetônica, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi. 

Quanto ao acervo, ele abrange desde artes brasileiras, com destaque para obras de mestres como Cândido Portinari e Anita Malfati, até obras de artistas conhecidos mundialmente, como Pablo Picasso e Van Gogh.

A entrada é gratuita às terças-feiras e, nos outros dias, o ingresso custa a partir de 12 reais (meia entrada).

Onde fica: Avenida Paulista.

+ Que tal conhecer um museu natural ao ar livre? A Serra da Capivara, no Piauí, aguarda a sua visita!

Mercado Municipal

Conhecido popularmente como “Mercadão”, este é um dos lugares mais emblemáticos e movimentados da capital. Aliás, é um paraíso para os amantes de gastronomia ou para qualquer pessoa que se deleite com aromas e sabores

Banca com uma variedade de frutas no Mercado Municipal de SP. Há uvas, kiwis, pitayas, limões e outras frutas frescas.
Mercado Municipal, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

O Mercado Municipal de SP oferece uma variedade de produtos frescos, especiarias, queijos, embutidos, frutas, verduras, carnes e frutos-do-mar. E a grande estrela, que atrai turistas e moradores, é o ilustre sanduíche de mortadela.

Além de degustar os petiscos, vale a pena observar a arquitetura e os belos vitrais do prédio inaugurado em 1933.

Onde fica: Rua da Cantareira, 306, no Centro de São Paulo.

+ Deu água na boca? Conheça as comidas típicas de SP!

Praça da Sé

A Praça da Sé é o coração da cidade, onde fica o Marco Zero de São Paulo. Não por acaso, é mais um ponto turístico icônico, principalmente por conta da Catedral Metropolitana, uma grande referência em arquitetura neogótica.

Vista aérea da Praça da Sé em São Paulo. Entre a infinidade de prédios modernos, destaca-se a Catedral Metropolitana, em estilo neogótico
Praça da Sé, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

Engana-se quem pensa que visitar o local é uma programação apenas para os religiosos, afinal, o templo é de uma beleza indiscutível, com lindos vitrais, esculturas, acabamentos em mármore e muito mais. Além disso, o local possui muito valor cultural e histórico.

Onde fica: Centro de São Paulo.

Mosteiro de São Bento

Outro monumento importante de SP é o Mosteiro de São Bento, cujo interior é repleto de arte sacra. Sua história remonta ao século XVII, quando monges beneditinos chegaram à região.

O local é conhecido pelo seu coral de monges, que executa o Canto Gregoriano durante suas missas, que ocorrem nas manhãs de domingo. Outra atração imperdível que acontece por lá é o famoso brunch, sempre no último domingo de cada mês.

Onde fica: Largo São Bento, s/n.º, Centro de São Paulo.

Continue por aqui, ainda temos um monte de dicas sobre o que fazer em São Paulo!

Continua depois da Publicidade

Theatro Municipal

Pensou em um passeio cultural? Ir ao Theatro Municipal de SP é a escolha certa! A programação inclui óperas, balés, concertos sinfônicos, apresentações de música clássica e moderna, e peças teatrais.

Construção em estilo clássico com luzes acesas na fachada. Há movimento de pessoas e carros em frente ao local, e prédios modernos ao fundo na cidade de São Paulo
Theatro Municipal, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de participar de visitas guiadas para conhecer os bastidores e os camarins, aprendendo sobre sua história e arquitetura.

Onde fica: Praça Ramos de Azevedo, s/n.º, Centro de São Paulo.

Estação da Luz

Mais uma joia arquitetônica da capital, a Estação da Luz traz elementos da arquitetura vitoriana e erguida com materiais trazidos da Inglaterra. Sua fachada imponente, com torres, colunas e detalhes ornamentados, reflete a grandiosidade das estações ferroviárias do século XIX.

Fachada de uma grande estação ferroviária antiga em SP. No canto direito da imagem, há uma torre com relógio analógico no topo
Estação da Luz, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

O local merece uma visita não só por sua beleza e acessibilidade, mas também por abrigar o Museu da Língua Portuguesa. O espaço interativo oferece exposições, atividades educativas e eventos relacionados ao nosso idioma.

Onde fica: Praça da Luz, n.º 1, Bairro Luz, na região central de SP.

Pinacoteca do Estado

Não tenha dúvidas sobre o que fazer em SP em relação à arte e cultura! Pertinho da Estação da Luz você encontra a Pinacoteca, sendo uma das instituições culturais mais importantes do país. 

A coleção do museu inclui pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias de artistas renomados, como Tarsila do Amaral e Almeida Júnior.

Dica Vai por Mim: aproveite para visitar o Parque Jardim da Luz, onde você pode ler um livro, admirar esculturas, caminhar e muito mais!

Onde fica: Praça da Luz, n.º 2, Bairro da Luz, na região central de SP.

Vista aérea da Pinacoteca de São Paulo, que fica em um prédio em estilo neoclássico. A Estação da Luz aparece logo atrás e, ao fundo, há uma infinidade de edifícios modernos
Pinacoteca, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

Parque do Ibirapuera

E falando em parque… o Ibirapuera é um item obrigatório na sua lista de passeios em Sampa. Essa imensa área verde em meio ao caos urbano é um convite para relaxar ao ar livre, mesmo estando numa cidade que parece incansável.

Vista aérea do Parque do Ibirapuera em São Paulo. Há um grande lago com fontes de água em meio à extensa área verde. Ao fundo, uma infinidade de edifícios
Parque do Ibirapuera, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

Permita-se curtir um ambiente tranquilo e cênico e, se quiser ver obras de arte e consumir cultura, visite um dos museus e instituições no local: Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Oca do Ibirapuera, entre outros.

O Planetário Ibirapuera é outra atração no parque, oferecendo projeções e exposições relacionadas ao universo e à astronomia.

Onde fica: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.º, Vila Mariana.

+ O estado de São Paulo é diversificado! Sinta o clima europeu em Campos do Jordão!

Vila Madalena

Um bairro boêmio e culturalmente efervescente, cheio de bares movimentados e obras de arte nos muros. Visitar a Vila Madalena é uma experiência única! Aliás, este é um dos principais destinos para quem procura uma vida noturna animada em Sampa.

Os bares, restaurantes e casas noturnas da região oferecem uma variedade de opções para diferentes gostos e estilos.

Destaque para o Beco do Batman, um ponto onde os grafites adornam a rua estreita e criam um universo artístico sem comparações. Se você curte arte de rua, precisa conhecer a Vila Madalena!

Onde fica: Zona Oeste de São Paulo.

Rua Augusta

Além de bairros tradicionais, a capital paulista tem ruas consagradas entre o público local e os turistas. A Rua Augusta, por exemplo, é conhecida por sua intensa vida noturna, diversidade cultural e um leque de opções gastronômicas.

A galera jovem costuma se reunir por lá, mas nada impede que pessoas de todas as idades circulem pela rua que é repleta de bares, casas noturnas, teatros, lojas alternativas, galerias de arte e muito mais.

Onde fica: a rua se estende entre o Centro Histórico e o bairro dos Jardins.

25 de Março

Entre as ruas mais emblemáticas de SP, a 25 de Março destaca-se como o destino número um, quando o assunto é o que fazer em São Paulo e voltar para casa cheio de compras.

Pois é, a região é um grande centro comercial onde você encontra de tudo, e o movimento de pessoas é bastante intenso.

A variedade de produtos vendidos por ali é enorme, e os itens costumam ter preços acessíveis. Por isso a 25 de Março é tão popular!

Por lá você vai ver uma infinidade de lojas, galerias e bancas que oferecem desde roupas e acessórios até itens de decoração, brinquedos e eletrônicos.

Onde fica: na região central de São Paulo.

Bairro da Liberdade

Você sabia que o Brasil é o segundo lugar no mundo com o maior número de japoneses fora do Japão?

E mais de 1 milhão deles estão em São Paulo — não é à toa que o Bairro da Liberdade é conhecido por acolher a comunidade japonesa e difundir a cultura do país.

Poste de luzes no estilo asiático, com três lâmpadas em sequência envoltas em lustres arredondados
Bairro da Liberdade, São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)

Este é um dos locais mais singulares da cidade, onde as ruas são decoradas com postes, arcos e esculturas que remetem ao continente asiático. Inclusive, a Liberdade é especialmente famosa pela gastronomia, com opções de pratos autênticos das culinárias japonesa e chinesa.

O local também concentra muitas lojas temáticas, comercializando alimentos, itens de decoração, artigos de papelaria e muito mais. 

Onde fica: na região central de São Paulo.

+ Que tal conhecer outras partes do mundo? Estados Unidos, Jamaica, Chile ou qualquer outro lugar que te permita descobrir novas culturas.

Galeria do Rock

Lembra que falamos que São Paulo tem passeio para todos os gostos? Pois bem, agora que estamos chegando ao final da nossa extensa lista com dicas sobre o que fazer em SP, não resta uma sombra de dúvida sobre isso, verdade?! 

Então, aqui vai mais uma recomendação bem específica: a Galeria do Rock.

O espaço é um ponto de referência para a cultura alternativa e underground na cidade, concentrando lojas especializadas em música e moda referente à cena.

Além da infinidade de vinis e camisetas de banda, você encontrará acessórios, sapatos e até estúdios de tatuagem e piercing. Vale a pena visitar e adentrar no universo dos roqueiros!

Onde fica: Av. São João, n.º 439, Bairro República.

Quantas opções do que fazer em São Paulo, hein? E ainda não acabou! A seguir, damos mais algumas dicas para quem viaja a trabalho e também para quem procura passeios gratuitos e rolês noturnos.

Continue lendo!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Viagem a trabalho: 3 dicas do que fazer em SP

Quando você viaja para trabalhar, não costuma sobrar muito tempo para um roteiro super completo na cidade, não é mesmo? Apesar disso, é possível, sim, fazer alguns passeios no seu tempo livre e combinar negócios e diversão. A propósito, essa prática tem até um nome: bleisure.

Mais uma vez, nossa convidada veio com dicas maravilhosas para você curtir depois do expediente. Anota aí!

1. Tomar um café no Gatcha

Se você ama gatos e gosta de cafeterias, aqui está um destino perfeito. o Gatcha é um “cat café” que, além de servir deliciosos chás, cafés e doces, possui alguns gatinhos disponíveis para adoção.

Os bichanos ficam soltos no espaço, em um mezanino feito especialmente para eles. Essa é a sua deixa para distribuir carícias e, quem sabe, levar um para casa.

Ah, e se preferir, pode visitar o local durante seu expediente mesmo, pois é possível trabalhar utilizando o wifi da loja.

2. Conhecer o Bar dos Arcos

Tá, mas e o happy hour? Bom, esse fica por conta do Bar dos Arcos! Quando você olha para o Theatro Municipal, com aquela estrutura clássica e imponente, nem imagina que seu porão esconde um bar potencialmente assustador.

Calma, nada de sobrenatural acontece por ali, mas a estética do local, com labirintos e iluminação estratégica, é inspirada no filme “O Iluminado”, do diretor Stanley Kubrick. O estabelecimento possui lounges com luzes nas mesas, uma sala toda vermelha e um bar secreto.

No cardápio, a carta de drinks é variada e, diga-se de passagem, aclamada pelos frequentadores do local. O menu também inclui entradas, sanduíches, pratos e sobremesas, com algumas opções vegetarianas, veganas, sem lactose e sem glúten, além de bebidas não alcoólicas.

Mesa iluminada de um bar subterrâneo com paredes de tijolos expostos
Bar dos Arcos, São Paulo-SP. (Foto: Andarilhas)

3. Experimentar comida baiana de um jeito diferente no restaurante Cabruca

E se bater aquela fome após trabalhar o dia inteiro, a nossa parceira sugere o Restaurante Cabruca, da Fábrica de Dengo.

A chef Sanae Mattos, responsável por comandar a cozinha, trabalha pela valorização dos ingredientes brasileiros e deixa o seu toque especial nos pratos, dando um ar de modernidade à tradicional culinária baiana.

O restaurante também serve vinhos dos melhores rótulos brasileiros e drinks autorais. Vale dizer que o Cabruca fica no segundo andar, portanto, para chegar até ele, você passará por uma fábrica de chocolates que oferece até um tour guiado.

+ Descubra São Roque, a terra do vinho no interior paulista!

Top 10 passeios gratuitos em SP

E depois dessa longa lista sobre o que fazer em São Paulo, elencamos quais são os melhores passeios para você fazer na faixa. Afinal de contas, aproveitar a cidade não precisa custar caro, certo?

Aí vão as nossas sugestões para te ajudar a traçar um roteiro econômico. Confira!

  • Parque do Ibirapuera
  • Avenida Paulista
  • Ruas da Vila Madalena
  • Bairro da Liberdade
  • MASP (gratuito às terças-feiras)
  • Pinacoteca (gratuito aos sábados)
  • Pico do Jaraguá
  • Feira de Artesanato da Praça da República (acontece aos domingos)
  • Parque Água Branca
  • Museu do Futebol (gratuito às terças-feiras)

O que fazer em São Paulo à noite? Top 10 passeios noturnos

A vida noturna paulistana é o que mais te interessa? Anime-se, pois aqui temos dicas badaladas para você também! Veja o que fazer em SP à noite:

Vista da cidade de São Paulo ao anoitecer. No centro da foto está a Ponte Estaiada, cercada por grandes edifícios e refletindo sobre as águas do rio
Noite de São Paulo-SP. (Foto: Getty Images)
  • Ir aos bares e baladas da Rua Augusta
  • Assistir a um filme no conforto do CineSala
  • Caminhar pela Avenida Paulista
  • Ir aos bares e casas noturnas da Vila Madalena
  • Ver o espetáculo de luzes na Fonte do Ibirapuera, aos sábados e domingos
  • Jantar no restaurante Terraço Itália ou simplesmente apreciar a vista do mirante
  • Ter uma experiência artística no Ateliê No Escuro
  • Apreciar um chopp no ambiente temático da Greenhouse
  • Patinar na pista Roller Jam
  • Conhecer a Villa Country

Continua depois da Publicidade

Viajar é bom demais! Desbravar as estradas é melhor ainda!

Com tantas opções do que fazer em São Paulo, você pode até ficar na dúvida na hora de montar um roteiro perfeito e talvez tenha que deixar um ou outro passeio de fora se não tiver muitos dias disponíveis. 

Agora, se tem uma coisa que não pode falhar, é a escolha do melhor transporte para chegar à capital paulista.

Bom, para quem parte de cidades do sudeste, alugar um carro e pegar estrada é a pedida perfeita. E quem vai de avião também pode circular pela cidade com um carro alugado, viu? É só retirar o veículo no aeroporto! Se for Localiza FAST retirada digital, melhor ainda.

 Programe-se e reserve seu veículo com antecedência através do nosso app!

Divirta-se!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}