Ir para o conteúdo

Praias, trilhas, cachoeiras e mirantes: conheça Ilhabela, SP!

Por: Equipe Vai por Mim + Vaz Aonde

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Ilhabela faz jus ao nome que carrega! É onde a alma encontra a serenidade, um verdadeiro convite para os sentidos: a brisa toca seu rosto, o sol aquece sua pele, o som do mar é música para os seus ouvidos.

A maior ilha marítima do Brasil, mesmo com intensa movimentação de turistas, guarda em si segredos preciosos, que devem ser admirados com muito respeito. Em Ilhabela, SP, a natureza é soberana e a beleza é incomparável.

Vamos embarcar numa viagem emocionante, e quem nos ajuda nesta jornada é o nosso amigo Marcos Vaz, do canal Vaz Aonde. Vem com a gente desvendar a magnífica ilha que reside em meio à Mata Atlântica!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Ilhabela?

Ilhabela está localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Situada no Oceano Atlântico, a ilha fica a 200 km de distância da capital e a 90 km de Ubatuba (SP). Para quem parte do estado vizinho, cerca de 170 km são necessários para chegar à ilha saindo de Paraty (RJ), e são 450 km entre Ilhabela e a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

Como chegar em Ilhabela?

O acesso à ilha se dá por uma balsa que sai da cidade de São Sebastião (SP). O transporte serve tanto para pedestres quanto para carros e motos. Os caminhos mais comuns para chegar a São Sebastião a partir de São Paulo, capital, são pela Rodovia Ayrton Senna ou pela Via Dutra.

Outra opção é pela rota Rio-Santos (Rodovia Mogi-Bertioga ou SP-098). Esse trajeto pode ser interessante para quem sai da Costa Verde, no RJ, e deseja passar também pelas praias de São Sebastião (SP).

Dica Vai por Mim: Tenha muita atenção aos pedágios e radares na estrada para o litoral norte de São Paulo!

+ Viaje pela Costa Verde: conheça os encantos de Angra dos Reis e Paraty!

Saiba o que fazer em Ilhabela, SP

Acredite: quem visita a ilha tem uma infinidade de atrativos para conhecer! É lógico que estar em contato com o mar é a escolha número um dos turistas, afinal, a região possui mais de 40 praias.

Selecionamos algumas delas, que vale a pena você apreciar, além de outras opções com lindas paisagens e rica cultura.

Confira!

Top 3 passeios em Ilhabela, por Marcos Vaz

Dica boa é dica compartilhada, concorda? O Marcos Vaz contou pra gente quais são os três lugares imperdíveis na ilha. Olha só!

1. Praia da Fome

Sabe aquele cenário de areia branquinha e águas translúcidas? Na Praia da Fome você encontra!

Esse visual é ainda mais encantador porque ao redor da praia há muita vegetação e apenas algumas casinhas de pescadores, o que confere ao ambiente uma rusticidade aconchegante.

Tartaruga marinha nada em meio a corais sob areia branca em mar de água translucida
Faça mergulho em Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

A Praia da Fome é parada obrigatória para quem gosta de praticar mergulho com snorkel para ver de perto a vida que pulsa embaixo da água. O acesso a essa praia pode ser feito por uma trilha que parte da Praia de Jabaquara ou pelo mar em um passeio de barco, geralmente saindo da Praia de Perequê.

+ Quer mergulhar em águas cristalinas? Arraial do Cabo (RJ) te espera!

2. Piscina natural

Você sabia que em Ilhabela, SP, há uma piscina natural escondida? Essa maravilha fica na parte sul da ilha, depois da Praia do Veloso. Para encontrá-la, basta colocar no GPS o seguinte endereço: Avenida Governador Mário Covas Júnior, 12300.

Lá você encontrará uma placa direcionando qual é o caminho, o qual percorrerá  por mais ou menos 20 minutos. Prepare-se para fazer essa trilha, pois nela há muitas pedras, e programe-se para ir ao local durante a maré baixa.

Além de ser um lugar encantador, a piscina natural conta com um píer que dá vista para o Arquipélago de Alcatrazes em dias de boa visibilidade.

+ Descubra outras piscinas naturais espalhadas pelo Brasil!

3. Praia das Conchas

A Praia das Conchas é mais um dos cantinhos secretos de Ilhabela. Nosso parceiro viajante se apaixonou pelo local, que, aliás, é o cenário perfeito para fotos espetaculares. Grandes pedras enfeitam as águas, e os coqueiros ao fundo dão aquele charme todo especial.

Apesar dessa beleza exuberante, a praia não é própria para banho justamente devido às pedras. Na maré baixa, o pequeno poço fica praticamente seco, mas na maré alta é possível aproveitar o frescor da água à beira mar.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

As praias mais populares de Ilhabela

Não é à toa que Ilhabela é um destino tão popular entre os turistas que amam o clima do litoral. Afinal, são dezenas de praias, uma mais linda que a outra! A gente ainda tem muito o que te contar sobre o que fazer em Ilhabela, então bora continuar nossa jornada? Partiu!

Praia do Jabaquara

No lado norte da ilha, há um local de natureza preservada e mar calmo chamado Praia do Jabaquara. O acesso é feito por estrada de terra, e uma das vantagens dessa praia é a possibilidade de partir dela para outros locais incríveis, seja com passeios de barco ou trilhas.

Praia vista pela lateral. Ondas invadem a faixa de areia onde estão alguns turistas. Ao redor, grandes pedras e densa vegetação nativa
Praia do Jabaquara, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

Mesmo sendo uma das praias mais conhecidas na região, sua larga faixa de areia permite que todos se acomodem sem que haja uma sensação de lotação, exceto em épocas de alta temporada e feriados. Além disso, Jabaquara possui riachos que deságuam no mar e formam enseadas perfeitas para relaxar.

Dica Vai por Mim: Ah, e para aproveitar com todo o conforto, lembre-se de levar repelente para esta viagem, ok? A Praia do Jabaquara é onde os borrachudos mais fazem a festa, mas a dica vale para todo local que você for visitar na ilha.

Praia do Bonete

O lado leste de Ilhabela, SP, guarda uma das praias mais bonitas da região. Bonete é cercada por montanhas cobertas pelo verde da Mata Atlântica e possui as ondas dos sonhos para os surfistas.

Praia com areia branca vista pela lateral. No plano frontal, alguns coqueiros. Ao fundo, mar azul intenso e montanha coberta por vegetação nativa
Praia do Bonete, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

As enormes ondas se devem ao mar aberto, que também é o motivo pelo qual o acesso à praia não é tão fácil. É preciso pegar um barco para chegar ao local, e nem sempre as condições são favoráveis para esse trajeto.

Também é possível ir à Praia do Bonete através do Parque Estadual de Ilhabela, desde que acompanhado por um guia. Inclusive, Bonete pode ser ponto de partida para trilhas e quedas d’água na região, além de outras praias isoladas, como a Praia de Indaiaúba.

Praia da Feiticeira

Um casarão colonial, formações rochosas, coqueiros, montanhas cobertas por vegetação, sombra e água fresca. Assim é a Praia da Feiticeira, no lado sul de Ilhabela.

Suas águas calmas e cristalinas convidam para um mergulho daqueles de lavar a alma, mas tome cuidado, pois é uma praia de tombo. Isso significa que ela é inclinada, fazendo com que a profundidade da água aumente bruscamente.

Praia vista da lateral, com mar azul transparente e pequena faixa de areia. Pedras no canto direito e vegetação nativa ao fundo
Praia da Feiticeira, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

O nome dessa praia originou-se de uma lenda que envolve uma antiga proprietária do casarão, que fez sua fortuna com o tráfico de pessoas escravizadas. Ela teria enterrado seu tesouro na mata com a ajuda dos trabalhadores escravizados e logo em seguida os matou para que não contassem a ninguém esse segredo.

Ela nunca mais foi vista e ninguém sabe onde se escondem suas riquezas. Por isso ficou conhecida como Feiticeira.

Praia de Castelhanos

A maior praia de Ilhabela, SP, com aproximadamente 1,5 km de extensão. Castelhanos é uma das praias selvagens da ilha, longe do perímetro urbano e faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, na parte leste. Por isso, o acesso é pelo mar, por trilhas de bike, a pé ou com uma 4x4.

Praia vista da lateral, cercada por grandes montanhas e densa vegetação nativa. A água que invade a faixa de areia possui formato de coração
Praia de Castelhanos, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

Uma das cenas mais icônicas de Ilhabela é esse coração que se forma com as águas da Praia de Castelhanos. E o lugar é mesmo para cair de amores! Além de uma ilhota, o local possui riachos que deságuam no mar, tem ondas favoráveis para a prática de surfe e possui trilhas que levam a outras praias, como Praia Vermelha, Praia Mansa e Praia da Figueira.

Praia do Julião

Se a sua dúvida sobre o que fazer em Ilhabela envolve ver o pôr do sol num lugar pra lá de charmoso, nós temos a resposta! Também conhecida como Prainha, a Praia do Julião tem um clima agradável e tranquilo para curtir a dois ou com toda a família.

No plano frontal, algumas pedras submersas e outras acima do nível da água. Ao fundo, pequena ilha centralizada na imagem e céu azul com poucas nuvens
Praia do Julião, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

A calmaria do mar é o que atrai aqueles que procuram sossego. E por lá você também encontra piscinas naturais que se formam próximo às pedras submersas na água. Muitos peixinhos podem ser vistos ali com o uso de máscara para snorkel.

Conheça outras praias em Ilhabela, SP:

  • Praia do Veloso;
  • Praia Grande;
  • Praia do Perequê;
  • Praia do Curral;
  • Praia da Armação.

Continua depois da Publicidade

Pontos turísticos de Ilhabela

Já está sonhando com suas férias em Ilhabela? É melhor se programar direitinho, porque ainda tem muitas opções para aproveitar na região.

Aqui está uma lista com passeios que você pode fazer além das praias. Acompanhe!

Ilha das Cabras

Uma ilhota perfeita para quem deseja praticar mergulho com snorkel ou cilindro e apreciar a rica vida subaquática. Localizada na Praia das Pedras Miúdas, esse pedaço de paraíso chamado Ilha das Cabras abriga o que se conhece como Santuário Ecológico Marinho.

Ilha vista de longe, em meio ao oceano de água verde-esmeralda. Um pequeno com algumas pessoas se direciona à ilha
Ilha das Cabras, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

+ Você já ouviu falar na Ilha do Mel, no Paraná? Conheça agora!

Trilhas e cachoeiras

Ilhabela conta com mais de 300 cachoeiras, sendo que 30 delas são abertas ao público e são acessíveis via trilhas. Lembre-se de se preparar adequadamente para esses passeios, utilizando repelente e protetor solar, hidratando-se bem e usando tênis confortáveis.

Veja algumas trilhas que levam às cachoeiras em Ilhabela:

  • Trilha da Cachoeira do Gato, que sai da Praia de Castelhanos;
  • Trilha da Cachoeira da Toca, a partir da Praia de Castelhanos;
  • Trilha das cachoeiras do Areado e da Laje, saindo da Praia de Bonete;
  • Trilha da Cachoeira do Veloso, próximo à Praia do Veloso;
  • Trilha da Cachoeira dos Três Tombos, saindo da Praia da Feiticeira.

Vila de Ilhabela

O centro histórico de Ilhabela é um ambiente de visual interiorano, com casas coloniais, pousadas, lojas e restaurantes. É muito bacana passear por lá e contemplar o pôr do sol, descansar em um deck de madeira ou observar embarcações chegando no píer.

Vista do ponto mais baixo de uma escadaria iluminada que leva à catedral também iluminada durante a noite
Igreja Matriz Nossa Senhora D’ajuda, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

A Igreja Nossa Senhora D’ajuda é um dos pontos que vale a pena visitar para ver uma construção que começou a se erguer no século XVII. Além disso, a região costuma receber atrações culturais, então é interessante ficar de olho na agenda local.

Mirantes

Para encerrar este extenso guia do que fazer em Ilhabela, temos indicações de alguns mirantes que proporcionam vistas incríveis da Mata Atlântica ou da praia:

  • Mirante da Praia do Bonete;
  • Mirante do Coração (na Praia de Castelhanos);
  • Mirante do Piúva (próximo à Praia das Pedras Miúdas);
  • Mirante do Jabaquara.
Vista panorâmica e aérea do mar azul recortado por densa vegetação nativa. Contraste de cores entre mar, mata e céu
Praia do Jabaquara, Ilhabela, São Paulo. (Foto: Getty Images)

Continua depois da Publicidade

Viaje com a gente para Ilhabela, SP!

Estamos animados para pegar estrada, e você? A nossa dica é que você reserve um carro com antecedência e retire-o em uma de nossas agências mais próximas de você. 

Assim, poderá cair na estrada com tranquilidade, além de aproveitar as ofertas exclusivas dos nossos parceiros.

E se quiser circular por Ilhabela, SP, com carro alugado, vá com um carro aventureiro para combinar com essa viagem!

Nos vemos na próxima parada!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}