Ir para o conteúdo

João Pessoa e arredores: uma infinidade de encantos naturais

Por: Equipe Vai por Mim + Viagens Cine

|

0 | Média:  0 / 5

Siga no
Praia cercada de vegetação e coqueiros e mar de cor esverdeada em dia ensolarado

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Os primeiros raios de sol que iluminam o Brasil vão diretamente para João Pessoa, na Paraíba. A cidade, carinhosamente apelidada como Jampa, é mais uma das preciosidades nordestinas que aparecem aqui na Dica Localiza.

Os meninos do Viagens Cine prepararam 5 dicas fenomenais do que fazer em João Pessoa. E como a cidade tem uma infinidade de atrativos, aqui você encontra muito mais possibilidades para montar o seu roteiro de viagem e passar dias memoráveis no aconchego do litoral. Ah, e também vamos te contar onde fica João Pessoa e como chegar lá.

Simbora conferir tudo que há de melhor na capital paraibana!

Continua depois da Publicidade

Onde fica e como chegar em João Pessoa?

João Pessoa é a capital da Paraíba, que fica na região Nordeste do Brasil. A cidade está a uma distância de 105 km de Recife, no estado de Pernambuco, e 180 km de Natal, no Rio Grande do Norte.

O principal acesso ao destino por via terrestre é pela BR-101. E as alternativas para chegar lá de avião são:

  • Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município de Bayeux, a 12 km do centro de Jampa;
  • Aeroporto de Recife (PE);
  • Aeroporto de Natal (RN).

+ Saiba mais sobre outras capitais da região Nordeste!

O que fazer em João Pessoa (PB)?

Se você pretende ir a João Pessoa, é melhor saber de antemão que tem várias opções de praias e outras atrações turísticas por lá. Então já vai planejando seu roteiro para não se perder em meio a tantos passeios legais, que, inclusive, podem ser feitos dentro e fora da capital paraibana.

Vem com a gente neste guia completo do que fazer em João Pessoa!

Praias urbanas

A Praia de Tambaú é a mais famosa e movimentada de Jampa, e fica no bairro de mesmo nome. Devido à concentração de hotéis, bares e restaurantes na região, além dos quiosques na orla, a circulação de turistas é intensa tanto de dia quanto na parte da noite. No local também fica o tão conhecido letreiro da cidade, onde os visitantes fazem aquela clássica foto de turista.

Mar de tonalidade clara e barco à frente contrastam com a praia e cidade ao fundo
Praia de Tambaú, João Pessoa, Paraíba (Foto: Getty Images)

A Praia de Cabo Branco, que praticamente compartilha sua faixa de areia com Tambaú, é também uma das mais conhecidas e mais belas da cidade.

A concentração de turistas em Cabo Branco é um pouco menor, então, embora ainda haja movimento, é uma atração mais tranquila em relação à praia vizinha. Em questão de estrutura, ela também conta com quiosques em um trecho do calçadão, que, aliás, é naturalmente decorado com belos coqueiros.

Na Praia de Manaíra, a extensa faixa de areia costuma receber mais moradores de Jampa do que visitantes de fora. Em alguns pontos, a faixa de areia se estreita e faz com que a água chegue no limite do calçadão durante a maré cheia. Isso significa que nem sempre as condições dessa praia são ideais para banho.

Um pouco mais afastada do centro, mas ainda na faixa urbana, a Praia do Bessa é uma alternativa mais sossegada. Apesar de não ter uma grande variedade de quiosques e barracas, é uma boa pedida para quem busca conforto numa área nobre da cidade. Em alguns pontos, o mar é bem tranquilo; em outros, mais agitado, favorável a esportes aquáticos.

Vista aérea de mar e prédios à beira da praia em dia de céu com algumas nuvens
Praia de Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba (Foto: Getty Images)

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Praias do litoral sul

Continuamos com a nossa lista sobre o que fazer em João Pessoa, na Paraíba. Agora vamos sair da parte urbana e nos concentrar nas paisagens paradisíacas do litoral sul da cidade, que, na verdade, faz parte do município de Conde, na região metropolitana de João Pessoa.

Nossa primeira parada nessa região é a Praia do Coqueirinho. Inclusive, é nela que você encontra um dos atrativos indicados pelos nossos parceiros: o Mirante Dedo de Deus. Coqueirinho já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, e o mais legal é que lá você pode se acomodar de acordo com a sua vibe: ficar na área mais agitada ou ir para um cantinho mais reservado.

Bela vista de praia deserta com areias claras, mar esverdeado e vegetação
Praia do Coqueirinho, Conde, Paraíba (Foto: Getty Images)

Outra que apareceu nas dicas do Viagens Cine é a Praia Naturista de Tambaba. Apesar de levar esse nome e de ser famosa entre os turistas pela prática de nudismo, também há uma parte da praia destinada a quem prefere se manter vestido. As duas porções são divididas por uma ponte, e você escolhe qual é o seu lado.

Onda de mar cristalino se quebrando em formação rochosa próxima à praia
Praia Naturista de Tambaba, Conde, Paraíba (Foto: Getty Images)

A Praia de Tabatinga é emoldurada por falésias de um lado e, de outro, há uma lagoa que representa o encontro do mar com o rio. É uma opção para quem busca tranquilidade e conforto em um só local, pois a praia não fica cheia, mas tem estrutura para passar o dia. No topo das falésias está o Mirante da Tartaruga, onde você terá uma vista deslumbrante.

Vista de mar de água cristalina que encontra com praia deserta de areia clara e vegetação natural
Praia de Tabatinga, Conde, Paraíba (Foto: Getty Images)

+ Alguém falou em falésias? Lá em Arraial d’Ajuda, na Bahia, a Praia da Pitinga é conhecida por suas falésias vermelhas em torno da faixa de areia.

Ainda no litoral sul, mas já na divisa com Pernambuco, em Pitimbu, está localizada a Praia Bela. Pode ter certeza que vale a pena percorrer pouco mais de 50 km para chegar ao local e poder apreciar um visual que faz jus ao nome. O encontro do rio com o mar e as falésias também são belezas naturais presentes na Praia Bela, assim como em Tabatinga.

Aliás, esse fenômeno entre água doce e salgada parece ser comum na Paraíba, já que acontece também na Barra de Gramame, na Costa do Conde. Ah, e na Praia do Amor, reza a lenda de que casais que passarem pela Pedra Furada terão amor eterno.

Curiosa formação de piscinas naturais a partir de água do mar que se encontra com as areias da praia
Barra de Gramame, Conde, Paraíba (Foto: Getty Images)

Continua depois da Publicidade

Praias do litoral norte

O litoral norte da Paraíba também é um ótimo destino para quem procura o que fazer em João Pessoa e arredores. Podemos dizer que ele se divide em duas partes. Uma é ao lado do rio Paraíba, no distrito de Lucena, a cerca de 49 km de distância de Jampa. O trajeto pode ser feito pela BR-101 ou com a balsa que parte de Cabedelo.

Em Lucena, você pode visitar:

  • Praia do Holandês;
  • Praia da Costinha;
  • Ponta de Lucena;
  • Praia de Bonsucesso (Miriri);
  • Santuário Nossa Senhora da Guia;
  • Ruínas da Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso;
  • Trilhas ecológicas que levam ao Mirante do Bonsucesso.

A outra porção do litoral norte é a área urbana, no município de Cabedelo. O local merece um destaque especial, viu? Veja a seguir!

Praias de Cabedelo

Olha, as praias de Cabedelo estão entre as dicas do Viagens Cine não é por acaso. Além da Praia de Intermares, Praia do Poço, Camboinha e Ponta da Campina, também compõem o roteiro a famosa Ilha de Areia Vermelha e a espetacular Praia do Jacaré.

A Ilha de Areia Vermelha está localizada no Parque Estadual Marinho da Areia Vermelha e é uma das atrações mais visitadas e mais belas de Jampa. Com a maré baixa, se forma um banco de areia com coloração avermelhada bem no meio do mar, por isso a praia é chamada de “ilha”. Para chegar ao local, é preciso contratar um catamarã ou uma lancha.

Praia rodeada por belíssimas águas do mar. Barcos e pessoas se destacam na imagem
Ilha da Areia Vermelha, Cabedelo, Paraíba (Foto: Getty Images)

E não poderíamos deixar de falar do espetáculo que é o pôr do sol na Praia do Jacaré. Na verdade, trata-se de uma praia fluvial, ou seja, suas águas são provenientes do rio Paraíba.

Bom, o entardecer no local é um show da natureza e vem acompanhado de uma trilha sonora sensacional. O Jurandy do Sax toca o Bolero de Ravel diariamente em uma canoa sobre as águas da Praia do Jacaré. Vai por mim, o momento é de arrancar suspiros!

Pôr do sol ilumina o rio com seus raios cor laranja avermelhado que irradiam sobre o céu com nuvens espaçadas
Pôr do sol na Praia do Jacaré, em Cabedelo, onde tradicionalmente o famoso Jurandy do Sax toca o bolero de ravel. (Foto: Acervo Vai por Mim)

Piscinas naturais de João Pessoa, Paraíba

Além de praias de água salgada e doce, João Pessoa também possui piscinas naturais, perfeitas para relaxar na maré baixa, perto de corais e muitos peixinhos.

As Piscinas Naturais de Seixas merecem a fama que têm, e há uma explicação para isso: a Ponta dos Seixas é o ponto mais oriental das Américas, por onde os primeiros raios solares do dia chegam ao Brasil. Vale lembrar que as piscinas são acessíveis somente por embarcações.

Piscinas naturais de coloração escura em meio ao mar com concentrado de pessoas e barcos ao centro
Piscinas Naturais de Seixas, João Pessoa, Paraíba (Foto: Getty Images)

Muito semelhantes a Seixas, as Piscinas Naturais de Picãozinho ficam mais próximas à Praia de Tambaú. A maioria dos visitantes escolhe apenas uma delas para visitar, o que dependerá de quantos dias você tem disponíveis no seu roteiro.

Em todo caso, é essencial consultar a tábua de marés, pois os passeios podem sofrer variações de horários em função disso. E por serem atrações bastante requisitadas, é interessante adquirir ingressos para as embarcações com certa antecedência.

+ Sim, existem várias piscinas naturais espalhadas pelo país. Conheça algumas delas!

Parque Sólon de Lucena

A área central de João Pessoa abriga um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa. O local possui projeto paisagístico assinado pelo renomado Burle Marx, sendo agraciado com muita área verde.

Pequena lagoa rodeada de vegetação no centro de uma cidade
Parque Sólon de Lucena, João Pessoa, Paraíba (Foto: Getty Images)

O parque conta ainda com ciclovia, pista de skate, pista de caminhada, quiosques e parquinho para a criançada. Vale a pena fazer uma parada ali para repousar no frescor da natureza.

Feirinha de Tambaú e MAP

Hora de comprar lembrancinhas! No bairro Tambaú, há duas opções de lugares que concentram lojas e barracas com produtos paraibanos e nordestinos.

O Mercado de Artesanato Paraibano (MAP) é um edifício de dois andares cheio de opções de roupas, acessórios, artes, tapetes e aquelas lembrancinhas que todo mundo ama levar para os amigos e família após uma viagem.

A Feirinha de Tambaú tem a mesma proposta e ainda vende comidas regionais. Além disso, na feira ao ar livre acontecem apresentações musicais que deixam o ambiente ainda mais agradável para fazer suas compras.

Consumindo no mercado e na feira, você ajuda a movimentar a economia local, fortalece o trabalho dos artesãos e, de quebra, experimenta comidas deliciosas.

Dica Vai por Mim: a feirinha funciona durante todo o dia, mas fica mais movimentada no período da noite; e o MAP só fica aberto até as 19h. Programe-se!

Farol e Estação de Cabo Branco

João Pessoa é recheada de pontos turísticos, e um deles é o Farol de Cabo Branco. O farol tem 19 metros de altura e possui um formato curioso, triangular. Apesar de não ser permitido ir ao topo, a vista do local é interessante, pois a atração se localiza acima de uma falésia. Ali pertinho está o Parque Ecológico Bosque dos Sonhos.

No mesmo bairro, está localizada a Estação Cabo Branco. Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o complexo reúne ciência, cultura, arte e tecnologia. A entrada gratuita dá acesso a exposições, exibição de filmes, atividades ao ar livre e mais atrações segundo a programação.

Vista de baixo de farol branco com faixa preta. Ao fundo, vegetação e céu azulado
Farol de Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba (Foto: Getty Images)

Centro Histórico de João Pessoa

Depois de passar por praias, piscinas naturais, mirantes e lojas, ainda falta conhecer um pedacinho de Jampa. O Centro Histórico de João Pessoa nos lembra que estamos falando da 3ª cidade mais antiga do Brasil. Você sabia disso?

Prédios coloridos enfileirados em frente a uma pequena praça de cidade pacata
Centro Histórico, João Pessoa, Paraíba (Foto: Getty Images)

Um dos encantos dessa região são as casinhas coloridas,  na área da Praça Antenor Navarro, que trazem aquele charme das construções coloniais. Por ali você também encontra o Centro Cultural São Francisco, um complexo de arquitetura barroca que engloba a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e algumas capelas.

+ Viaje pelo Centro Histórico de Salvador, com Mel Fronckowiak. 

Continua depois da Publicidade

O que fazer em João Pessoa à noite?

A vida noturna em João Pessoa se resume basicamente a passeios pela orla, regados a comida, bebida e boa música. O calçadão de Tambaú e seus arredores são os principais locais de lazer noturno em Jampa, especialmente por conta do letreiro e da feirinha. O agito também vem dos quiosques, bares e restaurantes, sempre com música ao vivo.

Também vale a pena conhecer lugares que oferecem diversas opções de comidas, não só as típicas. Um deles é o Parque Cabo Branco, localizado no bairro de mesmo nome; e o outro é a Vila Gourmet Manaíra. Ambos são espaços ao ar livre e com diversas opções de estabelecimentos para jantar.

Vem com a gente, vem de Localiza!

Agora nós já tiramos todas as suas dúvidas, certo? Ou quase todas… 

Onde fica João Pessoa? Check!

Como chegar em João Pessoa? Check!

O que fazer em João Pessoa? Check!

Com que carro eu vou para João Pessoa? Bom, isso é o que vamos te responder agora!

Como você pôde perceber, a capital da Paraíba tem alternativas de sobra para passeios. Algumas são de fácil acesso, outras nem tanto. Então, para contemplar tanto os trechos simples quanto os mais complicados, a gente recomenda um carro aventureiro, que jamais vai te deixar na mão durante seu roteiro.

Antes de desembarcar no aeroporto, reserve um carro com a gente em uma das nossas agências Localiza em Jampa e tenha a liberdade de explorar cada destino no seu próprio ritmo! E não deixe de aproveitar as ofertas exclusivas dos nossos parceiros!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 0 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}