Ir para o conteúdo

Maresias não é só uma praia, e nós podemos provar

Por: Equipe Vai por Mim e Mochila Cheia

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Às vezes é bom sonhar com aquela areia branquinha e um mar de águas translúcidas, né? Melhor ainda é realizar o desejo de estar em um lugar como esse, e podemos afirmar com vigor: o Brasil é cheio de cantinhos assim! Um deles é a região de Maresias, que, se você ainda não conhece, está perdendo tempo.

Com ondas que atraem surfistas destemidos e noites agitadas à beira-mar, você terá uma experiência vibrante durante sua viagem. Muito mais do que lindas praias, aqui você vai descobrir alguns segredos desse destino apaixonante.

Junte-se a nós a bordo de mais uma experiência turística fora do comum!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Maresias e como chegar?

Muitos pensam que Maresias é uma cidade, mas, na verdade, é um distrito de São Sebastião, no estado de São Paulo. A região dá o nome à praia mais famosa que tem por ali, a Praia de Maresias.

Este destino paradisíaco fica no litoral norte de São Paulo, a uma distância de mais ou menos 165 km da capital. A maneira mais comum de chegar a Maresias é pelas estradas, e a principal via de acesso é a Rodovia Rio-Santos (BR-101), que liga várias cidades litorâneas entre os estados de RJ e SP.

Para quem sai de outros estados com o objetivo de chegar ao distrito, a melhor opção é pegar um voo até São Paulo, alugar um carro e continuar a viagem por terra.

+ Maresias-SP está a 100 km de distância de Ubatuba, viu?! Esse pode ser o sinal que você esperava para estender a sua viagem um pouco mais.

Quando ir a Maresias-SP?

O destino tem uma certa incidência de chuvas, assim como sua vizinha Ubatuba. Portanto, se o seu objetivo é se molhar somente nas águas do mar, é bom se programar para ir nos meses mais secos, entre abril e novembro.

Agora, caso a chuva não seja um empecilho para você, vale a pena aproveitar a alta temporada, que acontece no verão, entre dezembro e fevereiro. Tenha em mente que a região fica bastante movimentada nesse período, mas também com boas opções de comércio e vida noturna.

Dica Vai por Mim: uma boa época para curtir dias quentes sem disputar espaço com tantos turistas é do início de março até o fim de abril.

Ah, e se quiser planejar sua viagem de acordo com o clima, vale a pena dar uma conferida em sites que mostram a previsões confiáveis, como o Climatempo. Faça chuva ou faça sol, bom mesmo é poder se divertir num paraíso tropical como Maresias-SP e seus arredores!

O que fazer em Maresias? 3 dicas por Mochila Cheia

Ficar com o pé na areia é bom, e é uma das principais coisas para se fazer em Maresias, afinal, estamos em uma região litorânea. Apesar disso, o destino também pode ser explorado de outras formas, não acha?

É por isso que nossos amigos do portal Mochila Cheia selecionaram 3 dicas perfeitas para curtir a viagem de um jeitinho diferente. Se liga aí!

1. Poço do Caetano

De uma beleza natural exuberante, o Poço do Caetano é uma área rodeada por mata nativa, com piscinas naturais cristalinas e até mesmo singelas quedas d’água. O acesso ao local se dá por uma trilha leve, com cerca de 2,8 km, que podem ser desbravados em 30 minutos de caminhada.

Inclusive, a trilha também pode ser feita de bike. Independente da sua escolha, a pé ou pedalando, é válido ter o acompanhamento de um guia durante o trajeto. Além disso, lembre-se de levar água e lanches leves, e de sempre recolher seu lixo antes de ir embora. Combinado?

Ah, um detalhe: o Poço do Caetano faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, que é a nossa próxima dica.

2. Parque Estadual Serra do Mar

O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar possui uma área de mais de 26 mil hectares, incluindo algumas praias e penínsulas da região. São várias as atividades que podem ser realizadas por lá, e uma delas é o rapel na trilha de Paúba.

Mulher de ponta cabeça pendurada em uma corda de rapel em um paredão de pedra. Ao fundo, aparecem o mar e a serra
Trilha de Paúba, Maresias, São Sebastião-SP. (Foto: Mochila Cheia)

A trilha entre a Praia de Maresias e a Praia de Paúba conta também com um mirante de 50 metros acima do nível do mar. Vai por mim, a vista lá de cima arranca suspiros. Aproveite o passeio para observar a fauna e a flora da majestosa Mata Atlântica!

+ Visite também o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais!

3. Praia de Calhetas

É hora de descer do carro e caminhar por uns 30 minutos, mas, acredite, cada passo será recompensado! A Praia de Calhetas fica em uma propriedade particular e só pode ser acessada a pé. E sabe o que isso quer dizer? O local é uma das jóias secretas de Maresias-SP.

Vista aérea de uma península com vegetação sobre as pedras. Ao fundo, aparece uma enorme serra coberta por vegetação
Praia de Calhetas, Maresias, São Sebastião-SP. (Foto: Mochila Cheia)

Calhetas é uma praia reservada, com pedras, vegetação e piscinas naturais. Também possui uma cachoeira, conhecida como Secret Falls, com seus imponentes 95 metros de altura. Definitivamente, este local precisa estar no seu roteiro!

E se você gosta de curtir ao máximo o clima litorâneo, fique com a gente para conhecer muitas outras praias da região!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O que fazer em Maresias? Conheça as praias da região!

Você já sabe que Maresias é o nome de uma praia, né? Acontece que ela não é a única estrela que brilha em São Sebastião, e você precisa descobrir os melhores lugares para um banho de mar no destino.

Vamos nessa!

Praia de Maresias

Eis o principal ponto turístico do destino e uma das praias mais procuradas do litoral norte de São Paulo. A Praia de Maresias é a principal do distrito, e suas ondas desafiadoras a tornam o olimpo dos surfistas. Aliás, a praia tem fama nacional entre os praticantes de surfe, até porque o campeão mundial Gabriel Medina nasceu na região.

Vista aérea do mar com alguns surfistas em suas pranchas
Surf em Maresias, São Sebastião-SP. (Foto: Mochila Cheia)

Ao longo dos seus 4 km de extensão, Maresias também é um ótimo lugar para relaxar sobre a areia clara. São mais de 20 entradas para a praia, onde você pode encontrar quiosques e barracas, além de diferentes points com suas respectivas atrações. Olha só:

Praça do Surf

Os surfistas e admiradores do esporte têm um encontro marcado na Praça do Surf, em Maresias-SP. Este é o coração pulsante da praia, com diversas opções de lazer: pista de skate, playground, aulas de surfe, feira de artesanato e um mirante que dá vista para a praia.

Canto do Moreira

Outro reduto de surfistas é o Canto do Moreira, que fica no canto direito da praia. O local é bem tranquilo e preservado, então aproveite para sentir a brisa do mar e esfriar a cabeça por lá!

Canto da Barra

Já no canto esquerdo, próximo à Praça do Surf, você vai encontrar o Canto da Barra. O espaço é ideal para famílias que preferem a calmaria do mar, sem aquelas ondas fortes.

Praia de Santiago

Procurando uma praia sossegada na região de Maresias-SP? Esta é a melhor escolha, vai por mim! Cercada por vegetação, a Praia de Santiago é perfeita para quem quer se distanciar do grande movimento de turistas em São Sebastião nos fins de semana e feriados.

Por ali não há muita estrutura de barracas e quiosques, por isso, é bom se programar caso queira passar o dia na praia. Quanto ao mar, há pontos com algumas ondas e outros mais tranquilos, onde suas águas translúcidas favorecem a prática de snorkeling.

Praias de Toque-Toque

Estas são duas praias separadas por Calhetas e são chamadas de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande. Curiosamente, a primeira é maior que a segunda, acredita? Elas recebem esses nomes não pela sua extensão, mas por causa do tamanho das ilhas que ficam em frente às praias.

Vista aérea de praia deserta com areia branca, águas cristalinas e muita vegetação ao redor
Maresias, São Sebastião-SP. (Foto: Mochila Cheia)

Apesar das águas cristalinas convidativas, é preciso ter muita atenção na hora de se banhar, pois o mar é bastante agitado e ambas são praias de tombo. Isso significa que os desníveis na areia fazem aumentar bruscamente a profundidade da água.

Ah, e se quiser curtir o fim de tarde, o lugar certo para ver o pôr do sol em Maresias é na Praia do Toque-Toque Pequeno.

Praia da Jureia

As praias da região são itens essenciais em qualquer lista sobre o que fazer em Maresias. Então, vamos falar sobre mais algumas delas antes de partirmos para outros atrativos, beleza?

A Praia da Jureia é o lugar ideal para você que gosta de explorar a natureza em seu estado mais bruto. Tendo a Mata Atlântica como pano de fundo, areia branca e bem fofa, o cenário deste pedaço de paraíso é realmente encantador.

Por ali não há bares ou restaurantes, nem muitas construções ao redor, apenas umas casas de veraneio e barracas que servem lanches simples. Afinal, a praia fica em uma reserva ambiental, então pode-se dizer que é quase um refúgio secreto, sabe?

Além do mar, Jureia conta com um rio avermelhado que desemboca em seu canto esquerdo, onde você pode curtir um banho revigorante em águas limpas.

+ Descubra a encantadora Paraty-RJ, na região da Costa Verde!

Praias de Camburi e Camburizinho

Dizem que esta é a praia mais bonita da região. Então que tal ir lá conferir com seus próprios olhos? A Praia de Camburi é atravessada pelo Rio Camburi, que chega a transbordar na época de cheia, formando uma segunda praia, a de Camburizinho.

Assim como a Praia de Maresias, Camburi atrai os amantes de surfe devido às suas ondas intensas. E a paisagem por ali é fascinante, tem até uma pequena península e uma trilha simples que leva à Pedra do Pôr do Sol.

Praia de Juquehy

Uma praia tão badalada quanto a de Maresias é a de Juquehy, que se estende por 3 km de areia plana e compacta. Não por acaso, muitos frequentadores aproveitam para praticar esportes no local, seja uma boa caminhada, uma volta de bicicleta ou até mesmo um futebol entre amigos.

O centro da praia é a parte que concentra mais pessoas, sendo assim, se você procura um cantinho mais reservado, vale a pena ficar nas pontas da praia. Nos arredores, há uma variedade de comércios, incluindo um shopping e hospedagens.

Praia da Baleia

Todo destino litorâneo tem um tesouro escondido, e isso se aplica à região de Maresias-SP. A Praia da Baleia tem 3 km de faixa de areia, é cercada por vegetação e é uma das mais preservadas de São Sebastião. Como ela é bem extensa, tem uma parte mais movimentada e outra mais tranquila.

Mar e pedras no plano frontal. Enorme serra coberta por vegetação ao fundo.
Maresias, São Sebastião-SP. (Foto: Mochila Cheia)

Fazer atividades ao ar livre é a programação preferida dos visitantes, afinal, a areia plana é propícia para a prática de esportes na praia. Outros atrativos que rolam por ali são: stand up paddle (SUP), passeio de barco até as ilhas das Couves e Montão de Trigo, trilhas na Mata Atlântica.

Praia da Barra do Sahy

A Barra do Sahy é um prato cheio para viajantes que estão em busca de sossego. Até mesmo na alta temporada, o local pode ser um ótimo refúgio! E o mar sereno é a cereja do bolo, inclusive, vale dizer que é ideal para praticar stand up paddle.

No canto esquerdo da praia, o Rio Sahy se encontra com o mar e, assim, cria um ambiente ainda mais adorável. Do outro lado, no canto direito, as piscinas naturais dão um toque especial à praia.

Bom, acabamos de apresentar as melhores praias de São Sebastião, que podem ser facilmente visitadas para quem tem Maresias como destino principal. Mas, não vamos parar por aqui. Ainda temos algumas atrações interessantes para revelar, por isso, continue acompanhando!

Continua depois da Publicidade

O que fazer em Maresias? Explore os atrativos turísticos, atividades de aventura e passeios!

É inegável que São Sebastião e Maresias são uns dos destinos preferidos do litoral norte de SP. E para completar ainda mais a sua experiência na cidade, separamos mais algumas dicas do que fazer nessa viagem incrível.

Beco da Mulher Maravilha

Você já ouviu falar no Beco do Batman, que fica na capital paulista? Pois é, em Maresias tem um lugar parecido! O Beco da Mulher Maravilha é uma rua onde os muros se tornaram verdadeiras telas de pintura.

Esta galeria a céu aberto é um convite para apreciar grafites, frases inspiradoras e murais coloridos. O local fica próximo à entrada 8 da Praia de Maresias, onde é possível atravessar o beco e acessar a praia.

+ E por falar na capital… você precisa conhecer a infinidade de atrativos que existem em São Paulo, a cidade que nunca dorme!

Centro Histórico de São Sebastião

O Centro Histórico de São Sebastião é uma ótima dica do que fazer em Maresias além das belas praias. Caminhar por lá é um daqueles momentos gostosos, admirando as construções de séculos passados, como a Igreja Matriz e casas antigas.

Como todo e qualquer centrinho, você também vai encontrar praças, bares e restaurantes. Visitar a região também é interessante para se conectar com a cultura local, especialmente a tradição caiçara, representada pela comunidade pesqueira.

+ Próximo ao centro de São Sebastião é onde fica o ponto de partida da balsa que leva até Ilhabela. Anota essa dica!

Atividades de aventura

Se turismo de aventura é a sua paixão, então não deixe de fazer algumas atividades radicais em Maresias-SP. Por aqui já mencionamos o rapel, as pedaladas e o surfe, certo? Agora vamos citar mais algumas possibilidades que você terá durante sua viagem:

  • Mergulho na Ilha de Alcatrazes;
  • Voo de parapente na Praia de Boiçucanga;
  • Tirolesas no Sítio Jequitibás;
  • Snorkeling na Praia do Saco.

Trilha do Ribeirão Itu

A Trilha do Ribeirão Itu é uma das opções dentro do Parque Estadual Serra do Mar. O ponto de partida é o fim da Estrada do Cascalho, no bairro de Boiçucanga. Ali você inicia um trajeto que possui duas belas cachoeiras.

A primeira delas tem queda que se aproxima dos 20 metros de altura e é dividida em duas partes: a Pedra Lisa e a Hidromassagem. Seguindo pela trilha, os aventureiros enfrentam um trecho mais íngreme e irregular para chegar à segunda cachoeira, chamada de Samambaiaçu.

Ambas são imperdíveis, isso sem falar na experiência maravilhosa que é estar cercado pela natureza.

Praia com areia branca, águas cristalinas e muita vegetação ao redor
Maresias, São Sebastião-SP. (Foto: Mochila Cheia)

Passeio de lancha para As Ilhas

Visitar as famosas ilhas de São Sebastião é mais uma alternativa incrível do que fazer em Maresias. Olha só, esse pedaço de terra em meio ao mar, conhecido como “As Ilhas”, é um dos pontos mais espetaculares da cidade.

O passeio atrai turistas de todos os tipos, desde aqueles que só querem desfrutar da praia na maior tranquilidade até os mais animados que gostam de mergulhar e observar a vida marinha.

Tartaruga marinha debaixo d'água, com alguns peixes pequenos em volta
Maresias, São Sebastião-SP. (Foto: Mochila Cheia)

Os mais experientes até se arriscam a chegar lá em cima de uma prancha de SUP, já que a ilha está a uma distância curta do continente — mas isso só pode ser feito com o mar calmo, ok?

São cerca de 1,5 km para chegar lá, partindo da Praia da Barra do Sahy com as lanchas ou barcos que oferecem o passeio.

O que fazer em Maresias à noite?

Pensou que a vida noturna ia ficar de fora do nosso guia? Pode ficar tranquilo, aqui nossas dicas te ajudam a ter uma experiência completa! Até porque, o destino é conhecido não apenas por sua bela faixa litorânea, mas também pela noite animada.

Maresias é o lugar perfeito para quem gosta de baladas com música eletrônica, e a casa noturna Sirena é a maior referência local para curtir festas com DJs renomados. A região também abriga alguns beach clubs, como o Parador e o Banana’s, que são excelentes opções para se divertir pertinho do mar.

Agora imagina ir a uma festa cujo cenário é um belo pôr do sol? Isso é possível no Badauê, um local que também oferece boas refeições. Falando em comida… vale a pena conhecer o restaurante Terral Maresias e se esbaldar com pratos típicos de regiões praianas.

Continua depois da Publicidade

Estamos com as malas prontas, agora só falta você!

E aí, vamos viajar? A região de Maresias-SP é tão impressionante que faz a gente querer te acompanhar nessa viagem. Ou melhor, nós queremos te levar até lá e te ajudar a desbravar as estradas. Você topa?

Então olha só: para ter uma viagem confortável e sem perrengue, você só precisa baixar nosso app e reservar um carro de sua preferência. Depois, você retira o veículo em uma de nossas agências em São Paulo e pega estrada.

Mais fácil que isso só se não tiver fila para retirar o carro, né? Bom, com a gente isso também é possível, porque  o Localiza FAST retirada digital facilita muito para você!

Nos vemos em Maresias ou em qualquer lugar Brasil afora!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}