Ir para o conteúdo

Nas águas do Cerrado: as cachoeiras de Pirenópolis e mais atrações

Por: Equipe Vai por Mim

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

A vastidão do nosso país impressiona e, por isso, cada cantinho merece o seu momento de holofote. A cidade de Pirenópolis, GO é a bola da vez! E vai por mim: o destino tem uma variedade de lugares especiais, seja em contato com a natureza, com a cultura ou com a história.

Fundada em meados do século XVIII como um vilarejo, esta é uma das cidades mais antigas da região a qual pertence. Bom, já dá para imaginar que a herança histórica é sólida por ali, verdade?

Sem mais delongas, conheça seu próximo destino e descubra o que fazer em Pirenópolis!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Pirenópolis e como chegar?

No centro do Brasil existe uma cidade histórica que já passou pelo ciclo do ouro e da agricultura e, hoje, é um importante destino turístico. Pirenópolis é um dos mais conhecidos municípios do estado de Goiás. O destino fica a mais ou menos 130 km de Goiânia, capital do estado, e 150 km de Brasília, a capital federal.

Os aeroportos de Goiânia e de Brasília são as principais portas de entrada para chegar em Piri, como é carinhosamente apelidada a cidade. Um dos caminhos para quem parte de Brasília é através da BR-070, passando por Águas Lindas, Cocalzinho e Corumbá.

Saindo de Goiânia, você pode pegar a BR-060, passar por Anápolis e seguir pela GO-431. Outra opção é começar pela GO-080, depois GO-222 e GO-338.

E então, já se animou para pegar estrada? Descobrir o que fazer em Pirenópolis vai te dar ainda mais vontade de viajar para lá. Confira!

+ Mais um destino para você visitar em Goiás: Chapada dos Veadeiros.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O que fazer em Pirenópolis? 6 dicas imperdíveis

Aqui você encontra um guia recheado de informações sobre passeios e pontos turísticos na cidade goiana. Prepare-se para uma viagem diversa e encantadora!

1. Passear pelo Centro Histórico

Grande parte dos pontos turísticos de Piri ficam na região central. E se você tem uma quedinha por arquitetura colonial e ruas de pedras, temos certeza de que vai se apaixonar pelo Centro Histórico de Pirenópolis.

Alt: Fachada de uma grande igreja antiga em dia ensolarado na cidade histórica de Pirenópolis.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Pirenópolis, GO. (Foto: Getty Images)

O local reúne casarões centenários e uma charmosa praça com coreto. Aquele cenário típico de cidade interiorana, sabe? Vale a pena fazer um passeio completo por ali, começando pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, que data do século XVIII. Do alto dessa imponente construção, é possível ter uma vista espetacular dos seus arredores.

A partir dali, você pode seguir o roteiro em direção a outros pontos que merecem uma visita. Um deles é o Cine Pireneus, que fica no edifício onde funcionava o antigo teatro da cidade. O espaço, que tem estilo art déco, hoje recebe atrações teatrais e musicais, além de exibir filmes.

Para fechar o giro pelo centro de Pirenópolis, GO, vá até a Ponte do Rio das Almas e aprecie a vista dessa cidade bucólica. Você também pode visitar os museus centrais, sobre os quais falaremos mais adiante, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

+ Cidades históricas têm um lugar reservado em nossos corações. Conheça Tiradentes, em Minas Gerais!

2. Refrescar-se nas cachoeiras

Se tem uma coisa que existe aos montes em Pirenópolis, GO, são as cachoeiras: são mais de 80 espalhadas pela cidade. Aliás, elas atraem muitos turistas em busca de um banho de água doce no meio do Cerrado brasileiro. 

Ah, vale lembrar que boa parte das cachoeiras possuem estrutura ideal para receber visitantes e costumam ser de fácil acesso, sem longas trilhas. Geralmente, é preciso pagar uma taxa para visitá-las.

Água de cachoeira passando entre algumas pedras de coloração escura.
Pirenópolis, GO (Foto: Getty Images)

A Cachoeira do Abade está no topo da lista do que fazer em Pirenópolis, afinal, é a preferida dos turistas e considerada a mais bonita da região. Ela fica na Reserva do Abade, na beira da nascente do Rio das Almas, e possui uma queda de 22 metros de altura. É o local perfeito para um mergulho revigorante em meio à exuberante vegetação.

Também se destaca a Cachoeira do Lázaro, com seu poço raso, ideal para quem não curte grandes profundidades. Ela está situada na Reserva Ecológica Vargem Grande, onde também encontra-se a Cachoeira de Santa Maria. É interessante aproveitar um dia para visitar as duas, pagando um único ingresso.

E o que dizer sobre a Cachoeira do Rosário? Sua beleza natural é formada por uma queda d’água de 42 metros de altura — a maior da cidade —, poço de águas cristalinas e piscinas naturais. Você pode passar o dia inteiro por lá, saborear as delícias do restaurante e descansar nas redes sob a sombra das árvores.

Nas Cachoeiras dos Dragões, o que reina são os sons da natureza. O complexo de 8 cachoeiras fica a 40 km do centro de Pirenópolis, GO, dentro da propriedade do Mosteiro Zen Eisho-Ji. É um local de contemplação, um verdadeiro refúgio de paz, onde o silêncio é regra para não atrapalhar a meditação dos monges.

Outras cachoeiras em Pirenópolis:

  • Cachoeira do Paraíso;
  • Cachoeira do Lobo;
  • Cachoeira Meia Lua;
  • Cachoeira das Araras;
  • Cachoeiras Bonsucesso;
  • Cachoeira da Usina Velha.

3. Curtir a noite da cidade

Está em dúvida em relação ao que fazer em Pirenópolis durante a noite? Vamos te contar agora! Enquanto o clima da cidade é sossegado de segunda a quinta-feira, no final da semana a coisa muda de figura. Os bares e restaurantes ficam cheios de turistas em busca de bons petiscos, cervejas artesanais, música ao vivo e ambiente animado.

A Rua do Lazer, no Centro Histórico de Pirenópolis, GO, é o principal ponto de encontro noturno na cidade. O local, com mesinhas postas ao longo da rua, tem opções para todos os gostos, seja para quem procura bebidas diversas ou para quem quer alternativas para jantar.

Também vale a pena curtir a movimentação da Rua Aurora, que é mais tranquila do que a Rua do Lazer, mas não deixa a desejar no quesito boas cervejas e comidas. Antes de chegar a ela, dê uma passada pela Feirinha de Artesanato, próxima à Praça do Coreto.

4. Voltar no tempo na Fazenda Babilônia

Se você nunca visitou uma fazenda centenária, este é o momento! A Fazenda Babilônia é uma raridade de Piri, onde os traços da era colonial são preservados tanto no casarão como no maquinário da época. Fazer este passeio é fundamental para conhecer mais sobre a história da região, até porque a fazenda já foi um engenho de açúcar onde trabalhavam pessoas escravizadas.

Tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, o local é um ponto turístico que não só remete a séculos passados, como também oferece pratos típicos que deixam sua viagem no tempo ainda mais interessante.

Continua depois da Publicidade

5. Visitar os museus da cidade

Já que falamos em história, não podemos esquecer de mencionar os museus de Pirenópolis, GO. Os amantes de veículos antigos de duas rodas encontram um verdadeiro oásis no Museu Rodas do Tempo. O acervo representa a evolução desses automóveis, encantando desde o público infantil até os adultos.

Para mergulhar no universo das festividades locais, vale visitar o Museu do Divino, que fica na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Pirenópolis, e guarda itens relacionados à celebração local. Da mesma forma, o Museu das Cavalhadas possui acervo ligado à festa folclórica que ocorre anualmente na cidade.

E na Igreja Nossa Senhora do Carmo, você pode conhecer o Museu de Arte Sacra e vislumbrar lindos altares em estilo barroco.

6. Ver o pôr do sol no Pico dos Pirineus

Seu fim de tarde em Piri tem um destino certo: o Parque Estadual da Serra dos Pireneus. Abrigando parte da vegetação do nosso Cerrado, o parque conta com formações rochosas de se admirar e uma variedade de plantas, incluindo o famoso chuveirinho.

Pôr do sol visto do topo de uma montanha em Pirenópolis. O céu de coloração laranja intenso contrasta com a silhueta de outras montanhas. O sol aparece no canto direito da imagem.
Pirenópolis, GO (Foto: Getty Images)

O pôr do sol pode ser visto em um ponto com mais de 1300 metros de altitude, que entrega uma paisagem de brilhar os olhos. Algo interessante sobre este passeio é que ele pode ser combinado com outros atrativos locais, como as cachoeiras do Abade, do Lázaro e Santa Maria, pois são acessadas através da mesma estrada de terra.

Dica extra: turismo de aventura em Pirenópolis, GO

A riqueza natural do destino é um convite para o ecoturismo. Em meio às montanhas, rios e cachoeiras, há muitas opções de esportes de aventura, incluindo arvorismo, tirolesa, montanhismo, mountain bike e cavalgada.

Veja mais algumas alternativas:

  • Trilhas no Parque Estadual da Serra dos Pireneus;
  • Trilha dos Bandeirantes;
  • Trilha da Cidade de Pedra;
  • Rapel na Cachoeira do Salto;
  • Boia-Cross no Rio Corumbá.

A cultura viva de Pirenópolis

A tradição de Pirenópolis é uma mescla de elementos históricos e religiosos que formam a Festa do Divino Espírito Santo. O evento acontece 50 dias após a Páscoa e dura mais de 20 dias, com desfiles, novenas, apresentações de grupos folclóricos, entre outras manifestações.

Um dos principais eventos desse período são as Cavalhadas, uma representação teatral ao ar livre que retrata a épica batalha entre mouros e cristãos durante a ocupação árabe na Península Ibérica. De um lado da batalha, o rei, o embaixador e seus 10 cavaleiros vestem azul para representar os cristãos. De outro, o exército veste vermelho para caracterizar os mouros.

Em meio a eles, surgem os Mascarados, personagens que não podem revelar sua identidade. Com máscaras de bois ou onças, eles saem pelas ruas da cidade fazendo brincadeiras com a população.

Os sabores de Pirenópolis, GO

Antes de encerrarmos o guia sobre o que fazer em Pirenópolis, precisamos falar sobre as receitas regionais.

A culinária de Piri é um dos pontos fortes da cidade, e os pratos mais famosos na região são as pamonhas, as galinhadas, os empadões e a carne de lata. Ah, isso sem falar nas típicas receitas que levam pequi e também a guariroba, que é uma espécie de palmito.

Tudo isso pode ser acompanhado pelas melhores cervejas artesanais da região. A mais prestigiada na cidade é a Santa Dica, produzida com puro malte e ingredientes selecionados. Vale a pena experimentar, mas lembre-se: se beber, não dirija!

+ Alguém falou em pequi? Para os que amam a iguaria, aí vai uma receita de arroz com pequi!

Continua depois da Publicidade

Um destino tão charmoso merece uma viagem à altura!

Quer pegar estrada rumo a Pirenópolis, GO em grande estilo? É mais fácil do que você imagina! Você só precisa alugar um carro com a gente em um dos aeroportos mais próximos, em Goiânia ou em Brasília.

E a melhor maneira de fazer isso é através do nosso app, ainda mais se você utilizar o Localiza FAST retirada digital. Assim, a retirada do veículo na nossa agência será bem rápida, sem filas e com mais flexibilidade na devolução.

Quer mais vantagens? Aproveite os descontos exclusivos dos nossos parceiros!

A gente se vê por aí!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}