Ir para o conteúdo

Vida sobre rodas

Curtindo a vida sobre rodas e desbravando a Ilha do Ferro, em Alagoas: conheça os Fusconautas

Por: Equipe Vai por Mim + Fusconautas

| 19 de Janeiro

Descobrindo o mundo de um jeito só deles, Cláudio e Carol percorrem o município alagoano de Pão de Açúcar, onde fica Ilha do Ferro, enquanto nos contam sobre o seu estilo de vida a bordo do Lindomar.

Um fusca vermelho de 1970. Uma sede inesgotável de viver experiências que não começam apenas no destino, mas são construídas em cada parte do percurso. Dois corações apaixonados pela estrada, por momentos únicos e por registrar toda a beleza dos inúmeros caminhos pelos quais passam: assim nasceram os Fusconautas, nossos companheiros de viagem até a Ilha do Ferro, em Alagoas.

Embarque nesta viagem com Cláudio e Carol e apaixone-se pela riqueza cultural e regional do sertão alagoano. Confira agora!

A história de Cláudio, Carol e Lindomar, um grande companheiro de aventuras! 

O casal de sergipanos Cláudio Jedai e Carol Mendonça são profissionais natos quando o assunto é explorar o mundo. Com mentes criativas e sede de conhecer as belezas existentes pelo nosso Brasil e a América do Sul, viram em seu fusca vermelho, carinhosamente apelidado de Lindomar, a oportunidade de colocar o pé na estrada e viver o melhor que ela pode oferecer.

Não há hotéis, pousadas ou qualquer lugar para ter aquele merecido descanso pelo caminho? Isso não é um problema para o casal! Lindomar leva no alto uma barraca de teto automotiva, que permite aos dois encontrarem cantinhos seguros pelo trajeto para descansarem e seguirem rumo ao destino no próximo dia, ou quando estiverem preparados.

Um carro modelo fusca de cor vermelha parado em estrada de terra em dia claro com um homem e uma mulher em pé apoiados em suas portas
Carol Mendonça e Cláudio Jedai com o querido fusca Lindomar

E assim, os Fusconautas vivem uma vida cheia de descobertas e liberdade, indo e vindo como e quando desejam, fazendo do carro muito mais do que um meio para chegar onde se quer, mas o lugar que os acolhe para tomar um pouco mais de fôlego e seguirem suas tão sonhadas viagens. Lindomar é muito mais do que um grande companheiro de jornada, é também o que eles chamam por muitas vezes de lar.

Pelos caminhos que percorrem, Carol, que é cineasta e fotógrafa, e Cláudio, designer gráfico e videomaker, criam conteúdos sobre suas experiências com o carro e compartilham com o mundo o que veem através das janelas do modelo de 1970 da Volkswagen.

+ Se você é um apaixonado pela estrada e, assim como Carol e Cláudio, ama desbravar destinos para lá de especiais e surpreendentes com o seu veículo, confira aqui tudo o que você precisa saber para viajar de carro!

Continua depois da Publicidade

Primeira parada com os Fusconautas: Ilha do Ferro, Alagoas

Convidamos Cláudio, Carol e Lindomar para explorarem alguns lugares que são puro charme pelo sertão de Alagoas. Eles não pensaram muito antes de aceitar o nosso convite e aceleraram com seu fusca, seguindo para o primeiro destino escolhido entre os quatro que irão percorrer em um trajeto de cerca de 1.300 km: Ilha do Ferro!

A primeira curiosidade sobre a Ilha do Ferro é: não se trata de uma ilha de verdade! O povoado do estado de Alagoas fica no município de Pão de Açúcar, cerca de 235 km da capital Maceió. Para chegar até lá, é necessário partir da cidade de Niterói, navegando em uma balsa para chegar do outro lado do rio e continuar o percurso.

Margeado pelo Rio São Francisco, que nasce lá em Minas Gerais, na graciosa Serra da Canastra, o vilarejo de Ilha do Ferro é habitado por cerca de quinhentos moradores e estima-se que cem deles sejam exímios artesãos, motivo pelo qual o pequeno segredo do estado nordestino esteja ganhando fama pelo Brasil inteiro.

Traseira de um carro modelo fusca vermelho parado em frente à uma praia durante o dia
Ilha do Ferro (AL) é o primeiro destino dos Fusconautas com a equipe Vai por Mim

O que fazer na cidade de Ilha do Ferro, Alagoas?

Ilha do Ferro é, aos olhos de Carol, um destino para onde é preciso viajar não somente no espaço, mas também “no tempo”. Com seu clima pacato e com aquele jeitinho de que as grandes metrópoles e cidades populosas não chegaram nem perto de tocar em sua calmaria, o distrito encantou os Fusconautas e todos os visitantes por um detalhe para lá de especial: sua simplicidade.

Visão aérea de uma praia de água azul escura à frente de um vilarejo com várias casas cercadas por montanhas ao fundo da paisagem
O povoado de Ilha do Ferro está a 235km de distância de Maceió (AL).

No clima semiárido da Caatinga, Ilha do Ferro é lugar de gente talentosa e muito feliz. Para Cláudio, tem uma calma que é quase meditativa e é o próprio convite para uma pausa na vida corrida do nosso dia a dia, apenas para contemplar a beleza da natureza e o que ela pode nos proporcionar.

Conhecer a história da Ilha do Ferro percorrendo com tranquilidade cada cantinho deste lugar tão singular, é a melhor dica do que fazer na Ilha do Ferro!

Continua depois da Publicidade

A tradição do artesanato na Ilha do Ferro

Tudo começou com o saudoso senhor Fernando Rodrigues dos Santos, o primeiro artesão da Ilha do Ferro, antigo tamanqueiro. Foram suas mãos habilidosas e criatividade aflorada que despertaram nos outros moradores do vilarejo a vontade de aprender o ofício e fazer do artesanato sua fonte de renda, sobrevivência e resistência, em meio às terras secas do sertão. Assim, dali para as gerações seguintes, o artesanato tornou-se o coração pulsante do povoado até os dias de hoje.

Uma parede contendo vários artesanatos multicoloridos feitos de madeira
O artesanato é uma das principais fontes de renda dos moradores da Ilha do Ferro

Na comunidade banhada pelas águas do Velho Chico, você vai encontrar diversos ateliês espalhados pelas casinhas coloridas, entre as pequenas ruas do lugar. Esculturas em madeira, iniciadas por Fernando e seus aprendizes, mobiliários, objetos de decoração, bonecas de pano, bordados e outros tantos itens, te colocarão na difícil missão de escolher quais levar para casa. Quem sabe um de cada?!

Apaixone-se pelos ateliês da vila

São inúmeros e para todos os gostos, como já citamos por aqui. A maioria deles fica na própria casa dos mestres. Além de conhecer suas obras, é quase certo que você vai se perder no tempo apreciando as histórias que cada um deles tem para te contar.

As peças são ricas em detalhes, cores e têm características que só quem conhece as obras do lugar identifica. As peças de madeira, por exemplo, possuem um estilo próprio e são confeccionadas a partir de diversos materiais encontrados na região, como galhos de árvores caídas e restos de embarcações.

Dentre alguns dos mais famosos estão o Ateliê Boca do Vento, onde são produzidas esculturas em madeira e móveis. É o ateliê do senhor Fernando, hoje comandado pela jovem Camille.

Outros que também foram visitados pelo casal são:

  • Ateliê do Dedé;
  • Ateliê Aberaldo;
  • Ateliê Gedson e Carol.
Um homem sentado em frente à um ateliê de artesanato com vários pedaços de madeira e outros instrumentos de arte deixados na porta do espaço
Cláudio Jedai no Ateliê Cabeça Feita

Conheça a cooperativa do bordado Boa Noite

O nome deste bordado único é em homenagem a uma flor típica da região da Ilha do Ferro. A técnica, repassada de geração para geração, foi responsável pela criação da Cooperativa Art-Ilha, onde as mulheres do povoado trabalham e confeccionam seus lindos bordados, que hoje são Patrimônio Cultural Regional.

A maneira quase extinta de produzir essas peças tão especiais é inspirada nos bordados portugueses e dá-se assim: as artesãs desfiam o tecido e voltam a recompô-lo em faixas, trazendo para o novo bordado temas florais. Dentre algumas das peças confeccionadas estão almofadas, guardanapos e trilha-mesas. Os objetos são vendidos pela cooperativa e são a principal fonte de renda de várias dessas bordadeiras.

+ Apaixonado por todos os tipos de artesanato? Na cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Mel Fronckowiak, influencer e apresentadora, conheceu as mulheres e homens da região que fabricam peças em cerâmica, consideradas Patrimônio Cultural de Minas Gerais!

Dicas Vai por Mim: Durante o seu passeio, não deixe também de conhecer o Museu de Arte Popular da Ilha do Ferro, para saber mais sobre a história do artesanato da região, dedicado à memória do artesão Fernando Rodrigues. Aproveite a estadia e tome aquele banho revigorante nas águas do Rio São Francisco e passeie de barco até a Ilha dos Anjos, vizinha da Ilha do Ferro.

Cláudio e Carol deixam Ilha do Ferro com um sentimento: o de que esse lugar é mais especial do que imaginavam. Agora, o povoado alagoano entra para a lista de suas viagens preferidas, sempre ao lado de Lindomar.

Fachada de uma casa de cor azul escuro com porta e detalhes na cor branca
Museu da Ilha do Ferro

A sempre surpreendente culinária do Nordeste

Viagem nos traz, além da fome de aventuras, aquela vontade de provar os pratos típicos por onde os nossos pés andam e nossos carros nos levam, assim como Lindomar leva os Fusconautas, não é mesmo?

Seja em Alagoas ou em qualquer outro estado do querido Nordeste, comidas deliciosas são o que não faltam. Quem não ficou com água na boca vendo Carol e Cláudio provando o delicioso café da manhã típico da região no lajedo da Jeusa e do Ricardo? Ou o almoço cheio de cores e sabores servido no ateliê do mestre Aberaldo?

Continua depois da Publicidade

Por isso, separamos uma receita de caldo de feijão de corda feita pelo Kauã Oberhuber, que traz ótimas recordações das viagens à essa região tão especial do Brasil! Vem ver com a gente:

Você sabia que o modelo companheiro das melhores viagens de Cláudio e da Carol é um dos carros mais vendidos do Brasil? Confira a lista do Top 3 e descubra em que posição Lindomar e sua turma estão!

Agora ele parte junto com o casal Fusconautas para outro destino que é uma jóia rara localizada no sertão alagoano: Piranhas. Nos vemos lá?

Até o próximo destino!

Vida sobre rodas

Viva as experiências transformadoras que só os carros proporcionam. 

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
Marcell Magnavita

Caso incrível experiência perfeita

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.