Ir para o conteúdo

Comida de boteco: 7 pratos diferentes para você experimentar!

Por: Equipe VPM + Kauã Ober + Gui Lacross

|

0 | Média:  4 / 5

Siga no
Um prato branco em uma mesa de madeira escura com batatas fritas, carne de boi, torresmo, carne de porco, linguiça e decorado com alface. Ao meio, um molho escuro.

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Comidas de boteco são pratos cheios para quem gosta de comer bem e se divertir ao mesmo tempo! Elas são um símbolo da cultura brasileira, oferecendo uma grande variedade de receitas que vão desde petiscos simples até refeições completas, que são ideais para compartilhar com amigos em um ambiente descontraído e acolhedor.

Os botecos são conhecidos por servir porções generosas de alimentos, o que torna o ambiente perfeito para reunir aquela galera que a gente adora para uma reunião casual, cheia de muita alegria e pratos deliciosos. 

Geralmente preparados com ingredientes simples e baratos, como feijão, carnes suínas, frango e mandioca, as comidinhas de boteco fazem um sucesso e tanto entre os seus apreciadores. No entanto, a simplicidade dos ingredientes é compensada pela criatividade na combinação de sabores e temperos, ervas e especiarias, resultando em pratos deliciosos e únicos.

Os petiscos são um dos principais destaques da comida de boteco. Alguns dos mais populares incluem coxinhas de frango, bolinhos de bacalhau, pastéis de carne, calabresa acebolada, batata frita, frango à passarinho e torresmo. Mas, que tal fugir do óbvio e montar uma mesa com comidas de boteco recheada de variedades? 

Foi por isso que convidamos os influenciadores de gastronomia Kauã Oberhuber e Gui Lacross para nos ensinar receitas que vão abrilhantar seu evento e que são muito fáceis de preparar. Vai por mim: você vai amar conhecer estes pratos. 

Vem conferir!

Continua depois da Publicidade

7 receitas de comida de boteco especiais para você!

Comidas de boteco sempre serão uma ótima pedida para aquela recepção casual ou um happy hour mais elaborado para encontrar os amigos e família. E já que a ideia aqui é sair do óbvio, confira agora as 7 ideias de comidas de bares diferentes que separamos para você:

1. Bolinho de arroz

Em primeiro plano, bolinhos dourados e crocantes de arroz, decorados com um ramo de salsinha. Ao fundo, uma panelinha preta com arroz fresco, também decorado com salsinha.
Deliciosos e crocantes bolinhos de arroz (Foto: Getty Images)

O bolinho de arroz é um dos petiscos mais populares da culinária de boteco. Feito com arroz cozido, farinha de trigo, queijo e temperos, é frito até ficar crocante por fora e macio por dentro. É comum encontrar o bolinho de arroz acompanhado de molhos, como o de pimenta, ou molho de maionese bem temperado, que adicionam um toque extra de sabor.

É uma opção versátil que pode ser servida como petisco ou como acompanhamento para refeições. Além disso, a receita é facilmente adaptável, permitindo a adição de outros ingredientes, como carne, presunto, vegetais e ervas, para criar variações e sabores únicos. 

Com sua textura crocante e recheio saboroso, o bolinho de arroz é uma opção irresistível e certamente fará parte da lista de petiscos favoritos de qualquer amante de comidas de boteco.

Conheça a receita de bolinho de arroz do Kauã Ober:

2. Bolovo

Em primeiro plano, um bolovo cortado ao meio, mostrando a textura da carne e do ovo cozido, com a gema mole. De fundo, outros ingredientes, como legumes, compõem o cenário.
O tradicional bolovo, presente nos bares de São Paulo e RJ. (Foto: Getty Images)

O bolovo é um petisco típico de bares que consiste em uma bolinha de carne recheada com um ovo cozido no meio. A receita é preparada com uma mistura de carne moída, temperos, farinha de rosca e ovos, que é moldada em forma de bola. É então empanada com farinha de rosca e frita até ficar crocante.

O bolovo é um petisco popular em todo o país, mas sua origem é incerta. Alguns dizem que o prato foi criado em São Paulo na década de 1950, enquanto outros afirmam que o bolovo é uma receita que surgiu no Rio de Janeiro. 

Independentemente de sua origem, é um petisco que conquista os paladares de quem experimenta, devido à sua textura, recheio saboroso e apresentação criativa. É comum encontrar o bolovo servido com molhos como maionese temperada, mostarda e molho de pimenta, que realçam ainda mais o sabor do petisco.

Conheça a receita de bolovo do Gui Lacross:

3. Dadinho de tapioca

Em primeiro plano, um prato branco com vários dadinhos de tapioca e palitos de madeira. Ao centro, geléia de pimenta.
Dadinhos de tapioca (Foto: Getty Images)

O dadinho de tapioca é outro petisco popular entre os pratos de boteco, que tem suas raízes na culinária nordestina. A receita é feita com massa de tapioca, que é moldada em forma de dado e recheada com queijo coalho, queijo minas ou carne seca, antes de ser frita até ficar crocante e dourada.

É uma opção perfeita para quem busca variações de petiscos sem glúten, já que a tapioca é uma alternativa à farinha de trigo. É também uma receita versátil, permitindo a adição de diferentes tipos de queijo, carnes e temperos para criar sabores únicos e agradar a diversos paladares.

O dadinho de tapioca é opção tanto para os vegetarianos quanto carnívoros, e é um prato que pode ser encontrado em todo o país, em diferentes variações e receitas. Com sua textura crocante e recheio cheio de sabor, é uma ótima opção de petisco para quem quer experimentar a riqueza e variedade da culinária de boteco brasileira.

Conheça a receita de dadinhos de tapioca do Gui Lacross:

+   Sabe o que mais é a cara de um banquete delicioso e com muito sabor? Toda a culinária nordestina. Confira nossa lista de 11 receitas típicas do Nordeste!

4. Bolinho de mandioca com carne seca

Em primeiro plano, um bolinho de mandioca recheado de carne partido ao meio, mostrando a textura da massa e do recheio. Ao fundo, um pequeno cesto com mais bolinhos.
Bolinhos de mandioca com carne seca são uma ótima pedida para sua mesa de comidas de boteco (Foto: Getty Images)

O bolinho de mandioca com carne seca é uma das iguarias mais populares da cultura da comida de boteco no Brasil. Com sua casquinha crocante e recheio suculento, esse petisco é um verdadeiro sucesso entre os frequentadores de bares.

A origem do bolinho de mandioca com carne seca remonta à culinária nordestina, região do país onde a mandioca e a carne seca são ingredientes bastante comuns. No entanto, com o tempo, a receita se popularizou e se espalhou por todo o território brasileiro. Hoje em dia, é difícil encontrar um bar que não sirva esse petisco delicioso, que é ideal para acompanhar uma bebida gelada e jogar conversa fora com os amigos.

Conheça a receita de bolinho de mandioca com carne seca do Kauã Ober:

5. Bolinho de feijoada

Em uma tábua no formato do mapa do Brasil, bolinhos de feijoada. Um deles cortado ao meio para mostrar a textura da massa e os ingredientes de dentro, que são bacon e couve. Por fora, empanados com farinha e fritos, mostrando sua crocância.
Bolinhos de feijoada fazem parte da cultura de comidas de boteco (Foto: Getty Images)

O bolinho de feijoada é outro petisco bastante apreciado na cultura da comida de boteco no Brasil. Inspirado no prato típico da culinária brasileira, o bolinho é feito com massa de feijão preto temperada e recheado com pedacinhos de carne de porco, linguiça e bacon, além de couve e outros ingredientes.

É uma opção ideal para quem quer experimentar o sabor da feijoada de uma forma mais prática e fácil de comer. Além disso, é um petisco bastante versátil, podendo ser servido tanto como entrada quanto como acompanhamento de um prato principal. 

Em muitos bares e botecos, o bolinho de feijoada é servido com um molho picante, o que confere um toque extra de sabor e pimenta ao petisco. Não é à toa que esse bolinho tem conquistado cada vez mais fãs na cultura da comida de boteco pelo nosso país.

Conheça a receita de bolinho de feijoada do Gui Lacross:

Continua depois da Publicidade

6. Coxinha de abóbora com carne seca

Em primeiro plano, coxinhas fritas. A primeira mostrando o recheio de carne seca e frango. Ao fundo, carne seca com cheiro verde em um recipiente.
As tradicionais coxinhas que não podem faltar (Foto: Getty Images)

A coxinha é um dos petiscos mais populares na cultura das comidas de boteco no Brasil, e a versão mais conhecida é a coxinha de frango. No entanto, nos últimos anos, tem se popularizado uma versão mais saudável deste salgado, a coxinha de abóbora com carne seca.

Esta é uma opção saborosa e saudável para quem quer experimentar uma alternativa à coxinha tradicional. Feita com uma massa de abóbora temperada e recheada com carne seca desfiada, tem um sabor único e delicioso. 

Ainda é uma opção menos calórica e com menos gordura saturada do que a coxinha de frango, sendo ideal para quem busca uma alimentação mais equilibrada. Já pensou em manter a dieta em dia comendo um delicioso petisco de boteco?

Conheça a receita de coxinha de abóbora com carne seca do Kauã Ober:

7. Enroladinho de presunto e queijo

Um prato de alumínio em uma mesa de madeira. Nele, vários pedaços de enrolado de presunto e queijo.
Práticos e deliciosos, os enroladinhos de presunto e queijo são para todos os gostos (Foto: Getty Images)

O enrolado de presunto e queijo é um petisco delicioso e prático que tem ganhado espaço na cultura da comida de boteco no Brasil. Feito com massa de pão de forma, queijo e presunto, essa iguaria é frita até ficar dourada e crocante por fora, enquanto o queijo derrete por dentro.

O salgado é uma opção fácil de preparar e muito saborosa, sendo uma alternativa para quem quer algo diferente do tradicional bolinho ou coxinha. É um petisco que agrada a todos os paladares, desde crianças até adultos, sendo ideal para compartilhar com amigos e familiares em um happy hour ou reunião descontraída. Vai por mim: não tem erro! 

É comum encontrá-lo em cardápios de bares e botecos, servido com molhos diversos, como ketchup e mostarda, para acompanhar e potencializar seu sabor.

Conheça a receita de enrolado de presunto e queijo do Kauã Ober:

Viu como vai ser fácil variar nos seus petiscos de comida de boteco? Agora é só colocar a mão na massa e aproveitar!

Comida boa para todos os gostos!

Além destas receitas deliciosas e cheias de sabor para o seu evento de pratos de boteco, vem conferir o que mais separamos para você:

   + As delícias da culinária sulista: receitas que você vai amar aprender!

   + Uma receita estrangeira com gostinho brasileiro: conheça o arroz boliviano.

Continua depois da Publicidade

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 4 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
{##}