Ir para o conteúdo

Descubra os encantos da neve em Bariloche, na Argentina

Por: Equipe Localiza e Amantes de Estrada

|

1 | Média:  4 / 5

Siga no
Vista aérea do Lago Nahuel Huapi, Bariloche, Argentina, com os picos nevados das montanhas ao fundo e trechos de floresta ao redor.

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Um sonho para a maioria dos brasileiros é ver neve pela primeira vez. A boa notícia é que realizá-lo pode ser mais fácil do que se imagina! Sem a necessidade de passaporte, a apenas um voo de distância, encontramos a maravilhosa cidade branca de Bariloche. 

A neve, no entanto, é apenas uma parte dos encantos que este destino da Patagônia tem a oferecer. Neste guia, vamos apresentar as melhores atividades para tornar a sua viagem espetacular e mostrar um lugar aconchegante para se hospedar na região.

Acompanhe!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Bariloche? 

Localizada na província de Río Negro, na Patagônia Argentina, Bariloche está situada às margens do majestoso Lago Nahuel Huapi, em meio aos picos nevados da Cordilheira dos Andes. A cidade está a aproximadamente 1.650 km ao sul de Porto Alegre, no Brasil, e a 1.200 km da capital da Argentina, Buenos Aires.

Paisagem de Bariloche mostrando o lago Nahuel Huapi, e uma floresta na saia da montanha Tronador com neve no topo.
Bariloche está cheia de paisagens inesquecíveis. (Foto: Getty Images)

O nome “Bariloche” vem da palavra “Vuriloche”, que na língua mapuche significa “povo de trás da montanha”. Isso se deve ao fato de que os habitantes originais, os indígenas mapuches, eram provenientes do outro lado da Cordilheira dos Andes.

Hoje, a charmosa cidade é também conhecida como a “Suíça Argentina”, graças à sua arquitetura alpina e paisagens deslumbrantes.

Quando neva em Bariloche, Argentina?

A temporada de neve em Bariloche ocorre, geralmente, de junho a setembro, com o pico da temporada entre julho e agosto. 

Durante esses meses, as montanhas ao redor da cidade estão cobertas por um manto branco. Além disso, as atividades de inverno, como esqui, snowboard e caminhadas na neve, estão em pleno vigor.

Vista panorâmica de uma paisagem coberta de neve nas montanhas de Bariloche, com pinheiros e um hotel ao fundo.
Bariloche conta com diversos centros para atividades invernais. (Foto: Getty Images)

Mas isso não quer dizer que não valha a pena visitar durante o verão, viu? Há muitas atividades incríveis para aproveitar nessa época, como canoagem, trekking e escalada. Aliás, alguns percursos, como o Circuito Grande, ficam fechados no inverno devido ao mau tempo.

Dito isso, exploramos o que você pode fazer na cidade em qualquer estação.

+ A Patagônia também se estende pelo Chile e, a partir de Bariloche, é possível cruzar a fronteira e explorar o país vizinho. Descubra também as maravilhas chilenas!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O que fazer em Bariloche? Melhores atrações

Existem tantas coisas legais para aproveitar o ano todo! Começamos com os lugares mais importantes para visitar no inverno e depois te mostrar algumas atividades incríveis para o verão. Vamos lá!

Descubra as emocionantes pistas de esqui do Cerro Catedral

Começaremos a nossa lista com a estação de esqui mais importante de Bariloche, O Cerro Catedral. Localizado a 20 km do centro da cidade, é um passeio que dura um dia inteiro.

Com dezenas de pistas para todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até esquiadores experientes, a diversão está garantida para todos os amantes dos esportes de neve!

Teleféricos subindo o Cerro Catedral, em uma pista de esqui coberta por neve e margeada por árvores verdes em Bariloche, Argentina.
Pista de esqui no Cerro Catedral, Bariloche, Argentina. (Foto: Getty Images)

Mesmo para aqueles que não planejam esquiar, uma visita ao Cerro Catedral é uma experiência incrível. Nas redondezas da estação, você encontrará diversas lojas e restaurantes. 

Além disso, através dos meios de elevação, poderá apreciar as paisagens deslumbrantes da região. E se você não tem experiência em esquiar, não se preocupe! Existem aulas para todos os níveis, que vão te ajudar a começar nesse esporte tão divertido.

Explore as alturas: Teleférico até o cume do Cerro Otto

O passeio com o teleférico do Cerro Otto está apenas a 5 km do centro e é ideal para todas as idades. No Cerro, você poderá desfrutar de uma das vistas mais bonitas da região, além de atividades para toda a família.

Entre as atrações mais populares, destaca-se a emocionante pista para deslizar sentado sobre a neve, o famoso esporte esquibunda, perfeito para adultos e crianças. Você também terá a oportunidade de explorar as trilhas com raquetes de neve. 

Além disso, não deixe de visitar a imperdível Confeitaria Giratória, que oferece uma experiência gastronômica única enquanto gira 360º. Aqui, você pode saborear deliciosos doces e refeições enquanto aprecia as deslumbrantes vistas panorâmicas ao redor.

+ Por falar em neve, que tal visitar o Fim do Mundo? Isso mesmo, conheça Ushuaia, na Argentina.

Fazer brincadeiras na neve em Piedras Blancas

Piedras Blancas oferece uma alternativa encantadora ao movimentado Cerro Catedral, com uma atmosfera mais relaxante e preços acessíveis, porém com menos estrutura. O mais popular aqui é o esquibunda, conhecido como Culipatín pelos argentinos.

Este destino possui 3 km de pistas sinuosas, percorrendo os bosques e oferecendo quatro opções para os entusiastas dos esportes de inverno. 

Há também uma área dedicada exclusivamente para crianças, garantindo entretenimento para toda a família. Você pode alugar trenós de plástico e adquirir passes para o teleférico.

Além disso, Piedras Blancas apresenta um circuito de tirolesa para os mais aventureiros. No entanto, é importante ressaltar que este local é recomendado apenas para aqueles que apreciam brincadeiras na neve, pois não oferece abrigos contra o frio.

Fazer o Circuito Chico

Uma das coisas mais legais para se fazer em Bariloche é explorar o Circuito Chico, um dos passeios mais icônicos da região.

Também conhecido como “Tour Panorâmico”, esse circuito tem cerca de 60 km e te leva do centro da cidade até o famoso Hotel Llao Llao, construído nos anos 40.

Hotel no meio de uma floresta com uma montanha cheia de neve no fundo, em Bariloche, Argentina.
O hotel LLao Llao tem um charme atemporal, fica sobre a península homônima em Bariloche. (Foto: Getty Images)

Durante o percurso, você terá a chance de admirar algumas das paisagens mais inspiradoras de Bariloche e fazer paradas em pontos de interesse ao longo do caminho.

As atrações mais incríveis deste lugar incluem a belíssima Villa Llao Llao, rodeada por dois lagos deslumbrantes, e diversos mirantes como o Lago Escondido, a Ponte Arroyo, La Angostura e o Cais Bahía López

É possível explorar esses lugares tanto de bicicleta quanto de carro.

Passeios noturnos em Bariloche

Uma das experiências mais distintas em Bariloche é participar dos seus passeios noturnos. Estas excursões oferecem a oportunidade de pilotar uma moto de neve ou quadriciclo à noite, seguido de um jantar em locais especiais, como a Noche Nórdica, o Refugio en Arelauquen e La Cueva — este último é um restaurante localizado numa caverna.

E se você tem receio de pilotar uma moto, há também o passeio Montanha & Tango, que oferece uma caminhada com lanternas e depois um jantar à luz de velas, acompanhado por música ao vivo. É um passeio ideal para casais!

+ Ei! Se você aprecia um destino como Bariloche, por que não explorar seu vizinho, Uruguai? Confira nosso guia para saber como conhecer Uruguai de carro!

Continua depois da Publicidade

Ir à Bariloche durante o verão vale a pena? O que fazer?

Sim! Ir para Bariloche durante o verão é uma experiência que definitivamente vale a pena! 

Mesmo nos meses mais quentes, quando as temperaturas podem chegar a 30 °C, há uma infinidade de atividades para desfrutar, desde trekking, caiaque, cavalgadas e mergulho até relaxantes banhos de sol nas praias locais.

Aqui estão algumas das melhores recomendações para aproveitar ao máximo sua visita durante o verão:

Dirigir pela Rota dos 7 Lagos

A Rota dos 7 Lagos na Patagônia, é simplesmente majestosa! Se você chegou em Bariloche de avião ou ônibus, que tal alugar um carro para aproveitar esse trajeto especial?

Vista aérea de um grande lago cercado por vegetação densa em um dia ensolarado numa cidade próxima a Bariloche.
Faça a Rota dos 7 Lagos e passe pela Villa La Angostura, perto de Bariloche. (Foto: Getty Images)

São 108 km de estrada que passam por mais de sete lagos, conectando Villa La Angostura a San Martín de Los Andes. As duas cidades são encantadoras e menores do que Bariloche.

+ Veja o guia completo de como viajar de carro na Argentina!

Embora seja possível percorrer a Rota dos 7 Lagos em um dia, vale a pena considerar que o trajeto de ida e volta totaliza quase 400 km. Com paradas para fotos, apreciar a paisagem, almoço e quem sabe um jantar, o dia pode se estender bastante. 

Uma boa ideia é dividir a viagem e passar uma noite em um dos charmosos hotéis em Villa La Angostura.

Fazer o Circuito Grande

O Circuito Grande é uma rota circular que leva a Villa Traful e Villa la Angostura, passando por mirantes, lagos e mostrando a bela estepe patagônica. Este circuito só está disponível durante o verão, e a melhor maneira de aproveitá-lo é de carro.

Estrada asfaltada cercada por uma densa floresta, com picos nevados ao fundo em Bariloche, Argentina.
As estradas em Bariloche são de tirar o fôlego. (Foto: Getty Images)

Visitar a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes

Este é um passeio de barco que dura metade de um dia e cruza o Lago Nahuel Huapi, com paradas no bosque que ficou marcado nos corações de muitos por ser a inspiração do filme Bambi. Atenção: a caça de animais não é permitida no local!

Além das atividades mencionadas, você também pode desfrutar de uma trilha pelo Lago Nahuel Huapi, visitar o Museu do Chocolate e fazer um passeio pelo centro de Bariloche ou visitar Puerto Blest em qualquer estação do ano.

+ Já que estamos conhecendo nossos vizinhos, que tal descobrir os encantos do Paraguai?

Qual a melhor hospedagem em Bariloche?

Com tantas opções de hospedagem de qualidade, pode ser difícil escolher. Felizmente, nossos amigos do portal Amantes da Estrada visitaram Bariloche e compartilharam conosco sua escolha da melhor cabana.

Veja!

Conheça La Yurta de Bariloche

Esta cabana, que, na verdade é uma yurt, oferece uma hospedagem deslumbrante, ideal para desfrutar de alguns dias na neve. Por dentro, você encontrará um ambiente acolhedor, com aquecedores e uma decoração descolada e pitoresca, além de uma cozinha completa e um quarto com uma varanda.

Na parte externa, há um ofurô, e o iurte está a uma curta distância do Lago Gutierrez. Além disso, esta opção é bastante acessível. A hospedagem oferece uma atmosfera romântica e majestosa, perfeita para casais!

Mulher com a cabeça encostada no ombro de um homem, ambos vestidos com agasalhos, diante de um iurte em uma paisagem nevada, cercada por vegetação coberta de neve em Bariloche.
Uma das melhores opções de hospedagem na Argentina e a escolha ideal para casais em Bariloche. (Foto: Amantes da Estrada)

Dicas práticas para sua viagem a Bariloche, Argentina

Pronto para explorar os charmes de Bariloche? Antes de fazer as malas, aqui estão algumas dicas para garantir que você tenha tudo o que precisa durante sua viagem:

  • Documentos para entrar na Argentina: Para os brasileiros, é super simples! Basta levar seu RG em bom estado de conservação e emitido há menos de 10 anos. Ah, e lembre-se, a CNH não é aceita como documento de identificação válido;
  • Documentos para alugar um carro: Se você pretende alugar um carro por lá, não se preocupe, é fácil! Você só precisa apresentar sua CNH;
  • Moeda: Embora a maioria dos lugares aceite cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro em espécie. A moeda usada na Argentina é o peso argentino, mas muitas lojas também aceitam dólares e até mesmo reais;
  • Seguro viagem: Viajar com tranquilidade é tudo, né? Por isso, recomendamos fortemente que você contrate um seguro que cubra despesas médicas;
  • Roupa: Bariloche é bem frio no inverno, então é importante levar roupas quentinhas, especialmente aquelas feitas com tecidos térmicos, e não se esqueça das botas confortáveis! 

Se você estiver planejando fazer caminhadas na neve, muitos lugares alugam equipamentos e agasalhos. Ah, no verão, leve um casaco mais leve para as noites, além de trajes de banho, já que alguns lugares permitem nadar.

+ Vai por mim, há ainda outros destinos maravilhosos aqui por perto. Conheça Colômbia!

Como chegar a Bariloche?

Existem voos diretos do Brasil para o Aeroporto Internacional de Bariloche (BRC) saindo de São Paulo pela Aerolíneas Argentinas ou de Campinas pela Azul. Uma alternativa é fazer conexão em Buenos Aires, o que pode ser uma ótima oportunidade para conhecer a vibrante capital argentina, berço de Maradona e terra do tango.

Ao chegar a Buenos Aires, você pode optar por pegar um trem para Bariloche, ou melhor ainda, pegar a estrada e conhecer vários outros destinos ao longo do trajeto.

Ah, e o jeito mais prático de alugar um carro é reservar com antecedência. Para isso, basta selecionar o destino em nosso site, escolher as datas e pronto!

Viu como é simples? Aproveite agora e escolha o melhor modelo para sua viagem de carro por Bariloche!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 4 / 5

Comentários (1)

Elinéia

Eu amei a matéria, é um sonho,gostaria muito de um dia poder conhece_la.
Pena que não consigo mudar a avaliação do conteúdo lido,minha nota é 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

Elinéia, que bom saber que você gostou! A América do Sul tem lugares incríveis, não é? Aproveite e confira nosso guia completo para viajar pela Argentina:

www.vaipormim.com/viagem/rotas-para-viajar-de-carro-na-argentina

Veja também outros destinos parecidos com esse que você se interessou:

www.vaipormim.com/viagem/patagonia-chilena

www.vaipormim.com/viagem/o-que-fazer-no-chile

www.vaipormim.com/viagem/o-que-fazer-em-ushuaia

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}