Ir para o conteúdo

Localiza na Gringa

Vinho, parrilla, cultura & Uruguai

Por: Equipe Vai por Mim

|

0 | Média:  4 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

O segundo menor país da América do Sul é, na verdade, imenso aos olhos dos turistas que buscam a incrível fusão entre paisagens naturais, cultura e hospitalidade. Viajar de carro no Uruguai significa adentrar em um universo cativante, conhecer cidades coloniais, visitar praias serenas e experimentar sabores inesquecíveis.

Pela estrada afora, sua experiência nesse nosso vizinho será recheada de belas surpresas e encantos. Ah, e regada a bons vinhos! Que tal embarcar numa viagem que vai te permitir viver a energia vibrante dos cenários urbanos e a calmaria das áreas litorâneas?

Vamos nessa!

Continua depois da Publicidade

O que preciso saber antes de viajar para o Uruguai?

Sabemos que você já quer arrumar as malas, mas, primeiro, é melhor recolher as informações mais importantes para a sua viagem. Assim, sua estadia no país será mais tranquila e agradável.

A seguir, vamos te contar tudo o que precisa saber para entrar com o pé direito no Uruguai e aproveitar ao máximo os seus dias por lá!

Vista lateral de praia no Uruguai em tarde ensolarada. Ao fundo, uma grande construção colonial em contraste com prédios modernos
Praia em Montevidéu, Uruguai. (Foto: Getty Images)

Documentos necessários para viajar para o Uruguai

Se você ainda não sabe quais são os requisitos para entrar no Uruguai, chegou a hora de descobrir. Os visitantes brasileiros podem entrar no país apresentando passaporte válido ou RG em bom estado de conservação. Aliás, lembre-se que a CNH não vale como documento de identidade no Uruguai, beleza?

Também é obrigatório ter um seguro viagem com cobertura para COVID-19. Essa é uma exigência que está vigente desde março de 2023.

Quando ir e o que levar?

Se você vai visitar o Uruguai pela primeira vez, saiba que o clima de lá é temperado, e as estações são bem definidas. Então, a melhor época para fazer essa viagem vai depender muito do seu objetivo e das suas preferências.

O inverno vai de junho a agosto e é quando as temperaturas ficam bem baixas, inclusive abaixo de zero. Isso significa que sua mala estará cheia de itens para o frio, como agasalhos, luvas e toucas, entre outros. De setembro a outubro o frio permanece, mas um pouco mais suave do que nos meses anteriores.

Agora, se a sua vibe é curtir as praias do Uruguai, é melhor planejar uma viagem no verão, entre novembro e fevereiro, que é também a época de alta temporada. Ainda assim, a temperatura pode cair durante a noite, como nos meses de março a maio. Nesse caso, leve suas roupas de banho e outros itens essenciais, mas nunca se esqueça das roupas de frio.

+ Gosta de viajar para destinos gelados? Surpreenda-se com a Argentina!

+ Quer passar as férias na Alemanha do Brasil? Conheça Campos do Jordão.

Qual moeda levar numa viagem para o Uruguai?

A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio, sendo que dólar e real também costumam ser aceitos nas regiões mais turísticas. Nossa sugestão é que você faça a escolha conforme a cotação das moedas, mas sempre tenha em mãos alguma quantia da moeda local para não passar nenhum perrengue, combinado?

Ah, você também pode usar cartão de crédito, só não se esqueça das taxas cobradas nesse tipo de transação.

Aluguel de carro e pedágio no Uruguai

Você sabia que a Localiza também está no Uruguai? Então, se você quer alugar um carro e pegar a estrada no país, preste atenção nestas dicas.

Para alugar um carro em terras uruguaias, você deve apresentar:

  • Habilitação,
  • Passaporte e
  • Cartão de crédito.

Sugerimos que faça a reserva online do carro, antes mesmo de embarcar em um voo para o seu destino. Assim, é só retirar o veículo em uma de nossas agências.

Vista frontal de estrada vazia, asfaltada e com palmeiras nas duas margens. Céu azul ao fundo
Viaje pelas estradas do Uruguai com nossa frota de carros! (Foto: Getty Images)

Dica Vai Por Mim: não é necessário ter a Carta Verde para aluguel de carro no Uruguai.

Quanto aos pedágios, saiba que o pagamento não pode mais ser feito em dinheiro, pois são totalmente eletrônicos. O sistema atual é parecido com o “Sem Parar” que temos no Brasil, ou seja, você adquire uma tag e recarrega para pagar os pedágios por onde passar.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

E então, anotou tudo? Agora, comece a mapear sua viagem no Uruguai conhecendo cinco das principais cidades do país!

5 cidades para visitar no Uruguai

Afinal, quais são os melhores lugares para visitar no Uruguai? 

Bom, não temos uma resposta exata para a pergunta, até porque, cada cidade é especial do seu próprio jeito. Então, vamos fazer o seguinte: a gente te apresenta as 5 cidades mais turísticas do país e você descobre com qual tipo de experiência se identifica mais, combinado?

Veja você mesmo!

1. Montevidéu

É em Montevidéu, capital do Uruguai, que você vai ver a maior movimentação turística. Provavelmente este será o seu ponto de partida na sua jornada pelo país, caso você vá de avião e decida viajar de carro no Uruguai.

Passagem entre prédios coloniais com grande movimento de pessoas no centro de Montevidéu, no Uruguai
Centro de Montevidéu, Uruguai. (Foto: Getty Images)

Se você é daqueles turistas que gostam de desbravar cada cantinho da cidade, pode ter certeza que a metrópole não vai te decepcionar. Aliás, são tantas opções que é melhor separar dois dias para conhecer além do essencial.

Durante a manhã, você pode passear pela Rambla de Montevidéu, uma larga avenida costeira nas margens do Rio Prata. Também é bacana conhecer os museus da cidade, até porque a maioria deles têm entrada gratuita — a pedida perfeita para amantes da cultura. 

Na região da capital, você encontra uma das vinícolas mais conhecidas da cidade, a Bodega Bouza. Além de degustar os vinhos, por lá é possível se deliciar no restaurante local. 

E o agito noturno? Bom, esse fica por conta dos bares, restaurantes, baladas e até cassinos.

Se tem algo que você não pode deixar de fazer em Montevidéu é visitar a Ciudad Vieja, o bairro histórico que concentra os principais atrativos turísticos da cidade. Alguns deles são:

  • Plaza Independencia;
  • Catedral Metropolitana;
  • Teatro Solís;
  • Mercado del Puerto.

2. Punta del Este

Comparado a Santorini e St. Tropez, Punta del Este é um famoso balneário uruguaio, que atrai visitantes com suas praias deslumbrantes, vida noturna animada e sofisticação. A cidade, que marca o encontro do Rio Prata com o Oceano Atlântico, possui praias com águas mais tranquilas e outras mais agitadas.

Vista aérea de uma península no Uruguai. Na porção de terra cercada por água, há ruas asfaltadas, casas e prédios
Punta del Este, Uruguai. (Foto: Getty Images)

Esse contraste não passa despercebido, até porque, duas das praias mais populares da cidade se chamam Playa Mansa (banhada pelo rio) e Playa Brava (banhada pelo mar). Aliás, é na Playa Brava que está um dos atrativos turísticos mais icônicos da região, a escultura “Los Dedos”, também conhecida como “La Mano”. 

Em Punta del Este, uma ótima opção para relaxar é caminhar pela orla das praias, chamadas de “ramblas”, e aproveitar para visitar os comércios locais. A divisa entre o rio e o mar fica na famosa Plaza de los Ingleses.

Além disso, você pode curtir por lá:

  • Fazer compras na Avenida Gorlero e Calle 20;
  • Apreciar a vista no Farol de Punta del Este;
  • Aproveitar a tarde ou a noite no Porto de Punta del Este;
  • Visitar o complexo Casapueblo, em Punta Ballena.

+ Conheça mais belezas exuberantes aqui mesmo, no Brasil. Viaje para o Caribe brasileiro.

Continua depois da Publicidade

3. Colonia del Sacramento

Às margens do Rio Prata está a Colonia del Sacramento, uma cidade cheia de charme, considerada Patrimônio Histórico e Cultural pela UNESCO. Suas ruas de pedra e construções coloniais são típicas de cidades históricas e convidam os visitantes a imergir nesse ambiente apaixonante.

Lindo pôr do sol visto através de uma rua de paralelepípedos com construções simples nas laterais
Colonia del Sacramento, Uruguai. (Foto: Getty Images)

A cidade abriga a igreja mais antiga do Uruguai, construída em 1680: a Basílica del Santísimo Sacramento. Além disso, um dos diferenciais deste destino é o Bastión de San Miguel, uma fortaleza antiga datada de 1745. Outro ponto turístico que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Farol de Colonia del Sacramento, de onde você pode contemplar uma vista deslumbrante.

Dica Vai Por Mim: entre um passeio e outro, é altamente recomendável que você pare em um restaurante para apreciar a riqueza da culinária uruguaia.

Outros atrativos nesta cidade graciosa são:

  • Calle de Los Suspiros;
  • Paseo de San Gabriel;
  • Puerto de Yates;
  • Plaza de Toros.

4. Cabo Polonio

Se o que você procura é turismo natural no Uruguai, vai amar se conectar com a energia única de Cabo Polonio. A pequena vila de pescadores oferece sossego e simplicidade, mas também algumas aventuras em meio à natureza.

Água do mar com muitas pedras na margem. Ao fundo, um farol e céu azul com algumas nuvens dispersas
Farol de Cabo Polonio, Uruguai. (Foto: Getty Images)

A ausência de carros e ruas pavimentadas mantém a atmosfera rústica e a sensação de estar em um lugar distante do mundo moderno. Outra característica do local é a falta de energia elétrica, então, a iluminação fica por conta de geradores ou lampiões.

O passeio mais procurado da região é a observação de animais da Reserva de Leões Marinhos, onde é possível ver a movimentação de espécies aquáticas e aves. Outra atração do local são as dunas de areia, que ficam na Playa Calavera ou Playa Norte e dão vista para o mar.

Por lá, você também pode curtir:

  • Playa Sur;
  • Cerro de la Buena Vista;
  • Pueblo histórico.

+ Mais um destino roots para você: Chapada dos Veadeiros!

5. Salto

Vamos para o norte do país para encerrar nossa lista — mas, calma, continue com a gente porque preparamos duas rotas especiais para viajar de carro pelo Uruguai. 

Salto é um destino com ar interiorano, longe da faixa litorânea, mas à beira do Rio Uruguai. Inclusive, os turistas são atraídos principalmente pela abundância de fontes termais, conhecidas por seus benefícios terapêuticos e relaxantes… deu pra sentir o aconchego das águas quentinhas aí?

Outra atração popular em Salto é a Represa Salto Grande, uma impressionante obra de engenharia que forma um grande lago e fornece energia hidrelétrica para a região. A represa oferece uma vista panorâmica espetacular e é o local favorito para atividades ao ar livre, como pesca, navegação e caminhadas na região.

Aproveite para visitar também:

  • Catedral de San Juan;
  • Museu de Artes Plásticas;
  • Parque del Lago.

Duas rotas especiais para viajar de carro no Uruguai

Viajar de carro no Uruguai é a melhor forma de conhecer diversas cidades e planejar seu próprio roteiro. Prepare-se para dirigir no Uruguai, conhecer lugares encantadores e voltar para a casa com uma mala muito maior, uma bagagem de experiências turísticas, históricas e culturais.

Pé na estrada!

1. De Montevidéu a Punta del Este

Com uma viagem direta de mais ou menos duas horas de duração, Montevidéu a Punta del Este é uma opção para quem quer fazer um bate e volta, mas porque não aproveitar para passar nas cidades que estão no caminho?

Vista aérea de construção com paredes brancas e bordas com formato orgânico, inspirada nas construções de Santorini, na Grécia
Punta del Este, Uruguai. (Foto: Getty Images)

A primeira parada deste roteiro é em Atlántida, um balneário que faz parte da Costa de Oro e fica a aproximadamente 30 minutos da capital. As praias são formadas por extensas faixas de areia branca e arborizadas por pinheiros.

Uma curiosidade é que a cidade tem uma construção que recebeu título de Patrimônio da UNESCO. A arquitetura da Igreja Cristo Obrero é admirada por vários turistas e artistas que passam por ali. Lá também fica o monumento conhecido como Águila, um curioso mirante que tem formato de águia.

Você pode partir para Piriápolis, o primeiro balneário do Uruguai. Além das praias e picos que oferecem visuais impressionantes, a cidade possui castelos que hoje abrigam museus abertos à visitação. Incrível, concorda? E tudo isso bem pertinho da gente.

Seguindo essa rota, a próxima parada é em Punta del Este, e você pode escolher encerrar o tour por lá ou estender um pouco mais.

Caso prefira fazer uma rota costeira mais completa, a dica é ir até Punta del Diablo, passando por La Paloma, José Ignacio e Cabo Polonio. Confira o mapa com o percurso completo!

Vista lateral de praia com pequenas ondas chegando à areia. Ao fundo, um enorme farol e céu azul com poucas nuvens
La Paloma, Uruguai. (Foto: Getty Images)

Confira a rota de Montevidéu a Punta del Este:

2. De Montevidéu a Colônia de Sacramento

Quem vai visitar o Uruguai precisa conhecer as vinícolas e descobrir o cenário gastronômico do país. Neste roteiro, você vai partir da capital e seguir em direção à Colonia del Sacramento, passando por Canelones.

Vista do horizonte de um rio com barcos repousando sobre ele. Ao fundo, prédios com luzes acesas e céu azul de fim de tarde
Montevidéu, Uruguai. (Foto: Getty Images)

Como aqui nosso foco é sugerir uma rota dos vinhos, a ideia é que você tire dois dias para ficar em cada cidade. Assim, você pode apreciar as bebidas tranquilamente e descansar antes de pegar no volante novamente, combinado?

Em Canelones se concentram fazendas e vinhedos. Não por acaso, a região possui a maior porcentagem de produção de vinho no país. Diversos tipos de vinícolas podem ser encontradas nessa cidade que faz parte da região metropolitana de Montevidéu, desde as mais rústicas até as mais requintadas.

Uma das produtoras mais conhecidas de Canelones é a Bodega Bouza, um empreendimento familiar. Os visitantes podem fazer uma visita guiada, degustar os vinhos e saborear um almoço completo no restaurante próprio do local.

Outro eixo que concentra vinícolas é entre a Colonia de Sacramento e a cidade de Carmel. Por isso, vamos sugerir que você estenda sua viagem mais uma vez. 

Em Colonia, algumas das vinícolas mais renomadas são Viñedos y Olivares del Quintón e Bodega los Cerros de San Juan. Já na região de Carmelo, vale a pena conhecer as vinícolas Narbona e El Legado.

+ Por falar em vinhos, aprecie uma viagem à Colômbia e seus vinhedos.

Plantação de uvas em um campo gramado. O sol brilha intensamente no canto esquerdo da imagem
Carmelo, Uruguai. (Foto: Getty Images)

Confira a rota de Montevidéu a Colônia de Sacramento:

Bônus: gastronomia no Uruguai

Até aqui, você percorreu os principais destinos uruguaios com a gente… ufa, uma viagem e tanto. Porém, não podemos encerrar essa deliciosa jornada sem compartilhar um pouco do cardápio do país. Então, se prepare, pois vamos acabar com todas as suas dúvidas que restaram sobre se vale a pena visitar o país.

Há quem diga que as culinárias da Argentina e do Uruguai são muito parecidas e, de fato, são. Porém, cada país tem aquele temperinho próprio que só dá para conhecer mesmo numa boa viagem gastronômica

Nós já falamos um pouco sobre algumas cidades famosas por suas vinícolas, mas para uma experiência completa, você precisa provar o tradicional churrasco do país. O asado, ou parrilla uruguaia, é único e feito com carne de primeira qualidade. Afinal, assim como no sul do Brasil, a topografia do nosso vizinho é propícia para a pecuária de corte.

O segredo da parrilla é assar apenas com a brasa, ou seja, com o calor da lenha. Com isso, a carne mantém seu sabor mais característico. Deu água na boca? Calma, ainda tem a sobremesa. Pois é, não dá para falar do Uruguai sem mencionar os famosos alfajores. O doce é uma herança europeia e quem já provou garante que vale saborear o alfajor com dulce de leche uruguaio.

Grade de churrasqueira uruguaia com diversos tipos de carne, incluindo linguiça chouriço, carne de frango e de boi
Experimente as delícias gastronômicas do Uruguai! (Foto: Getty Images)

Continua depois da Publicidade

Viaje de carro pelo Uruguai no melhor estilo. Vá de Localiza!

Documentos para embarcar: check!

Roteiro para a viagem: check!

E para a sua viagem pelo Uruguai ser completa, conte com a nossa frota de carros nas agências locais. Sim, além do Brasil, você encontra unidades Localiza em diversos países.

Agora que você tem a faca e o queijo nas mãos. Faça a reserva online do seu carro e garanta uma viagem inesquecível!

Até o próximo destino!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 4 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}