Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

A magia das cavernas de Terra Ronca, um paraíso sob a terra

Por: Equipe Vai por Mim + Cris Marques

| 25 de Maio

Nosso país coleciona dezenas de grandiosidades jamais vistas em outros lugares da América e até do planeta. O maior museu a céu aberto do mundo? É do Brasil! Uma das sete maravilhas do mundo, nosso famoso Cristo Redentor? Também! E o maior complexo de cavernas da América Latina? Terra Ronca, no estado de Goiás, é toda nossa!

Por estas terras, escondidas entre a divisa dos estados goiano e baiano, já são mais de 200 cavernas catalogadas. Acredita-se que elas somam, no total, mais de mil! E dentre as inúmeras atrações encontradas pela região do município de São Domingos, apenas uma certeza deixamos para você: é impossível sair de qualquer uma delas da mesma forma como entrou. Prepare-se para se apaixonar!

Inspirada por sua sede inesgotável por aventuras e por colecionar momentos memoráveis por esse mundo afora, Cris Marques, influencer e dona do perfil @raizesdomundo, visitou a região de cavernas com águas mornas e beleza estonteante para te apresentar tudo o que Terra Ronca é: um paraíso escondido em meio ao Cerrado brasileiro, cheinho de boas surpresas! Assista: 

Parque Estadual de Terra Ronca e suas belezas intocadas

São vastos 57 mil hectares que abrigam as mais incríveis cavernas do Brasil. Aproveite a viagem de carro saindo de Brasília ou de Goiania para apreciar a imponência da natureza pelo caminho e a chegada em São Domingos ou Guarani de Goiás, cidades que guardam o parque.  

Para começar sua expedição pelas enormes cavernas que contam histórias, cultura e são uma incrível aula de geologia, não se esqueça de contratar seu guia, fazer o checklist do que não pode faltar em sua caminhada e aproveite cada segundo!

Cavernas de Terra Ronca: onde aventura e natureza andam de mãos dadas

Não há exagero algum quando dizem que as cavernas de Terra Ronca são as mais bonitas do Brasil. Durante seu passeio, Cris não apenas aproveitou, mas comprovou que o destino vale cada minuto da sua visita!

Cavernas Terra Ronca I e II

Antes unidas, mas separadas pelas ações do tempo, Terra Ronca I e II são um prato cheio para os amantes do ecoturismo. São as “meninas dos olhos” do parque e não podem de forma alguma ficar de fora de um roteiro pela região.

A majestosa entrada da caverna de Terra Ronca I, com mais de 90 metros de altura, é um enorme coração que te conduz pelas profundezas dessa incrível formação rochosa de calcário, que nos faz recordar o famoso escritor francês Júlio Verne: ela te convida para uma viagem ao centro da Terra!

Quem te acompanha pela travessia caverna adentro é o Rio da Lapa, de águas límpidas e morninhas, que te presenteia com a chegada ao altar onde é feita a festa de Bom Jesus da Lapa, comemoração típica da região todos os meses de agosto.

Em Terra Ronca II, seguindo sua caminhada por 3 km de extensão desde sua entrada, pare para admirar o Buraco das Araras, uma fenda que fica no meio da gruta e que acompanhada de feixes de luz que vêm do exterior, criam uma paisagem deslumbrante. É de se encher os olhos!

Em seguida está o Salão dos Namorados, onde a escuridão e o barulho das águas convidam os aventureiros apaixonados a dançarem ao som da sua música, ritmada pelo correr do rio.

Caverna Angélica

São mais de 17 km de extensão em uma das cavernas mais procuradas de Terra Ronca e, talvez, a maior caverna do Brasil. Seus dez salões com ares majestosos convidam os visitantes a se perderem na beleza construída pela natureza ao longo dos séculos. As formações de estalactites e estalagmites, junto com os espelhos d'água formados pelo Rio Angélica, que brinca de serpentear através da gruta, são o ponto alto da rota.

Caverna São Bernardo e Caverna São Vicente 

Porque somente um rio quando se pode ter dois? A Caverna São Bernardo não abriu mão de nenhum! O rio de mesmo nome e também o Rio Palmeira andam juntinhos por ali. Pelos 4 km onde começa e termina a caverna, os dois brincam em algum momento de se encontrar. Por ali, o segundo espetáculo fica por conta do Salão das Pérolas, onde as formações rochosas têm o formato da pedra tão apreciada e bela.

Para quem vai encarar a Caverna São Vicente, dois requisitos são básicos: no sangue tem que correr adrenalina e ser 100% aventureiro! Isso tudo por um motivo bem simples. Para chegar lá, é preciso descer de rapel por, aproximadamente, 40 metros. Tá se perguntando se vale a pena tanto esforço? Nossa resposta e da Cris para você é: vai por mim!

A  caverna abriga cerca de 12 cachoeiras, todas formadas pelo Rio São Vicente. Se, depois dessa aventura, tudo o que você desejar for um pouquinho de sombra e água fresca, por lá não vai faltar!

Agora, é só colocar o pé na estrada e aproveitar tudo o que Terra Ronca tem para te oferecer!

Nossos grupos de carro que combinam com esses destinos: 

A escolha é difícil, mas a gente te ajuda: vá de Grupo P - 4x4 para um desempenho sem igual pelo Cerrado ou de Grupo NX, aquela pick-up de luxo que você merece.

Ou, quem sabe, o Grupo GX, o SUV automático? Seja qual for a sua escolha, estaremos junto com você pelo caminho!

Reserve seu carro e planeje sua rota com a gente. Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas!

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.