Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

Os reis da floresta: conheça os animais da Amazônia brasileira

Por: Equipe Vai por Mim + Maysa Santoro

| 30 de Novembro

Sim, a Amazônia é a cara do Brasil! A verdade é que não havia como ser diferente. Ela ocupa quase metade do território nacional. Somos detentores de cerca de 60% de todo o bioma, que dividimos com a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa. Dá para imaginar?

São tantos os títulos importantes que este bioma carrega que fica difícil não nos orgulharmos: abriga a maior floresta tropical de todo o mundo, a Floresta Amazônica, é considerada a região mais biodiversa do planeta e o maior bioma do Brasil.

Apaixonada por sua fauna, flora, nascentes e rios, a bióloga e ambientalista Maysa Santoro embarcou em uma aventura pelo Norte do Brasil, explorando a cidade amazonense de Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras, e nos convida para conhecer de perto as riquezas naturais da Amazônia. Vai por mim e confira agora!

A diversidade imensa dos animais da Amazônia

O maior bioma do mundo só poderia ter uma diversidade admirável de animais. Quando falamos de mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios e insetos, somamos e chegamos ao impressionante número de 40 mil espécies.

Alguns bichos como a Onça-pintada, o maior felino das Américas e muito encontrada no Pantanal, e o Lobo-guará, animal muito característico do Cerrado, também são vistos em ambientes da Floresta Amazônica, completando assim esse time cheio de craques!

Continua depois da Publicidade

Além deles, alguns outros animais são bem típicos do bioma Amazônia e agora vamos apresentá-los à você:

  • Boto–cor-de-rosa: o Inia geoffrensis habita o imaginário popular por protagonizar diversas lendas criadas ao longo dos tempos. Quem nunca ouviu falar que o Boto torna-se um homem que enfeitiça e engravida as mulheres ribeirinhas? Vai por mim: Essa é só uma delas!

Apelidado de embaixador dos Rios da Amazônia por ser um indicador da qualidade das águas e equilíbrio dos rios, faz parte das espécies de animais ameaçadas de extinção, o que o torna ainda mais emblemático. 

Pode chegar a medir 2,5 metros de comprimento e pesar cerca de 160 quilos. Suas principais caças são peixes, mas também se alimenta de tartarugas e pequenos caranguejos.

Close em um boto cor de rosa saltando para fora da água do rio em dia claro
Boto-cor-de-rosa
  • Peixe-boi-da-Amazônia: o Trichechus inunguis é um mamífero aquático, assim como o Boto. São quatro espécies de peixe-boi no mundo e uma delas vive exclusivamente nas águas doces brasileiras, especificamente ali, na Amazônia. 

Sua alimentação é bem diferente do amigo cor-de-rosa: seus aperitivos preferidos são algas, aguapés e capim aquático. Mas não se engane com essa dieta equilibrada do Peixe-boi. Seu peso pode chegar a incríveis 300 quilos distribuídos em 2,5 metros de comprimento.

Um Peixe-boi-da-Amazônia submerso em um rio iluminado pelos raios do sol
Peixe-boi-da-Amazônia
  • Macaco-prego: o Sapajus é um primata originário da América do Sul. Também apelidado de mico-de-topete, é muito fácil encontrá-lo pela Floresta Amazônica. Costuma andar em bandos, entre 8 a 10 indivíduos, e possui hábitos diurnos.

Alimenta-se especialmente de frutos e insetos, e complementa com sementes, néctar, pequenos vertebrados e também alguns ovos. É um animal que mesmo em sua idade adulta, tem o porte pequeno.

Um macaco-prego apoiado em um galho de uma árvore em dia claro
Macaco-prego
  • Arara-canindé: existe animal que seja mais a cara do Brasil e da Amazônia que a Ara ararauna? A ave que também é muito encontrada em outros biomas brasileiros, sempre dá o ar da graça pela Amazônia.

Gosta de frutos, sementes e coquinhos, e tornou-se símbolo do amor perfeito! Quando encontra seu par, vai por mim: é para o resto da vida! Quando morrem, os que ficam costumam partir logo em seguida, de saudade e tristeza. São companheiros fiéis até o fim!

Uma Arara-canindé em pé sob o chão de um gramado em dia ensolarado
Arara-canindé
  • Anta: o Tapirus terrestris é o maior mamífero da América do Sul. Encontrado do Sul da Venezuela até o Norte da Argentina, adora lugares onde os cursos de água e palmeiras estão presentes. É um animal encontrado nos biomas Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

Seus alimentos prediletos para manter seus robustos cerca de 170 quilos (podem chegar até a 300!) são folhas, fibras e frutos.

Uma fêmea de anta com seu filhote caminhando por solo vegetal em dia claro
Anta

Algumas espécies de mamíferos:

  • Veado;
  • Capivara;
  • Lontra;
  • Tatu;
  • Sagui-imperador.

Algumas espécies de aves:

  • Garça;
  • Tucano;
  • Maritaca;
  • Pardal;
  • Coruja;
  • Gavião.

Algumas espécies de peixes:

  • Piaba;
  • Pirarucu;
  • Lambari; 
  • Pacu;
  • Piranha;
  • Traíra.

Continua depois da Publicidade

Tão rica quanto a fauna: a exuberante flora da Amazônia

Acredite, não estamos brincando! A flora da Amazônia possui quase a mesma quantidade de espécies que sua fauna. Calcula-se que são entre 30 a 40 mil diferentes árvores, flores e plantas espalhadas por esse bioma.

Junto com toda essa diversidade ainda encontramos uma das bacias hidrográficas mais importantes do Brasil, a do Rio Amazonas, com suas águas doces tão conhecidas por todo o Planeta Terra, importante para a manutenção das vidas de fauna e flora amazônicas.

Dentre as espécies típicas da flora, encontramos a Seringueira. A árvore que produz o látex, matéria-prima para a borracha. Temos também a Vitória-régia, considerada símbolo da fauna do bioma Amazônia.

Paisagem de rio cobertos por cultivo de vitória-régia na floresta amazônica
Na Expedição Amazônia, o fotógrafo Ricardo Martins registrou a típica Vitória-régia.

Dona de várias lendas como o Boto-cor-de-rosa, a planta aquática possui uma folha grande e redonda, que flutua pelos rios, lagos e igapós da região. Ganhou esse nome em homenagem à Rainha Vitória, quando exploradores da Coroa Britânica levaram para seu país sementes da planta para os jardins do palácio.

+ Sabia que, além de ser uma planta nativa da Amazônia, a Vitória-régia é também ingrediente para pratos pra lá de saborosos e nutritivos? Ricardo Martins, fotógrafo de natureza, visitou Alter do Chão, PA, e descobriu essa delícia da culinária amazônica!

Outras plantas, árvores e flores que você encontra na Amazônia:

  • Palmeira;
  • Guaraná;
  • Açaí; 
  • Castanheira; 
  • Mogno;
  • Andiroba;
  • Palmito Pupunha;
  • Cacau;
  • Cedro.
Imagem de baixo para cima de uma árvore gigante da Amazônia
A Samaúma gigante é uma personagem da biodiversidade amazônica

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Fauna e Flora da Amazônia: partiu descobrir?

Que tal imergir nesse bioma cheio de encantos e surpresas, assim como Maysa fez? Dá só uma espiada nos destinos incríveis que a Amazônia reserva para você:

+ Conheça a terra das cachoeiras, onde Maysa Santoro esteve junto com o fotógrafo de natureza, Fayson Merege. A beleza de Presidente Figueiredo, AM, vai te impressionar!

+ Construída para ser a porta de entrada e de proteção da Floresta Amazônica, Belém, a capital do Pará, foi o ponto de partida de Ricardo Martins, fotógrafo, em uma expedição apaixonante pelo maior bioma do Brasil.

+ Já pensou em se hospedar no meio da floresta? Mel Fronckowiak, apresentadora e influencer, viajou até o Parque Nacional de Anavilhanas, AM, rodeada pelo lendário Rio Negro, e nos conta como é viver a experiência de dormir e acordar no meio da natureza!

Sabe qual é o carro que é a cara destes destinos que são sinônimo de uma boa aventura? O Jeep Compass, o SUV que tem toda a potência e autonomia que você precisa! Mas se ainda está em dúvida de qual é o melhor automóvel para ser seu companheiro nessa jornada, a nossa lista dos melhores carros aventureiros pode te ajudar!

Pronto para partir? Faça como Maysa Santoro e aproveite cada segundo!

Nos vemos no próximo destino. Até lá!

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
Edith Macedo

Esse nosso Brasil, tem muita coisa deslumbrante pra mostrar
É pena que o brasileiro na maioria das vezes quer sair do país, a conhecer e valorizar o que é nosso.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.