Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

Chapada dos Veadeiros e o espetacular Cerrado brasileiro

Por: Equipe Vai por Mim + Fayson Merege

| 05 de Abril

Trilhas, cachoeiras e um merecido descanso. Um contato intenso com a natureza em suas mais variadas formas que revigoram as energias. A Chapada dos Veadeiros, no noroeste do estado de Goiás, é para aqueles que são apaixonados por experiências em lugares incríveis do nosso Brasil.

A região está dividida entre algumas cidades no estado goiano.​ As principais bases para quem vai visitá-la são Alto Paraíso de Goiás (pouco mais de 250 quilômetros do aeroporto de Brasília) e Vila de São Jorge (mais 30 quilômetros de estrada). A primeira tem um quê místico, além de melhor estrutura turística, enquanto a segunda vai por um caminho mais alternativo e, apesar de confortável, é mais rústica. Qual das duas te agrada mais?

Você pode escolher onde ficar de acordo com o seu estilo ou da sua viagem, mas também de acordo com a distância das atividades que pretende colocar no seu roteiro. Tem tanta coisa para fazer na Chapada que é até difícil decidir por onde começar!

Fayson Merege, fotógrafo, visitou a região em mais um episódio da série Sinta a Viagem, e nos apresenta todos os momentos marcantes que viveu por lá durante seus cinco dias na Chapada dos Veadeiros. Suas lentes nos contam o que já era esperado: o visual é de arrepiar!

Assista ao episódio e fique neste post para saber tudo o que você não pode, de jeito algum, perder no seu passeio por lá. Pegue o papel e a caneta e descubra a Chapada dos Veadeiros do seu jeito!

Continua depois da Publicidade

Chapada dos Veadeiros para quem fica em Alto Paraíso de Goiás

Esta região é cercada de cachoeiras e atrativos belíssimos, que são perfeitos para abrir a sua programação. Separamos, junto com Fayson, algumas delas que não podem ficar de fora do seu roteiro: 

Cachoeira Loquinhas

O visual impressiona: pedras coloridas, cobertas por água cristalina e cercada por muita vegetação. Na alta temporada costuma ficar cheia, pois o local é de fácil acesso, o que chama a atenção dos visitantes. Não importa qual seja o estilo da sua turma, Loquinhas é ideal para viajantes de todos os perfis.

Dica do Merege: Cachoeiras de Almécegas

Se você é da turma dos que amam cachoeira, mas não curtem aquela caminhada pesada, na Fazenda São Bento, a apenas 3 quilômetros da Loquinhas, você terá acesso a três outras cachoeiras sem muito esforço: as Almécegas I e II, além de outra, que leva o nome da propriedade onde todas elas estão situadas. É só chegar e aproveitar!

Cavalcante e a Ponte de Pedra                                                 

Que tal passar por uma trilha com várias vegetações bem particulares do Cerrado, conhecendo as maravilhas de matas mais densas, até um Cerrado rupestre? Essa é uma das nossas dicas especiais: uma trilha que leva para uma formação geológica única, em forma de ponte, conhecida como Ponte de Pedra.           

Mas, é claro que essa atração não para por aí. Abaixo dela, você também pode nadar por um grande poço e aproveitar um lindo visual, com mirantes incríveis ao redor. De lugares com beleza única, Chapada dos Veadeiros entende e muito!

Dica do Merege: Catarata dos Couros

São 18 quilômetros até o início da trilha de nível intermediário, que vale cada minuto de esforço. Além da catarata, a trilha também vale a pena pelo trajeto, com diversas quedas d’água para quem quiser se refrescar.

O visual e a sensação mudam muito em cada época do ano. Em período de seca, você consegue nadar e aproveitar o clima. Mas, durante as temporadas de chuva, o grande volume de água que passa pelo lugar faz com que a vista seja ainda mais bonita.

Vai por mim! Engenho II 

Área pertencente ao povoado Kalunga, em que se pratica os turismos de natureza e cultura. É no Engenho II que fica a famosa Cachoeira Santa Bárbara, que tem a água mais azul e cristalina da região, ideal para aquela foto que você tanto sonhou!

Faz parte do atrativo o famoso almoço Kalunga, com comida de qualidade e variada, preparada em fogão à lenha. Todos os alimentos são orgânicos, produzidos na própria comunidade. Uma verdadeira experiência no Cerrado!

Chapada dos Veadeiros e o espetacular Cerrado brasileiro
Cachoeiras de Almécegas, Chapada dos Veadeiros, GO.

Chapada dos Veadeiros para quem fica na Vila de São Jorge

Se a sua ideia é explorar a natureza e ficar por um período maior na Chapada, São Jorge guarda paisagens e experiências de tirar o fôlego! Confere só:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Bem próximo de São Jorge, é um dos carros-chefes do turismo local. Para conhecer de ponta a ponta, melhor reservar dois dias: um para cada uma das trilhas que cruzam o parque, uma com 12 e outra com 8 quilômetros, contando ida e volta, ambas repletas do que ver!​

Vale da Lua

Também pertinho da vila, e outro dentre os lugares mais visitados da região, ganhou esse nome pela semelhança com a superfície lunar: diversas crateras formadas pelo atrito da areia levada pelo rio. Por lá, você ainda encontra algumas piscinas naturais para ajudar a amenizar aquele calorzão e dar um mergulho que revigora!

Chapada dos Veadeiros e o espetacular Cerrado brasileiro
Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros, GO.

Cachoeira do Segredo

Se você é cheio de disposição e não quer perder nadinha do que a região tem para te oferecer, a trilha de 16 quilômetros (ida e volta), que leva até a queda d’água de 115 metros, é inesquecível e de arrepiar! O trajeto é coberto por bastante vegetação, o que ajuda a proteger do sol forte, e cruza o rio mais de dez vezes, portanto, nossa dica de ouro para esse trajeto é contratar um guia.​ ​

Ter um carro na Chapada dos Veadeiros é a melhor opção para desbravar o máximo da região, afinal, são muitas atrações e cachoeiras para explorar e guardar lembranças de um lugar tão único! Se você não sabe qual modelo de veículo é melhor para a sua aventura, nós vamos te ajudar:

Vá de Grupo P - 4x4 para um desempenho sem igual, ou de Grupo NX, aquela pick-up de luxo que você merece. Outra ótima pedida para desvendar as belezas da Chapada dos Veadeiros é o Grupo GX - SUV automático.

Confira nossas categorias de carros, reserve seu veículo e planeje sua rota com a gente.

Acompanhe Fayson Merege em suas aventuras fotográficas pelo Brasil:

+ Cânions do Piauí: um espetáculo de paisagem


+ Cânions do Sul: um lugar para compartilhar

Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas.

Chapada dos Veadeiros e o espetacular Cerrado brasileiro
Fayson Merege na Chapada dos Veadeiros, GO.

Continua depois da Publicidade

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
Sara Pereira dos Santos

Completamente apaixonada por esse vídeo, conheço esse lugar. Amoooo!!!
Obrigada ♡

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.