Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

Visite o Piauí e veja a beleza dos cânions brasileiros

Por: Equipe Vai por Mim + Fayson Merege

| 11 de Janeiro

Já reparou que alguns lugares parecem ganhar mais vida quando são registrados pelo olhar certo? É como se a paisagem se tornasse ainda mais rica, mais atraente. E quando o cenário já é exuberante por natureza, como é o caso dos cânions, fica ainda mais fácil captar a essência do local.

Através das lentes do Fayson Merege, visitamos alguns desses paraísos, explorando os mais belos cânions do Brasil. Para o fotógrafo, muito mais que eternizar os registros, fotografar as belezas do nosso país é uma forma de convidar o outro a refletir sobre sua própria relação com a natureza.

Sua incrível jornada começa pelos cânions do Piauí: verdadeiros patrimônios nacionais, onde sítios arqueológicos, um povo extremamente acolhedor e um bioma 100% brasileiro encantam os olhares de quem se aventura pela região.

Dê o play e sinta a viagem com este episódio imperdível!

Continua depois da Publicidade

Pelas lentes de Fayson Merege

No solo ou acima das nuvens, lá estará o fotógrafo em busca de capturas únicas, de paisagens que fazem perder o fôlego, mas jamais perder um clique. Fayson Merege vive em busca de aventuras pelo Brasil, viajando para fotografar e fotografando para viajar.

Uma coisa leva à outra e é fato que, por onde for, sua câmera será sua melhor companhia. Além de fotógrafo, Merege é montanhista, o que explica bem a união das suas paixões: natureza e fotografia.

Aliás, qual é a sua relação com a natureza? É este o questionamento que o artista de alma viajante provoca!

Homem caminha em estrada de terra, com câmera fotográfica em uma das mãos, roupa preta e chapéu. Ao fundo, carro branco estacionado, muita vegetação verde, montanha no canto esquerdo e céu carregado de nuvens.
Fayson Merege, fotógrafo e aventureiro.

Com tanta inspiração e uma vontade intensa de explorar espaços surpreendentes, Merege fez uma visita ao nordeste do Brasil e trouxe imagens inesquecíveis dos cânions que encontrou no Piauí.

Bora conferir?

Descubra destinos imperdíveis na natureza do Piauí

De clima tropical e semiárido, com vegetação da Caatinga e do Cerrado, o estado do Piauí dispõe de visuais diversos… para a alegria dos aventureiros. O povo hospitaleiro que habita a região torna a experiência turística ainda mais valiosa, uma mosaico de conexões com o ambiente, a cultura e as histórias locais.

Bom, estamos falando de um dos maiores estados nordestinos, então é certo que há muito o que conhecer por lá. Por isso, nosso foco será nas maravilhas que Merege visitou, especialmente os cânions.

Leia também: parece o Arizona, mas é a Chapada das Mesas, no Maranhão. Confira!

Cânion do Rio Poti

Você sabe o que são cânions? Em termos gerais, são obras esculpidas pela própria ação da natureza, formações rochosas resultantes do movimento das águas, das placas tectônicas e do vento. Isso acontece no decorrer de milhões de anos.

Paredões rochosos nas duas laterais de um rio de coloração escura.
Cânion Rio Poti, por Fayson Merege.

Nos municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, está o Cânion do Rio Poti. No ano de 2017, foi criado o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti pelo Governo Estadual, com 24 hectares de extensão. Trata-se de uma área de preservação que, além das formações rochosas, abriga milhares de espécies de fauna e flora e registros históricos de pintura rupestre.

A nascente do Rio Poti fica no Ceará e, dos seus 538 quilômetros de extensão, 8 encontram-se na região do cânion. O conjunto de águas e paredões não só forma uma paisagem admirável, como também permite a prática de canoagem, trilhas, rapel e outros esportes radicais.

Ideal para viagens de ecoturismo, não acha?

No trecho que recebe o nome de Poço da Bebidinha, os visitantes podem ver a arte rupestre gravada nas rochas, uma verdadeira viagem à pré-história. Por lá também é possível contemplar algumas quedas d’água, incluindo a Cachoeira da Lembrada, que é uma das portas de entrada para o cânion.

Como chegar: a distância entre Buriti dos Montes e a capital do estado, Teresina, é de 230 quilômetros. Mas as melhores rotas para chegar ao destino são por Juazeiro e Castelo do Piauí, sendo este último mais comum, com entrada pela Fazenda do Enjeitado.

+ Visite o Ceará e emocione-se com Jericoacoara!

Cânions do Viana

Outro conjunto de formações rochosas que vale a pena conhecer fica no Sul do Piauí, no município de Bom Jesus, a 600 quilômetros de Teresina. Os Cânions do Viana são dignos de um filme de aventura, até mesmo no caminho que leva até o local.

Vista aérea de uma estrada de terra estreita em meio à vegetação e rodeada por cânions de coloração amarela. Um carro branco passa pela estrada. Há um pequeno lago na margem esquerda da estrada.
Cânions do Viana fotografado por Fayson Merege.

A estrada sinuosa é desenhada pelos paredões e, quando você acha que acabou, ainda tem mais chão para percorrer. A rota possui 30 quilômetros e deve ser feita em um 4x4.

Nos Cânions do Viana não há presença de água pelos desfiladeiros, como acontece no Cânion do Rio Poti, o que faz com que cada experiência nesses destinos seja singular. E também há diversidade entre os próprios Cânions do Viana: alguns são mais amarelados, outros possuem tom escuro, além de que também variam em tamanho.

No topo das rochas, a vegetação rasteira se faz presente, compondo um cenário de encher os olhos. E detalhe… vai por mim: prepare-se para passar um dia com muito sol, mas também muito vento. Não se esqueça de levar bastante água e alimentos, mas recolha tudo o que consumir no local, combinado?

Este destino ainda é pouco explorado, e os esportes radicais ainda não chegaram por lá, embora haja potencial para isso.

Um atrativo interessante da região é a Gruta do Viana, localizada a mais ou menos 50 quilômetros do início do percurso. Para chegar nesse ponto, é preciso realizar uma trilha, o que não é um problema para os aventureiros, não é mesmo?

Como chegar: o aeroporto mais próximo fica na cidade de Barreiras, na Bahia. Com 500 quilômetros de estrada você chega a Bom Jesus. Já o aeroporto de Teresina fica a uma distância de 635 quilômetros da cidade.

Dica Vai por Mim: no Brasil, você encontra cânions por todos os cantos, como os Cânions do São Francisco, o chamado "Velho Chico", que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas. Aliás, aproveite para conhecer o seu famoso passeio de catamarã no Cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco.

Continua depois da Publicidade

Conheça também a Serra da Capivara

Se você vai passar pelo sudoeste do Piauí, uma sugestão é que você faça uma parada no Parque Nacional Serra da Capivara. Ele está localizado em 4 municípios do estado: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Fotografia em close na pedra furada da Serra da Capivara. A formação rochosa possui coloração escurecida com resquícios de alaranjado e tem uma abertura redonda no meio, por onde é possível ver o céu com nuvens.
Serra da Capivara pelos olhos de Fayson Merege.

Com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e tombado pelo Iphan, a área possui muita riqueza ecológica e histórica. É um importantíssimo sítio arqueológico, sendo um dos únicos parques brasileiros a abrigar fauna e flora características da Caatinga.

O turismo de aventura é uma possibilidade no local, desde caminhadas agradáveis até alpinismo e voo livre. E para dar uma pincelada no passado do Brasil, vale passar pelo Boqueirão da Pedra Furada, onde já foram encontrados diversos vestígios de ocupação humana na pré-história.

Como chegar: a melhor porta de entrada para a Serra da Capivara é pelo município de São Raimundo Nonato, que está a aproximadamente 500 quilômetros de distância de Teresina e cerca de 400 quilômetros de Petrolina.

Não se esqueça de visitar a Serra das Confusões

Você sabia que a maior reserva da Caatinga fica no Piauí? O Parque Nacional Serra das Confusões foi criado em 1998 e aberto ao público em 2015. Ainda assim, não é tão conhecido como deveria.

Impressionante formação rochosa de cor acinzentada, com topos e depressões no solo, se destaca à frente de céu extremamente azul durante o dia. Uma grande nuvem branca se destaca ao centro.
Serra das Confusões, por Faysson Merege.

As pinturas rupestres em seus mais de 150 sítios arqueológicos caracterizam a ancestralidade do local. Grutas e cavernas também são encontradas ao longo dos seus 800.000 metros quadrados de extensão.

O parque com bioma singular e registros pré-históricos fica na região da Serra Vermelha e engloba 12 cidades piauienses, sendo o município de Caracol sua via de acesso. A cidade fica a 620 quilômetros de Teresina e mais ou menos 80 quilômetros de São Raimundo Nonato.

Continua depois da Publicidade

E que tal fazer uma parada em Três Irmãos?

Três Irmãos é um povoado piauiense, um verdadeiro parque arqueológico cheio de histórias e belezas naturais. Embora não seja visto como um ponto turístico super requisitado, é de suma importância ecológica, histórica e cultural, principalmente a região do Morro dos Três Irmãos. Aliás, esse cantinho é cheio de lendas!

Vasta paisagem de formações rochosas pontiagudas, numa cena verde alaranjada.
A natureza no povoado Três Irmãos, por Faysson Merege.

A “Cidade Encantada” fica bem no Sertão, a 5 quilômetros de São José do Piauí.

+ Curtiu as dicas? Você também vai gostar de saber mais sobre os cânions no Rio Grande do Sul.

Viaje com a gente!

Viagens pelas terras dos cânions pedem robustez do início ao fim. Por isso, conte com a força de um 4x4, perfeito para aventureiros, para desbravar estradas em zigue-zague entre os paredões. Planeje sua rota para conhecer os cânions do Brasil e aproveite as vantagens que nossos parceiros tem a oferecer!

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.