Ir para o conteúdo

Sinta a Viagem

Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão! Venha conhecer os cânions do sul brasileiro!

Por: Equipe Vai por Mim + Fayson Merege

| 16 de Novembro

Viajar pelos cânions do Brasil é descobrir lugares que merecem ser vistos por muita gente. É o convite perfeito para reunir os melhores amigos e botar o pé na estrada, sem medo e com o coração aberto.

Nesta aventura, o fotógrafo Fayson Merege desbrava os cenários da região Sul do país. Um espetáculo de luzes, sombras, estrelas e um pôr do sol que vale cada registro. Para Fayson, a vida é sobre compartilhar!

Então, aproveite a dica e vem com a gente dar uma volta pelos cânions do RS e SC. Inspire-se com as imagens espetaculares do fotógrafo!

Continua depois da Publicidade

Os imponentes cânions do Sul

A região Sul do Brasil concentra os maiores cânions do país, com penhascos que podem superar qualquer outro em altura. As paisagens nesta região são diferenciadas, onde formações rochosas são cobertas por vegetação, e todo esse verde faz com que o cenário seja ainda mais especial.

Por essas e outras, os cânions do Sul são um destino imperdível. Uma particularidade interessante é que parte deles estão localizados exatamente na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pois é, os enormes paredões de pedra separam os dois estados nas cidades de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), dá para acreditar?

Também existem cânions em outros municípios da região, portanto, você pode escolher quais serão seus destinos. Dá uma olhada!

Conheça os cânions do Rio Grande so Sul

A maioria dos cânions do RS ficam em Cambará do Sul, mas também há opções em São José dos Ausentes.

Cânions em Cambará do Sul (RS)

Cânion Itaimbezinho

Localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a uma distância de 18 km do centro da cidade, o Itaimbezinho é um dos cânions mais famosos e procurados do país. O desfiladeiro possui 5,8 km de extensão e tem mais de 700 metros de profundidade.

Paredões de pedra paralelos, de coloração clara, com vegetação em sua base e no topo. Desfiladeiro entre as formações rochosas e céu nublado ao fundo.
Cânion Itaimbezinho (Fotografia: Fayson Merege).

Os paredões verticais e paralelos formam enormes fendas, garantindo um visual pra lá de surpreendente. O acesso é por estrada de terra se for pela Praia Grande (SC), em um percurso de 23 km.

As cachoeiras Véu da Noiva e das Andorinhas completam o encanto desta atração turística.

Cânion Fortaleza

Este é o maior cânion do Brasil, com 900 metros de altura e 7,5 km de extensão. Consegue imaginar essa magnitude? Menos vertical que o Itaimbezinho, o Cânion Fortaleza tem este nome justamente pelo seu formato.

Homem de jaqueta vermelha contempla a paisagem próximo ao topo de um cânion. Ao fundo, paredes rochosas de topo reto, com vegetação em sua base.
Cânion Fortaleza (Fotografia: Fayson Merege).

Para chegar a este destino, que faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, é preciso percorrer 23 km desde o centro de Cambará do Sul, sendo que 9 km do trajeto são em estrada de terra.

Cânion dos Índios Coroados

Embora seja menor que os outros cânions do RS, este não perde em nada em termos de beleza natural. Os visitantes se deslumbram com a vista para as Cachoeiras Gêmeas dos Índios Coroados.

Conjunto de penhascos cobertos por vegetação nativa. Ao fundo, céu nublado com feixe de luz solar no canto direito da imagem
Cânion dos Índios Coroados (Fotografia: Fayson Merege)

O Cânion dos Índios Coroados fica a mais ou menos 5,5 km de distância de Itaimbezinho através da estrada para Praia Grande (SC). Para acessá-lo, é preciso fazer uma trilha de 600 metros, que parte do início da Serra do Faxinal.

+ Veja outras atrações e saiba onde se hospedar em Cambará do Sul (RS)!

Cânions em São José dos Ausentes (RS)

Cânion Amola Faca

O Cânion Amola Faca, também conhecido como Encerra, é parte de uma propriedade particular na divisa entre São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC).

Homem contempla uma imensa cachoeira que deságua entre paredões rochosos de coloração clara e cobertos por vegetação em sua extensão e no topo. A queda d’água forma um pequeno arco-íris
Cânion Amola Faca/Encerra (Fotografia: Fayson Merege)

O local abriga, no lado sul, a Cachoeira Amola Faca, conhecida por ser a maior queda livre do Sul do Brasil, com seus 241 metros de altura. Já no lado norte, há um belíssimo platô que forma um mirante, de onde é possível contemplar a cachoeira.

O destino fica a 33 km de São José dos Ausentes e 17 km do distrito de Silveira, com percurso por estrada de chão e trechos com água.

Cânion da Boa Vista

Famoso em campanhas publicitárias e cenas de novela, o Cânion da Boa Vista arranca os mais profundos suspiros. São 500 metros de profundidade e 3 km de largura, com um platô natural no centro que oferece uma vista ampla do local.

Pontas de penhascos acima de uma camada de neblina. Céu noturno estrelado, com algumas nuvens, através de fotografia de longa exposição
Cânion Boa da Vista (Fotografia: Fayson Merege)

Os atrativos do cânion são a Cachoeira da Boa Vista, a Cachoeira Diagonal, a Pedra da Catedral e o Pontão. Por estar em uma propriedade privada, oferece opções de ecoturismo, como caminhada ou passeio a cavalo até o Pontão.

A distância de São José dos Ausentes é de 40 km, e 20 km do distrito de Silveira.

Continua depois da Publicidade

Conheça os cânions de Santa Catarina

Após conhecer os principais cânions do RS, é hora de viajar para o estado vizinho e visitar os cânions de SC que o fotógrafo Fayson Merege visitou.

Eles estão localizados em Bom Jardim da Serra e Urubici.

Cânions de Bom Jardim da Serra (SC)

Cânion das Laranjeiras

Este se supera em beleza e tamanho entre os cânions de Santa Catarina, vai por mim! Ao longo de 5 km de extensão, você encontra enormes penhascos e belas cachoeiras, além da cobertura vegetal que dá aquele toque extraordinário.

Topos de paredões rochosos cobertos por vegetação, acima de uma camada de neblina
Cânions das Laranjeiras (Fotografia: Fayson Merege)

Se situa no Parque Nacional de São Joaquim, porém dentro de propriedades privadas. Pelo lado norte, a entrada é na Fazenda Rincão de Palha; pelo sul, o acesso se dá pela Fazenda Santa Cândida.

Cânion do Funil

Os penhascos pontiagudos são o diferencial deste destino, que fica pertinho de uma das estradas mais encantadoras do país, a Serra do Rio do Rastro. A parte mais alta do cânion fica no lado norte e sua altitude é de 1590 metros.

Conjunto de grandes formações rochosas em meio à vegetação em pleno pôr do sol. Feixes de luz solar no canto direito da imagem
Cânion do Funil (Fotografia: Fayson Merege)

O acesso por esse lado pode ser uma aventura de off road com caminhada ou um trilha extensa. São 12 km de trilha, contando com ida e volta. Pelo lado sul, a entrada é através de uma propriedade privada e pode ser feita por caminhada, carro ou passeio de quadriciclo.

Cânions de Urubici

Cânion Espraiado

Na cidade de Urubici, em Santa Catarina, o Cânion Espraiado é um atrativo imponente e desafiador. Ele está dentro da Serra Geral e apresenta paredões verticais banhados por grandes cachoeiras.

Silhueta de um conjunto de penhascos acima de uma camada de neblina
Cânion Espraiado (Fotografia: Fayson Merege)

Os turistas escolhem esse destino porque, para além da sua beleza, lá encontra-se o Balanço Infinito em um ponto a 1600 metros de altitude. É um prato cheio para uma viagem fotográfica!

A 35 km do centro de Urubici, o atrativo pode ser contemplado depois de uma longa caminhada ou indo de carro 4x4.

+ Descubra a cidade histórica de Laguna, em Santa Catarina!

+ Que tal dar um passeio pelas praias e dunas de Floripa?

Continua depois da Publicidade

Viaje com a gente para todos os cantos!

Quantas opções de cânions no RS e SC, hein?! Acredite, cada um destes atrativos proporcionam experiências únicas, com visuais cênicos diversos.

Como vimos, para visitar tais destinos é interessante ter um carro que aguente os percursos mais difíceis, preferencialmente com tração nas 4 rodas. Ou seja, você precisa de um carro aventureiro, daqueles que só encontra para alugar aqui, na Localiza. Ah, aproveite também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas.

Assim como o Fayson, nós amamos a conexão com a natureza. E você?

Nos vemos na próxima parada!

Sinta a Viagem

Viva as riquezas do Brasil através de aventuras fotográficas e aprenda dicas para guardar na memória esse momento especial.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.